sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Acidente na Usina Rio Claro em Caçu

Segundo os bombeiros, as labaredas chegaram a 20 metros de altura.


Um operário prestador de serviços à usina trabalhava na pintura de um dos reservatórios de álcool e morreu na hora ao ser atingido por uma tampa arremessada a explosão. A corporação teve dificuldade para remover a peça. O nome da vítima não havia sido divulgado.




O combate ao fogo durou a noite toda e foi concentrado em um reservatório com capacidade para 20 milhões de litros de álcool. A estimativa é que cerca de 6 milhões de litros tenham sido queimados.



Comunicado à imprensa:
A ETH Bioenergia lamenta profundamente o acidente ocorrido às 16h50 desta quinta-feira, dia 3 de setembro, na Usina Rio Claro, no município goiano de Caçu, que provocou um incêndio em um de seus dois tanques de estocagem de álcool e a morte de um funcionário de uma empresa prestadora de serviço.
A área foi rapidamente evacuada e isolada e as equipes da empresa e do Corpo de Bombeiros da região estão trabalhando no local. A situação está sob controle e a previsão é de que o fogo será extinto no decorrer desta madrugada, com o esgotamento do etanol armazenado no tanque acidentado e o resfriamento das instalações.
A ETH Bioenergia, consternada, solidariza-se com os familiares da vítima e informa que está prestando a eles todo apoio necessário.
As equipes de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da empresa estão acompanhando todas as etapas de combate ao incêndio e gestão do acidente e já tomaram todas as medidas de segurança possíveis do ponto de vista físico e ambiental.
Essas equipes estão mobilizadas desde já para apurar as causas do ocorrido.


RELEASE DO BLOG - Criada em julho de 2007, a ETH Bioenergia atua na produção de etanol, energia elétrica e açúcar. É uma empresa da Organização Odebrecht, líder na América Latina nos setores de engenharia e construção, química e petroquímica, com participação acionária de 33% da japonesa Sojitz Corporation, empresa multinacional que atua na comercialização de commodities.
Com a inovadora proposta de integrar comercialização e logística à sua produção, a ETH tem como meta estar entre os líderes do setor em dez anos. Para isso, investe R$ 6 bilhões na criação de três pólos produtivos, localizados nos estados de São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul. Ao todo, são mais 520 mil hectares de área destinada ao cultivo de cana-de-açúcar.
O acidente se deu em um de seus Pólos Produtivos, a Usina Caçu 1 (Usina Rio Claro), localizada em Caçu (Sudoeste de Goiás) a 537 km de Brasília. Outras duas usinas estão em fase de implementação neste município e em Itarumã. A infra-estrutura desse pólo criará 5.100 oportunidades de trabalho. Na safra 2008/09, a ETH operou a Destilaria Alcídia, em São Paulo e a Usina Eldorado, no Mato Grosso do Sul. Constrói mais oito unidades nesses estados e em Goiás. Em 2015, serão dez usinas em operação, com capacidade para produção e processamento de 45 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra, 3,0 bilhões de litros de etanol, 2 milhões de toneladas de açúcar por ano e 1.300 megawatts de energia, dos quais 800 megawatts serão comercializados. Essa infra-estrutura garantirá a criação de 15.800 postos de trabalho diretos.
O fogo atingiu um dos tanques de estocagem de etanol e foi totalmente controlado às 3h50min da madrugada do dia seguinte. O incêndio ficou restrito ao tanque, sem impacto nas demais instalações da usina, conforme a ETH. Segundo o Corpo de Bombeiros, na hora do acidente chovia e relampejava muito na região. A Polícia Técnica de Jataí, os bombeiros de Rio Verde e equipes da própria fábrica estiveram tomando as providências necessárias no local. A Usina Rio Claro foi inaugurada no último dia 27 e também produz açúcar. Segundo a empresa, o investimento de todo o grupo foi de R$ 500 milhões e a usina tem capacidade para moer três milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra. Mas a produção de etanol está suspensa no local e só será retomada após a confirmação de que todas as condições de segurança foram restabelecidas. O escritório sede da indústria está estabelecido em São Paulo.



JORNAL HOJE (TV GLOBO), DO DIA 4 DE SETEMBRO DE 2009, DÁ A NOTÍCIA DA VIOLENTA EXPLOSÃO NA USINA E.T.H. DE BIOENERGIA, INAUGURADA DIA 27 DE AGOSTO DE 2009, NA CIDADE DE CAÇU-GO (SUDOESTE GOIANO). O ACIDENTE COMEÇOU NA TARDE DA QUINTA-FEIRA, 3 DE SETEMBRO E AS CHAMAS SÓ FORAM CONTROLADAS, POR VÁRIOS GRUPOS DE CORPOS DE BOMBEIROS, NA MANHÃ DO DIA 4. UM TRABALHADOR QUE FAZIA SERVIÇO TERCEIRIZADO DE PINTURA NO TANQUE QUE ARMAZANAVA MAIS DE 4 MILHÕES DE LITROS DE ETANOL MORREU (a estimativa é que cerca de 6 milhões de litros tenham sido queimados).

3 comentários:

  1. AS FOTOS INPRESIONA SE VOCES QUISEREM TER UM INFORMANTE NA CIDADE DE ITUMBIARA GOIAS POSSO FAZER FOTOS SOBRE AS COISAS ENTERESATES COMO ESAS FOTOS SUAS ANDO MUITO JA VI MUINTOS ACIDETES E PAISAGENS OK ENDEREÇO DE CONTATO elcimarborgesdasilva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. eu estava ai na epoca, foi muito triste mais ainda bem que a fiscalização melhorou depois disso

    ResponderExcluir
  3. ESSE FOI UM ACIDENTE VIOLENTO. GRAÇAS A DEUS QUE NÃO HOUVE MAIS FERIDOS E MORTOS PORQUE PODERIA TER SIDO PIOR.

    ResponderExcluir