sexta-feira, 3 de julho de 2015

ENTREVISTA


     Nossa entrevistada é a jovem escritora nerd, Mariana Bento Beneti, a Mari Beneti, 20 anos, autora de "O Quinto Signo", livro de uma série literária ao estilo de Harry Potter. Ela nasceu em Jataí (GO) e reside em Campinas (SP) onde cursa jornalismo na PUC. Mari Beneti é neta materna do ex-prefeito Mauro Antônio Bento (in memoriam) e lançou a mais recente versão de seu livro - "O Retorno de LidsFor" - em sua cidade natal, na noite da sexta-feira, 3 de julho de 2015. Essa jovem (e fofa) nerd pode ser apelidada, carinhosamente, de J.K. Rowling brasileira tamanho o sucesso que faz com as crianças das escolas.














































    Umas coisas têm que ficar bem claras antes: o livro Quinto Signo não tem nada a ver com o zodíaco leão (quinto signo do horóscopo). Outra: a definição de Nerd seria a de um tipo de jovem peculiar e excêntrico, fascinado por conhecimento, tecnologia, jogos eletrônicos, histórias em quadrinhos, livros, filmes, animes e series. Consequentemente, conhecem da língua inglesa. Mari Beneti é uma nerd geek - traduzindo, uma nerd que faz contecer. Só faltou o óculos à ela. E no mais, o estilo do livro, de fato, lembra o da série literária britânica Harry Potter por quem ela é obcecada desde seus sete anos. Mari começou na literatura escrevendo fanfics (artigos de fãs em blogs) da banda virtual - desenho animado - Gorillaz.

Certo então? Agora seguindo em frente.

BLOG ALVO NOTÍCIAS: Por que mais essa publicação de um total de dois livros lançados (I e II)?
MARI BENETI: As crianças pediram muito para mim publicar...

BLOG ALVO NOTÍCIAS: Como é a sequencia do livro e dos signos? Explique melhor?
MARI BENETI: Os signos, neste livro, são cavaleiros do passado, presente e futuro. Eles são de um outro mundo. O Quinto Signo, no caso, é uma menina que se chama Katryn (Katy) e ela narra o livro. Ela muda-se para um nova cidade chamada Bernandinho. Lá ela conhece alguns amigos e encontra uma espécie de escama que se parece com uma pedra no chão. Com essa escama ela consegue revelar e recordar seus poderes de Quinto Signo, que são, a velocidade e a precisão no olhar, os mesmo de um elfo, algo assim igual aos Senhor dos Aneis e bem nerd e geek. Os outros quatro amigos dela, são os outros quatro signos. Quando juntassem os Cinco Signos, eles poderiam reivindicar o trono no mundo onde vivem, que é o Terceiro Mundo (Springcroll). Quando ela chegou, no primeiro livro, eles lutaram contra o Lidsfor e, tecnicamente, o mataram. Neste segundo livro, O Gordson, ajudante do Lidsfor, o ajuda a reviver. No primeiro livro dei a entender que existem apenas o bem o e o mal dentro do Terdeiro Mundo: o bem estaria dentro da cidade e o mal estria fora em seu entorno. Mas agora deixo claro que existe luz e trevas dentro de todo mundo. Esta capa do segundo livro são os olhos da Katryn (um olho verde e um castanho) que é um do bem e outro do mal. 

BLOG ALVO NOTÍCIAS: Inclusive, nesta capa, nota-se que há alguns raminhos caídos. Isso foi proposital ou foi erro de arte?
MARI BENETI: [risos] Não. isso foi proposital mesmo. É porque tem alguns momentos deste livro (também tem no primeiro livro da capa vermelha) em que ela tem de passar dentro da floresta reinada pelo príncipe David. As folhas são, principalmente, por causa disso. 

BLOG LVO NOTÍCIAS: Contando dão cinco folhas...
MARI BENETI: É por causa dos Cinco Signos que são as cinco crianças.

BLOG ALVO NOTÍCIAS: Você está na academia de letras?
MARI BENETI: Não. Estou cursando jornalismo (na PUC de Campinas-SP) e depois pretendo fazer Letras. Inicialmente, estou focada em terminar o curso e depois fazer pós graduação em Jornalismo Literário. No futuro, se tudo der certo, ainda quero fazer um mestrado porque gostaria demais de vir a dar aulas, pois, sou de falar muito [risos].

BLOG ALVO NOTÍCIAS: Onde você residiu?
MARI BENETI: Em Campinas (SP). Nasci aqui em Jataí, mas morei por pouco tempo. Moramos mais em Campinas. Tenho duas irmãs mais novas e, na época mudamos para Presidente Prudente (SP). De lá mudamos para Campinas para que eu pudesse fazer faculdade.

BLOG ALVO NOTÍCIAS: O livro anterior você também lançou em sua cidade natal? 
MARI BENETI: O primeiro desses eu lancei aqui sim, em 2013, mas tem outro que veio antes e que está apenas em e-book. Pode até ser pedido impresso mas custa um pouco mais caro e chama-se: "Sonhos - Os Contos de Um Lunático", um e-book só de contos. É que eu havia participando de um concurso literário online quando ainda estava no colegial e todos os meses eles davam temas para a gente escrever, então reuni esses contos e fiz essa publicação em e-book. Só que sempre me esqueço de dizer que são três livros que tenho publicados. Estou trabalhando em um quarto livro, mas este está demorando um pouco mais.

BLOG ALVO NOTÍCIAS: E isso com apenas 20 anos?
MARI BENETI: Sim. Em dezembro de 2015 faço 21 e brinco que agora poderei entrar nos cassinos de Las Vegas (EUA), porque lá é só com 21 anos que se pode [risos].

BLOG ALVO NOTÍCIAS: Como estão as vendas dos seus livros?
MARI BENETI: [suspira] Graças a Deus está dando certo, porque aqui no Brasil é tão caro publicar livros, aliás, é insuportavelmente caro. Estou com 10 escolas trabalhando com meus livros aqui em Jataí (O Quinto Signo I e II). De 2013 para 2014 eu havia passado em algumas e conversado com as crianças. Elas foram superfofas [vibra], dizendo tipo assim: "Mari Beneti, eu quero que você leia meu texto" e coisa e tal. Então, na verdade, eu só fiz esta continuação por causa do pedido dessas crianças. O lançamento 1 ("O Quinto Signo" da capa vermelha) eu vendi de 3 a 4 mil livros.

BLOG ALVO NOTÍCIAS: Tudo isso?
MARI BENETI: Sim. Foi aqui em Jataí, lá em Presidente Prudente e em Campinas. Na verdade acho que foram uns 6 mil livros, acho, não tenho bem certeza. E isso fruto de trabalho com as escolas. Foi quando o lancei que percebi que era importante fazer um trabalho pedagógico com os professores. Então escrevi um projeto pedagógico com minha avó (paterna), que dava aulas na faculdade de Pedagogia e agora os alunos podem escrever uma fanfic (ficção do fã) e me enviar pelo site do livro (www.oquintosigno.com). Lá é muito bonitinho, porque brincamos que estamos no Terceiro Mundo (do livro) e os leitores podem escrever fazendo perguntas aos personagens e também pra mim. 

BLOG ALVO NOTÍCIAS: Qual a tiragem desse terceiro livro?
MARI BENETI: O primeiro ("O Quinto Signo") lancei por uma editora de São Paulo chamada Mar de Livros e este atual ("O Quinto Signo - O Retorno de Lidfor") foi com a All Print. O primeiro demorou quase quatro anos para publicar (escreveu aos 16 anos) e este foram apenas quatro meses. E foi muito caro. Imprimi 500 exemplares inicialmente. Tudo do próprio bolso. No primeiro, meu pai e minha avó me ajudaram, daí peguei o dinheiro arrecadado com ele e usei para bancar este segundo, mas acho que terei de pedir mais, mesmo ficando caro [lamenta].

BLOG ALVO NOTÍCIAS: Uma curiosidade: qual tempo você tem para escrever?
MARI BENETI: Nossa! Não sei como tenho tempo. Veja bem: amo assistir séries e estou em dias com elas, amo assistir filmes e estou em dias com todos que gosto, também faço postagens em meu blog duas vezes por semana e nunca pequei DP (dependência ou reprovação em alguma matéria) na faculdade, no ano passado li 27 livros e ainda adoro dormir. Então, não sei da onde tiro tempo para escrever, mas eu tiro. As vezes é no celular e depois passo por e-mail para o computador e corrijo; outras vezes é quando estou no ônibus para Campinas e até em meu aplicativo wattpad (utilizado para ler livros online no celular e escrever textos). Quando dá vontade eu escrevo e vou se virando.

BLOG ALVO NOTÍCIAS: Qual o ponto chave do seu livro?
MARI BENETI: [pensa] É que este livro tem muitos vai e vens. Ela (a Katy) conhece gente nova e vai ao futuro. Depois a personagem do mal volta e ela tem de retornar ao passado que é o presente, todo mundo começa a sumir e ela vai até a Lua e volta à Terra. É algo assim muito doido...

BLOG ALVO NOTÍCIAS: Está parecendo até "As Aventuras do Barão de Müchhausen"...
MARI BENETI: [risos] [pensa] Se eu fosse escolher uma parte seria onde tem a frase: "Até agora" porque os dois livros encerram-se com ela e foi justamente isso o que fez com que as crianças me perguntassem se teria a parte 2 ou não.


FIM.


Nenhum comentário:

Postar um comentário