segunda-feira, 24 de março de 2008

João Wesley quer ser candidato
Agora são três os virtuais candidatos a prefeito em Jataí: FHP (PR), Humberto Machado (PMDB) e João Wesley (PP). O presidente em definitivo da Mesa Diretora 2008 da Câmara Municipal, vereador João Wesley Cabral de Moura (PP), concedeu entrevista a um jornal de Goiânia (jornal Opção) elogiando a gestão FHP e descartando composição com o PMDB. “Per­ce­be­mos que bus­ca­vam um vi­ce pa­ra com­por a cha­pa, o que es­tá des­car­ta­do”, disse João Wesley que deixou claro que em sua opinião é mais viável apoiar a reeleição de FHP do que o retorno de Humberto Machado. A entrevista do vereador-presidente é mais uma mostra da superficialidade que assolou a política jataiense nos últimos quatro anos. Leia na íntegra a entrevista de João Wesley.

JA­TAÍ
Paz na Câ­ma­ra
(Jornal Opção on-line)
Com­po­si­ção com apoio do pre­fei­to ele­ge no­va me­sa di­re­to­ra do Le­gis­la­ti­vo. No­vo pre­si­den­te po­de ser can­di­da­to a pre­fei­to

HÉL­MI­TON PRA­TE­A­DO

En­fim a Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Ja­taí con­se­guiu ele­ger no­va di­re­ção, de­pois de du­as ten­ta­ti­vas abor­ta­das por or­dem da Jus­ti­ça. O ve­re­a­dor Jo­ão Wes­ley (PP) foi elei­to com oi­to vo­tos e mon­tou uma cha­pa eclé­ti­ca, aglu­ti­nan­do re­pre­sen­tan­tes de qua­se to­dos os par­ti­dos com as­sen­to no Le­gis­la­ti­vo. As du­as elei­ções em que o ve­re­a­dor Edi­glan Maia (PSDB) ten­tou ser re­e­lei­to pa­ra a pre­si­dên­cia ti­ve­ram in­ter­ven­ção do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co e pron­ta res­pos­ta da Jus­ti­ça pa­ra anu­lar o pro­ces­so de es­co­lha. Des­sa vez, a com­po­si­ção de uma cha­pa sem que Edi­glan es­ti­ves­se na com­po­si­ção fa­ci­li­tou a elei­ção com apoio do pre­fei­to Fer­nan­do da Fo­lha (PR). Jo­ão Wes­ley é mé­di­co for­ma­do em Te­re­zó­po­lis, RJ, em 1979, nas­ci­do em Ja­taí e tem 53 anos. Gi­ne­co­lo­gis­ta e ob­ste­tra, gos­ta de di­zer que saiu de sua ci­da­de ape­nas pa­ra cur­sar a fa­cul­da­de. Com an­ti­ga mi­li­tân­cia po­lí­ti­ca, mas sem dis­pu­tar elei­ções, ele es­tá no se­gun­do man­da­to co­mo ve­re­a­dor. Foi se­cre­tá­rio de sa­ú­de do mu­ni­cí­pio e de for­ma dis­ci­pli­na­da aguar­da de­fi­ni­ção de seu par­ti­do pa­ra de­fi­nir o ru­mo a ser to­ma­do nas elei­ções de ou­tu­bro. Ele diz que "o PP po­de­rá lan­çar can­di­da­to a pre­fei­to e meu no­me é sem­pre ci­ta­do pa­ra a dis­pu­ta. En­tre­tan­to, te­mos con­sci­ên­cia da gra­ti­dão que o go­ver­na­dor Al­ci­des Ro­dri­gues tem pa­ra com o pre­fei­to Fer­nan­do da Fo­lha e se a de­fi­ni­ção for pe­lo apoio à sua re­e­lei­ção as­sim o fa­re­mos". A par­te mais ne­vrál­gi­ca de sua ava­li­a­ção so­bre a po­lí­ti­ca no mu­ni­cí­pio fi­ca so­bre o em­ba­te en­tre Fer­nan­do e o ex-pre­fei­to Hum­ber­to Ma­cha­do: "Re­tor­no ao pas­sa­do é sem­pre um re­tro­ces­so. Além dis­so, em ti­me que es­tá ga­nhan­do não se me­xe. Ex­pe­ri­ên­cia é um va­lor que de­ve ser em­pre­ga­do em au­xí­lio a quem ad­mi­nis­tra e de to­do mo­do 'a fi­la tem de an­dar’. Com­ple­tam a cha­pa que ven­ceu a elei­ção os ve­re­a­do­res Adil­son Car­va­lho (PMDB) co­mo vi­ce-pre­si­den­te, An­dré Pi­res, (PR) se­gun­do vi­ce, Abi­ma­el Sil­va (PR), pri­mei­ro se­cre­tá­rio e Ma­ria Jo­sé (PTB), se­gun­da se­cre­tá­ria.
OPÇÃO: Co­mo o se­nhor ava­lia a pos­tu­ra da opo­si­ção ao pre­fei­to Fer­nan­do da Fo­lha na su­ces­são da Câ­ma­ra?
João Welsey: Em ci­da­des do in­te­ri­or, tra­di­cio­nal­men­te a po­lí­ti­ca é fei­ta de for­ma mui­to mais fer­re­nha e tem ca­rac­te­rís­ti­cas mais pas­sio­nais. Is­to pro­duz até mes­mo uma fal­ta de sin­to­nia en­tre as li­de­ran­ças re­gi­o­nais e a di­re­ção do par­ti­do em ní­vel es­ta­du­al. É pre­ci­so sa­ber que o man­da­to é do par­ti­do e que de­vem ser obe­de­ci­das as de­li­be­ra­ções do di­re­tó­rio re­gi­o­nal, o que não es­tá acon­te­cen­do em Ja­taí. Nós ten­ta­mos por di­ver­sas ve­zes uma com­po­si­ção com o ve­re­a­dor Edi­glan Maia por­que a dis­pu­ta es­ta­va tra­zen­do um des­gas­te pa­ra to­dos, com a co­mu­ni­da­de co­bran­do se­ri­e­da­de e que es­ta­va exis­tin­do uma dis­pu­ta de or­dem pes­so­al, dis­tan­te dos in­te­res­ses pú­bli­cos. Fa­zer opo­si­ção é uma coi­sa que de­ve ser fei­ta com se­ri­e­da­de. Eu tam­­­bém já fui opo­si­ção e sei o quan­to é im­por­tan­te es­tar nes­se la­do da po­lí­ti­ca, mas não po­de ser fei­ta sim­ples­men­te por não ser do gru­po que es­tá no po­der. É pre­ci­so con­tri­bu­ir pa­ra o cres­ci­men­to da co­le­ti­vi­da­de e não ape­nas mi­nar o ter­re­no de quem es­tá ad­mi­nis­tran­do. O ra­di­ca­lis­mo em to­dos os sen­ti­dos é de­sa­gra­dá­vel.
OPÇÃO: Qual de­ve­rá ser a pos­tu­ra da Câ­ma­ra nes­sa ges­tão?
João Wesley: Te­mos de ter co­mo nor­te que os tra­ba­lhos le­gis­la­ti­vos pre­ci­sam se de­sen­vol­ver nor­mal­men­te, ain­da que pe­se ser es­te um ano elei­to­ral. Não po­de­mos de mo­do al­gum pen­sar so­men­te na elei­ção por­que se­não as dis­cus­sões fi­ca­rão sen­do so­men­te pa­lan­que elei­to­ral e os mai­o­res in­te­res­ses da ci­da­de fi­cam re­le­ga­dos. Pre­ci­sa­mos ter se­ri­e­da­de pa­ra de­sen­vol­ver se­pa­ra­da­men­te as du­as ati­vi­da­des.
OPÇÃO: O PP po­de­rá apo­i­ar a re­e­lei­ção do pre­fei­to Fer­nan­do da Fo­lha?
João Wesley: Nós es­ta­mos tra­van­do uma dis­cus­são mui­to boa so­bre a pos­si­bi­li­da­de de nos­so par­ti­do apre­sen­tar uma cha­pa al­ter­na­ti­va e meu no­me es­tá à dis­po­si­ção pa­ra en­fren­tar a dis­pu­ta se for con­ve­nien­te. Va­mos con­ver­sar e aguar­dar a ori­en­ta­ção da di­re­ção re­gi­o­nal. O bom sen­so de­ve­rá pre­va­le­cer pa­ra o bem de Ja­taí. Em ja­nei­ro, hou­ve uma re­u­ni­ão com vá­rios par­ti­dos da qual não fi­ze­mos par­te. Na se­gun­da con­ver­sa­ção per­ce­be­mos que bus­ca­vam um vi­ce pa­ra com­por a cha­pa jun­to com o PMDB, o que es­tá des­car­ta­do pa­ra o PP.
OPÇÃO: Qual sua ava­li­a­ção so­bre a ad­mi­nis­tra­ção do pre­fei­to Fer­nan­do da Fo­lha?
João Wesley: Quan­do ele foi elei­to ha­via uma ex­pec­ta­ti­va mui­to gran­de so­bre a mu­dan­ça, prin­ci­pal­men­te por­que con­se­gui­mos unir 11 par­ti­dos em tor­no de seu no­me e o ob­je­ti­vo era ti­rar a pre­fei­tu­ra das mãos do PMDB. Co­mo era um le­que mui­to gran­de de vai­da­des e in­te­res­ses pes­so­ais e par­ti­dá­rio, fi­cou di­fí­cil con­ci­li­ar tu­do, o que pro­du­ziu um gran­de des­gas­te na for­ma­ção da equi­pe. Com as di­fi­cul­da­des na­tu­ra­is da fal­ta de di­nhei­ro pa­ra as pre­fei­tu­ras do in­te­ri­or, a si­tu­a­ção fi­cou di­fí­cil pa­ra ele e o des­gas­te po­lí­ti­co foi ain­da mai­or. En­tre­tan­to, a gros­so mo­do, po­de­mos di­zer que é boa. Ja­taí é uma ci­da­de que pre­ci­sa de mui­to, que ca­re­ce de mui­ta in­fra-es­tru­tu­ra, que tem vo­ca­ção emi­nen­te­men­te agro­pe­cu­á­ria e que é ca­ra de tra­ba­lhar, em fun­ção da pre­ca­ri­e­da­de de sua es­tru­tu­ra.
OPÇÃO: Co­mo de­ve­rá fi­car a com­po­si­ção da ba­se ali­a­da — PP e PSDB — na su­ces­são em Ja­taí?
João Wesley: Nos­so par­ti­do tem uma gra­ti­dão mui­to gran­de pe­lo pre­fei­to Fer­nan­do da Fo­lha, pois foi o pri­mei­ro a se ma­ni­fes­tar pu­bli­ca­men­te em de­fe­sa da can­di­da­tu­ra do go­ver­na­dor Al­ci­des Ro­dri­gues. Sou dis­ci­pli­na­do pa­ra aca­tar de­li­be­ra­ção do di­re­tó­rio e si­go o di­to po­pu­lar de que "em ti­me que es­tá ga­nhan­do não se me­xe". Se até a de­fi­ni­ção das can­di­da­tu­ras o pre­fei­to es­ti­ver bem e com chan­ce de vi­tó­ria não se de­ve me­xer na cha­pa. En­tre­tan­to, se a so­ci­e­da­de de Ja­taí en­ten­der ser ne­ces­sá­ria uma al­ter­na­ti­va po­de­re­mos lan­çar can­di­da­tu­ra pró­pria.
OPÇÃO: E uma com­po­si­ção com o PMDB e com o ex-pre­fei­to Hum­ber­to Ma­cha­do?
João Wesley: Um re­tor­no ao pas­sa­do sig­ni­fi­ca sem­pre um re­tro­ces­so. Ele já foi vi­ce e pre­fei­to por dois man­da­tos. A fi­la tem de an­dar. Pa­ra Ja­taí, um re­tor­no ti­ra a ex­pec­ta­ti­va de cres­ci­men­to e exis­tem vá­rios no­mes al­ter­na­ti­vos. Te­mos de ten­tar coi­sas no­vas e vi­a­bi­li­zar o que for me­lhor pa­ra a ci­da­de, do con­trá­rio fi­ca pa­re­cen­do que na ci­da­de exis­tem pou­cos ho­mens ca­pa­zes de ser pre­fei­to. (fim da entrevista)


Jogada política
Prefeito FHP, governador Alcides Filho e diretoria da indústria Pedigão (três personalidades que deixam a desejar em termos de trabalho em Jataí) estarão se reunindo nesta quinta-feira, 27, no Palácio das Esmeraldas para discutir sobre investimentos da indústria na cidade. Em ano eleitoral as conversas são muitas. Mas só em ano eleitoral. Depois a cidade passa sem maiores empenhos, como é o mesmo caso da concessionária estatal Saneago (água e esgoto) que anda alardeando R$ 15 milhões em investimentos e redução da tarifa de esgoto. São propostas importantes mas que soam mais como mel na boca do jataiense. Inclusive o próprio prefeito FHP está querendo trazer a nova fábrica da Sadia para competir com a Pedigão.

Humbeto Machado às sete
O ex-prefeito Humberto Machado (PMDB) é o entrevistado do programa de Jornal das Sete da rádio Difusora nesta terça-feira, 25, às 7 hs.

Antônio Lima tomaria praças
O superintendente municipal de Trânsito, Antônio Lima, comemora a redução mensal de acidentes de trânsito na cidade. Com previsão de 600 ocorrências neste mês de março o número mostra que as medidas da gestão de Antônio Lima tem diminuído gradativamente as tragédias dos automóveis pelas ruas. O superintendente, que sairá de seu posto no próximo dia 31 de março para se candidatar a vereador, falou da polêmica questão de possíveis adaptações em praças como a Tenente Diomar Menezes e Matriz para atender às necessidades de mais vagas de estacionamento no centro da cidade. Ele sim, teria peito para enfrentar o desgaste de uma desapropriação das referidas praças.

Tapa buracos nas ruas
A previsão da prefeitura é de que em 15 dias após o período das chuvas já esteja concluído o serviço de tapa buracos nas ruas da cidade. Buracos estes aumentados pelo excesso de chuvas.

FEMALHAS vem aí
De 28 de março a 6 de abril de 2008 a cidade de Jataí estará recebendo de novo o feirão direto das fábricas de Belo Horizonte. É o Feirão das Fábricas e Feira Hippie de BH (outono / inverno).
_______________
*Hoje, segunda-feira, 24 de março. Dia mundial de combate a Tuberculose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário