sábado, 20 de julho de 2013

A GAUCHADA SE ENCONTRA NO RODEIO CRIOULO, NO FENART E NOS JOGOS TRADICIONALISTAS


     O 16º Rodeio Crioulo Nacional de Campeões , 12º Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha-FENART e 6º Jogos Tradicionalistas (Nacional 2013 ), que acontece em Jataí entre os dias 18 e 21 de julho de 2013, é um evento itinerante que se realiza de dois em dois anos. Seu objetivo maior é a integração dos gaúchos. É nele que se configura a oportunidade desse povo em encontrar amigos e parceiros da causa tradicionalista, além de poder mostrar ao mundo uma prova de civismo e amor a seus fortes valores culturais. A preocupação dos organizadores é que tudo aconteça de forma harmoniosa e com espírito de confraternização. A edição anterior (15º Rodeio Crioulo Nacional de Campeões, 11º Fenart e 5º Jogos Tradicionalistas) aconteceu de 27 a 30 de janeiro de 2011 no parque Camboatá, na cidade de Triunfo (RS) e a penúltima em 2009 (14º rodeio) havia sido realizada em Araranguá (SC). Esta é a primeira vez que o estado de Goiás e a cidade de Jataí recebem o evento. O mesmo será realizado no parque de exposição Nélio de Morais Vilela (as margens da BR-158) com Ingresso a R$ 5,00 e estacionamento a R$ 10,00 (com renda beneficente ao Núcleo Regional de Combate ao Câncer de Jataí). Entretanto, as competições de Bolão (uma espécie de Boliche) acontecem na sede do CTG, localizada em outra parte da cidade. Fazem parte da programação atividades campeiras, esportivas e culturais. Todas essas atividades, eminentemente, dentro das tradições gaúchas e promovidas em famílias. Foram confirmadas as participações de competidores de 15 estados, todos classificados em eventos interestaduais. A promoção é da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha-CBTG com organização do Centro de Tradições Gaúchas-CTG de Jataí apoiado pela Federação Tradicionalista Gaúcha do Planalto Central-FTG-PC. São parceiros dos organizadores a Prefeitura Municipal (SETUR) e Câmara Legislativa Municipal. 


INCONVENIENTES

     Nem só de festa vive o evento. Também acontecem momentos de inconvenientes. Alguns surgem quando um participante ou grupo entra de forma exagerada querendo vencer de qualquer maneira e cria certa animosidade. Outro problema é quando acontece desobediência ao regulamento e é feita inscrição equivocada. Outro é quando acontece falta de observação ao uso de bombacha estreita durante as provas.


ESTRUTURA DA CIDADE:

     Jataí, no sudoeste de Goiás (a 320 km da capital, Goiânia, pela BR-060) conta com 11 hotéis e vários restaurantes. Entretanto, essa estrutura que comporta a temporada de férias e de fins de semana, acabou sendo pouca para atender ao contingente de participantes e visitantes do evento. Parte da economia da cidade, notadamente, a prestação de serviços, ficou movimentada. Os hotéis ficaram lotados. Dois motéis foram transformados em hotéis. Algumas casas de aluguel foram locadas, especificamente, para a logística do evento. Muitos participantes ainda ficaram em casas de parentes e amigos na cidade (colônia gaúcha). Vindos em ônibus de excursão ou em carros próprios, a previsão, até o início, era de que, entre seis a oito mil pessoas ficassem hospedadas, alojadas e acampadas em vários pontos. Assim, seria preciso muita improvisação para acomodar os visitantes. Dentro no parque de exposições, também foi articulada a presença do Centro de Apoio ao Turista-CAT (Prefeitura/SETUR).