segunda-feira, 21 de maio de 2012

A MUDANÇA DO VAPT VUPT
Com o slogan de “Jataí, todos por uma cidade melhor” a Prefeitura transfere a unidade do Vapt-Vupt para o Jatahy Shopping (retirou do Palácio das Abelhas) e desagrada população
.

     Há um adágio político que diz assim: “o que é bom para a cidade, as vezes, nem sempre, pode ser bom para a população”, mostrando que o progresso também traz suas consequências. Entretanto, a mudança do Vapt Vupt do Palácio das Abelhas (local público) para o Shopping Center (local particular) mostra que há situações que podem não ser nem boas para a população e nem para a cidade. Olhando mais atentamente, a mudança do local do Vapt Vupt mostra que acabará não sendo boa nem mesmo para o próprio Jatahy Shopping que o recebeu. O aumento do movimento de populares em suas dependências comerciais poderá trazer certo desconforto para o próprio público consumidor (classe média) do local. Além disso há um risco evidente de acidentes em suas proximidades: o trânsito de idosos e aposentados, diante da necessidade de procurar os serviços do Vapt Vupt no shopping, poderá se tornar arriscado já que os mesmos precisarão atravessar a rodovia que margeia o empreendimento.

     A mudança da agência do Vapt Vupt (Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão) começou na quinta-feira, dia 17 de maio, quando iniciaram os primeiros trabalhos de desmonte e transporte da estrutura do órgão estadual. Assim, o serviço do Vapt Vupt deixou o Palácio das Abelhas (no centro da cidade), que também sedia a Câmara Municipal, e transferiu-se para um novo endereço (na parte alta da cidade). A partir da segunda-feira, dia 21 de maio, começou a funcionar no Jatahy Shopping.

     Inaugurada no Palácio das Abelhas, em 30 de janeiro de 2006, a agência do Vapt Vupt é um órgão do governo estadual que oferece treze serviços de guichê e balcão muito úteis e importantes para o cidadão: DETRAN (Ciretran), Banco do Povo, Junta Militar, Secretaria de Segurança Pública-SSP, IPASGO, Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Jataí, CELG, Foto-Digital do DETRAN, Sine, Saneago, Incra e Secretaria da Fazenda-SEFAZ. Todos com alto índice de satisfação em pesquisas junto ao público usuário. Uma aceitação que gera mais de 10 mil atendimentos mensais e o trânsito de pessoas de várias atividades e condições econômicas.

     A mudança, um pedido do prefeito Humberto Machado (PMDB) e aceito pelo governador Marconi Perillo (PSDB), não foi questionado pela Câmara de Vereadores (dona do Palácio das Abelhas), mas que, entretanto, causou muitas críticas entre a população usuária e no próprio meio político que se mostrou contra a transferência. A ideia de levar o Vapt Vupt foi formulada ainda na ocasião da inauguração do Jatahy Shopping (Grupo Bretas, J. Cruzeiro e Partner Empreendimentos) que necessita de um bom volume de público diário para atender suas necessidades de consumo. O prefeito, ao formular o pedido, pensou em, assim, dar mais apoio ao Shopping Center. O governador Marconi Perillo, ao aceitá-lo, quis demonstrar boa relação com a administração peemedebista na cidade. A Câmara de Vereadores, ao silenciar sobre a transferência, viu ali uma oportunidade em desocupar espaços dentro do Palácio das Abelhas.


Nota da Câmara:

Prefeitura é autorizada a pagar aluguel do Vapt Vupt no shopping

     A Câmara aprovou projeto de lei que autoriza o executivo municipal a locar e custear as despesas com aluguel do espaço para sediar o Vapt Vupt no Jatahy Shopping. O contrato de locação tem cinco anos de duração, com valor inicial de R$ 9 mil mensais. O pagamento será iniciado em maio de 2012. A mudança significa maior comodidade e excelência no atendimento aos cidadãos, que poderão utilizar também os terminais bancários instalados dentro do próprio shopping.




 


Nenhum comentário:

Postar um comentário