segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A prova de Redação, este ano, teve tema com fator surpresa e pode influenciar na média de notas


ENEM pode ter notas mais baixas devido a fator surpresa

Textos longos na prova de Linguagem, fim das pegadinhas, questões bem elaboradas na prova de Matemática e autoridades reclamando de fotos em redes sociais, desmentindo boatos de cancelamento do ENEM, elogiando a logística do exame e comemorando a ausência de fraudes nas provas. Assim foi a análise geral do ENEM 2012. Quem participou declarou que foram 180 questões de conhecimento geral, cultas, cansativas, e, por causa disso, com muita gente arriscando de “olhos fechados” para dar tempo de respondê-las dentro do prazo (10 horas no total).

No domingo, dia 4 de novembro, foram mais 90 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e a prova de Redação, além de 5 questões de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol). O tempo para a prova foi de 5 horas e 30 minutos.

O segundo dia também exigiu leitura crítica dos candidatos pois houve um fator surpresa na prova de redação com o tema: “O MOVIMENTO IMIGRATÓRIO PARA O BRASIL NO SÉCULO XXI”. O tema foi considerado inesperado e difícil. A proposta para a redação trazia uma coletânea com informações sobre imigrantes do Haiti, que chegam ao País pelo Acre, e a questão dos bolivianos no Brasil. Também havia menção ao movimento de migração dos séculos 19 e 20.

A expectativa é de que a nota média caia neste ano. Abstenções chegaram a 27,9% (279 pessoas a cada 1.000). Os estados com mais candidatos faltosos nos dois dias foram Roraima, Bahia e Amazonas e os com mais presentes foram Santa Catarina e Alagoas. O gabarito com o resultado oficial será divulgado pelo MEC na próxima quarta-feira, dia 7 de novembro, no site do INEP.

A aplicação das quatro provas do ENEM em Jataí foi tranquila com a participação de quase 3 mil candidatos. Os portões dos seis locais foram abertos ao meio dia e fechados as 13 h em ponto. Os primeiros candidatos começaram a sair das salas após as 15 h e, no domingo, por volta das 16h30min, alguns já saiam com cadernos de questões em mãos se juntando a grupos de amigos para analisarem as respostas.