sexta-feira, 5 de outubro de 2012

ELEIÇÕES 2012 / DEBATE NA TV


TV Rio Claro realiza último debate entre Humberto e Victor

Aconteceu, entre as 23 horas da quinta-feira, dia 4, e a zero hora da sexta-feira, 5, a realização do debate (e último da campanha 2012) da TV Rio Claro (Rede Globo) com os candidatos a prefeito de Jataí: Humberto Machado (PMDB), que é o atual prefeito e concorre à reeleição e Victor Priori (PSDB) concorrente pela segunda vez (concorreu em 2008). Durante 50 minutos, o apresentador, José Divino, intermediou questões envolvendo os problemas da cidade com sorteio de temas, direito de perguntas, réplicas e tréplicas aos candidatos. O debate foi transmitido ao vivo e dividido em três blocos.

O Blog Alvo Notícias acompanhou e gravou o debate e reproduz o mesmo, abaixo, para os leitores que não puderam acompanhar ao vivo na TV ou mesmo para ser relembrado agora com mais atenção. Intercalado com as questões, estão a Opinião do Telespectador (crítica de reportagem) referente às respostas dadas pelos dois candidatos. Logo abaixo, o leitor ainda tem um vídeo com a gravação (áudio) do debate.

O primeiro tema sorteado foi “SEGURANÇA PÚBLICA”. O candidato sorteado para fazer a pergunta e abrir o debate foi o aspirante ao cargo, Victor Priori (PSDB).

PERGUNTA FORMULADA:
Victor Priori – Prefeito, o que o senhor pretende fazer para melhorar a área de Segurança Pública em Jataí porque sabemos que as pessoas se queixam que, às vezes, está havendo muitos roubos...?

(Opinião do telespectador: na pergunta formulada pelo candidato, faltou mais consistência, ou seja, motivos mais fortes dentro do tema proposto.)

RESPOSTA DO PREFEITO:
Humberto Machado – Olha, assumimos a prefeitura e tomamos medidas enérgicas na área da Segurança Pública. Em 2009, houve 49 assassinatos na cidade. Então criamos a Força Tarefa (ação policial), com horas extras pagas pela prefeitura para a Polícia Militar trabalhar nas madrugadas; proibimos a venda de bebidas alcoólicas também nas madrugadas através de lei municipal e fizemos investimentos, tanto na Polícia Civil quanto na Polícia Militar, através de consertos de viaturas, aluguéis de delegacias e de um complexo de delegacias que estamos construindo (na Praça Professor Maromba). Somos um prefeito de oposição (referente ao governo estadual), mas, na cidade de Rio Verde (vizinha) em que o prefeito de lá é da situação e é do lado do governo... Aqui em Jataí, 12 pessoas foram assassinadas este ano, lá em Rio Verde foram mais de 80. Então, exatamente em função das ações que a prefeitura tomou em nossa administração, a violência em Jataí diminuiu muito. Investimos também na iluminação pública, clareamos a cidade de uma ponta a outra, diminuímos o escuro debaixo das árvores... Então, Jataí, hoje, é uma cidade mais segura, menos violenta. Em sua faixa de habitantes (100 mil) é o menor índice de violência do Estado de Goiás (por habitante), quer dizer, já é uma cidade de médio porte com uma violência bem menos em função das parcerias entre Prefeitura de Jataí, Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Federal. Jataí, hoje é uma cidade bem mais segura que as demais em função da ação enérgica da prefeitura por decisão nossa.

(Opinião do telespectador: comprovadamente, a cidade melhorou com as ações implementadas e tem menos violência quando a Força Tarefa está atuando, entretanto, o prefeito vangloriou um pouco a mais dos resultados. Em Jataí há o problema sério do presídio estadual, onde, por questões de superlotação e situação precária, a Vara Penal tem de liberar alguns detentos, de vez em quando, e, como consequência, a criminalidade volta a aumentar. O prefeito ainda deixou de falar de suas novas propostas na área de Segurança Pública, como a instalação de câmeras de vigilância em várias ruas e pontos da cidade. Outra coisa importante seria parar com as comparações e envolver a vizinha cidade de Rio Verde nos problemas de Jataí.)

RÉPLICA:
Victor Priori – É sabido que, aqui em Jataí, policiais vem e ficam, as vezes, apenas dois ou três meses e vão embora para outras cidades porque eles não encontram aqui aquele apoio necessário que a prefeitura pode dar. Então, tenho certeza que precisamos melhorar a ajuda aos policiais para eles ficarem e darem uma segurança maior para a população, porque o povo tem se queixado muito, principalmente, sobre roubos em Jataí. Quero falar que uma administração minha vai ajudar melhor esses policiais ficarem em Jataí...

(Opinião do telespectador: na verdade o pacato povo tem se queixado de muita perturbação com roubos, assaltos à mão armada, tráfico de drogas e viciados.)

TRÉPLICA:
Humberto Machado – Quem mantém os policiais na cidade é o governo de Goiás. Ele é o patrão. O governador atual está no poder desde 1998 (Correção: de março de 2006 a 2010 o governador foi Alcides Rodrigues Filho, o "Cidinho de Santa Helena", do PP, apenas apoiado, na eleição de 2006, pelo governador Marconi Perillo) . Se até hoje não conseguiu condições de fazer os policiais ficarem em Jataí, acho que não vai conseguir mais, porque já são quatro mandatos e os policiais reclamando de salários e de moradias. Mas a parte que compete a prefeitura ela tem feito, inclusive moradias. Até duvido que tenham policiais indo embora. Acho que isso não é verdade. Precisamos checar junto à polícia. Não é verdade! Não há policiais indo embora de Jataí, exatamente por causa das condições de trabalho daqui: horas extras pagas pela prefeitura e moradias também sendo construídas pela prefeitura em vários locais da cidade.

(Encerrada a primeira questão do debate)

(Opinião do telespectador: nessa primeira questão, Victor Priori testou Humberto Machado tentando pegar aquilo que poderia ser um ponto fraco. Entretanto, sua teoria foi frágil. Para ele os problemas de roubos na cidade têm a ver com a falta de fixação dos policiais. O prefeito, por sua vez, falou de suas realizações e respondeu o óbvio: a responsabilidade da Polícia Militar é uma parceria entre governo do Estado e prefeitura local e não apenas da prefeitura como tentou transparecer as questões do candidato tucano.)

O segundo tema sorteado foi “MANUTENÇÃO – ASFALTO”.