quinta-feira, 2 de maio de 2013

FUNCIONÁRIOS DA SAÚDE PROMOVEM MANIFESTO E PEDEM VALORIZAÇÃO


Os servidores municipais da Saúde aproveitaram o feriado de 1º de Maio para saírem às ruas e gritarem por mais respeito e valorização


     Com uma manifestação pelas ruas de Jataí, que misturou passeata, motoata e carreata, funcionários da Saúde reivindicaram a implantação (de fato) do Plano de Carreira, Cargos e Salários para a categoria, além de revisão de contratos, melhor reajuste salarial e redução da jornada semanal de trabalho para, no máximo, 30 horas. A manifestação ocorreu na manhã da quarta-feira, feriado de 1º de Maio de 2013 e envolveu cerca de 150 pessoas. Naquele momento, o movimento da população, nas ruas, estava pequeno devido ao feriado, mas, mesmo assim, houve gente saindo nas portas de suas casas e vários motoristas e pilotos curiosos com o barulho. Participaram enfermeiros, agentes comunitários, agentes de endemias, técnicos em laboratórios, técnicos em enfermagem, técnicos em radiologia, auxiliares em saúde bucal, biomédicos e servidores do quadro administrativo hospitalar. O movimento ainda foi engrossado com o apoio espontâneo de algumas pessoas da comunidade e de muitos familiares dos manifestantes que acompanhavam de carros e motos.
    Uniformizados com camisetas brancas com os dizeres “SOU SERVIDOR PÚBLICO, EXIJO RESPEITO” e caracterizados com nariz de palhaço, os manifestantes ainda caminharam carregando alguns cartazes de insatisfação e fazendo barulho com um apitaço e soltando foguetes. Em cima e atrás de um carro de som (trio elétrico), eles utilizaram um áudio contendo uma frase do programa do prefeito Humberto Machado onde ele disse que os servidores não teriam a reposição salarial obrigatória porque a Câmara Municipal havia votado pela derrubada de sua proposta de aumento de 6.72%. Na manifestação ainda pôde-se ouvir que os vereadores que votaram contra justificaram o próprio veto dizendo que o percentual de reajuste era muito pequeno e que tinham a esperança de que o prefeito enviasse outra proposta com um valor maior. Batedores da Superintendência Municipal de Trânsito-SMT e uma viatura da Polícia Militar guardaram a manifestação que foi de caráter pacífico e sem incidentes.
     TRAJETO E REIVINDICAÇÕES - Os manifestantes começaram a se concentrar na Rua Riachuelo, em frente ao ginásio Vilelão, a partir das 9 h e saíram em cortejo às 9h50min. Desceram pela Av. Rio Verde com faixas e cartazes e fazendo um apitaço e soltando fogos de artifício. Seguiram um trio elétrico gritando palavras de ordem e fazendo suas reivindicações de valorização. Viraram na Rua Capitão Serafim de Barros e seguiram até a Av. Pio XII quando desceram e passaram pela Praça Clodoaldo Rezende (Praça Lambari) e viraram na Rua Banjamin Constant até pegaram uma das pistas da Rua Dom Emanuel. De lá seguiram até o conhecido Posto Texaco na Av. Goiás e continuaram, por esta que é a mais movimentada da cidade, até a Rua Miranda de Carvalho onde desceram até seu destino final, na orla do lago JK. Foi um percurso de cerca de 30 quadras e mais de 3 km. Os manifestantes concentraram-se no estacionamento do lago e usaram o microfone para justificar todo o movimento. Em suas palavras eles lembraram que o Poder Público tem anunciado vários investimentos na parte material e estrutural, mas que tem se esquecido da valorizar a parte humana que são os funcionários da Saúde (“obras são bonitas, mas não tratam quando a pessoa fica doente, funcionários valorizados sim”) e falaram que o funcionário municipal da Saúde só quer ter a condição e o incentivo para poder atender com mais qualidade a população que tanto reclama (“ganhamos pouco, somos assalariados e, para conseguir um ganho melhor, temos de fazer jornada dupla e até tripla de mais de 60 desgastantes horas semanais”). Durante os discursos, eles também lembraram que a classe dos professores só conseguiu seu plano de carreira após inúmeras lutas e manifestos. O vereador Vinícius Luz (PSDB), que já foi secretário municipal da Saúde, também de forma livre e espontânea, apareceu na concentração apenas para hipotecar sua solidariedade. Animados, os manifestantes ainda agitaram ao som da banda evangélica Ministério Samba Santo e foram dispersos por volta das 12 h. Esse movimento dos servidores da Saúde é apoiado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jataí-SINDSEMUJ e pelo Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás-SINDSAÚDE/GO, de Goiânia.

Os manifestantes percorreram cerca de 30 quadras carregando faixas, cartazes, fazendo reivindicações e pedindo o apoio da comunidade