sexta-feira, 24 de outubro de 2014


OPINIÃO DO BLOG

CONJECTURAS E FATOS SOBRE A RETA FINAL DA CORRIDA PRESIDENCIAL
(Prólogo de ensaio de Política Científica e Tecnológica - de cunho não acadêmico)

TEMA: A DIVULGAÇÃO ESTRATÉGICA DE PESQUISA ELEITORAL

     O site UOL é o portal de notícias de maior audiência (acesso) do País. O site GLOBO.COM é o segundo. A linha editorial de ambos é similar porque existe uma agência que os comanda. Com isso, um assunto que é explorado (divulgado), em primeira mão, em um deles também é explorado (divulgado) no outro. De forma subsequente, os temas abordados nos dois portais também são explorados (divulgados) no jornal Folha de São Paulo e no jornal O GLOBO e nos telejornais da Rede Globo. Estrategicamente , a divulgação de um resultado de pesquisa feita por um instituto de um destes portais, como o DATAFOLHA (do grupo Folha), ou encomendada por eles, como é o caso do instituto IBOPE, teria o alcance de milhões de expectadores, tanto pela exploração (divulgação) pelos dois portais quanto pelos jornais e telejornais. Pelo alcance da audiência, o resultado também seria, imediatamente, “copiado” por outros portais, jornais e telejornais de forma maciça.

    Há uma postagem circulando nas Redes Sociais (Facebook) mostrando um enunciado atribuído ao diretor do Instituto DATA FOLHA:
“PESQUISA INFLUENCIA VOTO, SIM, E ISSO É LEGÍTIMO. DEMOCRACIA É ISSO, UM JOGO DE INFLUÊNCIAS”. (Mauro Paulino)

    Também há uma teoria da conspiração (advinda da militância tucana) afirmando que o instituto DATAFOLHA recebera um vantajoso incentivo financeiro do governo do PT para promover uma pesquisa eleitoral onde a candidata petista aparecesse em vantagem sobre o candidato tucano, pesquisa, essa, para ser divulgada na reta final do Segundo Turno das Eleições 2014. Em uma disputa muito equilibrada, qualquer detalhe pode fazer a diferença para conquistar os votos dos indecisos e na definição do próximo presidente da República.

    TEORIA 2: 
   E OS RESULTADOS COMPARADOS PELO NOVÍSSIMO ESQUEMA DE ENQUETE DE REDES SOCIAIS (FACEBOOK)? TERIA VALIDADE COMO TERMÔMETRO ELEITORAL OU NÃO?

    Nas enquetes das Redes Sociais acabou a apertura. O nº 45 já está levando vantagem nas digitações.