sábado, 28 de janeiro de 2012

A ex-vereadora, por várias legislatura, Cidália Vilela, assistia a muita gente humilde


JATAÍ SE DESPEDE DA "MÃE DO POVO"

     O sábado, 28 de janeiro, está sendo de luto oficial na cidade de Jataí. É que faleceu, no final da tarde da sexta-feira, 27, a ex-vereadora (por vários mandatos), Cidália Vilela, pessoa de vida caridosa e de ações sociais, tantas que ganhou o apelido de “Mãe do Povo”. Ela estava internada no hospital Centro Médico da cidade e lutava, a tempos, contra uma doença (o Blog ainda vai levantar que doença era essa). A “velha guerreira” morava em um casarão do início do Século XX no centro da cidade e veio a óbito vinte e nove dias antes de completar 87 anos (Cidália Vilela nasceu em 25 de fevereiro de 1925).
     Como vereadora, ela se destacava assistindo a várias famílias humildes em suas necessidades primárias, como alimentação e vestuário. Cidália também era popular por ter sido professora do ensino fundamental. Sendo reconhecida por sua alta sociabilidade, ela foi homenageada (ainda em vida, é bom ressaltar) pela administração Humberto Machado que batizou com seu nome um Centro Municipal de Educação Infantil ou creche, localizado em um bairro da cidade (CEMEI Cidália Vilela do setor Serra Azul). O presidente da Câmara Municipal de Jataí, Geovaci Peres, também não deixou por menos na hora de homenagear a ex-parlamentar e levou para o auditório daquela Casa de Leis o velório que durou a toda a noite.
     Na manhã do sábado, 28, o corpo de Cidália ainda foi levado para a igreja Matriz onde foi rezada uma Missa de Corpo Presente. Em seguida, seguiu em cortejo para enterro marcado para as 11 h no cemitério São Miguel. Quem não poderia faltar era o cantor sertanejo Tony Francis (aquele mesmo que ficou conhecido no Brasil inteiro ao participar do programa FAMA da Rede Globo em 2002). Tony Francis foi umas das “crias” de Cidália Vilela e pessoa a quem ela cuidou com muito carinho desde a infância. O cantor, acompanhado de outro artista local (Dadinho) cantou uma música em sua homenagem que emocionou a todos ainda durante a missa. Cidália, descendente dos pioneiros da cidade (família Vilela), foi enterrada próximo a seus antepassados. Apenas a presença de políticos é que foi muito modesta no momento do sepultamento da notória ex-parlamentar (foi notada a presença Geovaci Peres, presidente da Câmara, Fernando Pinto, representante do governador Marconi Perillo e André Massamba, um dos responsáveis pelo DEM em Jataí). Cidália foi e deixou os filhos Célia, Selmar, DJ José Flávio e vários outros rebentos de criação.



Um comentário:

  1. Vai com Deus e descanse em paz Cidalia. Vc fez muitas caridades enquanto viva. quem faz caridade tem lugar cativo no céu.

    ResponderExcluir