quarta-feira, 22 de maio de 2013

ORGANIZAÇÃO DA 41ª EXPAJA É APRESENTADA À IMPRENSA

Francis Barros, responsável pelo marketing da EXPAJA, convidou a imprensa da cidade e mostrou como será organizada a festa que mostra as potencialidades econômicas do município


     Em um café da manhã para a imprensa local, a direção do Sindicato Rural apresentou, de forma oficial, os detalhes de como será o funcionamento da 41ª Exposição Agropecuária de Jataí-EXPAJA 2013. Na reunião ocorrida na sede da entidade, dia 20 de maio, segunda-feira, o presidente do sindicato, Ricardo Peres e o diretor de marketing da EXPAJA, Francis Barros, expuseram, em telão, todo o projeto e falaram o que está programado para acontecer nos sete dias principais do evento que acontece de 10 a 16 de junho no Parque de Exposições Nélio de Morais Vilela (às margens da BR-158). O tema escolhido para nortear toda a exposição deste ano foi ALTA PRODUTIVIDADE COM BAIXO IMPACTO AMBIENTAL, tema, este, que demonstra a conscientização dos organizadores referente ao meio ambiente e ao Cerrado goiano. Na reunião ainda foi solicitado o credenciamento dos veículos de comunicação e distribuído, aos repórteres, o folder e um release desta que também é conhecida como a FESTA DA PECUÁRIA. O diferencial, deste ano, ficou por conta dos shows. O sindicato parece que percebeu as críticas da imprensa em 2012 e procurou diversificar as opções artísticas musicais. Dessa vez haverá um show gospel além dos tradicionais shows sertanejos de grandes produções e ainda um importante espaço para apresentação dos artistas da cidade que fazem sucesso com suas músicas. Tudo para agradar aos diferentes gostos do público. Pelas explicações repassadas, a EXPAJA 2013 acontece de forma estendida. De 10 a 16 de junho a festa recebe o público em geral no parque de exposições sendo que desde o dia 9 até o dia 29 de junho estará acontecendo uma programação variada com eventos específicos no próprio parque. As festividades que estarão acontecendo durante este período serão EXPAJA LEITE, EXPAJA OVINOS, EXPAJA LEILÕES, EXPAJA NEGÓCIOS, EXPAJA AGRICULTURA FAMILIAR, EXPAJA NELORE, CIRCUITO DE PALESTRAS (este ano com uma palestra do global Heraldo Pereira, um dos apresentadores do jornal Nacional), RODEIO EM TOUROS E SHOWS MUSICAIS. No folder e no release diz que a EXPAJA chega a sua 41ª edição como uma das maiores referências em termos de feiras de agronegócios do Brasil.




quarta-feira, 8 de maio de 2013

REGISTRO GERAL

Feira de Gastronomia saboreia o altruísmo com novidades - Na 9ª Feira de Gastronomia do Núcleo Regional de Combate ao Câncer de Jataí, ocorrida dias 6 e 7 de maio de 2013 no estacionamento do Campus Avançado de Jataí-CAJ/UFG, as pessoas puderam, não só degustar e apreciar um variado cardápio e uma boa comida, mas também colaborar com a área de saúde. Além da gula do tradicional e turístico evento, o visitante dos estantes pôde sair com a consciência saciada por ter ajudado uma entidade que ampara no tratamento de muitas pessoas. O festival gastronômico anual contou com caprichadas tortas, macarronadas, risotos, saladas, molhos e diversos complementos que acompanhavam cada prato.  Entre essas delícias, duas novidades chamaram mais a atenção e despertaram o paladar. O prato “Linguiça de Peixe” da Peixaria Pantantal e seus três sabores (pequi, pimenta e alho) e o prato “Charuto” do Porteira Bar foram bastante pedidos pelo público que não se conteve e fez questão de apreciá-los. Se por um lado os participantes do festival - restaurantes, buffets e bares – doaram seu tempo e divulgaram suas inovações à mesa, do outro lado quem compareceu e se fartou, acabou ajudando ao Núcleo em sua batalha constante de apoio a quem necessita fazer tratamento em Goiânia. 




Abertura da Copa Javel com agitação e boa média
Com cupons de sorteios de prêmios e boa média de gols na rodada inaugural, aconteceu a abertura da Copa Javel Motos Suzuki de Futebol de Campo 2013 (Amadorzão) onde foram disputadas 18 partidas entre 36 times e com 91 gols no total (média de 5,05 por jogo). As disputas aconteceram na tarde de sábado, dia 4 e na manhã de domingo, dia 5 de maio em oito campos espalhados pela cidade. O destaque da abertura ficou por conta do novo Flamenguinho de Jataí que, estreando com o pé direito na divisão de acesso, venceu seu adversário por 10 a 2. Nessa partida ouve até agito com os dirigentes - dois fanáticos torcedores flamenguistas - ligando o som de um DVD com os grandes lances do Flamengo do Rio (em narração de gols e reportagens) motivando seus jogadores a se empenharam mais dentro de campo. A segunda rodada, com mais 18 jogos, acontece no final de semana, dias 11 e 12 de maio. A Copa Javel Motos de Futebol têm jogos na divisão principal e na divisão de acesso e é promovida pela Liga Desportiva de Jataí-LDJ.




quinta-feira, 2 de maio de 2013

FUNCIONÁRIOS DA SAÚDE PROMOVEM MANIFESTO E PEDEM VALORIZAÇÃO


Os servidores municipais da Saúde aproveitaram o feriado de 1º de Maio para saírem às ruas e gritarem por mais respeito e valorização


     Com uma manifestação pelas ruas de Jataí, que misturou passeata, motoata e carreata, funcionários da Saúde reivindicaram a implantação (de fato) do Plano de Carreira, Cargos e Salários para a categoria, além de revisão de contratos, melhor reajuste salarial e redução da jornada semanal de trabalho para, no máximo, 30 horas. A manifestação ocorreu na manhã da quarta-feira, feriado de 1º de Maio de 2013 e envolveu cerca de 150 pessoas. Naquele momento, o movimento da população, nas ruas, estava pequeno devido ao feriado, mas, mesmo assim, houve gente saindo nas portas de suas casas e vários motoristas e pilotos curiosos com o barulho. Participaram enfermeiros, agentes comunitários, agentes de endemias, técnicos em laboratórios, técnicos em enfermagem, técnicos em radiologia, auxiliares em saúde bucal, biomédicos e servidores do quadro administrativo hospitalar. O movimento ainda foi engrossado com o apoio espontâneo de algumas pessoas da comunidade e de muitos familiares dos manifestantes que acompanhavam de carros e motos.
    Uniformizados com camisetas brancas com os dizeres “SOU SERVIDOR PÚBLICO, EXIJO RESPEITO” e caracterizados com nariz de palhaço, os manifestantes ainda caminharam carregando alguns cartazes de insatisfação e fazendo barulho com um apitaço e soltando foguetes. Em cima e atrás de um carro de som (trio elétrico), eles utilizaram um áudio contendo uma frase do programa do prefeito Humberto Machado onde ele disse que os servidores não teriam a reposição salarial obrigatória porque a Câmara Municipal havia votado pela derrubada de sua proposta de aumento de 6.72%. Na manifestação ainda pôde-se ouvir que os vereadores que votaram contra justificaram o próprio veto dizendo que o percentual de reajuste era muito pequeno e que tinham a esperança de que o prefeito enviasse outra proposta com um valor maior. Batedores da Superintendência Municipal de Trânsito-SMT e uma viatura da Polícia Militar guardaram a manifestação que foi de caráter pacífico e sem incidentes.
     TRAJETO E REIVINDICAÇÕES - Os manifestantes começaram a se concentrar na Rua Riachuelo, em frente ao ginásio Vilelão, a partir das 9 h e saíram em cortejo às 9h50min. Desceram pela Av. Rio Verde com faixas e cartazes e fazendo um apitaço e soltando fogos de artifício. Seguiram um trio elétrico gritando palavras de ordem e fazendo suas reivindicações de valorização. Viraram na Rua Capitão Serafim de Barros e seguiram até a Av. Pio XII quando desceram e passaram pela Praça Clodoaldo Rezende (Praça Lambari) e viraram na Rua Banjamin Constant até pegaram uma das pistas da Rua Dom Emanuel. De lá seguiram até o conhecido Posto Texaco na Av. Goiás e continuaram, por esta que é a mais movimentada da cidade, até a Rua Miranda de Carvalho onde desceram até seu destino final, na orla do lago JK. Foi um percurso de cerca de 30 quadras e mais de 3 km. Os manifestantes concentraram-se no estacionamento do lago e usaram o microfone para justificar todo o movimento. Em suas palavras eles lembraram que o Poder Público tem anunciado vários investimentos na parte material e estrutural, mas que tem se esquecido da valorizar a parte humana que são os funcionários da Saúde (“obras são bonitas, mas não tratam quando a pessoa fica doente, funcionários valorizados sim”) e falaram que o funcionário municipal da Saúde só quer ter a condição e o incentivo para poder atender com mais qualidade a população que tanto reclama (“ganhamos pouco, somos assalariados e, para conseguir um ganho melhor, temos de fazer jornada dupla e até tripla de mais de 60 desgastantes horas semanais”). Durante os discursos, eles também lembraram que a classe dos professores só conseguiu seu plano de carreira após inúmeras lutas e manifestos. O vereador Vinícius Luz (PSDB), que já foi secretário municipal da Saúde, também de forma livre e espontânea, apareceu na concentração apenas para hipotecar sua solidariedade. Animados, os manifestantes ainda agitaram ao som da banda evangélica Ministério Samba Santo e foram dispersos por volta das 12 h. Esse movimento dos servidores da Saúde é apoiado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jataí-SINDSEMUJ e pelo Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás-SINDSAÚDE/GO, de Goiânia.

Os manifestantes percorreram cerca de 30 quadras carregando faixas, cartazes, fazendo reivindicações e pedindo o apoio da comunidade