quarta-feira, 1 de abril de 2015

FESTIVIDADE RELIGIOSA

Encenação da Paixão de Cristo muda de local em 2015 e promete novidades e mais arrojo

Encenação da Paixão de Cristo ainda no parque Diacuí em 2009: a sonoplastia clássica que lhe conferia 
dramaticidade e charme será trocada por interpretações ao vivo este ano

    Quarta-feira, 1º/04/2015

    A encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, tradicionalmente realizada na Sexta-Feira da Paixão em Jataí está prometendo muitas novidades este ano. Com uma sonoplastia clássica que lhe conferia um aspecto dramático e charmoso o espetáculo, desta vez, será realizado ao vivo e com outros fundos musicais e efeitos sonoros. Ainda não se sabe se vai agradar, mas a expectativa dos realizadores paroquianos é de que tenha mais realismo nas cenas. Outro importante detalhe que mudou foi o local. A encenação de quase 40 anos que já foi realizada no parque Diacuí e no ginásio JK (Tatuzão), este ano será em um estádio de futebol: o Ronan Maia, campo do Jataí Atlético Clube-JAC. Será a estréia do padre Luismar (igreja Matriz) na coordenação geral.


    Roteiro maior
   Até o evento de 2014, a encenação começava a partir da Última Ceia com os 12 apóstolos (que foi a Primeira Missa da igreja) e transcorria passando pela cena da traição de Judas, a prisão de Cristo, o julgamento, a Via Crúcis, a Crucificação, a Morte e terminada na Ressurreição. No evento deste ano vai começar em um momento anterior, a partir do Domingo de Ramos e, assim, abrangerá um período maior da Paixão. O católico sabe que nessa última semana da Jesus suas principais passagens ainda se complementam com a estadia em Betânia, a Maldição da Figueira, a Revolta do Templo e a crítica e Traição de Judas.


    Investimentos
   A encenação local sempre contou com um figurino adequado, mas, este ano, o grupo conseguiu recursos para fazer um investimento e renovar a vestimenta de parte do elenco, como a dos soldados, por exemplo. Como os atores usarão a própria voz, foram adquiridos mais de 15 microfones (sem fio). O cenário também foi melhorado e houve uma reeformulação no sistema de som. No total, os investimentos deste ano somaram R$ 25 mil.


    Encenação ao vivo
   Até 2014, o público voltava no passado com a encenação feita na base de dublagem e com uma marcante sonoplastia clássica. Este ano o grupo resolveu inovar e vai fazer tudo ao vivo e no gogó. Para isso foram feitos ensaios adequados. Novas cenas também foram acrescentadas para dar mais realidade ao espetáculo. O “Cristo”, por exemplo, deverá apanhar de verdade de chicote. Apresentação em campo aberto (estádio de futebol) e público tendo  de assistir quieto das arquibancadas.


    Elenco
   Compondo o elenco estão jovens e já experientes atores das comunidades paroquiais de Jataí. Serão 85 pessoas envolvidas com o espetáculo. Foram quase três meses de preparação. O último ensaio será na Sexta-Feira Santa, dia do evento, pela manhã no próprio local de mais a noite. O destaque é que até este  último ensaio a direção do espetáculo estará aceitando voluntários para atuarem como figurantes.



FICHA:
Evento: Via Sacra Jovem (do Evangelho de São João Evangelista) – Encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo
Dia: Sexta-Feira Santa, 03/04/2015
Horário: às 18h30min
Local: Estádio Ronan Maia (JAC)
Realização: Diocese de Jataí (GO)
Coordenadores: Franciele e Manoel
Coordenação geral: padre Luismar de Freitas Rocha (paróquia N. Senhora do Rosário – Igreja Matriz).


Nenhum comentário:

Postar um comentário