sábado, 31 de agosto de 2013

SÁBADO, 31 DE AGOSTO DE 2013

O presidente Jair Barrachi reuniu convidados para mostrar as piscinas e prestar contas do JAC

JAC APRESENTA REALIZAÇÕES NO CLUBE E MOSTRA BALANÇO
Em uma noite solene na área social do Jataí Atlético Clube-JAC, realizada nessa sexta-feira, 30, o presidente Jair Barrachi reuniu dezenas de convidados para mostrar tudo o que sua gestão tem feito no clube e apresentar um balanço geral de obras, investimentos e saldo de caixa. Foi um momento raro de prestação de contas com empolgação, otimismo e expectativas. A área do karaokê ficou repleta de associados e pessoas da sociedade que foram conferir, de perto, tudo o que a diretoria tem alardeado aos quatro cantos da cidade.


O presidente da LDJ, Paulo Duarte, ao lado dos troféus para os finalistas da Copa dos Bairros

LIGA DÁ O PONTA PÉ INICIAL PARA A COPA DOS BAIRROS 2013
Começa neste sábado, 31 de agosto, a edição de 2013 daquela que é considerada, pelo próprio da cidade, como a mais importante competição de futebol amador: a Copa dos Bairros. Em sua 9ª edição, a novidade deste anos será a fórmula de disputa com chaveamento de bairros por proximidade de regiões. Por exemplo, os bairros localizados pela parte norte da cidade foram todos colocados no mesmo grupo, assim como os do lado sul, do lado leste e do lado oeste. Com isso, a rivalidade poderá até estar em alta.


Senhoras tradicionais frequentadoras do museu realizam trabalhos de algodão no mutirão

MUTIRÃO DAS FIANDEIRAS E TECEDEIRAS MOSTRA RESISTÊNCIA DE COSTUMES
Não é só pedras lascadas, ossos de 11 mil anos, apetrechos indígenas ou mesmo pertences de pessoas e fatos históricos que compõe o Museu Histórico de Jataí - Casarão Francisco Honório de Campos. No local também é realizado, há 16 anos, o Mutirão das Fiandeiras e Tecedeiras, promoção, esta, de cinco dias que tornou-se um verdadeiro resgate de uma cultura regional.


O professores, Jucelânio e Saulo, nos jogos que criaram depois da exclusão no Estado

JOGOS DAS ESCOLAS PARTICULARES FINALIZA MAIS UMA EDIÇÃO
O evento esportivo anual de Jataí, denominado Jogos das Escolas Particulares-JEP, foi criado depois que as escolas da rede particular de ensino foram excluídas de participarem nos Jogos Estudantis do Estado de Goiás-JEEGOS. Quem revela isso são os professores da comissão organizadora que finalizaram mais uma edição dos jogos, no caso, a 6ª edição. Essa lição de competitividade, disciplina e técnica entre jovens alunos em três modalidade esportivas, terminou com cada escola sendo campeã e todos ganhando no final.  

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

SEXTA-FEIRA, 30 DE AGOSTO DE 2013

Imagens da manifestação realizada na manhã desta sexta-feira, 30, em reportagem da TV

EMPREGADOS AINDA TENTAM CONVENCER PREFEITURA COM MANIFESTAÇÃO
Com a polêmica votação e aprovação do Projeto de Lei nº 73 (lei do horário livre no comércio de Jataí), pela Câmara Municipal, realizada na sessão ordinária noturna na última quarta-feira, 28, vários trabalhadores do comércio, articulados no que pode ser chamado de grupo mais exaltado e contrário ao projeto, acionaram, mais uma vez, o sindicato da categoria e foram às ruas fazer barulho. Através de uma manifestação, em forma de passeata com faixas de protestos e apitaço,  eles percorreram várias ruas do centro da cidade na manhã desta sexta-feira, 30 - entre às 7 h e às 9 h - tentando chamar a atenção da população para o quanto pode ser prejudicial para eles essa proposta. A pretensão,  desta vez, também foi tentar convencer o prefeito Humberto Machado em não sancionar (tornar válido) a votação dos vereadores e colocar em prática o projeto de lei criado pelo próprio Poder Executivo.



Nova sede (temporária) do Dentran será mais moderna, mas funciona em área residencial

DETRAN DE JATAÍ COM SEDE MAIS MODERNA E COM RECLAMAÇÕES
O Detran/Ciretran de Jataí está se preparando para mudar e passar para uma nova sede, mais confortável e moderna. A satisfação, finalmente, está chegando! Entretanto, também pode estar chegando o ônus dessa mudança que sempre foi muito pedida e aguarda pela equipe e direção do órgão. O prédio atual (no antigo Mercado Municipal) apresenta inúmeros problemas estruturais. A nova unidade, por sua vez, ficará localizada em parte nobre da cidade, na Rua Tiradentes (antiga academia Formula), setor Samuel Grahan, e terá um padrão de atendimento ao estilo do Vapt-Vupt. Entretanto, diante deste salto de qualidade um novo contratempo poderá ser experimentado pelo órgão. Trata-se, justamente, de sua localização. O endereço fica em frente a um edifício residencial e, com o volume de veículos que estacionam diariamente em busca de serviços, o trânsito no local pode tirar um pouco do sossego dos moradores vizinhos.



O parquinho já está se preparando para recolher os equipamentos e fazer balanço da temporada

PARQUE NO ESTACIONAMENTO DO SHOPPING TEVE POUCO PÚBLICO
O parquinho de diversões instalando, pela segunda vez, na área do estacionamento do shopping center, pelo visto, não vai fazer um balanço muito positivo dessa sua segunda temporada. A previsão é encerrar neste próximo domingo, 1º de setembro, sem ter o mesmo resultado da outea vez. Um de seus representantes chegou a revelar à reportagem, em off, que achou fraco o movimento e que "parque em shopping não dá certo". A declaração ainda é apenas uma mera opinião do encarregado e o gerente geral ainda poderá apresentar um balanço do que foi essa temporada. Entretanto, é visível a decepção na equipe do parque, principalmente porque, a Área Municipal de Eventos, que ficava em frente ao lago Diacuí, foi vendida para a iniciativa privada e ali era o lugar mais adequado para a instalação da atração como parquinhos e circos.


quinta-feira, 29 de agosto de 2013

QUINTA-FEIRA, 29 DE AGOSTO DE 2013

Vereadores surpreendem o sindicato dos trabalhadores e antecipam votação (foto do dia 14/08/2013)

VEREADORES SURPREENDEM E ANTECIPAM VOTAÇÃO DA MUDANÇA NO HORÁRIO DO COMÉRCIO

O texto veio da assessoria da Câmara Municipal de Jataí: 
Na sessão ordinária desta quarta-feira, 28 de agosto, à noite, foi aprovado o projeto de lei enviado pelo poder executivo que altera o horário de funcionamento do comércio no município. O único voto contrário foi do vereador Marcos Antônio, que teve rejeitado projeto substitutivo que previa o horário de 8 às 19 horas de segunda a sexta-feira e de 8 às 15 horas aos sábados. Também foi rejeitado substitutivo assinado por sete vereadores que estipulava o fechamento dos estabelecimentos comerciais às 19 horas nos dias de semana e às 16h30min aos sábados. O texto original deixa a critério das empresas os horários, mas prevê respeito às leis trabalhistas. O projeto se transformará em lei quando for sancionado pelo prefeito Humberto Machado. Mas o vereador Marcos Antônio anunciou que recorrerá do resultado, por entender que tinha direito de pedir vistas do projeto na segunda votação, que ocorreu na mesma noite. Seu pedido, entretanto, foi rejeitado pela maioria dos parlamentares. Vários outros projetos e requerimentos de autoria dos poderes executivo e legislativo foram votados e aprovados. Na Tribuna Popular, o superintendente Municipal de Habitação, Gilberto Ferreira de Morais, falou sobre os projetos de sua pasta em Jataí. A próxima sessão ordinária está marcada para o dia 10 de setembro, a partir das 14 horas.
Só para entender: na sessão ordinária realizada na noite da terça-feira, 27, a votação quase ocorreu em favor do projeto substitutivo do vereador Marcos Antônio. Foi quando o vereador Geovaci Peres pediu vistas e a votação acabou sendo adiada e combinada para a próxima sexta-feira, 30 de agosto. Entretanto, sem maiores comunicados, a Câmara decidiu por votar na quarta-feira mesmo e acabou decidindo pela manutenção do projeto conforme veio do Poder Executivo.



quarta-feira, 28 de agosto de 2013

QUARTA-FEIRA, 28 DE AGOSTO DE 2013

O plenário da Câmara de Jataí foi ocupado por funcionário e pela Força Sindical durante a sessão

PROJETO DE MUDANÇA NO HORÁRIO DO COMÉRCIO TEM NOVA PROPOSTA E SERÁ VOTADO NA SEXTA-FEIRA, 30

Com o plenário lotado e sob apitaço e brados de protesto do público, a Câmara Municipal realizou uma agitada e nervosa primeira noite de sessão ordinária onde tratou e discutiu, dentre outros assuntos relevantes, da mudança no horário do comércio em Jataí. Com o regime especial de realizar a sessão a noite (a partir das 19h30min) para dar condições de participação aos lojistas, a mesa diretiva comunicou que o texto original do Projeto de Lei nº 73, de autoria do Poder Executivo, foi substituído por um projeto de autoria do vereador Marcos Antônio (PDT) que fixa o horário do comércio em Jataí das 8 h às 19 h, de segunda a sexta, e das 8 h às 15 h aos sábados, aumentando, portanto, em mais uma hora durante a semana (o oficial é até às 18 h) e em mais duas horas nos dias de sábado. Vários funcionários, gerentes de lojas e a Força Sindical (de Goiânia), além do sindicato dos empregados de Jataí, estiveram presentes. 



TERÇA-FEIRA, 27 DE AGOSTO DE 2013

Polícia Civil promove mais três dias de paralisações após não haver negociações com o governo

SEM NEGOCIAÇÃO, POLÍCIA CIVIL PARALISA POR MAIS TRÊS DIAS
Não houve evolução nas negociações e reivindicações da Polícia Civil junto ao Governo de Goiás. Assim, mais três dias de greves com paralisações estão sendo promovidos pelas delegacias goianas nestes dias 27 (terça-feira), 28 (quarta-feira) e 29 (quinta-feira).


terça-feira, 27 de agosto de 2013

SEGUNDA-FEIRA, 26 DE AGOSTO DE 2013

Para a loja Avenida, do centro, o ideal apenas esticar até mais tarde nos sábados

Para o loja Giovanna (centro), o ideal também seria apenas esticar até mais tarde aos sábados

CÂMARA VAI DISCUTIR E VOTAR A PROPOSTA DE MUDANÇA NO HORÁRIO DO COMÉRCIO
A apreciação e votação do polêmico Projeto de Lei nº 73 (lei do horário livre no comércio de Jataí) começará a partir desta terça-feira, 27, às 19h30min, e se estenderá na quarta-feira, 28 e quinta-feira, 29 (também a noite), na Câmara Municipal durante o último período de sessões ordinárias do mês de agosto. Com intenção da Prefeitura em liberar o período em que as lojas da cidade fiquem abertas atendendo o público e esticando a possibilidade também para seu funcionamento normal durante toda a tarde e noite de sábado, além de domingos e até feriados (conforme quiser e suportar cada empresa), muitos questionamentos surgiram por parte da classe de gerentes e funcionários dessas mesmas empresas. A proposta de mudança foi sugerida por representantes das classes empresariais que receberam reclamações de vários empresários do centro da cidade que calcularam prejuízos após a instalação do shopping center na cidade. Segundo os reclamantes, os horários de funcionamento do shopping, das 10 h às 22 h, de segunda a sexta, além de poder funcionar aos sábados, domingos e feriados, deixa-o em uma condição privilegiada e retira consumires das lojas do centro atraindo grande parte para si. Com essa mudança proposta para o horário, os demais empresários fariam assim, uma estratégia para poder competir com mais igualdade e recuperar parte dos clientes perdidos. O problemas seriam as consequências dessas mudanças e a possibilidade de gerar certo prejuízo ao invés de lucro. Por exemplo, para tentar equiparar horários, as demais lojas precisariam montar uma terceira jornada de trabalho (horários extras) e isso poderia extrapolar o banco de horas de seus funcionários além de gerar várias demandas trabalhistas e pagamentos adicionais ou então remanejar folgas e reposições de horários nas equipes. Uma dor de cabeça! Seria necessário haver um bom movimento de consumidores para justificar tais ações. Os gerentes de lojas afirmam que esticar o funcionamento e aumentar a equipe só funciona em vésperas de datas especiais e no Natal onde ocorre um volume grande de pessoas buscando comprar presentes. Falando a reportagem, os representantes das equipes disseram, unânimes, que existe a necessidade em aumentar o horário dos sábados na cidade. Para eles, se mantivesse o mesmo horário de funcionamento no meio de semana (das 8 h às 19 h ou até às 20 h) e, apenas, aos sábados, passar das 13 h para às 14 h ou 15 h ou até às 16 h, seria a melhor decisão.
LOJAS AVENIDA E GIOVANNA – As lojas Avenida e Giovanna (ambas da mesma rede), do centro da cidade, umas das mais interessadas em mudanças no horário do comércio, revelaram a realidade que estão passando. Seu funcionamento atual é das 8 h às 19 h (de segunda a sexta) e das 8h às 13 h (aos sábados) e trabalham com duas turmas de funcionários. Seguindo a mudança no sistema de trabalho implantada em algumas unidades da rede, ambas passaram a adotar, desde novembro de 2012, o autoatendimento. Na Giovanna, que agora é easy (fácil), o cliente chega, escolhe o que quer comprar e é acompanhado ao caixa por um atendente (vendedor). O sistema quase se assemelha a um supermercado. Entretanto, com essa mudança, houve demissões. Muitos dos vendedores comissionados passaram a ser assalariados e resolveram sair. O volume de vendas da loja também sofreu certa queda sem a figura do vendedor demonstrando a mercadoria para o cliente e a loja ainda está tentando reequilibrar este saldo. Sobre a proposta de mudança no horário do comércio a ser discutida e votada pela Câmara Municipal, o representante da loja opina de que o melhor seria manter o mesmo horário de segunda a sexta e esticar nos sábados até às 15 h ou 16 h. Se fosse liberado e a direção da empresa resolvesse trabalhar além disso, ou seja, durante todo o sábado, aos domingos e até feriados, seria necessário, então, contratar mais pessoas para criar uma turma de horários especiais. Só que ele não vê a necessidade disso. Já na loja Avenida (que também possui uma unidade no shopping center), a opinião é semelhante. Ali a gerência quer agilidade e dinamismo nos horários e mais liberdade para poder escolher a melhor forma de vender. Com a implantação do sistema de autoatendimento o volume de negócios da loja também deu uma encolhida e houveram dispensas de funcionários/vendedores já que poucos se adaptaram ao novo modelo. Para loja, o ideal seria manter o mesmo horário de funcionamento de segunda a sexta (das 8 h às 19 h) e, aos sábado, até às 16 h. A equipe revela que chegou a perder até R$ 10 mil de premiação por metas de vendas devido ao horário de fechamento aos sábados em Jataí ( o melhor dia para negócios na loja) que é até às 13 h. Com relação a criar uma terceira turma para dias especiais (domingos e feriados) acham que não daria muito certo devido à concorrência com o shopping.



domingo, 25 de agosto de 2013

DOMINGO, 25 DE AGOSTO DE 2013

Leilão virtual de gado e leilão de prendas na noite de sábado, 24

Baile de encerramento após o leilão e almoço do domingo, dia 25

PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO E A FESTA DA BÊNÇÃO DAS SEMENTES
A paróquia São Sebastião, no ano de seu Jubileu (50 anos), realizou mais uma edição da tradicional festa da Bênção das Sementes nos dias 23, 24 e 25 de agosto. Dessa vez o objetivo foi arrecadar fundos para a conclusão da reforma geral e ampliação da igreja. O salão paroquial recebeu o público para os três dias de festas e animação. Foi realizada carreata (desfile), missa da bênção, almoço de confraternização e leilões. Na noite de sexta (23), o leilão arrecadou quase R$ 5 mil e no sábado (24), mais de 12 mil.


Balada Responsável realiza apreensão de vários veículos com motoristas em situação irregular

BALADA RESPONSÁVEL EM MAIS UM FINAL DE SEMANA
A equipe de agentes da Polícia Militar, Detran (Estado) e SMT (Prefeitura) realizou mais um final de semana de Blitz da ação da Balada Responsável. No balanço, 43 CNHs foram apreendidas (contra 42 da primeira operação). O ponto na Av. Rio Verde realizou dezenas de autuações de pessoas dirigindo ou pilotando em situação irregular. A intenção é sempre pegar motoristas alcoolizados. Também foram distribuídos panfletos e feitas diversas abordagens para conferir as condições dos veículos, fazer teste de bafômetro ou repassar dicas de conscientizações e segurança no trânsito. Antes mesmo da Blitz, agentes percorreram os barzinhos da via e fizeram trabalho de divulgação junto aos frequentadores. A ideia foi que "não é proibido beber, mas sim beber e dirigir". A operação, que vem reduzindo o número de acidentes com mortes, acabou deixando muitos jovens e adolescentes sem festa por causa de irregularidades. Vários carros e motos foram guinchados. Durante as abordagens na avenida, um motorista, totalmente embriagado, furou o bloqueio e acabou tendo os quatro pneus de seu carro furados em uma cama de pregos (cama da faquir) montada pela PM. Outra curiosidade foi um motorista que chegou com uma latinha de cerveja na mão, tirou onda com os agentes, fez o teste do bafômetro e nada foi acusado. O motivo é que era uma das novas cervejas sem álcool. Novas ações poderão ser realizadas, mas em pontos diferentes da cidade.
.

O casal, Naila e Thales di Carvalho, recebeu elogios pela reforma e novo ambiente

SEVEN CLUB AUMENTA ESPAÇO E CONFORTO DA BOATE
A boate Seven Club reinaugurou, com duas noites de shows dias 23 e 24 de agosto, suas novas instalações e reabriu as noites de agitos no centro da cidade. Os proprietários receberam elogios pela decoração aconchegante e promoveram Thiago & Felipe e Danilo Hudson para fazerem a reestreia com estilo. A nova Seven mostrou ao público que aumentou camarote, espaço físico, palco, trocou o piso, colocou pedras, mesas e cadeiras com estrutura de alumínio, além de ter mudado as cores da decoração interna e externa. A expectativa é de que os frequentadores agradem. A segurança também foi observada. A Seven Club tem toda a licença e vistoria do corpo de Bombeiros. Segundo os proprietários, a reforma custou R$ 150 mil e a arquiteta que assina o visual é Raquel Carvalho. Na reinauguração da Seven teve um bom público que ainda contou com a concorrência do Mr Gyn (no clube da Juventude) e festa Projeto F (Espaço Flamboyant), dentre outros bailes de formatura. 


sábado, 24 de agosto de 2013

SÁBADO, 24 DE AGOSTO DE 2013

A Casas Bacannas diz que não perdeu clientes por causa do shopping e está preocupada

EQUIPE DA CASAS BACANNAS DESESPERADA COM HORÁRIO LIVRE
A equipe da loja Casas Bacannas de Jataí (gerente e funcionários) está preocupada e até desesperada com a proposta de mudança no horário de funcionamento do comércio na cidade. O Projeto Lei nº 73 (projeto do horário livre) enviado do Executivo para a Câmara Municipal e que será votado com as devidas emendas nesta próxima semana, não foi visto como sendo bom pelos trabalhadores do estabelecimento. Se por um lado o consumidor terá mais tempo para ir as compras no centro da cidade e os empresários poderão estar ganhando com um possível aumento no consumo, do outro lado as equipes de lojistas poderão estar ficando sem vida social e verem seus ganhos achatados. A Casas Bacannas já funciona, no centro da cidade, na Av. Goiás, com dois turnos de funcionários (das 8 h às 18 h e das 8 h às 19 h de segunda a sexta e das 8 h às 12 h e das 9 h às 13 h aos sábados) diz que o ideal seria manter o mesmo horário de segunda a sexta e, apenas aos sábados, esticar até às 14 h (mais uma hora). A alegação é de que, para a loja, é só até esses horários que têm movimento. Referente a possibilidade de também funcionar o resto das tardes de sábados e aos domingos e feriados, a loja diz que não há grande consumo que justifique isso e que, por isso mesmo, seria necessário exigir mais tempo de seus funcionários e até criar um dispendioso 3º turno de trabalho. A Casas Bacannas garante que não perdeu clientes e nem movimento com a instalação do shopping center na cidade e a gerência revela, preocupada, que poderá perder alguns de seus melhores vendedores pois acha difícil ganharem mais do que já ganham (até R$ 2 mil de comissão).



Uma das monitoras e a coordenadora, Tamara Damasco, que comandarão a 32ª Copa SESC

COPA SESC ABRE INSCRIÇÕES NA SEGUNDA-FEIRA, DIA 26
A 32ª edição da Copa SESC, grande evento esportivo e social, abre suas inscrições em Jataí na segunda-feira, 26, e vai até dia 13 de setembro de 2013. Sempre de forma democrática e incentivadora, as inscrições poderão ser feitas por qualquer pessoa interessada em montar equipe para participar, tanto na categoria masculino quanto feminino. Entretanto, serão necessários, no mínimo, contar com quatro times inscritos em cada categoria. O objetivo do evento é proporcionar momentos de lazer, integração e incentivar valores morais, como companheirismo, educação, auto-superação, respeito e autocontrole. As disputas serão nos ginásios, campos, clubes e pistas da cidade. A competição possui 16 categorias, mas, em Jataí serão apenas dez: Futsal (várias faixas etárias), Futebol Soçaite, Voleibol, Basquete, Handebol, Queimada, Natação, Xadrez, Taewon-do e Atletismo. Para inscrever sua equipe, a pessoa deve procurar a secretaria do SESC que fica na Praça Tenente Diomar Menezes. O início das disputas será em 19 de setembro.



Marquim (baterista), Anderson (vocalista) e Rodrigo (baixista) em entrevista, ao vivo, na TV local

MR GYN APRESENTA SHOW "A HISTÓRIA CONTINUA" EM JATAÍ
A banda goianiense, Mr. Gyn está em Jataí nesta sexta-feira, 24, para, logo mais a noite, após às 23 h, se apresentar no clube da Juventude (antigo clube do Laço, às margens da BR-060) com o show de seu CD 2013: "A História Continua". Durante o dia eles estiveram nos estúdios da TV Anhanguera da cidade participando de uma entrevista ao vivo no Jornal Anhanguera 1ª Edição (local) onde bateram um descontraído papo falando da carreira musical. O álbum   "A História Continua" é o 7º da banda de pop rock e conta com 10 canções inéditas, além do hit "Mil Sementes". São 15 anos de estrada e um número grande de shows que fez ultrapassar mais de 120 mil CDs e DVDs vendidos comprovando que Goiás é mais do que apenas música sertaneja. O ingresso para curtir a festa, que ainda terá tributo ao Legião Urbana e sucessos dos anos 80  com DJ Kissuk, custa R$ 50,00.


Equipe de integrantes e colaboradores da paróquia São Sebastião na primeira noite da festa

FESTA DA BÊNÇÃO DAS SEMENTES TEM INÍCIO COM LEILÃO
A 20ª Bênção das Sementes, da paroquia São Sebastião, teve início na noite dessa sexta-feira, 23, no salão paroquial, com o tradicional leilão de prendas e gado (virtual). Na festa, os convidados puderam arrematar prendas (materiais doados e arrecadados para a ocasião) em cestas e embrulhos de comidas (assados, bebidas e doces), além de variedades, como sacos de carvão, defensivos agrícolas, adubos, capacete, cadeira para escritório, dentre outros. Já o leilão virtual consistiu na exibição, em telão, da filmagem do gado no pasto para os interessados darem seus lances. O dinheiro arrecadado será destinado às obras de conclusão do templo da igreja. A festa continua neste sábado, 24, com a carreata (desfile) de veículos e maquinários agrícolas pela manhã logo após a missa da bênção das sementes. A noite haverá outro leilão de prendas e gado no salão paroquial. 


sexta-feira, 23 de agosto de 2013

SEXTA-FEIRA, 23 DE AGOSTO DE 2013

Para a loja Savan, do centro, o ideal seria aumentar apenas duas horas a mais aos sábados

LOGISTAS OPINAM SOBRE MUDANÇA DE HORÁRIO DO COMÉRCIO
Os lojistas do centro da cidade estão sendo procurados pela reportagem e estão deixando suas opiniões sobre a proposta do Poder Executivo de mudança no horário do comércio em Jataí. O projeto de lei que a Prefeitura enviou para a Câmara (Projeto de Lei nº 73 de 2 de agosto de 2013) pretende liberar geral o horário (altera o artigo 111 do Código de Postura do município), mas que, entretanto, vem encontrando resistência por parte dos empregados e dos gerentes de lojas, além do sindicato dos trabalhadores, que pensam diferente. A unidade da Av. Goiás da rede de lojas Savan, por exemplo, que já trabalha com dois turnos de funcionários (de segunda a sexta das 8 h às 17 h e das 10 h às 19 h, e aos sábados das 8 h às 13 h), ficaria satisfeita se o horário mantivesse das 8 h às 19 h de segunda a sexta e, apenas aos sábados, aumentasse até às 15 h (mais duas horas). Assim seria o ideal, pois, além da loja recuperar o banco de horas negativo de seus funcionários, que perfazem um total de 42 horas semanais (ficam devendo 2 horas por semana para completar as 44), também alinharia com o mesmo horário de funcionamento das demais cidades onde a rede possui filiais. Funcionar além das 15 horas, aos sábados, e ficar aberta aos domingos e feriados também não seria muito vantajoso para a loja. A votação do projeto de lei, com as emendas dos vereadores, acontece na próxima terça-feira, 27, às 19h30min. 



Paciente, monitora e vigilante do CAPS de Jataí na primeira noite na Feirinha

ARTETERAPIA DO CAPS EM COMERCIALIZAÇÃO NA FEIRA DA NOITE
Depois do êxito na comercialização de seus produtos de arteterapia na Expo Flor 2013, o Centro de Atenção Psicossocial-CAPS, através da regional de Jataí (Núcleo de Assistência Psicossocial-NAPS – Vila Fátima), iniciou, também, a comercialização de seus artigos artesanais na tradicional Feira da Noite (Feirinha) que acontece sempre às quintas-feiras na Praça Tenente Diomar Menezes. Só para entender, os CAPS/NAPS são instituições brasileiras que surgiram para substituir os antigos hospitais psiquiátricos (hospícios ou manicômios) oferecendo diversos tipos de tratamento e acompanhamento a pessoas acometidas de problemas mentais (distúrbios) ou neurais (depressão). A instituição complementa seu trabalho proporcionando inserção social, aos pacientes quase recuperados ou com bastante evolução, através de seu Centro de Convivência que, na cidade, localiza-se junto à sede do Jataí Atlético Clube-JAC. No Centro de Convivência, os pacientes podem participar de oficinas de arte e artesanato como técnica de arteterapia e aprender uma nova profissão. Com a comercialização de seus produtos, os pacientes acabam tendo um tipo de fonte de renda. Os artigos na barraca da Feira da Noite são diversos utensílios em bordado, crochê, pintura em tecido (pano de prato), decoupage, patchwork (montagem de retalhos), dentre outros. A coordenação do núcleo do CAPS em Jataí é da psicóloga, Soraia Rezende.


quinta-feira, 22 de agosto de 2013

QUINTA-FEIRA, 22 DE AGOSTO DE 2013

Operários de obras trabalham no telhado do pátio do Colégio João Roberto

COLÉGIO JOÃO ROBERTO TEM REFORMA INICIAL
O Colégio Estadual João Roberto Moreira (Vila Paraíso) deu início, nessa quarta-feira, 21, a reforma de suas dependências internas. Segundo informações da Subsecretaria Estadual de Educação-SRE, os trabalhos, nesta primeira fase, serão apenas na parte de telhado, forro e fiações elétricas. O primeiro local a ser mexido foi a cobertura do pátio principal. O valor da reforma inicial é de R$ 150 mil e está previsto esse mesmo valor a ser liberado para o andamento da reforma no início de 2014. O colégio é o segundo maior da rede estadual em Jataí.



Delegacia de Jataí aderiu ao movimento de paralisação a nível estadual

POLÍCIA CIVIL FAZ MAIS DOIS DIAS DE PARALISAÇÕES
Dando sequencia às manifestações em protesto por melhores salários e condições estruturais nas delegacias do estado, a Polícia Civil goiana realizou mais dois dias de paralisações em suas atividades. O primeiro dia havia sido na terça-feira, 13 e em Jataí a delegacia, em frente a praça Professor Maromba, ficou sem expediente normal e só funcionou em regime de plantão especial nesse dia 20 (terça-feira) e 21 (quarta-feira), voltando a normalidade no dia de hoje, 22 (quinta-feira). Segundo informações do próprio movimento, se não houver negociações com o governo, mais três dias de paralisações estão programados para ocorrerem na próxima semana, dias 27, 28 e 29 de agosto.



Promotores de eventos fazem a colocação de painel na frente da boate

BOATE SEVEN INAUGURA REFORMA 
A boate Seven Club, localizada na Av. Goiás (em frente ao prédio da biblioteca municipal e secretaria de Cultura) inaugura, nesta sexta-feira, 23, suas reformas de ampliação interna. Para comemorar a nova Seven, uma festa de reinauguração foi programa com dois dias de shows. No dia 23, a apresentação é de Thiago & Felipe (sertanejo universitário de Rio Verde) e no dia 24, grande animação com Danilo Hudson (variedade musical de Goiânia).



Igreja São Sebastião, ainda em reformas, realiza a 20ª Festa da Bênção das Sementes

PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO REALIZA FESTA DAS SEMENTES
A paróquia da igreja São Sebastião realiza, neste final de semana, dias 23 (sexta-feira), 24 (sábado) e 25 (domingo), o evento 2013 da tradicional Festa da Bênção das Sementes. Nesta que será a 20ª edição, haverá leilão de prendas e gado (virtual) na sexta, no sábado e domingo pela manhã. A carreata (desfile) será na manhã do sábado logo após a missa da benção das sementes. O almoço com costelão gaúcho, de encerramento, será no domingo. O grande objetivo, deste ano, será a arrecadação para aplicar na conclusão da reforma geral e ampliação do templo da igreja que tem a pregação religiosa do padre Valdinei Nascimeto.



O coordenador, Marcos Martins (a esquerda) com o basqueteiro gaúcho Décio

Equipe principal de basquete de Jataí recebendo o visitante de Santa Maria (RS), Décio Paulo

BASQUETE RECEBE A VISITA DE VETERANO DE SANTA MARIA
No treino dessa quarta-feira, 21, a equipe principal de basquete de Jataí recebeu a presença do basqueteiro, Décio Paulo Silveira, veterano militar da Associação dos Velhos Amigos do Basquete de Santa Maria-AVABSM. Foi apenas para conhecer a turma, jogar um pouco e fazer confraternização. O gaúcho Décio, que está de visita na cidade, é sogro de João Batista, 1º tenente do 41º BIMTz em Jataí.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

QUARTA-FEIRA, 21 DE AGOSTO DE 2013



ENTREVISTA COM VEREADOR VINÍCIUS LUZ

DESTA VEZ JATAÍ TEM OPOSIÇÃO PARTICIPATIVA

    Vinícius de Cecílio Luz, partido PSDB (coligação Pelo Progresso de Jataí-PSBD/DEM), eleito com 787 votos (1,63% dos válidos e 10º mais bem votado entre os 10 eleitos) está em seu primeiro mandato na Câmara Municipal (2013 a 2016) e é vereador de oposição junto com Thiago Maggioni (também PSDB). Já foi secretário municipal da Saúde (no mandato do prefeito Fernando Henrique Peres-FHP, “Fernando da Folha”- PR).

     Entrevista concedida ao Blog Alvo Notícias em 30 de julho de 2013.

ALVO NOTÍCIAS – O senhor é um vereador do mesmo partido do governador. Sai de Jataí para ir a capital percorrer os bastidores do Palácio das Esmeraldas atrás de recursos e benefícios para sua cidade. Assim funciona? Esse é o caminho?
VINÍCIUS LUZ – Tenho tido as portas do governo abertas desde o início de nosso mandato, aliás, até antes. A partir do momento em que começamos a encaminhar às solicitações, obtivemos êxitos e estamos sendo bem recebidos. Temos falado, constantemente, com a maioria dos secretários de estado e com o próprio governador em uma constante que acho que tem trazido bons frutos. 

ALVO NOTÍCIAS – O senhor está indo a Goiânia atrás dos recursos do governo estadual. Sendo assim, o que o senhor está pedindo para Jataí?
VINÍCIUS LUZ – São pedidos de toda ordem. Questões da Educação, Segurança Pública, Saúde e Infraestrutura. Na Educação solicitamos ao governador e fomos atendidos pelo secretário de estado, Thiago Peixoto, com um volume de recursos de R$ 150 mil para 2013 e mais R$ 150 mil para o início de 2014 onde vamos fazer melhorias no colégio estadual João Roberto Moreira. Mas apenas melhorias porque não vamos conseguir reformá-lo em sua totalidade. Entretanto serão várias melhorias substanciais que, ao longo do tempo, os alunos e os professores vão sentir a diferença. 

ALVO NOTÍCIAS – Já está definido por onde vai começar essas melhorias?
VINÍCIUS LUZ? – Já sim. Uma equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação já esteve no colégio realizando um levantamento. A licitação já foi feita e está homologada (aprovada). Com isso, em breve começaremos os trabalhos.
     Outra coisa no tocante a Educação: corremos atrás e conseguimos, além da escola Padrão Século XXI, que já está em fase de licitação e, provavelmente, o governador deva dar uma ordem de serviço nos próximos meses nessa obra que será erguida no setor Dom Abel, conseguimos, também, outras duas novas escolas...

ALVO NOTÍCIAS – Essa escola Padrão Século XXI, por acaso, será a que vai substituir o colégio estadual (* asterisco) Frei Domingos?
VINÍCIUS LUZ – Sim, será essa mesma a substituta.
     ...Então nós conseguimos duas outras novas escolas. Chegamos da conversa com o secretário Thiago Peixoto e, imediatamente, procuramos o prefeito que nos cedeu duas áreas importantes, sendo que, uma será no conjunto habitacional Cidade Jardim II e a outra, que ainda está por definir, provavelmente, será na parte alta da cidade próxima ao conjunto Rio Claro (** asteriscos). Isso será uma parceria entre Governo Federal, Estadual e Municipal. Inclusive, já tem cadastro no Ministério da Educação-MEC.
     Solicitamos também, na área de Segurança Pública, um aumento no Banco de Horas da Polícia Militar e fomos atendidos. Pedimos mais algumas viaturas e já estão sendo viabilizadas. Solicitamos a inclusão da Jataí no programa Goiás Sinalizado junto ao Departamento Estadual de Trânsito-DETRAN e estamos aguardando uma resposta. Isso fará com que tenhamos uma melhor sinalização. Será um trabalho em parceira com a SMT de Jataí. Também solicitamos uma nova sede para a unidade do DETRAN-CIRETRAN e fomos atendidos. Nos próximos dias a CIRETRAN será mais ampla, moderna e com um padrão de atendimento aos moldes do Vapt-Vupt. As pessoas vão sentir a diferença. A área já foi providenciada e recebemos o novo mobiliário. Queremos até contar com a presença do governador para inaugurar esta nova sede da CIRETRAN em Jataí
     Também fomos atrás de algumas questões na área da Saúde. Logo no início de nosso mandato, solicitamos do governo estadual, uma ajuda de R$ 2 milhões para somar às ajudas da Prefeitura, da Diocese e da comunidade, para a reabertura do hospital Regional de Jataí, futuro hospital Padre Tiago (filantrópico). Tivemos o aval do governador e esse processo já está correndo na Secretaria de Estado da Saúde onde se aguarda apenas o plano de trabalho, que deverá ser apresentado nos próximos dias pela congregação Franciscana (futuros administradores do novo hospital), para que o Estado possa traçar um cronograma de liberação desse recurso a ser aplicado na aquisição de novos equipamentos uma vez que os que os outros estão, praticamente, sucateados.
      Também estou correndo, e muito, atrás de outra obra importantíssima na área de Saúde que não podemos perder. Trata-se do Ambulatório Médico de Especialidades, o AME, um programa do governo de Goiás e que acredito que umas 15 cidades já tenham sido contempladas com ele. Jataí é uma. Entretanto, corremos o risco de perder por causa de morosidade no repasse de uma área adequada. Procuramos o prefeito e ele sensibilizou. Na próxima semana (de 5 a 9 de agosto) estaremos votando um projeto de lei para a doação da área e iremos correr com isso debaixo do braço para agilizar esse processo e para que possamos, nos próximos meses, conseguir a licitação desse ambulatório. Com ele vamos conseguir desafogar os problemas de especialidades médicas. Hoje nós temos uma boa rede de postos de saúde, mas quando os pacientes são encaminhados para consultas ou exames especializados, temos problemas de agendamento porque as vezes não são feitos aqui. Com uma obra como essa, vamos conseguir resolver boa parte desses problemas.

ALVO NOTÍCIAS – Vai ter profissionais de fora?
VINÍCIUS LUZ – Com certeza vai ter. Além de uma estrutura moderna, não só física, mas com equipamentos que podem realizar exames especializados aqui mesmo em nossa cidade sem a necessidade dos pacientes terem que se deslocar para outros municípios, principalmente, para Goiânia.

ALVO NOTÍCIAS – Santa Helena também...
VINÍCIUS LUZ – Santa Helena é uma parte mais hospitalar uma vez que temos um hospital regional estadual por lá, mas, o AME é na parte ambulatorial de consultas especializadas e exames.

ALVO NOTÍCIAS – Em relação ao Centro Médico de Jataí, o que o secretário municipal de Saúde, Dr. Amilton Fernandes está solicitando junto ao Estado?
VINÍCIUS LUZ – O Dr. Amilton já fez uma solicitação na ordem de R$ 3 milhões em recursos como forma de um aporte do Estado no planejamento de ampliação no nosso Centro Médico. Estamos acompanhando esse pedido de perto, uma vez que entendemos que o Estado precisa sim ser parceiro nessa empreitada. As obras de ampliação do Centro Médico estão orçadas em, aproximadamente, R$ 9 milhões. Estivemos em equipe – junto com o prefeito e alguns vereadores – no Ministério da Saúde onde conseguimos uma sinalização de que o governo federal poderá financiar 100% dessa obra. Os R$ 3 milhões solicitados junto ao governo de Goiás serão para a aquisição de equipamentos, uma vez que o Centro Médico vai triplicar de tamanho e terá novos leitos de UTI, novas acomodações de enfermaria e novos centros cirúrgicos. É preciso ampliar, mas também precisa ter equipamentos. Provavelmente, o Dr. Amilton vai estar solicitando ao Estado para que essa ajuda possa ser em equipamentos. Diante disso, faremos nossas gestões, uma vez que somos da base do governo, para que esse recurso seja liberado como contrapartida.

ALVO NOTÍCIAS – Com relação à infraestrutura de asfaltamento de toda a cidade e a conclusão do programa do prefeito Humberto Machado. Existe mesmo um pedido seu de R$ 6 milhões junto ao governo do Estado para ajudar nessa conclusão?
VINÍCIUS LUZ – Há um projeto em andamento onde Jataí deverá ser contemplada com algo em torno de R$ 6,5 a R$ 7 milhões. É um programa que conta com parte de recursos do governo federal para ajudar alguns municípios. E sim, Jataí deverá ser contemplada com essa soma de recursos para novos asfaltamentos. Em conversa recente com o secretário municipal de obras, Dr. Tales, ele me disse que esse recurso seria suficiente para asfaltar 100% de nossa cidade. O que é importante é o diferencial. Esse recurso não será através de financiamento como foi aquele programa de asfaltamento que teve em 2012. Esse recurso chegará para a Prefeitura que não terá que repor, depois, em forma de financiamento. Com ele, poderemos asfaltar todas as vias ainda não pavimentadas e até realizar muitos metros de recapeamento.

ALVO NOTÍCIAS – Esse recurso para concluir o asfaltamento é um pedido seu ou senhor está apenas acompanhando um pedido feito pela Prefeitura?
VINÍCIUS LUZ – Estamos apenas acompanhando. Esse processo, inclusive, já vem de um período antes mesmo de nosso mandato. Mas tudo o que tange o Governo de Goiás em parceria com a Prefeitura de Jataí, estamos procurando fazer essa aproximação e interlocução para facilitar. Também estamos cobrando muito do governador e secretários de estado e temos obtido bons retornos.

ALVO NOTÍCIAS – Falando em interlocução entre o município e o Governo do Estado (poderes executivos), o senhor faz parte do mesmo partido do governador Marconi Perillo e é de sua base na cidade. Entretanto, também temos, como “concorrentes” seus na base governista, figuras políticas como Victor Priori (PSDB), Cilene Guimarães (PSD), Fernando da Folha (PSD) e até partidos parceiros, como o Democratas com André Massamba. Como é sua relação com eles tendo em vista todos esses requerimentos?
VINÍCIUS LUZ – É uma relação fraternal e de companheiros de verdade. A todos esses nomes que você citou eu ainda somaria os de Jailton Paulo Naves (PROLIQUIDAÇÃO/SEGPLAN) e Fernando Fernandes Pinto (IQUEGO). Temos procurando estreitar esse nosso relacionamento enquanto base do governo, respeitamos a individualidade de todos e temos procurando fazer algumas ações em conjunto. Por exemplo: estamos prestes a receber o governador Marconi Perillo em Jataí para passar um dia inteiro conosco fazendo uma agenda de visitas e reuniões políticas e administrativas. Isso estamos fazendo em conjunto. Provavelmente isso possa acontecer ainda no mês de agosto ou início de setembro. Faremos uma agenda comum onde estaremos discutindo com todos os vereadores e com o prefeito as demandas de nossa classe políticas que, ao mesmo tempo, são as demandas de toda a sociedade jataiense. Não adianta bombardearmos o governador com 300 pedidos. Precisamos ter foco e esse foco estamos buscando com nossas conversas, seja entre os próprios vereadores, seja com o prefeito ou seja com as lideranças da base do governo como você citou. Sempre em conjunto. Na minha posição, por exemplo, tenho procurando agir em conjunto com o vereador Thiago Maggioni e essa nossa parceria tem rendido muitos frutos. Em algumas demandas temos procurar utilizar, por exemplo, o prestígio que tem o Victor Priori (presidente do PSDB de Jataí) e em outras buscamos utilizar o prestígio da ex-deputada estadual Cilene Guimarães (assessoria especial do governador). Temos procurando fazer parcerias importantes.
_____________________________________________

"NÃO ADIANTA BOMBARDEARMOS O GOVERNO COM 300 PEDIDOS. PRECISAMOS TER FOCO E ESSE FOCO ESTAMOS BUSCANDO COM NOSSAS CONVERSAS"
_____________________________________________

ALVO NOTÍCIAS – Por falar nisso, como é sua relação de trabalho legislativo com seu companheiro de partido, o vereador Thiago Maggioni? Como está a dupla de oposição na Câmara Municipal?
VINÍCIUS LUZ – Temos uma relação de irmãos na Câmara. Estamos muito unidos. Tenho procurado ser parceiro do Thiago e auxiliá-lo e orientá-lo com minha experiência de vários anos na vida pública. E ele, com toda sua juventude, dinamismo e garra, tem procurando corresponder. Estamos procurando fazer um trabalho bonito de parceira. Temos tido muitas audiências juntos e feito requerimentos e projetos de lei em conjunto. Essa união, como eu disse na outra resposta, também é benéfica para a sociedade uma vez que somamos os nossos esforços. As vezes tenho mais facilidade em determinadas áreas, outras vezes é o Thiago que tem mais facilidade. Assim, temos conseguido dar respostas a sociedade.

ALVO NOTÍCIAS – Desenhe um paralelo. Qual a diferença entre a atuação dos atuais vereadores de oposição em Jataí com os da legislatura passada?
VINÍCIUS LUZ – falando, especificamente, com relação aos vereadores do PSDB: na legislatura passada, o partido tinha dois vereadores como tem nessa (Ediglan Maia e Pastor Luiz Carlos). Sem querer criticar a atuação, na legislatura anterior houve um alinhamento direto dos vereadores do PSDB com a Prefeitura e com o prefeito. Acho que isso não foi benéfico para a oposição de Jataí, pois a oposição tem que ser responsável e fazer como nós estamos fazendo. Responsável, mas também ser crítica e apontar caminhos. Quando há um alinhamento direto, como foi feito na legislatura passada, a oposição fica sem credibilidade e isso foi o que aconteceu. Agora nos estamos fazendo nosso papel de oposição, mas de forma respeitosa. Temos procurando corresponder com a Prefeitura e com o prefeito Humberto Machado (PMDB) da melhor maneira possível enquanto vereadores. Por outro lado, como base do governador, naquilo em que podemos firmar parcerias, estamos correndo atrás, buscando e trazendo. Estamos tendo feedback por parte do prefeito. Mas quando é necessário fazer as críticas e cobranças, também estamos fazendo. Dessa forma temos travado inúmeros debates na Câmara com os demais vereadores aliados do prefeito. Muitas vezes as sessões até esquentam dado a esse debate que, nada mais é, que um debate de ideias. Não somos inimigos. Somos apenas adversários políticos. Queremos o bem comum. Naquilo que podemos contribuir com as parcerias do governo de Goiás estamos contribuindo. 
     E aproveitando para fazer justiça às várias críticas que o Governo de Goiás sofre em Jataí, onde fica aquela sensação de que, quando se fala demais em uma mesma coisa, pode até ser mentira que acaba parecendo verdade, dizemos que se criou uma máxima de que o Governo de Goiás não investe aqui. Talvez seja porque esteve faltando ir buscar e cobrar como estamos fazendo. Essa sensação começa a ser modificada com os investimentos que o governador está fazendo na cidade, como, por exemplo, os R$ 70 milhões que estão sendo aplicados no asfaltamento da GO-184 (estrada velha para Caiapônia). As obras, ali, estão muito adiantadas e são de qualidade. Elas estão saindo graças as nossas cobranças. Logo também teremos o início da ampliação da nossa Cadeia Pública (Presídio), obra, esta, que será da ordem de quase R$ 2 milhões e que fará um ampliação ainda pequena, mas que estamos buscando outros caminhos que não passem apenas por essa ampliação. Há coisas para o futuro onde já começamos a discutir com a Prefeitura para que o Estado faça um grande investimento aqui em Jataí que seria a construção de um presídio para trabalho agropastoril. Nele os presos possariam a trabalhar e a gerar renda dentro de uma nova unidade e um novo conceito. Nem mesmo fico falando disso porque é algo que ainda está embrionário e que estamos começando a discutir com o secretário estadual de Administração Penitenciária e Justiça, Dr. Edemundo Dias de Oliveira Filho. Já tivemos uma primeira reunião com o prefeito Humberto Machado e isso pode virar realidade. Mas não quero adiantar isso enquanto não tivermos uma coisa mais concreta. O que é certo é uma ampliação de 86 novas vagas no Presídio. Aqui se critica muito a atuação da Segurança Pública, que é obrigação do Governo do Estado, mas as polícias estão recebendo novas viaturas, está sendo feito um processo seletivo para contratar novos homens para a PM, foi autorizado um aporte de recurso para o Banco de Horas e compra de novos equipamentos.

ALVO NOTÍCIAS – Existem alguns mitos referente à sua ainda curta atuação de vereador e que seria bom o senhor aproveitar para desfazê-los (ou as vezes até reforçá-los). Por exemplo: o senhor, por acaso, tentou arranhar a imagem do concurso público da Prefeitura ao tentar intervir para anulá-lo assim que havia sido publicado em edital?
VINÍCIUS LUZ - Eu não tentei, de forma alguma, atrapalhar, até porque sou a favor do concurso. Entretanto é bom dizer que sou a favor de um concurso que seja realizado dentro dos padrões éticos da responsabilidade. Isso foi constatado por todos. O que alertamos à comunidade, quando do lançamento do edital, foi referente a alguns pontos importantes. Apesar de um número grande de inscritos, essas pessoas têm que saber que poderão estar imbuídas na responsabilidade de um cargo público. Primeira coisa que alertei: se passar e for chamado, depois não adianta vir chorar sobre o leite derramado de estar ganhando pouco. Alertamos sobre aqueles salários que não atrairiam profissionais, principalmente, na Saúde. Estamos precisando atrair médicos para Jataí e questionamos, justamente, sobre isso. Como se vai atrair médicos com salário de R$ 1.400,00? Outra coisa foi sobre a lisura do processo e como se deu a licitação da empresa que ganhou. Não fui eu quem inventou nada. Quem quiser fazer uma busca no Google e na internet vai ver os inúmeros processos que a empresa que está organizando o concurso está respondendo. Hoje, depois que as provas já aconteceram e que está prestes a ser publicado o resultado final, muita gente vem falar comigo reclamando que no dia da prova virou um zum zum zum danado na cidade. Procuram o Ministério Público reclamando da aplicação das provas e sobre as falhas que houveram nas questões. Também está havendo falta de transparência porque ainda não foi publicada nenhuma lista de classificação. Nós só sabemos que têm pessoas aprovadas porque elas nos contam. Cada um tem que acessar, com sua senha, o site da empresa para saber se está aprovado ou não. Eu só gostaria que tivéssemos concursos bem feitos, digo isso de forma em geral e não só sobre esse da Prefeitura de Jataí. Também tivemos problemas e falhas grotescas em concursos do governo estadual (Saneago, por exemplo). Não é só porque somos da base que vamos tapar o sol com a peneira. Então, só para deixar claro no que você diz que criou-se um mito, eu não sou contra o concurso. Só queria e quero seriedade e transparência.

ALVO NOTÍCIAS - Com relação ao movimento de protesto dos profissionais de Saúde de Jataí, no feriado de 1º de Maio de 2013, em que eles saíram às ruas reclamando da índice de reajuste obrigatório proposto pelo prefeito, o qual havia sido rejeitado pela Câmara e também querendo implementação de plano de cargos e salários além de outros benefícios para toda a categoria. Como se deu sua participação?
VINÍCIUS LUZ -  Fui convidado por representantes dos trabalhadores da Saúde para dar um apoio a essa manifestação. Também havia sido convidado para estar com eles na reunião com representantes do sindicato da categoria que aconteceu na Câmara e para estar junto no dia do movimento em 1º de Maio...

ALVO NOTÍCIAS - No qual o senhor foi a única autoridade a comparecer.
VINÍCIUS LUZ - Sim. E isso não foi da boca pra fora. Eu tenho um histórico na Saúde. Já fui secretário municipal e tenho uma ligação umbilical com esse pessoal. Eles confiam em mim e estou tentando fazer um trabalho para valorizar essa confiança que as várias categorias dos trabalhadores da Saúde depositam em mim. Dessa forma, em tudo que eles precisarem e precisam estarei pronto para dar meu apoio. É uma pena que as vezes não podemos resolver tudo porque não temos o poder da caneta na mão. Quem define é o Poder Executivo. Não podemos fazer projetos de leis que gerem despesas para o Executivo (Prefeitura), pois, se pudéssemos, já teríamos feito proposituras nesse sentido e indicaríamos um plano de carreira e um plano de cargos e salários assim como fizemos na votação daquele projeto de lei do mês de março onde conseguimos, em uma ação até inusitada, derrubar o projeto da Prefeitura. Não concordávamos, naquele momento, com o índice (6,72%) que estava sendo proposto. Penso que não podemos achatar essas categorias de trabalhadores. Hoje temos várias categorias e vários cargos que, até certo tempo, recebiam acima do salario mínimo e que hoje recebem apenas o salário mínimo. Em um futuro próximo outras categorias também serão achatadas para apenas um salário mínimo se continuar essa postura de apenas reposição inflacionária. Foi nesse sentido que batalhamos e conseguimos apoio até de vereadores da base do prefeito para derrubar aquele projeto de índice de reajuste (de 6,72% de reposição salarial anual). Depois, até tivemos que recuar e voltar atrás uma vez que não houve diálogo e negociação, mas, ao menos, mostramos para a sociedade, para a Prefeitura e para os próprios servidores que estávamos ali para defender a causa e não apenas ser contra por ser contra e sim porque entendemos que seria possível a Prefeitura sinalizar com alguma parte de ganho real e não apenas com reposição inflacionária. 

_____________________________________________________________________

Asteriscos:
(*) O colégio estadual Frei Domingos, em Jataí, está paralisado devido a unidade, na Rua Rui Barbosa esquina com Rua dos Pioneiros (bairro Jardim da Liberdade), está com falta de condições estruturais.
(**) A localização da nova escola estadual, na parte alta da cidade, próxima ao conjunto Rio Claro, está sendo definida para ser, exatamente, onde funciona a quadra da sede da Associação Atlética Rio Claro.


domingo, 4 de agosto de 2013

DE TUDO UM POUCO FEZ A PRÓPRIA PLATEIA SER O SHOW EM JATAÍ


Domingo, 04/08/2013, 14 h - O show de comédia “De Tudo Um Pouco”, de Rafael Cortez (ex-CQC/Band e Got Talent Brasil/Record), apresentado na noite de ontem, 3 de agosto de 2013, no Centro de Cultura e Eventos, à partir das 20 h, para um público entre 600 e 700 pessoas, foi um show de comicidade, acidez, ironia, imitações e gozações, enfim, uma verdadeira terapia mental – e quase radical – a base de humor. Foi um espetáculo stand up até diferente do que o público local está acostumado, exatamente, porque quem faz o show, praticamente, é o próprio público dentro do que pode ser chamado de comédia participativa. O tempo todo, o humorista provocou o público buscando extrair o riso dele mesmo. Às 19h, poucos antes começar, poucos haviam chegado ao local, mas por volta das 19h20min, dezenas de carros foram estacionando e uma grande fila foi se formando na portaria. Rafael Cortez chegou ao camarim às 19h30min e a entrada foi liberada ao público por volta das 19h40min. Uma campanha de arrecadação de alimentos, em favor do albergue São Vicente de Paula, foi feita na entrada. Leia, no link, a cobertura do espetáculo “De Tudo Um Pouco” em Jataí.





sábado, 3 de agosto de 2013

OPINIÃO DO BLOG

PREFEITO E PARLAMENTAR VISITAM OBRAS EM JATAÍ


No dia 1º de agosto de 2013, o prefeito Humberto Machado e o deputado federal Leandro Vilela (ambos PMDB) saíram em comitiva para visitar algumas importantes obras públicas que estão sendo implantadas em Jataí, sendo elas, o Anel Viário, a Cidade Universitária (UFG) e o novo residencial Cidade Jardim II. Todas de recursos federais. Juntos também estavam vereadores jataienses, imprensa e lideranças políticas locais. Até aí tudo bem. O problema é que não se soube aproveitar a ocasião para se fazer um makerting a nível estadual e nem mesmo foi programado algo nesse sentido. A imprensa presente, por exemplo, era só a da própria cidade. O ideal seria trazer a mídia da capital para ver as transformações e o trabalho que está sendo feito em Jataí e aproveitar para mostrar o nome do prefeito Humberto Machado como tendo peso na definição no futuro candidato ao governo de Goiás, em 2014, pelo PMDB.