quarta-feira, 23 de setembro de 2015


COMPRE DO PEQUENO - Na foto acima, o casal de pequenos e interessados comerciantes são orientados pela representante do Sebrae-GO e pelo diretor de uma cooperativa local, Hélio Ranes, sobre como enxergar uma forma de vender mais para seus vizinhos e, com isso, fazer circular mais dinheiro para si e para sua região e ser menos atingido pela crise econômica. É a tática de enfrentamento através do Movimento Compre do Pequeno do Sobrae.

Lançado oficialmente no dia 5 de agosto, pelo Sebrae Nacional, o Movimento Compre do Pequeno Negócio é uma iniciativa inédita que, se caso vier da ter êxito, fortalecerá o comércio próximo as pessoas e ajudará com que o dinheiro circule mais no próprio bairro em que elas vivem. Será tipo assim: uma pessoa dá preferência por fazer suas comprar no mercadinho perto de sua casa e o mercadinho, por sua vez, dará preferência por contratar seus prestadores de serviços de alguma outra pequena empresa de sua região. Dessa forma o dinheiro permanecerá mais perto de cada um e todos saem fortalecidos. Simples não? Pois é, essa simples e importante estratégia comercial visa preparar os pequenos comerciantes e prestadores de serviços, ou seja, as micro e pequenas empresas, para sobreviverem diante da recessão que se instalou - o Sebrae parece não querer que os pequenos negócios sejam tão afetados pela instabilidade econômica. 

MAIS DE 10 MILHÕES - Pelos cálculos são mais de 10 milhões de pequenos negócios em todo o país com números expressivos: representam 95% do total de empreendimentos, correspondem a 27% do Produto Interno Bruto-PIB (riqueza) e são responsáveis por 52% dos empregos com carteira assinada (17 milhões de vagas). Segundo as próprias palavras do presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barreto "esta é a primeira vez que se faz um movimento para a sociedade, para que as pessoas percebam que ao comprar do pequeno, elas estão melhorando a sua cidade, gerando empregos e ajudando a economia”. A campanha culminará no próximo dia 5 de outubro como sendo o dia oficial de se comprar do pequeno negócio. Nesta data foi instituído o Estatuto da Micro e Pequena Empresa do Brasil.

SEMANA DE CAPACITAÇÃO - Para promover o dia de Comprar do Pequeno Negócio (dia 5 de outubro) e dar muitas dicas para quem pretende montar seu próprio negócio, o Sebrae e instituições parceiras estão realizando, de 21 a 26 de setembro, uma semana de capacitação de pequenos comerciantes e prestadores de serviço como parte do pacote do movimento que é a nível nacional. Para isso, foram montados estandes padrões em lugares estratégicos e de fácil acesso em Goiânia e em mais sete cidades do interior. São lugares dotados de espaço para palestras, salas de cursos, reuniões, recepção e exposições, enfim, uma estrutura para incentivar o senso de negócios por parte dos pequenos. O estande de Jataí, por exemplo, foi montado bem no centro da praça Tenente Diomar Menezes (centrão da cidade) oferecendo consultorias, oficinas tecnológicas e palestras nos três períodos do dia (pela manhã, a tarde e a noite). Dezenas de interessados compareceram para se cadastrar e frequentar as três salas de aulas onde estão aprendendo técnicas como: "Formalização Para Começar Bem" (abrir a empresa), "Curso de Compras Governamentais-Fornecedor" (como vender para o governo), "Análise de Negócio para Começar" (começando com o pé direito), "Comportamento do Empreendedor", "Formação de Preços" e outras. 

A solenidade de inauguração da Semana de Capacitação ocorreu na noite de ontem, 22, com a presença do diretor-superintendente do Sebrae-GO, Igor Montenegro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário