segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Jato no céu cria imagem curiosa


Jato das 18 h chama a atenção por sua aparência de cometa no céu.

E-mail, 06/01/2014:

Caro Sérgio,
estou procurando imagens e vídeos de outras pessoas que também possam ter visto este "sinal no céu" que eu vi em dezembro de 2013 (ver links abaixo). Gostaria de saber se vocês sabem o que é. Me disseram que é avião, mas eu achei 'diferente'.

Grata pela informação.
Celma Alves.

http://www.youtube.com/watch?v=qqzMb5EuX2I

http://www.youtube.com/watch?v=UFwK3_6K8eo

http://www.youtube.com/watch?v=axxTUGckBm8


Resposta:
Pode ficar calma, Celma Alves. Não é sinal.
Trata-se da linha comercial de voo que passa pelo céu jataiense e que pode ser visualizado por qualquer cidadão duas vezes por dia. Assim, lhe digo que é avião mesmo. Pode acreditar. Certeza absoluta. Inclusive tenho várias outras fotos desses voos que sempre deixam um risco de fumaça. Certa vez aproximei (zoom) e pude ver o avião.

Imagem inline 1

Grata, Sérgio!
O que eu vi é exatamente igual aos vídeos que outras pessoas viram em outros Estados. Eu vi no RN durante 15 minutos. Eu também achei que era um avião, mas vendo a olho nú é 'diferente'. Eu ainda não me convenci que é avião, mas é só uma curiosidade. Um astrônimo também disse que é um avião. Eu aceito, lógico.

Agradeço pela atenção.
Celma.



Resposta:
Celma, no caso dessa foto que postei no blog trata-se, de fato de um avião. Lhe garanto porque, naquela tarde, eu vi todo o movimento e revolvi fotografar. Observei desde que surgiu até atravessar o horizonte e sumir entre as nuvens e depois o rastro de fumaça ir dissipando lentamente. Olhando, ao vivo, a impressão é que estava subindo. Se fosse meteorito estaria era caindo.
Agora, há casos que podem não ser avião. Por isso o melhor é procurar saber identificar as coisas: quando é avião e quando não é.

    Foto: Sérgio Torres

Resposta:
"O rastro de fumaça ir dissipando lentamente." Exatamente! O que eu vi não se dissipava, seguia seu 'curso' normal, veloz, até desaparecer. Na sua foto é realmente avião. Caso eu 'me convença' que é um avião lhe confirmarei.
agradecida.
Celma.



Resposta:
Outra observação sobre o rastro de fumaça deixado para trás: quando passa durante o dia, com o sol no alto (tipo das 11 h), o rastro de fumaça fica um tempão até desaparecer. No horário de verão, quando passa a tarde, o sol ainda está alto e também é possível ver a fumaça ir se dissipando. Entretanto, essa foto que eu fiz foi no mês de agosto, às 18:18 e, sendo assim o sol já estava se ponto. Nesses horários a luz do sol reflete no objeto e só é possível ver o reflexo das partes luminosas. A fumaça que vi, na realidade, era bem pouco devido ao horário.
Mas eu já imaginava que a foto pudesse causar estranheza mesmo.
Abraço.

   Foto: Sérgio Torres

Resposta:
Realmente eu acho que foi um avião, mas gostaria de ter a opinião de quem viu. Não encontrei e-mail para contato de quem postou os "vídeos": são iguaizinhos ao que eu vi, sendo que ao 'vivo' a 'ilusão de ótica' é mais nítida. Não quero ficar discutindo em rede social. Queria contactar diretamente quem viu. Só encontrei seu e-mail. Sua foto também parece muito com o que eu vi. No vídeo você ouve que as pessoas também têm opiniões diferentes. Como lhe disse, achei 'curioso'. Tenho 53 anos, sempre vi avião, nenhum com 'essa ilusão de ótica'. Eu vi no por do sol durante 15 minutos, 3 dias seguidos, no mesmo horário. O astrônomo me explicou em 'astronomês'. É mesmo avião.
Abraço.
Celma.