domingo, 31 de outubro de 2010

16:00h
ABSTENÇÃO ALTA
No Sudoeste goiano a abstenção está alta neste Segundo Turno. Em Jataí, o juiz Altamiro Garcia Filho, estimou em mais de 40% de ausência de eleitores no período da manhã. Em Quirinópolis, esimativa de abstenção em torno de 35% e em Santa Helena também estimativa de 35% a 40%. Na capital do estado o fenômeno da alta abstenção se repete.

14:00h
DIA DE VOTAÇÃO TRANQUILO
Em Jataí, o dia de votação neste Segundo Turno transcorre normal e tranquilo nas sessões eleitorais. Até esse horário, o TRE ou a polícia não registrou ocorrências de relevante gravidade. Sessões sem filas ou tumultos para se votar. A Secretaria Municipal de Trânsito-SMT fez isolamentos  e direcionou o fluxo nas proximidades dos locais de votação e o pessoal da limpeza pública cuidou de varrer às ruas de qualquer papelada política. O grande receio do juiz Altamiro Garcia Filho é referente ao que pode ser um alto índice de abstenção dos eleitores. Fora da cidade, na rodovia BR 364, a Polícia Rodoviária e o Corpo de Bombeiros prestou atendimento a um acidente automobilístico pela manhã. O ocorrido foi que um carro de passeio, com placa de Goiânia, teve saida de pista e capotou, mas sem maior gravidade.

sábado, 30 de outubro de 2010

16:00h
ÚLTIMA PESQUISA EM GOIÁS
A última pesquisa de intenção de voto em Goiás, neste Segundo Turno, foi encomendada pelo Jornal O Popular e realizada pelo instituto SERPES. Foram entrevistados 1.001 eleitores nos dias 26, 27, 28 e 29 de outubro, na capital e no interior. Em Goiânia a pesquisa ocorreu ontem, sexta-feira 29, após o agressivo debate na TV Anhanguera entre os dois postulantes a governador (na quinta-feira, 28). O candidato Marconi Perillo PSDB 45 está na frente com 51,9% e, assim, interrompe sua trajetória de queda (aumento de 0,2 ponto). Iris Rezende PMDB 15 está em segundo com 43,6% (aumento de 1,8 ponto). A diferença entre ambos seria de 8,3 pontos pró-Marconi (na pesquisa anterior era de 9,9 pontos). O levantamento também constatou a intenção de votos por regiões do estado, onde o tucano ainda lidera em seis (ao todo são sete) e diminuiu sua distância para Iris na capital (isso depois de último debate na TV). Mas foram constatadas diferenças dessa vez: Marconi ampliou sua frente no Norte, no Sul e no Entorno de Brasília, além de ter aumentado em Goiânia. Já Iris cresceu mais que o tucano no Centro, no Noroeste e aqui no Sudoeste, mas, mesmo assim, continua atrás. O único lugar que Iris lidera é na capital (51,6% contra 44,3%). O Serpes terá um tira-teima (aos olhos da crítica) com o IBOPE INTELIGÊNCIA, amanhã, 31, após as votações para se saber se os dados de suas pesquisas condizem mais com a verdadeira intenção do eleitor do que as do Ibope, contratado pela TV Anhanguera, que apontou, em sua última pesquisa, que Marconi e Iris estão praticamente empatados (46% a 45%).

15:00h
VOTAÇÕES LIMPAS
Em Jataí se registra a votação mais limpa de Goiás nestas Eleições 2010. O juiz do TRE, Cartório da 18º Zona Eleitoral, Dr. Altamiro Garcia Filho, solicitou apoio a Polícia Militar e a Polícia Federal para manter a mesma proposta do Primeiro Turno: ruas sem sujeiras e militância sem transgressão das normas vigentes. Como houve êxito dia 3 de outubro, onde a cidade teve uma votação tranquila, sem a presença de santinhos esparramados pelas ruas e com repreensão da boca de urna, o magistrado quer repetir a dose amanhã, 31 de outubro. Para se ter uma idéia, o rigor foi tanto que o presidente da Câmara Municipal de Jataí, vereador e candidato a deputado estadual, Gênio Eurípedes (PMDB) e dois de seus assessores acabaram sendo detidos por infrações eleitorais - Gênio foi detido no dia da eleição por estar fazendo boca de urna e seus assessores no dia anterior por distribuição irregular de combustível para carreata. O aviso foi geral. Neste Segundo Turno, nada de esparramar santinhos nas zonas próximas a votação e nada de boca de urna ou mesmo carros adesivados estacionados nas portas dos colégios. A retirada vai ser certa. E isso vale por todas às cidades compreendidas na esfera do Cartório da 18ª Zona Eleitoral: Jataí, Serranópolis, Chapadão do Céu e Perolândia.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

00:20h - manhã
PESQUISAS ADVERSAS
Os dois mais fortes veículos de comunicação do estado, a TV Anhanguera/Rede Globo e o jornal O Popular, ambos pertencentes ao grupo Jaime Câmara e Irmãos (Organização Jaime Câmara-OJC), de Goiânia, estão contratando institutos de pesquisas diferentes para apurarem a intenção de voto do eleitor nestas Eleições 2010. A TV Anhanguera, seguindo os passos da Rede Globo, contratou o IBOPE INTELIGÊNCIA, enquanto o jornal O Popular fechou contrato com o SERPES. Neste Segundo Turno, porém, às coisas começaram a ficar dispares nos dados. Enquanto O Serpes fez duas pesquisas e constatou que Marconi Perillo PSDB 45 está mais folgado à frente de Iris Rezende PMDB 15 com 11,5 pontos na primeira e 9,9 na segunda, o Ibope apurou um empate técnico na primeira (4 pontos) e um "praticamente empatados" na segunda (1 ponto). Ambos os institutos só estão de acordo na questão da curva um pouco declinada do candidato tucano e na curva levemente em ascensão de cacique Iris Rezende. Com isso, às informações ficam conflitantes para o público goiano que, pelo visto, terá de esperar até domingo, 31, após às 17 h, para se saber qual dos dois veículos fez a melhor contratação em termos de instituto de pesquisa eleitoral.  


quinta-feira, 28 de outubro de 2010

11:00h
SOLETRANDO 2011
Responsabilidade e exposição nacional para uma jovem estudante, uma cidade e um estado. A estudante Ana Paula Souza, 12 anos, da 6ª série vespertino do colégio estadual Marcondes de Godoy, o primeiro colégio público fundado em Jataí ainda na década de 20, ficou em 1º lugar na etapa estadual do concurso Soletrando 2011 e vai representar Goiás no programa Caldeirão do Huck ano que vem. A jovem esteve na seletiva estadual, juntamente com seu colega, Henrique Veríssimo da Silva, na Casa da Indústria e Comércio, nesse dia 27 de outubro (quarta-feira), em Goiânia, e enfrentou outros 31 alunos de 18 escolas e saiu triunfante. 

01:00h - manhã
MUTIRÃO DE COMBATE A DENGUE
O mutirão de limpeza urbana de combate ao foco do mosquito da dengue, na cidade de Jataí, que começou no dia 18 deste mês, deverá ser encerrado neste final de semana, dia 29 de outubro. Aqui se ostenta um dos maiores registros de casos do interior de Goiás. Haja febre alta. Um batalhão de 200 agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde-SMS está nas ruas, visitando bairro por bairro revirando lixos, entulhos, terrenos baldios e revirando locais que poderiam servir de criadouro do maléfico inseto. Nem o sol forte ou as toneladas de objetos velhos  encontrados pelo caminho são obstáculos para os bravos soldados da SMS. Uma verdadeira força tarefa para "limpar a cidade". O grande obstáculo dos agentes ainda é a falta de conscientização dos próprios moradores que mal esperam o caminhão da SMS passar recolhendo os acumuladores de água e já voltam a depositar sujeira novamente. É uma guerra: Poder Público-mosquito-moradores. 


quarta-feira, 27 de outubro de 2010

14:00h
PAGAMENTO DA DÍVIDA EXTERNA
O anunciando pagamento da nossa histórica dívida externa junto FMI-Fundo Monetário Internacional, pelo governo Lula, precisa ser bem explicada ao povo. Para tentar isso (coisa que não é tão simples assim), primeiro, observa-se um texto da enciclopédia Wikipedia. A coisa não é bem isso que o PT anda pregando desde 2008: A continuidade do pagamento da dívida externa é muito questionada no Brasil por alguns grupos e estudiosos, alegando que os encargos governamentais com pagamentos de dívidas comprometem o orçamento das áreas sociais.
Em 21 de fevereiro de 2008 o Banco Central do Brasil informou que o Brasil possui recursos suficientes para quitar a sua dívida externa. Pois o país registrou reservas superiores à sua dívida externa do setor público e do setor privado. Foi a primeira vez na história do País que o Brasil deixou de ser devedor líquido. Com o aumento mais forte dos ativos externos do País, a posição credora do Brasil no exterior ficou em 6,983 bilhões de dólares em janeiro de 2008.
A dívida externa para junho de 2010, somou US$ 225 bilhões, elevando-se US$ 6,8 bilhões em relação à posição estimada para o mês anterior.
Quer dizer, ainda continuamos devedores junto ao FMI. A diferença, agora, é a política com relação a essa dívida. O governo Lula fez acumular reservas, ou seja, dinheiro poupado no caixa do governo (através de superávits que é fazer sobras com o NÃO investimento em infra-estrutura, educação, segurança, saúde e com a arracadação dos impostos e lucros das empresas estatais) e, com isso, passou a ter respeito do FMI já que agora tem muita grana na "agulha" (ou "bala na agulha"). Se quisessse (se fosse possível) o governo Lula até poderia quitar a dívida, mas não fez. O interessante é que ele fez acumular reservas no caixa e ainda desenvolveu o maior programa assistencialista NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESTE PAÍS. É algo diferente dos governos anteriores. Fruto de um espírito nacionalista como tinha Getúlio Vargas, por exemplo. Um mérito, sem dúvida. Agora, se isso faz o Brasil avançar em termos de potência econômica é outra outra história. De que adianta ter dinheiro sobrando quando não se pode investí-lo em sí mesmo?

terça-feira, 26 de outubro de 2010

10:00h
LOBBY DA RESTRIÇÃO À CANA
O movimento dos plantadores de grãos, parece que está conseguindo, realmente, obter resultados. Depois da palestra com o consultor da Céleres, Leonardo Sologuren, o movimento partiu para lobby ("pressão") junto a classe política. O objetivo é frear a escalada da cana de açúcar em Jataí. Os organizadores do levante insistem em dizer que não é isso, que é só para disciplinar a entrada dessa cultura, mas os resultados de suas ações não deixam margem para dúvidas. Há uma nova usina para aportar na cidade e os produtores de grãos querem barrar. Uma inédita lei de zoneamento foi "proposta" aos vereadores e está prestes a ser regulamentada pelo legislativo. A mesma deverá ser sancionada pelo prefeito Humberto Machado. É o Proálcool que mostra sua outra face.

    

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

10:00h
CLÁUDIO CRUZ É BI-CAMPEÃO
O corredor jataiense, Cláudio Sebastião Pereira Cruz (equipe Pé de Vento/RJ), 28 anos, sagrou-se bi-campeão da Meia Maratona de Goiânia nesse domingo 24 de outubro. Na prova, que faz parte da programação do aniversário da capital (77 anos em 2010), correm quase 2.000 competidores (considerando os dois últimos anos) de várias cidades do estado e de outras regiões do País. Prova aberta nacional. Cláudio Cruz marcou o tempo de 01:08:22h. Na prova de 2009 (76 anos de Goiânia), que marcou seu retorno às pistas depois de um tempo afastado se recuperando de lesão, Cláudio Cruz ficou em primeiro lugar correndo os 21km em 01:09:08h. O atleta, que correu em Jataí e depois de mudou para o estado carioca, também já venceu a Maratona Internacional do Rio de Janeiro.

09:00h
SUELI PEREIRA EM VITÓRIA
Depois de ter participado da seleção brasileira da CBAt e alcançado a 27ª colocação na Maratona Mundial de Nanning, na China, com o tempo de 01:14:31h, A corredora jataiense, Sueli Pereira da Silva (equipe EJA/GranCursos), continua voando baixo no atletismo de corrida de rua (pedestrianismo). Ontem, domingo, 24 de outubro, ela venceu, na categoria feminino, a 2ª Corrida 10km Banescard com tempo de 34:10min, com percurso no centro da cidade de Vila Velha, no Espírito Santo, e promovida pelo banco Banestes. Sueli pagou 20 reais de inscrição e faturou R$ 6.000,00 como premiação pelo primeiro lugar. A atleta ainda superou africanas, já que essa é uma prova de nível internacional. Outros atletas da EJA também estiveram correndo nesse domingo. João Luis Filho correu os 10km da 12ª edição do Circuito Nacional dos Carteiros da capital Campo Grande (MS) e ficou em 6º lugar geral com o tempo de 31:52min. Pablo Fagundes correu na Meia Maratona dos 77 anos de Goiânia e chegou em 4º lugar com o tempo de 01:10:31h e Mirella Moreira também participou dos 10km na Meia Maratona de Goiânia  e ficou em 6º lugar geral com o tempo de 43:59min. O também Jataiense, Cláudio Cruz, foi o vencedor da prova. Sueli Pereira é patrocinada pela GranCursos-DF e Transa Tom.

domingo, 24 de outubro de 2010

15:00h
ME DIGA COM QUEM ANDAS...
Me diga com quem andas... Que lhe digo o que certamente vai acontecer com você. Só parodiando um ditado antigo para ilustrar a situação em questão aqui. Na foto abaixo, enviada ao BLOG por quem esteve participando dela (André Massamba), aparecem apenas algumas das figuras da política jataiense que embarcaram na campanha do senador Marconi Perillo PSDB 45 de volta ao governo de Goiás. De um modo em geral, são políticos que podem contribuir pelo motivo de que não podem fazer o povo pensar mal do candidato pelo simples fato de estarem aparecendo ao lado dele. Portanto, nesta imagem, digamos assim, está à passeata pelo lado positivo. Entretanto, a passeata teve um outro lado que a foto não mostrou. A foto não, mas a TV local sim. Em rápida visita a seu comitê central em Jataí, Marconi Perillo, aproveitou para fazer uma passeata suprapartidária pela Avenida Goiás (centro comercial da cidade). Isso, na última sexta-feira, 22 de outubro. De mãos e braços dados com quem está abraçando sua causa na Cidade-Abelha, o candidato acenou para o povo, sorriu e testou sua popularidade. O porém é que ele perdeu para Iris Rezende em Jataí no Primeiro Turno. E por qual motivo? Provavelmente por outras pessoas que também estão dando o braço a ele nesta empreitada. Na foto abaixo não aparece, mas a televisão local mostrou a adesão da cúpula do diretório do PR à passeata do senador. O suplente de vereador, Rildo Vergínio (PR), braço direito na última administração pública municipal, apareceu na recepção no aeroporto. O ex-prefeito Fernando da Folha, que teve seu apoio bem lembrado por Marconi durante entrevista na TV, também foi mostrado alí fazendo parte do pelotão na avenida e acenando para o povo. Se o tucano quiser fazer um arrastão de votos e dar uma virada em Jataí então tem que se apoiar em quem também anda de braços dados com as urnas.


13:00h
RESPONDENDO AO JERRY
Comentário postado (domingo, 24, às 12:17h):
Amigo Sérgio, parabéns pelo trabalho. Nao entendo sua insistencia em divulgar esse tal "crescimento de Iris". Toda a imprensa, todas as notícias, o cantar dos passáros, o uivar dos ventos, e até nascer de sol exprimem o contrário. Aliás, nao vi a cobertura da caminhada em Jataí do futuro governador no seu blog. Parabéns pela divulgaçao da conversa de msn em que um amigo seu expunha a verdade do governo do prefeito Humberto. Ao andar pela cidade, é notório o descontentamento e decepçao da maioria dos jataienses nessa administraçao ditadora em nossa cidade...
Abraços, e continue assim
Seu amigo
Jerry

Resposta: Obrigado amigo Jerry (Lewis Dias da Silva). Na questão da insistência em divulgar o tal "crescimento de Iris" é devido ao fato das pesquisas de intenção de voto estarem mostrando isso. A diferença entre os dois candidatos caiu um pouquinho nos dados dos pesquisadores. A pesquisa é divulgada e eu comento. Só isso. A cobertura da caminhada de Marconi Perillo em Jataí está sendo postada, mas talvez você não goste muito do que vou escrever. Vou ser sincero. Marconi comete equívoco político em Jataí. Sobre a conversa de MSN, às melhores revelações são conseguidas assim, em bate papo informal. Sobre a popularidade em baixa do prefeito Humberto Machado, você só não pode deixar de observar que ele conseguiu render mais votos a seu candidato a deputado estadual (Gênio Eurípedes), a deputado federal (Leandro Vilela) e a gorvernador (Iris Rezende) aqui em Jataí.
Um abraço.
Sérgio Torres

sábado, 23 de outubro de 2010

14:00h
IRIS REALMENTE CRESCE: 0,4% SERPES
A campanha Iris Rezende PMBD 15, realmente, apresentou crescimento real nas pesquisas. A confirmação chega com a divulgação da segunda pesquisa SERPES/Opopular divulgada hoje, sábado. Iris cresceu menos de meio por cento (0,4%). Mas o motivo da alegria para sua campanha é que seu adversário, Marconi Perillo PSDB 45 caiu 1,2% e a diferença entre os dois também: na primeira era de 11,5% e agora é 9,9%. Os números dessa segunda pesquisa SERPES/Opopular, realizada de 19 a 22 de outubro, apresenta Marconi Perillo com 51,7% e Iris Rezende 41,8%. O candidato do presidente Lula em Goiás tem mesmo conseguido reagir nos números. A passos de tartaruga mas tem.

13:00h
A POLÍCIA DISSE QUE WILSON JÚNIOR ERA UM DOS "MOTOQUEIROS DO ALÉM" EM JATAÍ
Wilson Mendonça Gama Júnior ou Wilsinho, 26 anos, que foi morto a tiros juntamente com seu filho de 1 ano e meio na noite da última quinta-feira quando trafegava de carro com sua família (ela, a esposa e a criança) e foi abordado por uma dupla de motocicleta em frente a praça da Igreja Catedral, era comerciante de fachada. Seu ramo era moto peças e oficina. A polícia que está investigando o caso revelou que ele estava envolvido com o submundo do tráfico e das mantanças popularmente conhecidas como ações da "moto do além" em Jataí (pessoas envolvidas com o mundo das drogas aparecem mortas assassinadas a tiros e testemunhas sempre dizem que os atiradores estão em uma misteriosa moto escura). Wilson Júnior disputava espaço com rivais que também se utilizam das tais ações de "moto do além" e era considerado da turma "da pesada". Só que agora ele também acabou sendo uma das próprias vítimas da moto misteriosa e o suspeito nº 1 é Lázaro Murilo Gomes, vulgamente conhecido como "Varejeira" (pelas descrições físicas descritas por testemunhas). Outros dois "da pesada" também são suspeito do crime por motivo de atrito com a vítima, questões essas que podem ser por disputa de regiões de distribuição de drogas ou mesmo por motivo pacional.

VÍTIMA TEM HISTÓRICO POLICIAL SÉRIO. LEIA UMA MATÉRIA DE UM SITE DE CASSILÂNDIA FEITA EM 2003
Publicado dia 02/07/2003 às 09:50:00 hs
Polícia cerca rede de traficantes nos dois Chapadões
No dia 25 de junho último a Polícia Militar de Chapadão do Céu (GO), após receber denúncia anônima, por telefone, encontrou maconha e produtos de roubo na residência de Maico Alessandro Rieger, 21 anos, nascido em Marechal Cândido Rondon (PR) e na casa de Júlio César de Jesus Goulart, 20 anos, natural de Quirinópolis (GO).
Outros envolvidos foram Elissandro dos Santos Oliveira, 26 anos, natural de Ubiratã (PR), Wilson Mendonça Gama Júnior, 19 anos, nascido em Jataí (GO) e Robson Marques, 21 anos, nascido em Paranhos (MS).
As primeiras investigações revelam ser de Elissandro a droga apreendida pela polícia em outra ocorrência, do dia 15 06 03.
Entre os produtos apreendidos, além da maconha, há um relógio de pulso, uma jaqueta, um CD Player portátil “Toshiba” e o que chama atenção, um coldre da PM do Paraná, com um revólver 38, “Rossi”, com 5 balas intactas.
Segundo o comandante, Tenente Divino Antônio de Oliveira, de Chapadão do Céu (GO), os traficantes e consumidores pegos no vizinho estado têm ligação com o Beto, do Big Brother, preso em Chapadão do Sul (MS), no dia 22 de junho último.
Fonte: Jovemsulnews (Fernandes dos Santos)

12:00h
DILMA SEGURA?
O jingle da campanha da Dilma PT 13 diz que: "Dilma é honesta e segura". Mas... Ponto de discordância. Honesta ela até pode ser, mas segura não. Se Dilma vai exercer um mandato político na condição de eleita pelo povo pela primeira vez então não pode ser segura. Ela é experimental. Pode dar certo ou não. Na verdade, o que se pode dizer é que ela está com a faca e o queijo na mão para fazer um bom governo se caso for eleita. É só seguir os mesmos passos de Lula.

10:00h
2º TORNEIO DE PESCA
A cidade de Jataí está sendo movimentada, hoje, sábado, 23, e também amanhã, domingo, 24, através de um torneio de pescaria esportiva. É o 2º Torneio de Pesca Águas Termais, que acontece no lago Bonsucesso-Pólo Turístico Vale do Paraíso-complexo de águas para lazer, jet sky, orla para shows musicais e clube de águas quentes anexo. Isso, a cerca de 10 km do centro da cidade pela BR 158. A competição, promovida pela prefeitura, é aberta à comunidade e transcorre o dia todo. Na expectativa de atingir por volta de 2.000 participantes, o evento conta com uma alta premiação para aqueles que conseguirem fisgar os maiores peixes. O primeiro lugar ganha um carro popular 0 km, o segundo uma moto também 0 km, o terceiro um barco de alumínio, o quarto um computador, o quinto uma TV 20 LCD e o sexto uma barraca para camping. 

02:00h
"CRESCIMENTO" DE IRIS
A bem do esclarecimento. Iris Rezende PMDB 15 aparece em crescimento em três pesquisas estaduais de intenção de votos ao governo de Goiás. Na Vox Populi/TV Goiânia-BAND, realizada entre os dias 16 e 18 de outubro, Marconi Perillo tem 49% e Iris Rezende 45% (diferença de 4%). Na pesquisa Rádio 730/GRUPOM, realizada entre os dias 16 e 19 de outubro, Marconi Perillo está com 49,6% e Iris Rezende com 41,8% (diferença de 7,8%) e na IBOPE/TV Anhanguera-GLOBO, realizada entre os dias 17 e 19 de outubro, Marconi Perillo PSBD 45 aparece com 48% e Iris 44% (diferença também de 4 pontos).
O crescimento, no caso, é referente a primeira pesquisa realizada pelo SERPES/OPopular, realizada entre os dias 11 e 15 de outubro, que havia apontado Marconi Perillo com 52,9% e Iris Rezende 41,4% (diferença de 11,5%). A pesquisa também mostrou a liderança do senador em 6 regiões do estado, só perdendo para Iris na região da capital por margem de 4 pontos.
POR REGIÕES - A pesquisa Rádio 730/GRUPOM, de 16 a 19 de outubro, também contabilizou seus dados por regiões do estado. Os melhores resultados de Marconi Perillo, que lidera em quatro das cinco, são conseguidos na região do Leste Goiano (Entorno do DF) com 57,4% e Iris com 24,4% (diferença de 33 pontos), também no Noroeste com  63,6% contra 33,3% (diferença de 30,3 pontos) e também no Norte com 51,4% a seu favor contra 44,9 para Iris (diferença de 6,5 pontos). O senador também lidera na região Sul com 47,7% contra 46,4% de Iris (diferança de apenas 1,3 ponto). Entretanto, a exemplo da persquisa SERPES/Opopular, Iris Rezende supera Marconi Perillo na região com maior número de eleitores: o Centro Goiano (Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis). Iris aparece com 47,3% contra 44,5 de Marconi Perillo (diferença pro-Iris de 2,8 pontos).
Só faltou coletar os dados da região Sudoeste (região de Jataí, Rio Verde e Mineiros, dentre outras).
Pegando por base o andamento da campanha de Iris Rezende em Jataí, esse "crescimento" não é justificado. Aqui, quase não se ouve carro de som volante, cabos eleitorais e movimentações nas ruas pró-Iris. O desmonte, após o Primeiro Turno, foi quase total. Já a campanha do senador Marconi Perillo tem sim dando o ar de vida na Cidade-Abelha.


sexta-feira, 22 de outubro de 2010

13:00h
VANTAGENS DOS PRESIDENCIÁVEIS
Não é só desvantagens que têm nosso dois candidatos a presidente. José Serra PSDB 45, por exemplo, tem boa muito boa eloquência e fala bem diante de todas às questões. Já Dilma Rousseff PT 13 está com a "faca e o queijo" na mão para continuar a alta popularidade do governo petista.

12:00h
IRIS SOBE E MARCONI DESCE?
Por qual motivo Iris subiria e Marconi cairia em Goiás? Aonde foi feita a pesquisa que mostra essa "virada"? O Ibope? Em Jataí, onde Iris Rezende ganhou de Marconi Perillo no primeiro turno, por exemplo, a campanha Iris PMDB 15 está morna, fria, quase parando. Praticamente não se vê carro nas ruas e nem se ouve mais os jingles iristas. Já a campanha Perillo PSDB 45 é a mais ouvida nos carros de som volante. Até parece que, em Jataí, só há um candidato concorrendo.

02:00h
EXECUÇÃO DO WILSON JÚNIOR

O assunto que vai dominar em Jataí, nesta sexta-feira, é um lamentável crime de execução ocorrido na noite de ontem, quinta-feira, 21, por volta das 19h15min. Dois elementos, em uma moto preta, emparelharam-se ao carro, um gol branco, conduzido por Wilson Mendonça Gama Júnior (filho do conhecido Wilson da Frutaria), que, naquele momento, trafegava lentamente em frente à praça da igreja Catedral (rua Inácio José de Melo, trecho entre a Avenida Marechal Rondon e a Rua Minas Gerais) e cerca de três vezes atingindo Wilson Júnior, 26 anos, sua esposa, Ana Cristina Xavier de Assis, 18 anos, e o filhinho do casal, Cauã, de apenas um ano e meio de vida. Isso tudo com o carro em movimento. O veículo andou cerca de 50 metros e parou quase na esquina depois de abalroar em dois carros estacionados. Wilson Júnior foi atingido na cabeça e morreu no local, a esposa e a criança, que estavam no banco da frente, foram socorridos e levados para o hospital antes mesmo da chegada da ambulância. Cauã foi atingido na cabeça e perdeu massa encefálica. Uma cena lamentável. A polícia saiu à caça de três suspeitos do crime, todos distribuidores de drogas na cidade. Wilson Júnior havia saído da cadeia há poucos dias antes de ser morto.
Segundo testemunha, atirador era bem jovem (de 17 para 18 anos), meio magro, branco, trajava calça jeans com camiseta e usou um revolver 38 com cano bem longo.

exemplos:




quinta-feira, 21 de outubro de 2010

17:00h
CONVERSA DE MSN
Conversa de MSN nesta tarde de quinta-feira, 21. O assunto era a polêmica censura ao jornalista Paulo Behrings da TV Brasil Central-TBC em Goiânia, ocorrida nos bastidores em reunião administrativa, mas, corajosamente, levada ao ar (ao vivo) pelo apresentador durante a transmissão de seu telejornal (Jornal Brasil Central) no dia de ontem, quarta-feira, 20. Paulo Behrings teria sido censurado para não entrevistar o candidato Marconi Perillo (PSDB 45) que participaria de seu programa no dia de ontem. A ordem foi da direção da emissora, mas teria sido a mando do grupo de campanha do também candidato Iris Rezende (PMDB 15) que havia agendado entrevista ao programa do jornalista, anteriormente a Marconi, e não compareceu a mesma. Tipo assim, "eu não fui ao programa dar entrevista mas o meu adversário também não vai". Inclusive tem vídeos no YouTube com o trecho em que Paulo Behrings denuncia o fato ocorrido ao vivo. Nas imagens ele estar ao lado do seu sucessor no programa (a partir de hoje, lógico), Cleber Ferreira. 
Em conversa do BLOG ALVO NOTÍCIAS com um amigo no MSN, aqui em Jataí, olha só às revelações feitas a ele por uma pessoa também ligada a imprensa da cidade:
(amigo no MSN):
-Olha só o que uma cidadã de Jataí falou pra mim agora:

*essa corja do PMDB tem que acabar!
*aqui em Jataí não é diferente.
*eu que trabalho na imprensa sei disso.
*quando se tem contrato com o governo, eles ameaçam cortar a verba.
*o Humberto é igualzinho.
*ou,
*depois entra no nosso site.
*e vê umas cartas do leitor que foram publicadas.
*tem um cara detonando o prefeito.
*dizem: na saúde tá um caos, pois até medicamento básico tá faltando, como parecetamol, por exemplo. Ontem (20/10) de manhã fui no Centro Médico e a máquina que faz o exame de eletrocefalograma e mapeamento cerebral tá quebrada e sem previsão de concerto.
*por exemplo, se um paciente está tendo crises de convulsões e pode até ter um tumor no cérebro, tem de aguardar a tal máquina,
*porque um exame particular, custa hoje 400,00.
Lógico que é apenas um desabafo com um amigo esse papo de MSN. 



10:30h
CADÊ A 15ª UNIVERSIDADE?
Tem um spam circulando com uma ilustração comparativa das eras PSDB-FHC e PT-LULA. Na categoria de criação de universidades federais, a era PT-LULA está ganhando de 14x0. Essa, inclusive, é uma das grandes vantagens contadas pelos defensores do atual governo. Entretanto, a cidade de Jataí deve fazer uma perguntinha crucial diante desta ilustração: "Cadê a Universidade Federal do Sudoeste Goiano que o presidente Lula não quis autorizar?"


01:00h
PESQUISAS PARA PRESIDENTE
O assunto do momento são as pesquisas eleitorais do segundo turno dos institutos de pesquisas.
O DataFolha, o primeiro a realizar (dia 8 de outubro), mostrou Dilma com 48% e José Serra 41% (diferença de 7 pontos). Na segunda (realizada dias 14 e 15 de outubro), trouxe estabilidade nos números: Dilma 47% e José Serra 41% (diferença de 6 pontos). Isso no total das intenções de votos.
O Vox Populi, na primeira pesquisa, realizada dias 10 e 11 de outubro, Dilma tinha 48% e José Serra 40% (diferença de 8 pontos). Na segunda pesquisa dia 19 de outubro, Dilma aparece com 51% e José Serra 39% (diferença de 12 pontos).
Já a da CNT/Sensus na primeira, realizada dias 11,12 e 13 de outubro, houve empate técnico (considerando a margem de erro para mais ou para menos): Dilma 46,8% e José Serra 42,7% (diferença de 4,1 pontos) . Já na segunda, realizada dias 18 e 19 de outubro, Dilma aparece com 46,8% e José Serra 41,8% (diferença de 5 pontos).
A do Ibope, realizada dias 11, 12 e 13 de outubro, Dilma estava com 49% e José Serra 43% (diferença de 6 pontos). Na segunda, dias 18, 19 e 20 de outubro, Dilma surge com 51% e José Serra 40% (diferença de 11 pontos).
Dilma só caiu 1 ponto percentual no DataFolha. Na pesquisa do Ibope, a petista cresceu 5 pontos, no Vox Populi cresceu 4 pontos e no Sensus quase um ponto (0,9).
Por que houve esse crescimento?
José Serra havia declarado, no dia 14 de outubro, dia em que começou a segunda pesquisa do segundo turno (pelo DataFolha), que ele é a favor do casamento gay. Em um país em que todos os números de opinião popular mostram-se contra a instalação do direito civil homossexual, a declaração de Serra pode ter prejudicado seus pontos nas pesquisas.

00:30h
CINE CLUBE
Incrível! Jataí não tem cinema comercial, mas tem o Cine Clube Nelson Pereira dos Santos que é cultural. E hoje, quinta-feira, dia 21, tem sessão (gratuita). A partir das 20 h, “Terra Deu Terra Come” do produtor e diretor Rodrigo Siqueira e de sua 7 Estrelo Filmes. Duas premiações em dois grandes festivais (Gramado e É Tudo Verdade). Quilombola diamantino na área.




quarta-feira, 20 de outubro de 2010

13:00h
EM JATAÍ
Moradores da parte alta da cidade (conjunto habitacional Rio Claro I, II e III e bairro Epaminondas I e II) ainda estão reclamando muito da concessionária de água e esgoto público SANEAGO. O povo está indo nas emissoras de rádio, televisão e até nos jornais da cidade reclamar da água com barro que está saindo de suas torneiras.

09:00h
CAMPANHA PRESIDENCIAL
A campanha de José Serra (PSBD 45) continua cometendo falhas demais. Ainda insiste com o jingle “Toc, Toc, Toc! Bate na Madeira... Dilma e Zé Dirceu... Nem de Brincadeira!”. Tá gasto. Tem que fazer é um jingle “O Brasil Pode Mais!”.




quinta-feira, 14 de outubro de 2010

23:00 h
O IMPACTO DA REAÇÃO
A palestra "Impacto da Cana de Açúcar", realizada na noite desta quinta-feira, 14 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos Dom Benedito Domigos Cóscia, mostrou que o movimento dos produtores de grãos, em busca de novas regras para o avanço da cultura socroalcooleira no município de Jataí, vai surtir resultados e provocar uma nova postura do Poder Público local. O palestrante convidado foi Leonardo Sologuren, consultor e diretor da Céleres, empresa de Uberlândia (MG) de consultoria empresarial estratégica com atuação no agronegócio que mostrou um quadro arriscado para o mercado da cana. No final, o prefeito de Quirinópolis, convidado pelo lado da usina Cosan, usou da palavra para defender a cana de açúcar e acabou sendo vaiado. VEJA MAIS



quinta-feira, 7 de outubro de 2010

COMÉRCIO BRASIL-CHINA

Charles Tang, presidente da CCIBC, em Jataí (foto: Sérgio Torres)

Em palestra em Jataí, na noite dessa quarta-feira, 6 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos Dom Benedito Domingos Cóscia, o imigrante Charles Andrew Tang, presidente binacional (preside no Brasil e na China) da Câmara de Comércio e Indústria Brasil China-CCIBC, trouxe sua proposta para estreitamento das relações comerciais entre o município e o país mais populoso do mundo e também segunda maior economia do planeta. Denominada "CRESCENTES OPORTUNIDADES DO MERCADO CHINÊS PARA O EMPRESÁRIO BRASILEIRO", a palestra plantou uma idéia na mente dos ouvintes de que é possível se organizar para buscar negócios lucrativos no Oriente. A proposta do renomado executivo, que mudou-se de San Diego (EUA) para o Brasil ainda nos anos 70 e depois fundou a CCIBC nos anos 80, é "casar" a cidade de Jataí com uma determinada cidade chinesa e criar um forte intercâmbio comercial onde ambos os mercados sairiam ganhando muito com a compra e venda de produtos, mercadorias, matérias-primas e outros. O evento teve a chancela da Prefeitura Municipal de Jataí e contou com a presença de gestores de instituições de ensino (diretores de escolas e universidades), secretários da administração pública, empresários, representantes de entidades de classe e do prefeito Humberto Machado e o vice Reni Franco. A discussão ficou em perspectiva.

ÚNICA - Charles Tang, o CEO da CCIBC (também denominado na palavra inglesa de chairman ou no português diretor presidente) diz ser chinês de nascimento e brasileiro por opção. Ele o principal executivo dessa que é a única entidade legitimada pelo acordo que, desde 1988, a mesma mantêm com o Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional-CCPIT, órgão do Conselho de Estado da China, que têm entre suas funções, o reconhecimento das Câmaras bilaterais como a CCIBC. Da mesma forma, a câmara é reconhecida junto a Federação das Câmaras de Comércio Exterior e também pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Conselho de Câmaras de Comércio Exterior que entendem ser a CCIBC a única câmara bilateral Brasil/China. Portanto, Charles Tang possui um trabalho único de relação comercial internacional fincado do Brasil. 


DRAGÃO CHINÊS - A China conta com 1,3 bilhão habitantes, PIB estimado de quase US$ 9 trilhões (em PPA-Paridade de Poder Aquisitivo) que faz da economia chinesa, a partir de segundo semestre de 2010, a 2ª maior do mundo e que vem apresentando crescimentos anuais em torno de 10%. Cerca de 70% do PIB chinês provém de comércio internacional que cresce em média 30% ao ano. A renda per capita anual é de US$ 3,6 mil, ainda assim, menor que a do Brasil. A dívida externa representa 14% do PIB chinês e as reservas internacionais são de aproximadamente US$ 734 bilhões (muito maiores que a brasileira). A China está em franco desenvolvimento sustentado com uma taxa de juros anual de 2,5% e uma inflação mensal inferior a 2,4%.

PERFIL - O imigrante Charles Tang nasceu em Shanghai (a cidade mais populosa da China) e foi criado em Hong Kong, EUA e Brasil. Intinerante, viveu, estudou e trabalhou em vários países, inclusive na Europa. No Brasil, Charles Tang tem seu nome gravado na história do comércio nacional por ocasião da fase do Milagre Econômico brasileiro quando, pelo Banco de Boston (EUA), teve a missão de implantar o leasing nas terras tupiniquins. Isso ainda nos anos 70. Nessa época, a maioria dos executivos internacionais que se mudavam pra cá, se apaixonavam por um país que crescia rápido e sem violência. Charles Tang mora em São Paulo. 




segunda-feira, 4 de outubro de 2010

QUANTOS VOTOS OBTIDOS EM JATAÍ?

ELEIÇÕES 2010

SENADORES ELEITOS (REELEITOS) POR GOIÁS

1ª VAGA: DEMÓSTENES TORRES 251 DEM
(coligação DEM, PRB, PTB, PSL, PPS, PRTB, PHS, PMN, PTC, PSDB e PTdoB)
Eleito com 2.158.812 votos (44,09% dos votos válidos)

VOTOS OBTIDOS EM JATAÍ (TRE – Cartório da 18ª Zona Eleitoral): 34.064 votos (45,52% dos votos válidos)

2ª VAGA: LÚCIA VÂNIA 451 PSDB
(coligação PSDB, PRB, PTB, PSL, PPS, DEM, PRTB, PHS, PMN, PTC e PTdoB)
Eleita com 1.496.559 votos (30,56% dos votos válidos)

VOTOS OBTIDOS EM JATAÍ (TRE – Cartório da 18ª Zona Eleitoral): 22.809 votos (30,48% dos votos válidos)