quinta-feira, 30 de setembro de 2010

JATAIENSE 1x4 APARECIDENSE

Torcedor vê seu time marcar primeiro, mas depois ser goleado em casa

VITÓRIA EM JATAÍ DÁ TÍTULO DE CAMPEÃ DA DIVISÃO DE ACESSO A APARECIDENSE
Time chega a 11 pontos e não pode mais ser alcançado pelo Goianésia que perdeu para o Mineiros por 2 a 1 no outro jogo da rodada. A Aparecidense conquista com uma rodada de antecedência. Goianésia e Mineiros, ambos com 7 pontos, decidem, na última rodada, quem será o vice-campeão e, consequentemente, quem também subirá para a Primeira Divisão em 2011.


Aparecidense desce ao ataque

Gol da Jataiense: lance 1

Gol da Jataiense: lance 2

Gol da Jataiense: lance 3

Gol da Jataiense: lance 4

Gol da Jataiense: lance 5


Jogadores da Aparecidense comemoram título no vestiário do Arapucão


VITÓRIA DA APARECIDENSE FOI DE PURA CATEGORIA E FUTEBOL SUPERIOR. ARBITRAGEM INFLUENCIOU POR TER EXPULSADO JOGADOR NO INÍCIO MAS NÃO TEVE QUALQUER CULPA NA VIRADA E NO PLACAR.  GOLS FORAM TODOS BEM FEITOS E SEM APELAÇÃO PARA A RAPOSA VERDE DO SUDOESTE. CONQUISTA DO TÍTULO PELA APARECIDENSE FOI MERECEDORA.

Jogo, estranhamente, começa meia hora depois do outro jogo da rodada (Mineiros e Goianésia) que já estava em andamento. No início, árbitro demora para iniciar a partida ao exigir que goleiro da Jataiense (Ricardo "Dida") troque o meião. A troca demora cerca de 10 minutos. Iniciado o jogo, o meia Paraná, da Jataiense, tenta se livrar do marcador e acaba acertando com a mão no rosto do adversário e é expulso. Pela marcação, um tumulto é criado em campo. O diretor e técnico do time da casa, Roberto Fissore, no bolo da confusão, agride um dos auxiliares da arbitragem primeiro com um empurrão e depois com um pontapé (uma bicuda, pelas imagens) na perna que o faz cair no chão. Fissore é retirado de campo. Jogo reinicia e raposa verde fica com um jogador a menos e assim  mesmo vai mostrando um futebol meio letargico. Informações davam conta de que o time de Ayalan Borges havia recebido o salário atrasado alí mesmo no vestiário antes de começar a partida. Jataiense ainda consegue um gol de falta e vai para o intervalo do primeiro tempo vencendo por 1 a 0.

Gol da Jataiense (Araújo): goleiro é enganado na cobrança de falta


Gol de empate (Diego Lira): goleiro da Jataiense, de boas defesas no jogo, falha na saída pelo alto



Gol da virada (Diego Lira): Aparecidense constroi bem toda a jogada


Terceiro gol da Aparecidense (Niel): contra-ataque em alta velocidade e categoria



Quarto gol da Aparecidense (Maurinho): facilidade



domingo, 26 de setembro de 2010

MINEIROS 2x1 JATAIENSE

(Foto: Sérgio Torres - arquivo)
Lance ainda do primeiro confronto em Jataí (terceira rodada)

Primeiro tempo 0 a 0
Jogo de volta válido pela primeira rodada do segundo turno da Fase Final. Partida transcorre na vizinha cidade de Mineiros, no estádio Odilon Flores. O campo está molhado devido a chuva. Muitos cartões amarelos, a maioria para a Jataiense. Time visitante cria chances de marcar.
Incrível chance perdida pelo meia Araújo, da Jataiense, só ele o goleiro e chutou nas mãos do defendor do Mineiros.
O time da casa teve 4 escanteios e o visitante apenas 1. Até os 30 minutos, o Mineiros tomou mais a iniciativa do jogo e a Jataiense jogou mais na defensiva. O lateral esquerdo da raposa verde, Bagago não esteve tão bem. O técnico Roberto Fissore fez alterações táticas no esquema da Jataiense.

Intervalo: Araújo sai e entra o atacante Douglas Richard.

Segundo tempo:
Douglas Richard já chega com tudo e vai logo consenguido amarelar um adversário.
GOL DA JATAIENSE: Leandro Marangon faz 1 a 0 para o time visitante.
GOL DO MINEIROS: Claudinho aproveita falha de marcação da defesa da Jataiense e empata a partida e ainda manda Douglas Richard calar a boca.
Goleiro do Mineiros faz boa defesa no chute de Paraná. O jogo vai ficando mais aberto.
GOL DO MINEIROS: Gil vira o placar para o time da casa.
Confusão em campo: jogadores caindo, zagueiro Cléber, do Mineiros, gospe do atacante Douglas Richard e xinga o banco de reservas da Jataiense, árbitro sendo agredido com pontapé, massagista da raposa sendo agredido pela polícia. Jogador Dioser foi expulso ainda no banco. Tumulto com risco de ficar generalisado. Críticas com relação a arbitragem e mais expulsão depois do jogo. 

NA SÚMULA - Anotações das ocorrências da partida, feitas pelo árbitro, incriminam alguns jogadores da Jataiense, seu massagista e, principalmente, o diretor e técnico Roberto Fissere que teria ameaçado e a Rio Verde pegar ele e sua família. Tumulto pode dar problemas para a raposa do Sudoeste goiano nesta reta final. 


terça-feira, 21 de setembro de 2010

COLABORAÇÃO

Políticos de Jataí não vão à audiência sobre impacto ambiental

A audiência em Jataí e Mineiros, ocorrida na noite dessa segunda-feira, dia 20 de setembro, convocada por pessoas do governo federal e do IBAMA, teve a finalidade de discutir os impactos ambientais da construção de uma linha de transmissão entre Rondônia e São Paulo. A obra vai passar por algumas cidades goianas, entre elas, Jataí e Mineiros e também atingirá outras cidades da região e servirá para transmitir energia de duas usinas hidrelétricas que estão sendo construídas no rio Madeira, em Rondônia.

Em Jataí o encontro foi no auditório do ISG e veio representantes de outras cidades, mas, da própria cidade mesmo, nenhum político honrou o nome do município. A Prefeitura e a Câmara Municipal foram convidadas formalmente, mas parece que nem deram moral ao convite. Representando a Prefeitura esteve o vice-prefeito Reni Franco que participou apenas por cerca de 20 minutos e depois foi embora. Da Câmara não houve ninguém. Para não deixar passar em branco, o cidadão Josiel Silva fez uso da palavra em nome da cidade.

De Serranópolis veio dois vereadores (dentre eles o presidente da Câmara), o secretário do Meio Ambiente, a secretária de Cultura e Turismo e mais 20 pessoas todas enviadas pelo prefeito Sidinei Pinheiro. Jataí passou vergonha em seu próprio território.

Audiências vão acontecer em alguns municípios por onde vai passar a linha de transmissão. Nesse dia 20 foi em Jatai e Mineios. Na terça-feira, 21, será em algumas cidades do MT, e assim por diante. Começou semana passada e termina no final dessa semana. Dizem que a obra fica pronta em 2013.

Foi mostrado um caderno com os nomes de quem recebeu os convites, pois eles mesmos tentaram garantir que o presidente da Câmara de Jataí viesse ou que repassasse o convite aos demais parlamentares. Eles disseram que foi ruim para o debate não ter ninguém do Poder Público. Daí eles parabenizaram Serranópolis que compareceu em peso.

Josiel Silva

domingo, 19 de setembro de 2010

JATAIENSE 2x0 MINEIROS

Fotos e texto: Sérgio Torres
Fabinho de pênalti: 1 a 0

Fabinho em contra-ataque: 2 a 0

Fabinho: dois gols e três pontos para a Jataiense

VITÓRIA EM CASA DÁ TERCEIRO LUGAR A RAPOSA
Em partida de fechamanto do Primeiro Turno da Fase Final do Goianão 2010 da Divisão de Acesso (2ª Divisão), a Jataiense recebeu o Mineiros Esporte Clube-MEC no estádio olímpico municipal Nelson Antônio da Silva (Arapucão) e venceu por 2 a 0, com dois gols do camisa 9 Fabinho.


APARECIDENSE 2x1 GOIANÉSIA

(Foto: Sérgio Torres - arquivo)

CAIU O TIME INVICTO DO CAMPEONATO
Em partida válida pela terceira e última rodada desse Primeiro Turno da Fase Final do Goianão 2010 da Divisão de Acesso (2ª Divisão), A Aparecidense recebeu e bateu o Goianésia na manhã deste domingo em Aparecida de Goiânia (estádio Aníbal Batista de Toledo, de dimensões pequenas e gramado esmeralda igual ao Serra Dourada e o Arapucão em Jataí). O primeiro tempo havia terminado em 0 a 0.

O time da casa foi muito superior em campo na primeira etapa. O Goianésia esteve, como sempre, bem postado em campo, mas sentiu mais o Sol e o horário das 10h10min da manhã e tomou um sufoco enorme. Azulão do vale mal passou do meio campo no primeiro tempo e teve poucas oportunidades (apenas duas, uma com Pereira e outra com Nonato). Os volantes do Goianésia, Lusmar e Geoavane, além dos dois zagueiros, jogaram muito na defensiva. O meio campo da Aparecidense dominou os dois meias adversários e colocou muita pressão no primeiro tempo. Os dois laterais do Goianésia estiveram fracos no apoio.

A Aparecidense teve uma chance atrás da outra, mas não estava conseguindo abrir o marcador por causa do goleiro do adversário, Luiz Almeida, que fez inúmeras defesas (defendeu duas ou três chances reais de gols no primeiro tempo e outra no segundo) e salvou o Goianésia de uma goleada.

Luiz Almeida é o melhor jogador do campeonato e deu um show em campo.

SEGUNDO TEMPO

O sufoco continuou por parte da Aparecidense, mas o Goianésia também arriscou e levou algum perigo. O técnico Zé Humberto, do Goianésia, chegou a tirar um dos dois atacantes e colocar mais um zagueiro para compor com quatro na zaga e apenas um no ataque (Nonato). Só que os planos do treinador foram por água abaixo com a expulsão de um de seus zagueiros (Carlão) ao 12 minutos por segundo cartão amarelo.
Na Aparecidense, o técnico Wladmir Araújo ousou e colocou o atacante Dinei (artilheiro da Primeira Divisão) e sacou Rodrigo Ítalo (nº 6) para aproveitar as chances criadas, com isso, o time da casa passou a contar com quatro atacantes contra o Goianésia e ficou exposto a contra-ataques.

2 a 1
Expulsão de zagueiro favorece derrota

Geovane (nº 5) abriu o placar para a Aparecidense aos 18 minutos e Dinei (nº 18) entrou driblando e ampliou aos 20 minutos. Aos 47 minutos, já nos acréscimos, Pereira descontou para o Goianésia. Com a vitória, a Aparecidense assumiu a liderança chegou aos 7 pontos. Em segundo lugar está o Goianésia com 6. Atrás vem Mineiros (1 ponto) e Jataiense (zero ponto).

A tarde, às 16 h, no Arapucão em Jataí, jogam Jataiense e Mineiros Esporte Clube-MEC, fechando a terceira rodada.



RESISTÊNCIA COMUNISTA

Fotos e texto: Sérgio Torres
Maria Eloá é adesivada pela candidata Marta Jane

ÚNICA CANDIDATA A GOVERNADORA DE 2010 CUMPRE AGENDA EM JATAÍ E RELEMBRA PASSADO COMUNISTA

A única mulher candidata ao cargo de governadora do estado de Goiás e uma das 16 aspirantes do Brasil nestas Eleições 2010, Marta Jane da Silva, 38 anos, do Partido Comunista Brasileiro-PCB-21, esteve cumprindo agenda na cidade onde foi criada. Ela, juntamente com o candidato a deputado federal de seu partido, Paulo Vinícius (Maskote) e o candidato a deputado estadual, professor Fernando Viana, também do PCB, assessorados por Fernando Santos, responsável local pela Comissão Provisória do partido, chegou em Jataí às 12 h da sexta-feira, 17 de setembro, para almoço com militantes. Às 14 h, Marta Jane concedeu entrevista coletiva para a imprensa local na sede de um sindicato trabalhista e às 15 h fez caminhada e panfletagem pelo centro da cidade. Às 17 h foi até Rio Verde (cidade vizinha) para participar de um debate e a noite voltou a Jataí. No sábado, 18, pela manhã, foi até Mineiros (outra cidade vizinha) conceder entrevista e a tarde já estava novamente em Jataí quando foi visitar a professora Maria Eloá de Souza Lima. Depois, participou de reunião de coordenação política e, no dia seguinte, domingo, 19, pela manhã, tomou café e foi fazer panfletagem na feira popular da cidade. Após às 12 h, retornou para a capital. Marta Jane reside em Goiânia onde exerce sua profissão e mantém o escritório regional do partido.

Visita de camaradas na residência de uma ex-ativista

ENCONTRO DE DUAS CAMARADAS COMUNISTAS EM JATAÍ CAUSA EMOÇÃO

Nascida em Caçú (cidade fronteiriça), criada em Jataí e residente em Goiânia, Marta Jane é professora universitária na capital e uma das maiores defensoras da bandeira comunista no estado de Goiás. Tendo em mãos suas propostas de campanha e panfletos do trabalhos, bem como um punhado de idéias socialistas, a candidata, em comitiva, aproveitou a tarde do sábado para visitar uma antiga militante do PC. Acompanhada dos candidatos Maskote e Fernando Viana, além do militante local, Fernando Santos, a candidata esteve na residência da professora Maria Eloá de Souza Lima, 87 anos, escritora, artesã, autodidata e ativista local desde os anos 50.
PASSADO E PRESENTE - Contrariando a política e o sistema capitalista da época e dos anos seguintes, Maria Eloá participou de várias campanhas ideológicas e chegou a lançar um manifesto intitulado: “Porque Me Tornei Comunista”. O encontro na residência teve um gosto especial de saudosismo e uma atmosfera de admiração. A comitiva foi recepcionada com hospitalidade pela artesã e seu esposo, Antônio Cândido da Costa Lima. Tomaram café, feito pelo senhor Antônio, e ouviram histórias e prosas da dona da casa. Era a apresentação de uma pequena parte do que foi o movimento comunista no passado em Jataí. O candidato Fernando Viana explicou sobre como está sendo, hoje, o trabalho do PCB a nível nacional e entregou impressos contendo folhetos e o regimento do partido. “Vocês estão me trazendo muitas novidades”, disse, visivelmente emocionada, a ex-ativista. Marta Jane fez perguntas e explicou sobre sua própria trajetória política e também falou de sua criação em Jataí e sobre sua campanha ao governo. Entusiasmados, os visitantes ouviram Maria Eloá dizer a seu esposo Antônio, com ar de brincadeira, admiração e saudosismo, de que estaria “voltando para o partido”. Houve aplausos e risos pelo espírito bem humorado e guerreiro da veterana militante. Dessa forma, a visita teve, na verdade, um sentido de requentamento de ideologias. Ao final, Marta Jane, sentada ao lado de Maria Eloá, concedeu entrevista exclusiva ao BLOG ALVO NOTÍCIAS.

O DESAFIO DO VELHO COMUNISMO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
Maria Eloá recebe Marta Jane: emoção e recordação

ALVO NOTÍCIAS - Que balanço você faria desta sua visita aqui em Jataí?
MARTA JANE (PCB21) - Antes de mais nada quero dizer que é assim... Muito emocionante estar aqui com a professora Eloá, uma militante do Partido Comunista Brasileiro, ou PC, como os militantes antigos falam: o "PARTIDÃO PC". Isso mostra para nós que, isto que a gente tem discutido hoje, que a gente tem tentado construir enquanto perspectiva, mesmo, enquanto horizonte de transformação social no sentido do socialismo e da perspectiva comunista, realmente, é algo que sobrevive, que está na luta do Partido Comunista Brasileiro desde 1922. Sobrevive de fato. Faz parte da história da professora Eloá, faz parte da minha história, faz parte da história dos camaradas que estão aqui e, com toda certeza, nós vamos continuar construindo a perspectiva de uma sociedade sem opressão com as próximas gerações.

ALVO NOTÍCIAS – Professora Maria Eloá, o que a senhora está achando e qual seu sentimento de está recendo, em sua residência, camaradas de seu Partido Comunista e de estar relembrando uma história da sua vida?
MARIA ELOÁ – É emocionante. Eu estou sendo bastante forte por não está chorando, porque, na verdade, quando a gente relembra de uma época que ficou e que passou, mas que a gente guardou no coração e que, depois encontra camaradas como estes que estão na mesma luta, com uma diferença mínima, no sentido de não haver o perigo de serem presos, mas que a dificuldade é a de reerguer um movimento que estava, mais ou menos, nascente, não completamente nascente, mas... Eu acho que, essas duas lutas, se parecem. Então eu agradeço muito a eles por terem se lembrado de mim, da velha camarada...

ALVO NOTÍCIAS – Marta Jane, vamos relembrar dos símbolos comunistas: Rússia (ex-União Soviética), China e Cuba que, até recentemente, teve as declarações de Fidel Castro (*)... Vocês acham que o Comunismo ainda tem espaço a galgar no mundo hoje em dia?
MARTA JANE (PCB21) – Sem sombra de dúvida. O que nós entendemos é que o Capitalismo enquanto possibilidade de realização humana é altamente fracassado. Nós convivemos com o fracasso da condição humana no Capitalismo e sabemos que, para se construir, de fato, uma condição humana em que o ser humano não esteja sendo oprimido por outro ser humano e que não esteja vivendo na condição de... Da ausência da possibilidade de viver sua humanidade e ser sujeito da sua história é só mesmo na superação desta forma de organização. Acho que o contexto que a gente presencia hoje em matéria das experiências que chegaram a construir algo próximo do Socialismo e do Comunismo, cada uma com suas especificidades, elas têm diferenças entre elas. Têm algumas que avançaram mais, outras avançaram menos. Mas a perspectiva comunista para o Partido Comunista Brasileiro e outros partidos comunistas de outros países é na perspectiva, mesmo, do internacionalismo. Uma sociedade comunista como é Cuba, por exemplo, sofrendo todas as pressões dos países capitalistas, inclusive, embargos econômicos, nós sabemos que a possibilidade de se construir uma condição daquilo que nós entendemos de Socialismo e de Comunismo é realmente muito limitada. Portanto a nossa perspectiva comunista é internacionalista. Precisa-se construir a condição de vivencia do ser humano, com liberdade, com autonomia com centralidade mesmo, do ser humano não só em um país, mas é preciso avançar nessa condição de liberdade mesmo, da condição humana em escala internacional.

ALVO NOTÍCIAS – Comunismo versus Capitalismo, já demandou, inclusive, até guerra mundial, dividiu-se o mundo na Segunda Guerra e, hoje em dia, o Comunismo está em baixa. Vocês não se consideram, digamos assim, os heróis da resistência?
MARTA JANE (PCB21) – Têm muitos... Muitos heróis da resistência por esse mundo afora, não só aqui no Brasil, não só aqui no estado de Goiás, mas, na verdade, a perspectiva de construção do Socialismo não deixou de existir. Nós temos, hoje, muito mais dificuldade, talvez, em apresentar este debate por força de um momento em que o Capitalismo vive e que sufoca, inclusive, por meio das formas de comunicação, da mídia. As notícias que temos dos países comunistas aqui no Brasil são todas negativas e muitas vezes distorcidas, como é o caso dessa recente declaração do Fidel Castro que você mesmo fez referência. Na verdade ela já foi desmentida (**), porque aquilo foi um equívoco, uma distorção da fala do Fidel a respeito das possibilidades e das necessidades do avanço do Socialismo em Cuba. Então, há toda essa dificuldade em se fazer essa discussão, mas não porque ela deixou de ser necessária ou porque ela tenha deixado de ser legítima, mas por um momento histórico que a gente tem vivido e visto avanço bastante acentuado das políticas neoliberais, das políticas que descredenciam os movimentos de esquerda, de política de criminalização dos movimentos sociais de uma forma em geral e tudo isso intimida um pouco. Mas nós temos visto o movimento em torno da construção do Socialismo novamente crescendo. Cada vez que a gente vive períodos de crises agudas do Capitalismo a gente percebe que há uma possibilidade maior e mais fértil da discussão da perspectiva socialista. E como as crises são constitutivas do sistema capitalista, essas crises vão continuar acontecendo e com a intervenção dos que acreditam, os movimentos sociais serão muitos e muito serão os que lutarão pela superação desta condição de opressão que está imposta no Capitalismo muito embora os meio de comunicação não divulguem dessa forma, não veiculem essas notícias. Mas as coisas estão acontecendo. No campo e na cidade os movimentos estão acontecendo e a luta está sendo travada. 

ALVO NOTÍCIAS – Você fala das crises agudas do Capitalismo, então vou lhe fazer uma pergunta ideológica: onde vocês acham que está à falha no Capitalismo e onde vocês acham que o Comunismo poderia entrar para suprir?
MARTA JANE (PCB21) – Em primeiro lugar é aquilo que é a base, é aquilo que constitui o nascedouro do próprio Capitalismo que é justamente a ideia de um ser humano se enriquecer à custa do trabalho do outro, é a ideia de um ser humano explorar o trabalho do outro para benefício particular próprio. Então, na verdade, a situação do trabalho, na sociedade capitalista, é uma situação em que você se coloca em um lugar em que você produz riqueza da qual você não participará. O trabalhador, hoje, produz riqueza para o outro, para algum dono de meio de produção, para o latifundiário, para os donos dos meios de produção que se enriquecerem com aquilo que nós entendemos que à ‘Mais-valia’ que é o lucro que o dono do meio de produção tem a partir do trabalho do outro. Então o que ocorre: nós trabalhamos e tralhamos muito, produzimos uma riqueza que é grandiosa dentro de um sistema que é Capitalista, riqueza do ponto de vista da tecnologia, das possibilidades da comunicação, das possibilidades de todo o aparato tecnológico que a sociedade tem hoje. Todo o patrimônio cultural e material que a sociedade produz hoje é fruto do trabalho humano, só que nem todos participam do usufruto, do resultado desse trabalho que é a riqueza. Isso é constitutivo do Capitalismo. Isso só vai ter fim na superação dessa forma de produzir a existência humana. Só em uma situação que a gente tiver condição de produção e de partilhar a riqueza na sociedade, em que todos possam compartilhar de forma igual é que nós poderemos superar essa condição de opressão. Então é necessário que o fruto do trabalho humano, essa riqueza que o trabalho humano produz, seja, de fato, distribuída. Assim nós não teremos pessoas que hoje morrem de fome diante de um patrimônio mundial desses que é sem precedentes na história da humanidade. Pegando o exemplo daqui do próprio estado de Goiás quando os políticos estão dizendo por aí que estamos com um PIB de R$ 65 bilhões, um PIB que cresceu assustadoramente nos últimos anos e nós encontramos, no estado de Goiás, pessoas passando fome, pessoas que moram em barracos de lona na beira da estrada porque não têm um chão para plantar, uma casa para morar, não têm sistema de saúde para cuidar de sua saúde e não têm condição de segurança nenhuma. E isso é constitutivo dessa sociedade. Para superar essa condição de que uns têm muito e outros não têm nada é preciso superar essa as relações capitalistas. Não há outra alternativa. Nós já experimentamos várias formas dentro do capitalismo e a humanidade não conseguiu distribuir riqueza, de fato, sobre o Capitalismo.

ALVO NOTÍCIAS – Deixa fazer uma questão em cima do momento de sua campanha. Qual é a reação de vocês ou quais atitudes vocês poderiam tomar a respeito de tantas ações (processos) (***) do PSDB?
MARTA JANE (PCB21) – Isso, pra nós, não é uma surpresa porque, nós aqui, que somos todos goianos, conhecemos a truculência que está posta nas ações do ex-governador Marconi Perillo. Isso que ele faz com o partido que apresenta a discussão, realmente, de crítica a este modelo que está colocado no estado de Goiás, como é o nosso caso, está mesmo, muito próximo, daquilo que foi feito em outras ações truculentas que nós temos denunciado em nossos programas eleitorais e que tem sido objeto de questionamentos e de ações judiciais. Há um pacto de silencio aqui no estado de Goiás, não só aqui, mas em outras partes também, de que aquilo que... Esse mito que foi construído no estado de Goiás, que é Marconi Perillo, inclusive, mito construído com dinheiro desviado da Celg para publicidade do governo do estado e projeção do nome da pessoa, não admite, de fato, que sejam veiculadas, que sejam postas no debate, neste momento, essas questões que são, na verdade, da trajetória dele. Então, a gente entende, dentro do contexto, que esse tipo de ação faz parte do jeito dele agir mesmo... Desse jeito de fazer política que o ex-governador e atual senador Marconi Perillo tem feito na sua trajetória política dentro estado de Goiás. Além de ser uma ação truculenta, nós entendemos enquanto assédio moral, por causa do fato de ser uma candidatura de uma mulher, uma candidatura Comunista, isto incomoda muito mais e essas verdades serem ditas por uma mulher, por uma comunista, isso, na verdade, causa um incômodo muito maior e um constrangimento que o candidato não quer passar. Portanto, ele age com processos atrás de processos tentando silenciar o que nós estamos colocando.

"Vocês estão me trazendo muitas novidades", disse Maria Eloá

ALVO NOTÍCIAS – Dentro dos planos de trabalho de vocês, se caso você conseguisse ganhar para governadora de Goiás, quais seriam às suas ações como governadora e quais às ações de seu partido, o PCB, para governar o estado?
MARTA JANE (PCB21) – Bom, acho que o principal que nós estamos trazendo para discutir neste processo eleitoral, que estamos chamando de “Poder Popular” é, exatamente, constituir canais de participação e decisão política para a classe trabalhadora. Porque hoje a Democracia representativa não garante o atendimento da maior parte da população, dos trabalhadores de fato. Um exemplo disso é aquilo que a gente falava agora a pouco. Hoje tem gente que não tem casa para morar, não tem saúde, não tem educação, não tem acesso a esses bens todos: Saúde, Educação, Segurança e que está vivendo em barracos à beira da estrada. Vindo pra Jataí, nós passamos por vários assentamentos, pessoas que estão ali vivendo nessas condições há anos e não é coisa agora da semana passada. Há anos vivendo em condições subumanas neste estado todo, não só aqui. Isso o que estamos falando é da região sudoeste, uma das regiões mais ricas do estado de Goiás e que encontramos esse tipo de situação. Na região norte e região nordeste do estado de Goiás isso está muito presente também. Então nós constituiríamos, que é uma coisa que temos discutido, novas mediações para o exercício do poder aqui no estado de Goiás, que é constituir espaços para que às pessoas possam decidir sobre às prioridades das ações do governo. Por exemplo discussão orçamentária: quais serão as prioridades do orçamento do estado? Isso só a população pode decidir. Com toda certeza, se a gente trouxer a população para discutir o orçamento no estado de Goiás, nós teríamos muito mais verbas para a Educação, para a Saúde, para a Assistência Social, para a universidade e para a UEG do que nós temos hoje. A prioridade da População, com toda certeza, vai ser esses serviços básicos e não, por exemplo, o investimento em publicidade para projetar ou financiamento para outros tipos de atividades como nós tivemos aí em governos anteriores: dinheiro da Celg, patrocínio da Celg para carros de corrida lá nos Estados Unidos, enfim, são milhões. Nós estamos falando de milhões e não de uma ajudinha de custo a toa. Então a gente entende que esse seria o mote de um governo comunista que é trazer a população e os trabalhadores para tomarem decisões políticas no estado de Goiás e não apenas para serem consultados, ouvidos sobre o que acham. Não. Seria para tomarem decisões.

Marta Jane e Maskote tomam café na casa de Maria Eloá em Jataí

ALVO NOTÍCIAS – Minha última pergunta. Você está aqui na casa da dona Maria Eloá, que foi militante e hoje, está mais para uma simpatizante da causa...
MARIA ELOÁ (interrompendo): Um pouco mais.
MARTA JANE (PCB21): É, ela já está voltando para o PC, viu? (risos).
ALVO NOTÍCIAS – Ela está pensando seriamente... Mas, no estado de Goiás, em Goiânia e por onde vocês tem passado, nas cidades que vocês têm visitado, o PCB, o Socialismo pregado pelo PCB ou mesmo o Comunismo de raízes... Vocês encontraram muitos simpatizantes da causa?
MARTA JANE (PCB21) – Muitos. Muita receptividade nessa discussão.  Muitas vezes às pessoas falam: “ahhh! Então o Socialismo é isso? Então Comunismo é isso?” Porque, na verdade, nós temos uma visão distorcida por uma imprensa anti-comunista, anti-socialista, que traz, por meio da mídia e por meio dos noticiários, informações equivocadas e distorcidas a respeito das compreensões e das concepções socialistas e comunistas. Então, quando a gente traduz, por exemplo, que a construção do Socialismo tem que ser feita, por exemplo, na medida em que o estado prioriza a agricultura familiar e que a prioridade do estado não pode ser os altos investimentos feitos aí no agronegócio para a exportação... A gente ainda discutia hoje que o agronegócio no estado de Goiás... O estado de Goiás é um dos maiores produtores de soja. Tem o beneficiamento e produz para exportar e o óleo de soja é o produto que mais aumentou na cesta básica goiana. O que significa isso? Significa que a prioridade do agronegócio não é a soberania alimentar e não é a condição de vida das pessoas. É a produção para exportação e o enriquecimento privado. Então esse PIB astronômico que nós estamos presenciando aí é um PIB que não está sendo distribuído e sim apropriado por grupos econômicos específicos. Então quando nós traduzimos isso para as pessoas e falamos: “olha, 80% do alimento que chega a nossa mesa vem da agricultura familiar. Quase 80% dos postos de trabalho que estão no campo é de origem na agricultura familiar e não no agronegócio”... O agronegócio emprega pouquíssimo em comparação com a agricultura familiar e não produz alimentos. Produz comodities para exportação e tal. Então não faz sentido se pensar, enquanto política de estado, o Estado priorizar os investimentos no agronegócio com isenção de impostos, com doações de terras ou de espaços para a construção de indústrias e abandonar aquilo que, de fato, nós temos aí: o abandono da pequena agricultura, o abandono das políticas de reforma agrária. Não só no estado de Goiás, mas no Brasil de uma forma em geral. Então não justifica. Se a gente pensar que o Estado tem que estar dando condições para a maior parte da população veremos que o Estado está, exatamente, na contramão na história. Está priorizando quem já é rico e deixando os trabalhadores, a grande maioria da população, em condições cada vez piores. Se nós somos o oitavo PIB do País, nós somos os piores salários também do País. Os piores salários de professores do país estão aqui no estado de Goiás. Isso mostra que a lógica de organização do estado goiano não é para atender às necessidades da maioria e quando a gente traduz que, quando estamos falando de Socialismo estamos falando disso, de priorizar a condição humana, de priorizar o ser humano, por meio de políticas públicas e de estado que realmente dê condições de auto gestão e de garantir o pleno emprego. Quando falamos em “criação de postos de trabalho”, o Estado não tem que pensar só em criação de postos de trabalho. O Estado tem que pensar no pleno emprego e na totalidade da população que tem que estar trabalhando. E se mudar houver problemas, terá de garantir a frente de emprego, limitar o tamanho da propriedade privada, do latifúndio, dividir terra e dar as condições... É isso que é construir Socialismo e construir Comunismo. Quando a gente traduz isso não tem ninguém que continue com receio de Socialismo e de Comunismo.
FERNANDO VIANA (interrompendo)Só os latifundiários!
MARTA JANE (PCB21) – Isso, só os latifundiários (risos). Não tem classe trabalhadora, não tem quem fique com receio disso. Só os latifundiários...

Visita proveitosa. Em pé: Antônio Cândido (esposo de Maria Eloá), Paulo Vinícius "Maskote", Fernando Santos (comissão Jataí) e Fernando Viana. Sentadas: Maria Eloá e Marta Jane 

 

ASTERISCOS:
(*) O ditador cubano, Fidel Castro, que, atualmente, está afastado da vida pública por motivo de saúde, teria declarado, em uma entrevista de três dias ao jornalista norte-americano, Jeffrey Goldberg, da revista The Atlantic (O Atlântico), no início deste mês de setembro (dia 8), que o modelo comunista econômico de Cuba fracassou e que não funciona mais nem em Cuba e nem em lugar nenhum. “Vale a pena tentar exportar o sistema da ilha para outros países?” (valía la pena intentar exportar el sistema de la isla a otros países?), perguntou o jornalista querendo saber se o ditador acreditava que o modelo socialista cubano ainda era digno de exportação. “O modelo cubano não funciona sequer para nós mesmos” ("El modelo cubano ya ni siquiera funciona para nosotros") ("Cuban Model Doesn't Even Work For Us Anymore), teria respondido Fidel Castro.

(**) Fidel Castro, assustado e preocupado com os efeitos de sua declaração entre os simpatizantes e militantes do comunismo mundo afora, tratou logo de dizer que a declaração havia sido mal interpretada pelo jornalista e pela revista norte-americana. “Acho divertido, agora, em ver como ele me interpretou ao pé da letra” (“me divierto ahora al ver como él lo interpretó al pie de la letra"), disse Fidel que ainda rechaçou: “Na verdade o que minha resposta significava era exatamente o contrário do que o jornalista norte-americano interpretou sobre o modelo cubano. Minha ideia é que o sistema capitalista já não serve nem para os Estados Unidos e nem para o mundo já que o mesmo passa por crises e crises cada vez mais graves, globais e repetidas” (“Lo real es que mi respuesta significa exactamente lo contrario de lo que el periodista norteamericano interpretó sobre el modelo cubano. Mi idea es que el sistema capitalista ya no sirve ni para EE.UU. ni para el mundo, al que conduce de crisis en crisis que son cada vez mas graves, globales y repetidas”). O Jornalista, ao saber da retificação de Fidel Castro, também deu uma resposta ao ditador. Por meio de seu blog, Jeffrey Goldberg, agradeceu a entrevista ironizando Fidel e reafirmando que a declaração foi interpretada da forma como, de fato, foi dita. "Antes de mais nada, muito obrigado, Fidel, por suas amáveis palavras. Segundo, lamento dizer isto, mas a expressão ‘o modelo cubano não funciona sequer para nós mesmos‘ significa ‘o modelo cubano não funciona sequer para nós mesmos’”. Uma outra jornalista de uma agência de notícias que acompanhou a entrevista disse que também ouviu Fidel Castro dizer exatamente conforme foi publicado na revista.


(***) A candidatura Marta Jane PCB 21 vem enfrentando muitos processos judiciários por causa das inúmeras acusações contra a campanha Marconi Perillo (PSDB 45) e outros nestas Eleições 2010. São mais de 40. Em debate de TV (Record Goiânia), o tucano lembrou que "todos somos regidos pela Constituição. A época do olho por olho já passou" e disse não achar nada de errado alguém procurar a lei quando se sente lesado moralmente.



sábado, 18 de setembro de 2010

POLOZI CAI

(Foto: Sérgio Torres - arquivo)

Treinador não é mais técnico da Jataiense. Demissão aconteceu após declarações sobre a derrota da raposa verde para a Aparecidense na quarta-feira, 15. Polozi é o segundo técnico a deixar o time na competição. O primeiro foi Felício Cunha que abandonou sem dar maiores satisfações a diretoria. Roberto Fissore, diretor de Futebol Profissional, assume comando técnico pela segunda vez e dirige Jataiense no clássico do Sudoeste com o Mineiros, neste domingo, 19, às 16h no Arapucão em Jataí.


Leandro Alves, artilheiro, também sai
(Foto: Sérgio Torres - arquivo)

Ele entraria como titular para enfrentar o Mineiros fazendo dupla com Fabinho no ataque. Entretanto, com seu pedido de dispensa, Leandro Alves, também chamado de Romarinho, o habilidoso artilheiro da Jataiense na Divisão de Acesso 2010 (até a segunda rodada do Primeiro Turno desta Fase Final), acabou virando dúvida e não deverá jogar no domingo, 19. O atacante, que apesar de destaque do time, vinha servindo apenas de opção no banco de reservas pelos dois treinadores que passaram pela raposa verde (Felício Cunha e Polozi) fez declarações à imprensa local:


“Dúvida não. Acho que já está quase certo de que não participo do jogo. Estou muito feliz na equipe da Jataiense, fiz o meu melhor que pude aqui. Então acho que o grupo continua fazendo o que a gente já vinha realizando que são as vitórias aqui dentro de casa. Eu incentivo bastante para todo mundo superar as dificuldades que a gente vem passando. Desejo boa sorte ao Roberto (Fissore), nosso treinador, ao Ayalan (presidente), um cara esforçado e que corre atrás... ‘Ninguém’, entre aspas, ajuda. Precisava do prefeito, dos vereadores... Tomara que a gente possa ir... Estou torcendo para que a equipe possa ir... Estou muito feliz jogando aqui dentro deste Arapucão. Vamos dizer, um dos gols mais bonitos que fiz foi aqui. Tomara que a equipe possa continuar no mesmo caminho aqui e com a mesma dedicação para não deixar a bola cair”.

Leandro Alves recebeu uma proposta e está de saída para uma equipe do Sul do País.

“É time de Porto Alegre. Tem time que já me apresentou desde a semana retrasada e era para ter-me apresentado lá. Têm várias coisas aí que fiquei esperando e que tem que analisar... O grupo... Eu fui lá diante da Aparecidense... Têm outras propostas também de times aqui da Primeira Divisão, tanto o Morrinhos quanto de duas ou três equipes aí que me querem. Então,vou pra lá agora e não sei se volto ano que vem para Goiás. Está tudo conversado e certinho, então eu vou. A única coisa que parabenizo é a torcida que sempre apoiou... As amizades que fiz aqui em Jataí e tomara que possa continuar esse time aí por muito e muito tempo, que não possa deixar cair e que possa ficar brigando pelo acesso. Tem que haver um incentivo de toda a rapaziada e dos torcedores”.

O atacante, mesmo servindo de opção no banco, é o artilheiro da Jataiense com seis gols e agora deixa os companheiros com a responsabilidade de também marcarem gols.

“Eu deixo a Jataiense. Não deixo os companheiros, nunca. Apareceu uma proposta melhor pra mim, não em termos de dinheiro, já que vou ganhar menos lá do que aqui. Não é questão que eu seja mercenário e tudo mais... Tenho seis gols pela Jataiense... Um dos mais bonitos que fiz em minha carreira... Fui muito feliz aqui dentro do Arapucão, muito contente e saio de cabeça erguida por tudo que já fiz e pelo que ainda vou fazer... Agora deixo os companheiros para fazerem os gols... Olhando por esse lado, tomara que eles também possam achar o caminho das redes para poder levar a Jataiense aonde ela merece”.

Leandro Alves elegeu o gol que achou o mais bonito.

“Têm vários. Teve contra o Goiânia, tem o próprio gol contra o Goianésia que foi bonito e que fiz uma tabela com o Paraná. Aqui dentro do Arapucão, como já disse, aqui é minha casa e aqui me sinto a vontade jogando nesse gramado. Que eu possa continuar assim e voltar algum dia a fazer gols... Sempre torço pela Jataiense, torço pelo Roberto, torço pelo Ayalan que é um cara que briga pela gente e que tenta buscar recursos e sou muito feliz. Só tenho a falar que aqui dentro do Arapucão fui muito feliz”.

19/09
PRESIDENTE AYALAN DIZ QUE MOTIVOS FORAM OUTROS
O presidente da Jataiense, Ayalan Borges, contradisse o jovem jogador Leandro Alves (22 anos) e revelou que os reais motivos de seu afastamento do time não foram por causa de contatos com outras equipes. Segundo Ayalan, em entrevista a uma rádio de local, o jogador foi afastado do elenco por motivos de indisciplina, já que ele estaria se comportando de forma inadequada com exagero em bebida e farra até altas horas.


Trabalhos da véspera mostraram escalação
Time treinou no sábado, 18 no estádio Arapucão. Jogadores estiveram reunidos no centro do gramado com o novo técnico Roberto Fissore para ouvirem a proposta de fechar o grupo em torno dele. Raposa verde fez treinamento técnico coletivo na tarde da sexta-feira, 17, e foi formada pela seguinte escalação principal: Ricardo “Dida” (gol), Alexandre, Dias e Mateus (defesa), Alan (lateral direita), Thiago, Paraná, Leandro Marangon (meias) e Bagago (lateral esquerda) e Fabinho e Leandro Alves (atacantes). O centroavante titular, Douglas Richard, está suspenso cumprindo o terceiro cartão amarelo e desfalca diante do Mineiros. Com a saída de Leandro Alves, fica a dúvida sobre quem entra no ataque uma vez que Wellington, Rui e alguns jogadores brigam pela vaga.

MOVIMENTAÇÕES – Além da saída do técnico Polozi, o zagueiro Amarildo, titular, pediu dispensa e não faz mais parte do elenco da Jataiense. Na sexta-feira, 17, o volante Henrique esteve tratando no Departamento Médico, mas voltou aos trabalhos físicos no sábado pela manhã. Os ingressos para o jogo com o Mineiros, que voltaram a fazer parte da promoção prefeitura (troca por cupons fiscais) foram colocados à disposição do torcedor a partir do sábado, na portaria do estádio Arapucão, até às 16 h, e nos postos de troca autorizados.


Presidente esclarece motivo da queda do técnico
(Foto: Sérgio Torres - arquivo)

Falando a imprensa local, neste sábado, 18, o presidente da Jataiense, Ayalan Borges voltou a agradecer o esforço e empenho do presidente da Câmara Municipal (Gênio Eurípedes) e do prefeito Humberto Machado em continuar a promoção da aquisição de ingressos por parte de Poder Público (troca por cupons fiscais) nos jogos da Jataiense em casa. O projeto passou por nova votação em sessão do Legislativo e Ayalan fez questão de nominar os vereadores que votaram por sua continuidade:

“Tivemos, desta feita, apenas três vereadores que... O Pastor Luiz Carlos que estava viajando e não foi, o Adilson Carvalho que se negou a participar da reunião, mas não tem problema e também o Marcos Antônio que foi avisado e não compareceu. Os demais, todos foram a favor e agradecemos a todos eles, ao senhor João Rosa, a Vilma Feitosa, ao Ediglan Maia, ao Gênio Eurípedes, ao Mauro Filho... Quem mais? Ao Geovaci Peres... Ao Nelson Antônio. Então a eles nosso muito obrigado, em nome da torcida da Jataiense. Inclusive, muitas pessoas falam: ‘Ah, tem que ajudar’... Pois têm que ajudar todos!! Mas no momento, inclusive, nós agrademos a esses vereadores pela sua participação neste projeto”.


Sobre a demissão do técnico Polozi, o presidente explicou:
“Foi uma situação que ficou insustentável, tendo em vista que algum blog (??) e também pelas entrevistas do próprio treinador, não sei se ele foi interpretado de forma diferente, mas eu ouvi e interpretei bem e achei que um comandante, que é o cabeça de uma equipe, não poderia se portar daquela maneira. No meu entendimento, ele foi infeliz em suas declarações, provando, naquela oportunidade, que o ‘mercenarismo’ estava acima de qualquer coisa. Mas quanto a pessoa do Polozi eu não tenho nada contra, apenas às declarações que criou uma situação insustentável dentro do grupo, situação essa, pela qual resolvemos tomar essa decisão e que é normal dentro do futebol. Sabe-se que o grupo de jogadores estava chateado com relação a isso, jogadores chamados de ‘juvenil’ de ‘semi-profissionais’, de não sei mais o que e pá pá pá! E com relação a questão de folha de pagamento, ele quer medir, jogar, transferir a culpa para os jogadores. Isso não é atitude correta na nossa opinião. Então achamos por bem, conversar-mos e está tudo certo. Resta, agora, fazer-mos o pagamento pra ele..."


Com relação à ascensão do diretor Roberto Fissore ao comando técnico do time, o presidente falou:
“Já assumiu. Comandou o treino hoje pela manhã (sábado, 18) e vai até o final e... Esperamos que os jogadores... Que ontem nós... Eu sempre disse aos jogadores com relação à forma que sairia o pagamento e levei ontem o Douglas (Richard), o Dias (zagueiro) e o Romarinho (Leandro Alves) para verem como era a situação. Aí eles, enfim, viram que eu realmente estava... E sempre fui correr atrás da situação para que pudessemos regularizar essa folha de pagamento e eles viram que eu não estava blefando, mentindo e tampouco, enrolando eles em situação do pagamento. Mas está tudo resolvido. Segunda-feira já sai a metade da folha e no próximo jogo com a Aparecidense (em Jataí) sairá o restante para podermos quitar isso aí”.


Referente ao que pode ter sido "um tom intranquilizador" nas falas aos jogadores por parte do técnico Polozi no vestiário durante o intervalo do jogo Aparecidense 3x1 Jataiense, quando a partida estava empatada em 1 a 1, Ayalan também declarou:
“Pode até ter sido isso, mas o jogador ter brio, ter vergonha, ter dignidade e ser HOMEM, pra ele isso entra em um ouvido e sai pelo outro, porque jogador não pode ‘ahh!’ ser igual moça não! 'Ah, porque o treinador me xingou eu vou ficar'...Nada! De forma alguma! Ele tem que fazer a parte dele para depois cobrar, correto? Então eu entendo que não foi por isso. Foi por outras questões aí que nós já estamos, inclusive, tomando providências, no sentido de também, cortar o mal pela raiz para que possamos, quem sabe, até conseguir aí, o acesso a Primeira Divisão”.

O elenco estaria abalado emocionalmente? O presidente falou:

"Veja bem... Eu conversava ontem com o Douglas (Richard) e com o Dias (zagueiro) que são dois dos jogadores que foram comigo até a Câmara Municipal... Eles sim tem experiência. Eles assimilaram bem. Qualquer treinador xinga à beira do campo, fala a m.. que tiver que falar por lá, mas, daí, vai da assimilação de cada um, da experiência. Um jogador novo, as vezes, abala emocionalmente, mas, os mais experientes, sem dúvida alguma, não estavam nem aí e foram jogar futebol. Só que jogador, quando quer, derruba treinador”.
Ayalan ainda completou:
“Eles colocaram uma situação e imaginaram que eu estivesse enrolando. ‘Vem aqui tal dia que tal dia sai e coisa e tal’. Eles sugeriam e eu disse: 'então formar uma comissão para que a gente vá'... Então eles foram e viram a realidade como é que é. Certos elementos do grupo, que depois eu vou tomar as providências, que cobram e estavam cobrando, são os mais ‘lambanças’ que têm. Então, o jogador que cobrou as coisas, fica fazendo coisa errada nas costas por ai. O cara tem que ser homem como eu fui. Botei minha cara a tapa e falei: ‘vai assim e assim e assado e vai acontecer dessa forma’. Se não houve como passar o dinheiro naquela situação, pelo menos eu não estava ali mentido para jogador. Segundo me disseram alguns são pais de família, têm compromissos... Eu sei disso! E depois nas costas faz outra coisa? Fica até 2 h ou 3 h da manhã por aí? Tem que tomar é vergonha na cara e ser mais homem, chegar e assumir a condição de culpa que tem no cartório”.

Teria jogador agindo com indisciplina fora de campo? O presidente respondeu:
“O detalhe é que na vida aquilo que a gente planta a gente colhe. O jogador que quer ser jogador de futebol, ele... Eu lembro um exemplo raro e fácil de entender: o Reidner (Lopes) saiu de Jataí como um cidadão que poderia se dizer ‘é mais um que vai’. Ele representou bem, tanto Jataí, quanto a família dele e o tanto o Goiás (Esporte Clube) quanto o estado de Goiás pelo Brasil afora. Por que? Era um cidadão e até hoje ainda é: dedicado, responsável e que se cuidava fora de campo. ‘Jogadorzinho’ que fica aí e faz isso e aquilo e toma 200 e mais alguma coisa depois do futebol, não vira jogador e tem que trabalhar é de peão porque não vai virar nada. Essa é a minha opinião. Então não estou dizendo que isso está acontecendo no grupo. Digo de uma situação em que o jogador, quando quer ser jogador de futebol, ele vai em busca de seu sonho, correto? Se ele não se cuidar e não tiver responsabilidade e ainda vier dar uma de moralista e daí quando quando se vai ver, por trás... A couraça é totalmente diferente”.

Perguntado se ainda acredita na classificação, Ayalan respondeu:
“Acredito. Continuo acreditando, depende somente da Jataiense e das próprias forças. Digo isso porque tem confronto direto”.

A equipe de esportes do programa do presidente Ayalan Borges, fez um rápido cálculo matemático e chegou à conclusão de que seria melhor, tanto a Jataiense quanto o Mineiros, torcer para o Goianésia (líder até a segunda rodada) bater a Aparecidense na terceira rodada (dia 19) e disparar na pontuação. Ayalan respondeu a eles:
“Só que tem um detalhe. Eu também penso dessa forma, só que o Goianésia vem caindo, começou a declinar. Levou um sufoco do Mineiros lá (em Goianésia no jogo anterior, dia 16) e aqui em Jataí também. Então começou a cair e a gente não pode prever nada. Na teoria tem que torcer, mas não é assim, pois o time da Aparecidense, também é tinhoso”.
E Ayalan complementou sua resposta:
“O que estamos colocando é teoricamente porque a situação pode ser totalmente ao contrário. Como? A Aparecidense pode bater o Goianésia e depois bater de novo (jogo de volta no segundo turno) e o Mineiros vai lá e dar uma ‘tunda’ na Aparecidense... Quer dizer, tudo pode acontecer. Está aberto o campeonato. Igualmente, muitas pessoas as vezes coloca: ‘ah, perdeu duas agora acabou’. Não! Está tudo em aberto. Quem ganhou duas, agora pode perder quatro em seguida ou pode perder duas. Quem perdeu duas, pode ganhar duas. Quanto à dificuldade, ela existe desde o início e até antes mesmo de perdermos as duas primeiras (desta fase final). Então, a questão é que está aberto o campeonato. Quando se falar que, na questão matemática, já não existir mais possibilidade, aí tudo bem, mas, enquanto existir a possibilidade ela é válida".

CLIMA

E o clima no grupo com esses acontecimentos? Como estaria ficando? Será que estaria carregado ou estaria tudo normal? Ayalan falou sobre como ele está vendo a questão da união entre os jogadores, fato visível nos trabalhos em Jataí. Será que estaria havendo negatividade?
“Isso não deixa de existir. Onde existe um grupo com várias personalidades isso (negatividade) não deixa de existir. Na reunião que tive ontem (sexta-feira, 17) com os jogadores, eu falei: ‘olha, a Jataiense era um grupo alegre e hoje é um grupo triste e joga um futebol triste’. Citei alguns jogadores. Agora, se os jogadores se fecharem e disserem ‘nós vamos!’, vão. Então eles viram que não estou largando ou deixando. Não tem ninguém largando e nem deixando. Eu corro atrás da parte administrativa para sair o ‘cascalho’ (dinheiro do pagamento) para o pessoal. Existe alguma coisa negativa, mas eu tenho certeza de que o grupo vai superar tudo isso, vai vencer o Mineiros amanhã, normalmente e vamos em busca de mais um resultado lá na cidade de Mineiros (no jogo de volta do segundo turno). Tenho certeza de que os jogadores vão assimilar isso porque nós temos, aí, o dever e a obrigação de vencer em casa o time do Mineiros amanhã (dia 19). Se não ocorrer também paciência. E vamos convocar, mais uma vez, o torcedor, para comparecer e nos ajudar, torcer e incentivar”.

Ayalan ainda opinou de que o outro jogo da rodada do domingo (dia 19), entre Aparecidense e Goianásia, será aberto, corrido e sem favoritismos. Entretanto, ele apontou que pode haver uma pequena vantagem em favor da Aparecidense que joga em casa. Na primeira fase houve empate entre essas duas equipes. Também tem a questão do campo pequeno de Aparecida de Goiânia, aonde o time da casa joga na defesa explorando contra-ataques.

Perguntado a respeito da existência do chamado “apito amigo” por parte da Federação Goiana de Futebol-FGF, que, no modo de entender dos clubes mais distantes da capital, a entidade preferiria contar com os times mais próximos para evitar as longas viagens ao interior. Nesse caso, a FGF desejaria a ascensão do time da Aparecidense, que fica bem ao lado de Goiânia e do Goianésia, distante a 170 km, diferente dos dois times do Sudoeste (Jataiense a 320 km e Mineiros a 420 km). Isso, sem contar, claro, os maiores investimentos e mais motivação de Aparecidense e Goianésia para essa Divisão de Acesso. A própria torcida da Jataiense e o diretor Roberto Fissore acreditam que a arbitragem só apitaria intencionando prejudicar a raposa verde do Sudoeste, tanto dentro como fora de casa, fato gerador de protestos e xingamentos a todos os árbitros no encerremento das partidas. Ayalan Borges respondeu:
“Nos dias de hoje isso não existe mais. Isso é sonho. São comentários maldosos. Eu não acredito, de forma nenhuma, que um cidadão saia da casa dele para chegar e prejudicar um grupo de pessoas que estão trabalhando. Errar, um cidadão erra porque é humano. São erros normais de arbitragem que acontecem por aí. Então não acredito que isso aconteça. Quem tiver a boca maior é que vai engolir o outro e pronto. Que a Jataiense faça a pontuação a acabou”.

E se a Jataiense conseguir retornar para a Primeira Divisão do Goianão? Como serão os trabalhos no clube já que no próximo mês de outurbro a FGF irá soltar a tabela do campeonato de 2011 que já começa em janeiro? Os atuais diretores irão permanecer? O presidente falou:
“Inclusive eu conversava agora pela manhã (dia 18) com o nosso prefeito Humberto e ele me disse que, mesmo que não subir, o ano que vem a ajuda vai ser melhor para a Jataiense, porque esse ano (2010) estamos em um ano muito difícil, de Eleições e tudo mais e é muito complicado em outros segmentos da sociedade para se ajudar também, mas, no ano que vem vai ser melhor. Eu falei: ‘olha, então você vai ter que começar a pensar em uma nova diretoria porque a minha encerrou no final desse ano’. Ele me falou: ‘quem sabe então você não se candidata a reeleição?’ Falei: ‘você está querendo que eu fique é sortero? Neinn!!’ (risos)”.

Fica aí a questão: se Ayalan Borges não vai querer ser reeleito presidente da Jataiense (presidir a raposa verde era seu grande desejo antes desse senho acontecer), o que então teria faltado a ele para que o mesmo pudesse ter feito um trabalho melhor na direção do clube? Ayalan respondeu:
“‘Cascalho’ (dinheiro em caixa)! O que manda infelizmente no futebol ou felizmente, não sei, é o ‘cascalho’, aliás em quase tudo na vida. ‘Cascalho’, dinheiro, ‘bufunfa’ igual lá no Goianésia que tem e está sobrando! Lá em Aparecida tem e está sobrando! Mas, mesmo com esses fatores, nós temos uma folha de pagamento enxuta. Nossa folha de pagamento é de R$ 63 mil hoje. A do Goianésia é R$ 280 mil, a da Aparecidense é quase R$ 300 mil, fora a premiação de R$ 30 mil e de R$ 70 mil que a Aparecidense ganhou e que já está disponibilizada e também o Goianésia. Mas isso são fatores que lá eles têm hoje. Nós temos é que procurar vencer e aí pronto. Vamos vencer os medalhões. Se isso não acontecer, pelo menos o trabalho fizemos e tenho certeza de que no ano que vem nós teremos o apoio (??) e aí vamos apoiar também a diretoria que assumir”.


Campeonato Goiano 2ª Divisão 2010

70 Jogos Realizados
201 Gols Marcados
119 Gols Feitos pelosTimes Mandantes
82 Gols Feitos pelos Times Visitantes
2,87 Média de Gols


CLASSIFICAÇÃO:
 
1º ) Goianésia (Clas. p/ a Fase Final) 
2º ) Aparecidense (Clas. p/ a Fase Final)
3º ) Mineiros (Clas. p/ a Fase Final)
4º ) Jataiense (Clas. p/ a Fase Final)
5º ) Iporá
6º ) Inhumas
7º ) Anápolis
8º ) Nerópolis
9º ) Goiânia
10º ) Rioverdense
11º ) Cristalina (Rebaixado à 3ª Divisão/2011) 
12º ) Novo Horizonte (Rebaixado à 3ª Divisão/2011) 


Classificação da Fase Final:
1º) Goianésia  6 - 2 - 0 - 0 - 4 - 2 = +2
2º) Aparecidense 4 - 2 - 1 - 1 - 0 - 4 - 2 = +2
3º) Mineiros 1 - 2 - 0 - 1 - 1 - 2 - 3 = -1
4º) Jataiense 0 - 2 - 0 - 0 - 2 - 2 - 5 = -3


Principais artilheiros:
1º) Nonato (Goianésia) 13 gols.
2º) Raphael Luz (Inhumas), Washington (Nerópolis) e Leandro Alves (Jataiense) 6 gols.
3º) Rodrigo Aires (Iporá), Gil (Mineiros) e Júlio César (Goianésia) 5 gols.


Fase Final (1º Turno):
1ª) Rodada:

12/09 Dom 10:10 Jataiense 1 X 2 Goianésia (Arapucão-Jataí)
12/09 Dom 16:00 Mineiros 1 X 1 Aparecidense (Odilon Flores-Mineiros)

2ª) Rodada:
15/09 Qua 20:15 Aparecidense 3 X 1 Jataiense (Anibal Batista de Toledo-Aparecida de Goiânia) 
16/09 Qui 20:30 Goianésia 2 X 1 Mineiros (Valdeir J. de Oliveira-Goianésia)


3ª) Rodada:

19/09 Dom 10:10 Aparecidense X Goianésia (Anibal Batista de Toledo-Aparecida de Goiânia) 
19/09 Dom 16:00 Jataiense X Mineiros (Arapucão-Jataí)


Fase Final (2º Turno)
1ª) Rodada:
26/09 Dom 16:00 Goianésia X Aparecidense (Valdeir J. de Oliveira-Goianésia)
26/09 Dom 16:00 Mineiros X Jataiense (Odilon Flores-Mineiros)

2ª) Rodada:
29/09 Qua 20:00 Mineiros X Goianésia (Odilon Flores-Mineiros)
29/09 Qua 20:30 Jataiense X Aparecidense (Arapucão-Jataí)

3ª) Rodada:
10/10 Dom 10:10 Aparecidense X Mineiros (Anibal Batista de Toledo-Aparecida de Goiânia) 
10/10 Dom 10:10 Goianésia X Jataiense (Valdeir J. de Oliveira-Goianésia)


quinta-feira, 16 de setembro de 2010

ENTREGA DE MATERIAIS

(Fotos: SEMEL)

Aconteceu na manhã dessa quarta feira, dia 15 de setembro de 2010, uma cerimônia para entrega de materiais esportivos adquiridos com recursos da Lei Pelé para algumas equipes de esporte especializados apoiadas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer-SEMEL (Basquete, Futsal, Handebol, Voleibol e Atletismo – “Projeto A Vitória é Nossa”) e dos materiais recebidos do SESI – Serviço Social da Indústria para os alunos do “Programa Sesi Atleta do Futuro”. Leia a matéria clicando AQUI.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

APARECIDENSE 3x1 JATAIENSE

Campeonato Goiano de Futebol da Divisão de Acesso (2ª Divisão) 2010. Segunda rodada do Primeiro Turno da Fase Final. Quarta-feira, 15 de setembro, às 20h15min, estádio Aníbal Batista de Toledo, em Aparecida de Goiânia.

Análise da partida:

Fotos (de arquivo) e texto: Sérgio Torres

(Foto arquivo primeiro jogo)
A Aparecidense, jogando em seus domínios, foi superior tecnicamente e teve mais felicidade nas finalizações. Time mostrou força e padrão de jogo apesar das falhas no primeiro tempo quando acabou empatando com a Jataiense. No segundo tempo, corrigiu os erros e mostrou mais categoria, fazendo mais 2 gols.


(Foto arquivo primeiro jogo)
A Jataiense, jogado fora, voltou a mostrar erros de finalização e demonstrou deficiências técnicas. Sua atuação, no primeiro tempo, foi melhor do que no segundo quando sofreu um gol e ainda conseguiu empatar. Os outros dois gols sofridos foi por não ter conseguido se organizar na defesa para explorar os contra-ataques.


(Foto arquivo primeiro jogo)
Jogo teve times com situações distintas. As oportunidades criadas, de ambos os times, foram melhor aproveitadas pela Aparecidense que finalizou melhor. A Jataiense criou três chances claras de gol quando o jogo ainda estava 0 a 0, mas só conseguiu marcar uma vez. Já a Aparecidense criou, teve oportunidades e mostrou mais categoria ao marcar três vezes.


Polozzi culpou erros e deficiência técnica da Jataiense

(Foto arquivo)
O técnico da Jataiense, José Fernando Polozzi, logo após o encerramento da partida, culpou os inúmeros erros técnicos de sua equipe pela derrota. Para ele, muitas bolas rebatidas mal na defesa e vários erros de passe na armação da jogada foram fatais para o resultado. Polozzi criticou a falta de qualidade técnica do elenco e a falta de jogadores mais caros contratados para reforçar o time.
“O resultado foi aquilo que foi o jogo sim. O time deles dominou o nosso completamente no segundo tempo. Tivemos aquelas duas chancezinhas mas não fomos capacitados para fazer. Então a gente perde e cria essa situação. O time adversário não tomou nem conhecimento no segundo tempo da gente. Veio em cima e a gente rebatendo mal o tempo todo. A coisa que eu disse no vestiário foi isso aí: 'vocês estão rebatendo a bola muito mal e muito mal vocês tiram aqui de trás. Vocês tiram toda bola direcionada ao adversário. Você tem que tirar a bola direcionada aos nossos companheiros para proporcionar o contra-ataque, se não o adversário fica em cima. Está 3 a 1 para o adversário e parece que eles estão perdendo o jogo porque estão vindo pra cima da gente’. Então, a quantidade de erros que a gente vem fazendo, desde o começo do campeonato... É um time de uma molecada que corre e corre bastante, mas precisa muita coisa ainda para atingir o nível técnico profissional. A Jataiense conseguiu chegar, mas, inclusive, podemos até subir, porque são quatro jogos ainda e poderemos ganhá-los, mas, podemos ver que nesta fase, a dificuldade foi bem maior pra nós, por que? Nós não contratamos nenhum jogador. Chegou apenas dois jogadores: um menino em observação e o Leandro (Leandro Maragon) que estreou hoje que é um jogador um pouco mais experiente, mas foi muito pouco. Precisava de mais caras lá de frente, mais caras de meio campo, mais nas laterais. Nós estamos com um lateral esquerdo desde o começo do campeonato (Bagago)... Então a gente sabe que a Jataiense têm essas dificuldades e não adianta. Com dificuldades nós podemos conseguir até classificar a equipe... Vamos ver o que vai acontecer. O próximo jogo é dentro de casa com o Mineiros. Na sequência dessas quatro rodadas vamos ver o que vai acontecer. Mas a gente viu aqui que o time da casa foi, assim, bem superiorà nossa equipe.  No primeiro jogo não. Deu uma (...) e criamos várias situações e acabamos perdendo para uma equipe bem mais experiente e que soube o que queria dentro de campo. Mas nós não aproveitamos... Igual hoje!”
Polozzi ainda voltou a reafirmar as deficiências técnicas do elenco e criticou o fato da questão salarial estar limitando o time, já que, dos quatro semifinalistas, a Jataiense é o clube com jogadores mais baratos.

Ayalan rebate as críticas do treinador e fala em hombridade

(Foto arquivo)
O presidente Ayalan Borges ouviu as argumentações do técnico Polozzi e rebateu.
“De maneira alguma eu concordo com o que o técnico Polozzi falou, porque, dentro de campo, a equipe não foi hora nenhuma, inferior à equipe da Aparecidense. Só uma coisa fez a diferença: as oportunidades que a Aparecidense teve, fez. A Jataiense teve três oportunidades quando estava 0 a 0 e não fez. Questão salarial, questão que ganha mais ou menos isso não julga. A hombridade a dignidade dos jogadores em campo é que vale. Treinador não tem que jogar a responsabilidade em cima de salário. ‘Ah, porque a folha da Aparecidense é tanto a do Goianésia é tanto, a folha do’... Isso não existe. É uma desculpa que, na minha concepção, não existe. Tem que assumir a parcela de culpa, isso sim. Tem que unir o grupo e não desunir”.
Ayalan ainda citou um comentário do jogador Leandro Marangon, que falou logo após o técnico Polozzi, de o time não pode deixar problemas extra-campo adentrar o gramado.
“Se a Jataiense tivesse aproveitado 10% das oportunidades que criou não teria perdido o jogo. Então não é questão salarial e sim questão de hombridade, dignidade para honrar a camisa. Não estou dizendo que os jogadores não estão fazendo isso. Então, jogar responsabilidade pra cima de questão salarial... Ou, péra lá, gente!! A questão de respeito é muito grande. Isso é uma desculpa esfarrapada. A Jataiense continua com chances sim, vencendo as partidas que restam em casa (duas) e buscando mais pontos fora de casa tem condição sim e não vai ser por questão salarial que não vai subir. Pelo amor de Deus, me poupe!! Um treinador de uma equipe, que está em um quadrangular dizer que é questão salarial, aí é muita falta de respeito. Pelo amor de Deus!! Aí desestimula qualquer um a trabalhar. Não é só a mim, mas a qualquer um por dizer é que questão salarial. Quer dizer então que ele acabou de provar que é ele mercernário? Só com dinheiro que vai embora? Pelo amor de Deus!! Já vi equipes que não ganham nada subir da Segunda Divisão para a Primeira, da A-3 para a Primeira Divisão, enfim, várias situações nós já vimos. Então não venha colocar essa situação de que é financeiro pra dar desculpa para o torcedor. Tem que ser digno, honrar a camisa e dizer: erramos e perdemos todos e ganhamos e ganhamos todos e não dizer que é por questão salarial porque isso não existe. Pra mim, isso é desculpa de quem está querendo ir embora e se quiser ir embora pode ir que pra mim não tem problema”, desabafou o presidente Ayalan Borges acreditando que o treinador deveria ser mais otimista e ainda pedindo para acabar as discussões de bastidores e picuinhas em torno do trabalho do time.



FICHA TÉCNICA DE APARECIDENSE 3x1 JATAIENSE

DIA: Quarta-feira, 15 de setembro de 2010
HOR.: 20h15min (noite)
LOCAL: Estádio Aníbal Batista de Toledo
CIDADE: Aparecida de Goiânia (região metropolitana)
PÚBLICO PAGANTE: 502
RENDA: R$ 2.778,00

ARBITRAGEM:
Árbitro: Wellington Branquinho (CBF/FGF)
1º Assistente: Fabrício Vilarinho (CBF/FGF)
2º Assistente: Hederson Leão (FGF)
4º Árbitro: Ivan dos Santos (FGF)
Representante da Federação Goiana de Futebol-FGF: Antônio Gomes da Silva (FGF)

ELENCO APARECIDENSE:

Nº 1 - Flávio Mendes
Nº 2 - Leonardy
Nº 3 - Roni
Nº 4 - João Paulo
Nº 5 - Geovane
Nº 6 - Rodrigo Ítalo
Nº 7 - Lusmar
Nº 8 - Fabinho
Nº 9 - Sandro Goiano
Nº 10 - Lindomar (capitão)
Nº 11 - Rivaldo

Nº 12 - Maycky
Nº 13 - Erick
Nº 14 - Luiz Paulo
Nº 15 - Maurinho
Nº 16 - Rafael Medeiros
Nº 17 - Diego Lira
Nº 18 - Niel
Técnico: Wladimir Araújo


ELENCO JATAIENSE:
Nº 1 - Ricardo “Dida”
Nº 2 - Dias
Nº 3 - Alexandre
Nº 4 - Alan
Nº 5 - Henrique
Nº 6 - Bagago
Nº 7 - Leandro Marangon
Nº 8 - Paraná
Nº 9 - Douglas Richard (capitão)
Nº 10 - Leandro Alves
Nº 11 - Araújo

Nº 12 - André Nunes
Nº 13 - Júlio César
Nº 14 - Mateus
Nº 15 - Thiago
Nº 16 - Rafinha
Nº 17 - Diego Marangon
Nº 18 - Fabinho
Técnico: Polozi

GOLS (tempo corrido 90 minutos):
1x0 = Sandro Goiano (nº 9), para a Aparecidense, aos 30 minutos.
1x1 = Bagado (nº 6), para a Jataiense, aos 40 minutos.
2x1 = Lindomar (nº 10), para a Aparecidense, aos 53 minutos (oito min do seg. tempo).
3x1 = Diego Lira (nº 17), para a Aparecidense, aos 87 minutos (quarenta e dois do seg. tempo).

SUBSTITUIÇÕES (tempo corrido 90 minutos):
Aparecidense = Entrou Maurinho (nº 15) e saiu Lindomar (nº 10) aos 60 minutos, entrou Diego Lira (nº 17) e saiu Rivaldo (nº 11) aos 66 minutos e entrou Niel (nº 18) e saiu Fabinho (nº 8) aos 79 minutos.
Jataiense = Entrou Fabinho (nº 18) e saiu Araújo (nº 11) aos 60 minutos, entrou Diego Marangon (nº 17) e saiu Paraná (nº 8) aos 67 minutos e entrou Rafinha (nº 16) e saiu Leandro Marangon (nº 7) aos 79 minutos.


CARTÕES AMARELOS (tempo corrido 90 minutos):
Aparecidense (2) = Geonane (nº 5) aos 59 minutos e Fabinho (nº 8) aos 74 minutos.
Jataiense (5) = Bagado (nº 6) aos 38 minutos, Ricardo "Dida" (nº 1) aos 53 minutos, Henrique (nº 5) aos 72 minutos), Dias (nº 2) aos 74 minutos e Douglas Richard (nº 9) aos 83 minutos. 

*atualizado às 12h53min (17/09/2010)