sexta-feira, 26 de outubro de 2012

PROMOÇÃO / PRESENÇA ESPECIAL



Promoção trará dois jogadores do Vasco para evento em Jataí

O zagueiro Renato Silva e o atacante Alecsandro, que, atualmente, defendem o Vasco da Gama do Rio de Janeiro, estarão participando de um evento na cidade de Jataí, no interior goiano, neste domingo, 28 de outubro de 2012, após o jogo de sábado com o Corinthians em São Paulo (Pacaembu), válido pela 33ª rodada do Brasileirão Série A. Os dois astros cruzmaltinos estarão abrilhantando um evento de uma empresa do ramo de construções imobiliárias - aliás, o próprio Renato Silva é um dos sócios dessa empresa. Alecsandro estará vindo a convite de seu colega Renato Silva. No evento estará ocorrendo o lançamento de vendas de um residencial de 200 casas em Jataí e os jogadores não vão jogar e sim brindar com os clientes, sortear e autografar camisas do Vasco, além de tirar fotos com torcedores e admiradores. Renato Silva jogou no Goiás, foi convocado para a Seleção Brasileira Sub 20 e já defendeu o São Paulo e os quatro grandes clubes do Rio de Janeiro (Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco) enquanto que Alecsandro já foi ídolo do Internacional de Porto Alegre (RS) time de torcedores gaúchos na cidade. O evento começa a partir das 8 h no clube do Sindicato dos Bancários da cidade e os jogadores vascaínos chegarão ao local no período da tarde, provavelmente, pousando de helicóptero.

 

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

CIDADE / PROGRAMA DE MORADIA POPULAR


Casas do Programa Minha Casa Minha Vida serão entregues em Jataí

Em comunicado enviado a imprensa neste dia 24 de outubro (quarta-feira), através da Assessoria de Comunicação, a Prefeitura de Jataí anunciou que a Caixa Econômica Federal (CEF) e a própria Prefeitura estarão entregando, no próximo dia 30 de outubro de 2012 (terça-feira), a partir das 10 h, o total de 990 casas populares do programa Minha Casa Minha Vida construídas no bairro Cidade Jardim. O ato da entrega será em solenidade que contará com a presença de várias autoridades públicas e com a participação da superintendente regional da CEF em Goiás, Marise Fernandes. O comunicado faz convocação das famílias contempladas para estarem presente e receberem, oficialmente, às chaves de suas novas residências. A solenidade será no próprio setor Cidade Jardim.
CIDADE / MAU TEMPO


Tempestade causa estragos, assusta moradores e vira notícia

Uma chuva com vendaval, ocorrida em Jataí, por volta das 17h30min (Horário de Verão) desta terça-feira, 23 de outubro de 2012, causou vários estragos, assustou moradores e virou manchete dos noticiários local. Nas emissoras de TV, rádios e em sites e blogs a notícia era de que o temporal havia derrubado algumas árvores, detalhado algumas residências, danificado várias fachadas comerciais, quebrado painéis, provocado colisão no trânsito, arrebentado cabo da rede de energia, provocado alagamento em um setor e desespero em uma mãe por causa de sua filha que caiu da garupa da moto próximo a uma ponte. Até chuva de granizo haveria caído em uma parte da cidade. A tempestade durou cerca de 20 minutos, mas foi o suficiente para provocar todo esse prejuízo e deixar a população espantada. A Rádio Difusora de de Jataí (RDJ) teve equipamentos de transmissão danificados e ficou fora do ar durante o dia desta quarta-feira. Outros noticiários, a nível nacional, também mostraram que houve vendavais e prejuízos, neste mesmo dia, em outras cidade pelo Brasil.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

FUTEBOL / COPA DOS BAIRROS



8ª Copa dos Bairros entra em fase eliminatória com oitavas de final

No sábado, dia 20, ocorreram dois jogos no campo do núcleo esportivo municipal Alfredo Gori. A partir das 14 h, o bairro Santa Terezinha levou adiante seu time principal, o time “A”, com uma vitória de 6 a 0 sobre o time “B” do bairro Vila Olavo. A partir das 16 h, foi a vez do bairro Jacutinga também levar adiante seu time “A” com uma vitória de 2 a 0 sobre o time “B” da junção dos bairros Estrela Dalva e Francisco Antônio. LEIA A MATÉRIA.

domingo, 21 de outubro de 2012

EXIBIÇÃO / MOSTRA FICA 2012
 

Mostra FICA traz a Jataí filmes premiados da edição 2012

Na tarde da sexta-feira, 19 de outubro de 2012, a promoção do FICA ITINERANTE esteve em Jataí. O prédio do Centro Cultural Basileu Toledo França (Avenida Goiás), sede da Secretaria Municipal de Cultura, é onde está abrigado o Cine Clube Nelson Pereira dos Santos e seu auditório “Maria Eloá”. No local foram exibidos, para o público jataiense, os filmes e vídeo vencedores das categorias do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental-FICA 2012 (evento anual promovido na cidade de Goiás). Quem chegou, passou pelos servidores públicos na recepção, sobiu as escadas e adentrou no auditório sem precisar pagar nada. No noite anterior, ainda quinta-feira, dia 18, às 19h30min, o evento teve início com uma MOSTRA NACIONAL onde foi exibida a animação “DIA ESTRELADO” (PE, 2011, 17min) e o documentário “PARALELO 10” (RJ, 2011, 86min). Na tarde da sexta-feira, às 15 h, foi a vez da exibição da MOSTRA INFANTIL (FICA ANIMADO) com 15 curtas metragens infantis para crianças convidadas de um projeto social. Já à noite ouve outra MOSTRA NACIONAL com a exibição do documentário “DESTERRO GUARANI” (PE, 2011, 38min) e “ENCHENTE NÃO ARRANCA RAIZ” (SP, 2012, 59min). No dia seguinte, sábado, dia 20, a partir das 19h30min, estava programada a MOSTRA INTERNACIONAL com a exibição da ficção “GU CHENG” (China, 2011, 20min) e o documentário “UNTER KONTROLLE” (Alemanha, 2011, 38min). O evento teve a coordenação da representante do escritório do FICA em Goiânia, Liliane Freitas (atriz e produtora cultural) com logística da secretaria de Cultura de Jataí. Mais uma vez durante a atual administração pública do município (2009-2012), pode apresentar ao público jataiense os melhores trabalhos na área de artes visuais com foco voltado para a Ecologia. Em meio ao corre-corre das atividades culturais naquela tarde, Liliane concedeu uma  entrevista ao BLOG ALVO NOTÍCIAS onde falou sobre como é esse prestigiado festival ambiental que já virou tradição em Goiás e no Brasil. Seriam estes os consagrados em sua 14ª edição?
 

sábado, 20 de outubro de 2012

CULTURA / EXIBIÇÃO



Cultura realiza com êxito exibição de registros da cidade dos anos 1960

Exibição em noite especial de "Os Filmes de Francisco", no Centro de Cultura de Eventos, mostra ao público jataiense imagens inéditas filmadas em câmera Super 8 por padre Chico (o americano radicado Francisco Bray) durante as décadas de 1960 e 1970 em Jataí, Rio Verde e Brasília, registrando as paisagens urbanas, as festas religiosas, os eventos esportivos, as manifestações cívicas, cenas do cotidiano local e pessoas daquelas épocas. Verdadeira relíquia visual doadas pelo pároco (atualmente residindo em Santa Helena) a Marquinho Carvalho (historiador e secretário municipal de Cultura de Jataí).

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

ELEIÇÕES 2012 / DEBATE NA TV


TV Rio Claro realiza último debate entre Humberto e Victor

Aconteceu, entre as 23 horas da quinta-feira, dia 4, e a zero hora da sexta-feira, 5, a realização do debate (e último da campanha 2012) da TV Rio Claro (Rede Globo) com os candidatos a prefeito de Jataí: Humberto Machado (PMDB), que é o atual prefeito e concorre à reeleição e Victor Priori (PSDB) concorrente pela segunda vez (concorreu em 2008). Durante 50 minutos, o apresentador, José Divino, intermediou questões envolvendo os problemas da cidade com sorteio de temas, direito de perguntas, réplicas e tréplicas aos candidatos. O debate foi transmitido ao vivo e dividido em três blocos.

O Blog Alvo Notícias acompanhou e gravou o debate e reproduz o mesmo, abaixo, para os leitores que não puderam acompanhar ao vivo na TV ou mesmo para ser relembrado agora com mais atenção. Intercalado com as questões, estão a Opinião do Telespectador (crítica de reportagem) referente às respostas dadas pelos dois candidatos. Logo abaixo, o leitor ainda tem um vídeo com a gravação (áudio) do debate.

O primeiro tema sorteado foi “SEGURANÇA PÚBLICA”. O candidato sorteado para fazer a pergunta e abrir o debate foi o aspirante ao cargo, Victor Priori (PSDB).

PERGUNTA FORMULADA:
Victor Priori – Prefeito, o que o senhor pretende fazer para melhorar a área de Segurança Pública em Jataí porque sabemos que as pessoas se queixam que, às vezes, está havendo muitos roubos...?

(Opinião do telespectador: na pergunta formulada pelo candidato, faltou mais consistência, ou seja, motivos mais fortes dentro do tema proposto.)

RESPOSTA DO PREFEITO:
Humberto Machado – Olha, assumimos a prefeitura e tomamos medidas enérgicas na área da Segurança Pública. Em 2009, houve 49 assassinatos na cidade. Então criamos a Força Tarefa (ação policial), com horas extras pagas pela prefeitura para a Polícia Militar trabalhar nas madrugadas; proibimos a venda de bebidas alcoólicas também nas madrugadas através de lei municipal e fizemos investimentos, tanto na Polícia Civil quanto na Polícia Militar, através de consertos de viaturas, aluguéis de delegacias e de um complexo de delegacias que estamos construindo (na Praça Professor Maromba). Somos um prefeito de oposição (referente ao governo estadual), mas, na cidade de Rio Verde (vizinha) em que o prefeito de lá é da situação e é do lado do governo... Aqui em Jataí, 12 pessoas foram assassinadas este ano, lá em Rio Verde foram mais de 80. Então, exatamente em função das ações que a prefeitura tomou em nossa administração, a violência em Jataí diminuiu muito. Investimos também na iluminação pública, clareamos a cidade de uma ponta a outra, diminuímos o escuro debaixo das árvores... Então, Jataí, hoje, é uma cidade mais segura, menos violenta. Em sua faixa de habitantes (100 mil) é o menor índice de violência do Estado de Goiás (por habitante), quer dizer, já é uma cidade de médio porte com uma violência bem menos em função das parcerias entre Prefeitura de Jataí, Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Federal. Jataí, hoje é uma cidade bem mais segura que as demais em função da ação enérgica da prefeitura por decisão nossa.

(Opinião do telespectador: comprovadamente, a cidade melhorou com as ações implementadas e tem menos violência quando a Força Tarefa está atuando, entretanto, o prefeito vangloriou um pouco a mais dos resultados. Em Jataí há o problema sério do presídio estadual, onde, por questões de superlotação e situação precária, a Vara Penal tem de liberar alguns detentos, de vez em quando, e, como consequência, a criminalidade volta a aumentar. O prefeito ainda deixou de falar de suas novas propostas na área de Segurança Pública, como a instalação de câmeras de vigilância em várias ruas e pontos da cidade. Outra coisa importante seria parar com as comparações e envolver a vizinha cidade de Rio Verde nos problemas de Jataí.)

RÉPLICA:
Victor Priori – É sabido que, aqui em Jataí, policiais vem e ficam, as vezes, apenas dois ou três meses e vão embora para outras cidades porque eles não encontram aqui aquele apoio necessário que a prefeitura pode dar. Então, tenho certeza que precisamos melhorar a ajuda aos policiais para eles ficarem e darem uma segurança maior para a população, porque o povo tem se queixado muito, principalmente, sobre roubos em Jataí. Quero falar que uma administração minha vai ajudar melhor esses policiais ficarem em Jataí...

(Opinião do telespectador: na verdade o pacato povo tem se queixado de muita perturbação com roubos, assaltos à mão armada, tráfico de drogas e viciados.)

TRÉPLICA:
Humberto Machado – Quem mantém os policiais na cidade é o governo de Goiás. Ele é o patrão. O governador atual está no poder desde 1998 (Correção: de março de 2006 a 2010 o governador foi Alcides Rodrigues Filho, o "Cidinho de Santa Helena", do PP, apenas apoiado, na eleição de 2006, pelo governador Marconi Perillo) . Se até hoje não conseguiu condições de fazer os policiais ficarem em Jataí, acho que não vai conseguir mais, porque já são quatro mandatos e os policiais reclamando de salários e de moradias. Mas a parte que compete a prefeitura ela tem feito, inclusive moradias. Até duvido que tenham policiais indo embora. Acho que isso não é verdade. Precisamos checar junto à polícia. Não é verdade! Não há policiais indo embora de Jataí, exatamente por causa das condições de trabalho daqui: horas extras pagas pela prefeitura e moradias também sendo construídas pela prefeitura em vários locais da cidade.

(Encerrada a primeira questão do debate)

(Opinião do telespectador: nessa primeira questão, Victor Priori testou Humberto Machado tentando pegar aquilo que poderia ser um ponto fraco. Entretanto, sua teoria foi frágil. Para ele os problemas de roubos na cidade têm a ver com a falta de fixação dos policiais. O prefeito, por sua vez, falou de suas realizações e respondeu o óbvio: a responsabilidade da Polícia Militar é uma parceria entre governo do Estado e prefeitura local e não apenas da prefeitura como tentou transparecer as questões do candidato tucano.)

O segundo tema sorteado foi “MANUTENÇÃO – ASFALTO”.