quinta-feira, 9 de abril de 2009

PROJETO DE EXTENSÃO APRESENTA DEBATE E MINI-CURSO DE HISTÓRIA

CURSO DE HISTÓRIA AMPLIA CURRÍCULO
O curso de História do Campus Avançado de Jataí e Universidade Federal de Goiás-CAJ/UFG, realizou o 3º Ciclo de Debates: História, Historiadores e Historiografia e ampliou o campo das discussões e currículo do próprio curso. O evento iniciou-se com uma conferência na noite do último dia 8 de abril (temática: História Antiga) e encerrou-se na manhã do dia 9 com um mini-curso. A conferência, que é um espaço de diálogo entre a comunidade acadêmica do curso, aconteceu no Centro Cultural Municipal Basileu Toledo França e foi proferida pela professora doutora, Ana Teresa Marques Gonçalves, da Faculdade de História da UFG (reitoria) de Goiânia e com grande currículo universitário. Ana Teresa falou sobre “Festas e Identidades no Império Romano: Governo de Septímio Severo”. Já o mini-curso foi realizado na sede do CAJ (Campus Riachuelo) e teve o tema “Poder e Sociedade nas obras de Sêneca” e foi ministrado pela professora Luciane Munhoz, também da FH-UFG Goiânia. O 3º Ciclo de Debates é projeto de extensão e cultura do curso de História do CAJ-UFG e busca a aproximação com a comunidade acadêmica.

CURRÍCULO DA CONFERENCISTA:
Ana Teresa Marques Gonçalves

-Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2
-Autora de mais de 30 artigos sobre Mundo Antigo
-Orienta na UFG sobre História da Antigüidade Ocidental
-Pesquisa desde 1987 História Antiga – Mundo Romano

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) , mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2002) . Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás, Membro de corpo editorial da Phoinix (UFRJ), Membro de corpo editorial da História Revista (UFG), Membro de corpo editorial da Hélade (Rio de Janeiro), Membro de corpo editorial da Estudos de História (1413-1587), Membro de corpo editorial da Revista Brasileira de História (0102-0188), Membro de corpo editorial da Clássica (São Paulo) (0103-4316), Revisor de periódico da História Revista (UFG), Membro de corpo editorial da Oficina da História, Membro de corpo editorial da História&História, Membro de corpo editorial do Fazendo História, Membro de corpo editorial da Liber Intellectus, Membro de corpo editorial da Aletheia, Membro de corpo editorial da Revista Brasileira de História, Membro de corpo editorial da Chrônidas, Membro de corpo editorial da Revista de Estudos do Norte Goiano e Membro de corpo editorial da Revista Jesus Histórico. Tem experiência na área de História , com ênfase em História Antiga e Medieval. Atuando principalmente nos seguintes temas: Roma, Severos, Propaganda, Mística Imperial, Poder.

2 comentários:

  1. Gostaria de te parabenizar você Sérgio Torres, pelo trabalho que você vem desenvolvendo em seu Blog Alvo noticias, trazendo sempre noticias de nossa querida jataí e de toda região, sempre que da eu dou uma passadinha por aqui. Parabéns e continue com este belo trabalho.

    Saulo Prado

    ResponderExcluir