domingo, 22 de junho de 2008

A MARCA DA AÇÃO DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA

Após cinco anos sendo realizado na vizinha cidade de Rio Verde, o evento Encontrão Diocesano, em sua 10ª edição, voltou a ser realizado em Jataí, sede da Diocese que atinge 27 cidades sob o julgo religioso da Igreja Católica. A decisão veio após uma votação unânime em conselho e serviu como forma de apoiar o crescimento da Renovação Carismática na cidade. O Encontrão é a reunião anual de todos os grupos de oração da Diocese para falar aos fieis da importância da oração e celebrar a criação da Igreja na data de Pentecostes. O evento também prega os benefícios da comunhão na vida cotidiana das pessoas bem como ressalta a necessidade de se estar sempre buscando um grupo de oração dentro da Igreja Católica. É a ação da Renovação Carismática que visa motivar os fieis a estarem procurando cada vez mais a benção através da fé. Maria da Paixão Tavares Mendes é coordenadora da Renovação Carismática da Diocese de Jataí, conselheira diocesana e foi a coordenadora desse 10º Encontrão Diocesano. Com 50 anos de idade, a religiosa, desde criança, tem a vida dedicada ao catolicismo. Ela explicou que o evento costuma ser sempre agendado para acontecer no dia Pentecostes que é 50 dias após a Páscoa. Segundo ela, o bispo da Diocese de Jataí, Dom Aloísio Hilário de Pinho, vê que o povo (suas ovelhas) está realmente buscando a Igreja e, com essa busca, ele mesmo fica muito esperançoso. "Se você não está em uma caminhada dentro da Igreja você está disperso até de seu pastor e Dom Aloísio, como nosso pastor maior, tem dado uma grande credibilidade para a Renovação Carismática. Ele acredita no trabalho da renovação".
Do 10º Encontrão participaram 14 cidades, dentre elas, São Simão, Cachoeira Alta, Itarumã, Cacú, Maurilândia, Montividiu, Mineiros, Portelândia, Chapadão do Céu, Santa Rita, Rio Verde, Serranópolis e Jataí. O movimento de Renovação Carismática da Diocese de Jataí possui à frente mais de 300 integrantes e tem mobilizado mais de 3 mil fieis. O Encontrão Diocesano também acontece em outras cidades da região e desde 2003 vinha sendo realizado na vizinha cidade de Rio Verde. O evento da Renovação Carismática é dotado de estrutura para receber centenas de pessoas. Este ano, os organizadores utilizaram duas escolas para alojamentos (Serafim de Carvalho e Emília Ferreira de Carvalho), assistência de saúde (médicos e Corpo de Bombeiros) segurança (polícia militar), além de outros recursos da própria Diocese.
ESTRUTURA - Os fieis que chegam para o evento encontram muita fé, paz de espírito e também muita alegria e euforia. O público, variando de crianças, jovens e adultos, sente até certo conforto com a estrutura dotada de praça de alimentação (lanchonete), refeição (almoço), comércio de artigos diversos, apresentação de bandas com músicas católicas (louvor e adoração) e outros. "Eu falo que os jovens estão com uma alegria sadia. Não tem bebida, nem cigarro, nada. É uma alegria sadia mesmo pois há uma banda animando com muita unção", disse a coordenadora Maria de Paixão. A abertura foi feita na sexta-feira 20, às 20 hs, com a Santa Missa feita pelo padre Everaldo (diretor espiritual da Renovação Carismática) e com a recepção das delegações. No sábado, 21, teve o Encontrão dos fieis no ginásio Vilelão para momentos de oração e louvor e uma missa com o padre Vicente. O encerramento foi no domingo, 22, com o bispo Dom Aloísio. Dessa forma, o Encontrão Diocesano, nas palavras da coordenadora, constitui-se em acontecimento de oração, louvor, adoração, animação e alegria jovem.


Paroquiano de Rio Verde disse que Encontrão foi para consagrar Jataí
[
Integrante da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Rio Verde e a há 12 meses como um dos coordenadores da Renovação Carismática da Diocese de Jataí, José Fleury achou que os vários eventos que aconteceram na cidade nesses dias (festas juninas, visita do governador do estado e outras) concorreram mas não prejudicaram a presença dos fieis no Encontrão. "Nós decidimos em conselho que esse ano o Encontrão seria em Jataí por causa da sede da nossa Igreja e a casa de Dom Aloísio (bispo). Escolhemos o mês de junho porque o ano passado foi em junho. Mesmo com o monte de eventos em Jataí, Deus ajudou que deu muita gente no Encontrão. Nós ficamos satisfeitos. Foi muito bom e atendeu às expectativas".
Sobre o fato dos últimos cinco encontrões terem sidos realizados em sua cidade e agora em Jataí, José Fleury teve a seguinte impressão: "Essa decisão foi tomada pelo conselho para consagrar Jataí, porque hoje a Renovação Carismática cresce muito dentro da cidade e a gente resolveu assim, até para dar um apoio a esse crescimento."

DEPOIMENTO
Rosa Silva Martins: "Carismáticos são sempre sorridentes"
[
Fiel católica e há 10 anos participando da Renovação Carismática, Rosa Silva Martins disse que este foi o seu primeiro Encontrão Diocesano em Jataí, pois antes só havia participando dos encontrões em Rio Verde. Rosa disse ter achado uma maravilha. "É muito bom, uma maravilha para quem quer renovar, restaurar, conhecer mais a nossa Igreja Católica, conhecer mais a fé, restaurar na fé e participar da Renovação Carismática. Só assim nos vamos valorizar a Igreja Católica, só assim nós vamos dar valor a Eucaristia: é assim através da renovação. Só assim nós chegaremos... ao Céu".
Quanto à participação das pessoas no evento, ela achou que todos ficaram muito felizes: "Estão felizes, totalmente felizes porque os carismáticos são pessoas felizes. Você entra e olha no rosto de cada um. Se você vê aquele que estiver com o rosto meio fechado é porque veio apenas por curiosidade. Mas se você vê no rosto dos carismáticos, mesmo que com sofrimento, mesmo sendo a trabalho, mesmo com esse friozinho (nos dias o clima estava meio frio), eles estão sempre sorridentes, porque o próprio nome fala: carisma. Carisma e Deus. Eles são os conquistados pela simpatia e carisma porque aqui nós estamos buscando a ser santo. Olhe nas camisetas e vê: ‘sede santo assim como Jesus é’".

Nenhum comentário:

Postar um comentário