segunda-feira, 13 de setembro de 2010

PRIMEIRA PESQUISA



Revista consulta e lança intenção de voto em Jataí

A revista Top, sediada em Jataí, tendo em sua direção, Valdeni Menezes e com abrangência em várias cidades da região do Sudoeste goiano, trouxe, em sua edição número 7 de setembro de 2010, a primeira pesquisa de intenção de voto para as Eleições de 3 de outubro na Cidade-Abelha. Em sua página sete, o leitor pode conferir como foi essa consulta popular para se acompanhar em quem o eleitor jataiense está propenso a votar para os cargos de presidente, governador e deputado estadual.

Pesquisa recente

Segundo a matéria da revista, a pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 10 de setembro e entrevistou 246 pessoas com idade entre 16 e 85 anos. Com perguntas simples e objetivas, para dar mais agilidade às respostas, a consulta foi realizada em todos os bairros e no centro da cidade.

A revista ainda escreveu ter achado de muita relevância sua pesquisa para o processo eleitoral de Jataí porque assim estaria oferecendo mais uma opção para o eleitor local decidir em quem votar em 3 de outubro. Segundo a publicação, se houver na cidade uma distribuição uniforme de votos, o município poderá vir a fazer vários representantes na Assembléia Legislativa. A revista procurou entrevistar pessoas de vários níveis de escolaridade para obter um resultado bem próximo a realidade local. Os candidatos que não foram citados, segundo explicou a publicação, é porque não atingiram nenhum índice na pesquisa.

A revista só não deixou claro se a pesquisa foi estimulada (com nomes opcionais) ou espontânea (com nomes a critério do entrevistado). A consulta também não abrangeu os cargos de deputado federal e senadores.


QUAL O CANDIDATO QUE VOCÊ VOTARÁ PARA DEPUTADO ESTADUAL PARA REPRESENTAR JATAÍ NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE GOIÁS NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES?

Gênio Eurípedes (PMDB) = 60 respostas
Victor Priori (PSDB) = 52 respostas
Daniel Vilela (PMDB) = 27 respostas
Bia (PT) = 14 respostas
Gedda (PTN) = 12 respostas
Romilton Morais (PMDB) = 8 respostas
Demílson Lima (PPS) = 2 respostas
Pastor Juarez (PSB) = 2 respostas
Bió (PRB) = não alcançou índice

Indecisos = 46 respostas
Nulos = 22 respostas

Nota do BLOG sobre os candidatos citados na pesquisa:
-Gênio Eurípedes exerce o mandato de vereador e é o atual presidente da Câmara Municipal de Jataí.
-Victor Priori é um rico empresário rural (grupo Paraíso) e concorreu a prefeito de Jataí nas Eleições 2008 ficando em terceiro lugar com 5.830 votos.
-Daniel Vilala é natural de Jataí, filho do ex-governador, ex-senador, ex-deputado federal e atual prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela e exerce o cargo de vereador em Goiânia.
-Bia (Maria Euzebia de Lima) é ex-vereadora em Jataí, tentou concorrer a prefeita nas Eleições 2008 e é a atual tesoureira geral do SINTEGO.
-Gedda (Francisco Antônio de Carvalho Gedda) é jataiense, presidente regional do PTN e ex-presidente da Metrobus em Goiânia.
-Romilton Moraes é jataiense, deputado estadual, atual vice-presidente da Assembléia Legislativa, ex-candidato a vice-governador de Goiás e concorre a reeleição. Já é sua quinta postulação ao cargo.
-Demílson Lima não é de Jataí. Esse candidato é da vizinha cidade de Rio Verde onde já exerceu o cargo de vereador. Presidente do diretório do PPS, ele é o atual vice-prefeito daquela cidade.
-Pastor Juarez (Juarez Vieira dos Santos) é político natural de Edeia (GO).
-Bió (Beltrônio Ferreira de Melo Filho) é ex-vereador em Jataí, empresário e está retornando a política depois de vários anos afastado.




EM QUEM VOCÊ VOTARÁ PARA GOVERNADOR DE GOIÁS EM 3 DE OUTUBRO?

Marconi Perillo (PSDB) = 89 respostas
Iris Rezende (PMDB) = 69 respostas
Vanderlan (PR) = 20 respostas

Indecisos = 38 respostas
Nulos = 30 respostas





EM QUEM VOCÊ VOTARÁ PARA PRESIDENTE DA REPÚBLICA NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES?

Dilma Rousseff (PT) = 131 respostas
José Serra (PSDB) = 42 respostas
Marina Silva (PV) = 20 respostas

Indecisos = 34 respostas
Nulo = 19 respostas









3 comentários:

  1. EU VOTO MA MARIA EUZEBIA DE LIMA (BIA)
    ELA E UMA PESSOA NOTA 1000 ...
    RONALDO.

    ResponderExcluir
  2. Qualé a validade, alcance e legitimidade de uma pesquisa como essa, num universo de pouco mais de 62 mil eleitores de Jataí diante dos aproximadamente 4 milhões de eleitores em Goiás?

    ResponderExcluir
  3. AVALIAÇÃO DA PESQUISA FEITA SÓ EM JATAÍ DIANTE DO RESULTADO DAS URNAS:
    PARA DEPUTADO ESTADUAL A PROPORCIONALIDADE BATEU. PARA GOVERNADOR NÃO BATEU JÁ QUE IRIS REZENDE GANHOU DE MARCONI PERILLO NA CIDADE E PARA PRESIDENTE A PROPORCIONALIDADE PRÓ-DILMA SE MOSTROU MUITO GRANDE.
    CONCLUSÃO: PESQUISA CONSIDERÁVEL.

    ResponderExcluir