terça-feira, 20 de janeiro de 2015

O calor do verão também acontece por aqui


Sexta-feira, 16/01/2015:
na pista de caminhada do paque Diacuí (lago Diacuí), o termômetro do relógio digital de rua marcava 36°C (trinta e seis graus Célsius) às 17h23min. Horas antes, o registro era ainda maior.



Domingo, 18/01/2015:
a água da torneira da pia escorria como se tivesse sido esquentada. Mas havia sim. A vazão que fica estagnada no cano e exposta ao sol estava igual a água do chuveiro elétrico quando ligado na posição inverno, ainda às 17h08min.



Domingo, 18/01/2015:
no popular e dificultoso clube social Balneário Brasnipo (Brasileiro e Nipônico) já eram  17h22min do horário de Verão e o sol permanecia a pino. As pessoas, claro, continuavam a ocupar as dependências do local.



Domingo, 18/01/2015:
Mesmo já sendo 17h26min, os frequentes do clube continuavam caindo nas piscinas. O negócio era aproveitar o sol para pegar um bronzeado legal ou saltar para mergulhos ou mesmo brincar de capturar o amigo e jogar dentro d'água. Estava valendo tudo por causa da transpiração.



Segunda-feira, 19/01/2015:
cena comum na cidade em dias de calor: pessoas sentadas nas calçadas para se refrescar com a brisa. Já são 18h16min e continua sendo muito difícil para alguns ficarem dentro de casa com o clima abafado.



Terça-feira, 20/01/2015:
Já são 18h56min. Nem precisa falar o quanto as sorveterias estão vendendo com todo esse calor.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

"Quem ri hoje, chora amanhã"


     Hoje são 12 de janeiro de 2015. 

    Por enquanto o Vaticano, as sinagogas (igrejas de judeus, os inimigos número 1 dos muçulmanos) na França e as pessoas do mundo ocidental cristão não precisam se preocupar com novos ataques de extremistas islâmicos por causa do profeta. A questão do jornal-revista francês, Carlos Semanal (“Charlie Hebdo”) é que o hebdomadário desrespeitou a cultura religiosa Islã (A Palavra de Alá ou A Palavra de Deus) e representou Maomé fazendo piadas com a cara do mesmo em charges. O ataque ao periódico foi apenas um ato isolado de vingança por esse desrespeito. Agora, quando o Charles Hebdo e outros jornais franceses e até europeus começaram a responder aos extremistas radicais publicando mais charges do profeta Maomé e o papa argentino Francisco (ironizado como “O Papa do Fim do Mundo”) declarar-se na defesa da liberdade de expressão aos mesmos, daí sim o Vaticano poderá se preocupar com sua segurança por que vai ser um dos alvos para novas represálias. 

Atentado ao jornal satírico francês, Carlos Semanal (“Charlie Hebdo”)
    Foram os franceses quem inventaram a zuação através das charges. A própria expressão “Charge” é de origem francesa e significa carga, ou seja, colocar carga em um fato, desenhando-o de forma exagerada para realça-lo e torná-lo engraçado/burlesco/irônico.
    Desde antes da Revolução Francesa, ou seja, desde antes de 1789, a imprensa daquele país já usava charges para ironizar tudo que acontecia, e isso, sem poupar ninguém, nem mesmo o extinto império francês do rei Luis XVI e da rainha Maria Antonieta, os últimos monarcas decapitados na guilhotina.

Marcha histórica em Paris pela liberdade de expressão
    O manifesto francês por liberdade de expressão, ocorrido em Paris nesse último final de semana, levando 1,5 milhão de pessoas às ruas somado ao manifesto em outras cidades francesas totalizando 3,7 milhões, foi uma forma daquele povo dizer aos muçulmanos (os seguidores do Islã ou seguidores da Palavra de Alá através das sunas de Maomé) que o francês quer continuar a manter sua cultura de fazer charges como sempre o fez.
    O problema é que os muçulmanos, povo erguido nas batalhas, nas guerras e nos domínios de territórios, não vão permitir desrespeito com charges a seu profeta Maomé que é chamado por eles de o último profeta da Deus, fundador da religião Islã. O profeta, inclusive, foi o grande líder religioso e político do mundo árabe, tendo participado de sangrentas batalhas e de conquistas para seu povo.

    Daí vai surgir um embate.

    O mundo, embalado pela grande mídia, fala hoje que quer liberdade de expressão.
   Lembrando que não de hoje que o Carlos Semanal vem fazendo sátiras ao Islã na França, país europeu com 66 milhões de habitantes e com cerca de quatro milhões de muçulmanos.
    O seguidores do Islã são extremamente tradicionais, e são tão tradicionais que até no modo de se vestir cultivam o mesmo hábito de mais de três mil anos.

Liberdade de expressão ou liberdade de ofensa? 

   Liberdade de expressão como quer o mundo da grande mídia:
“Eu posso falar ou brincar como quiser com você e você não pode achar ruim”.

    Liberdade de ofensa da grande mídia:
“Eu posso brincar ou ridicularizar sua religião e sua crença e você tem de levar no bom humor”.

    No Brasil, a torcedora gaúcha foi ao estádio e gritou chamando o goleiro Aranha, do Santos, de "macaco" e foi escorraçada pela grande mídia. Nesse caso, ela não teve liberdade de expressão porque a liberdade dela consistia em liberdade de ofensa pessoal, moral e racial.

Qualquer pessoa pode se sentir insultada e reagir
    A verdade é que qualquer pessoa pode se sentir insultada e ter uma reação.
Exemplos:
    1) Chegue em um estádio de futebol, diante de fervorosos torcedores adversários, e insulte o time deles. Quem fizer isso, no mínimo, vai se machucar, para não dizer, ser esfolado vivo. E não vai nem adiantar dizer aos algozes que se tem liberdade de expressão garantido por lei.
    2) Este parece até mentira. Faça um teste, por exemplo, crie charges ironizando com muita gozação as novelas da Rede Globo e publique em blogs. Como represália da emissora, você poderá acabar ganhando algum personagem nada digno no folhetim das 21 h.
   3) Chegue para uma pessoa qualquer e insulte-a denegrido sua imagem e xingando sua mãe. Como acha que vai ser a reação?
   4) Você acha que um visitante pode fotografar para publicar na mídia os bastidores dos estúdios das emissora de TV? Imagina que alguém pode divulgar fotos de certos equipamentos que fazem a mágica tecnológica desses veículos de entretenimento? Claro que não. Isso é veementemente proibido.

     Qualquer pessoa pode reagir com violência quando é insultada. A pergunta, então é: por que com os muçulmanos que, em sua maioria, trata-se de gente rude e de baixa escolaridade, seria diferente? Da mesma forma que você faria qualquer coisa para defender sua família, alguns deles também vão ao extremo para defender a honra do profeta. 

Jornal satírico francês praticou uso indevido de imagem
    Consulte a legislação francesa. A França é um país avançado de Primeiro Mundo. Uso de imagem e símbolos sem permissão é prática de violação a direitos de propriedade intelectual.
    No Brasil, o humorista do programa Pânico (Band) para caracterizar e satirizar o apresentador, Silvio Santos, precisa pegar a autorização por escrito do mesmo. O cantor Roberto Carlos e sua gravadora, recentemente, acionaram o humorista e político, Tiririca por caracterização da imagem  do cantor na propaganda política sem autorização. Isso é só para citar alguns exemplos.
    A imagem do profeta Maomé pertence a religião Islã e aos árabes ou, simplesmente, a todos os seguidores do islamismo. Completamente diferente dos católicos, a junta de muçulmanos conservadores dos costumes não permitem, não aceitam e nem admitem a caracterização do profeta Maomé, nem em gravuras, nem em pinturas e muito menos em charges, salvo algumas históricas e raras pinturas da antiguidade e que, mesmo assim, tem de ser escondidas. O motivo é que eles não querem venerações à imagens do profeta como ocorre com Jesus Cristo no catolicismo. Assim,  a caracterização da imagem de Maomé é proibida, ainda mais usada para sátiras e ridicularização, isso é insulto gravíssimo para eles, punível com a morte de quem o fez.
     O provo cristão também é capaz de punir com a morte dependendo do tamanho do insulto. Nesses casos, chamamos de crimes de homicídio puníveis com leis.
     O caso do dia 7 de janeiro foi mais uma ação de represália, entretanto, o governo francês inflamou a situação classificando-a, politicamente, de atentado terrorista em Paris.

O que se ganha fazendo sátiras das coisas?
    Por acaso se ganha o pão nosso de cada dia na mesa? Se ganha as roupas de se vestir ou carros para se locomover? Nem tanto.
    A bem da verdade, o que se ganha são alguns instantes de deboche, riso e graça (porque a gozação não foi sobre você ou sobre algo que você goste não é mesmo?). E só.
    Também ganha-se desgraças com ameaças e tentativas de assassinatos, como no caso do Carlos Semanal francês cujo slogan de primeira página é: “Charlie Hebdo – Jornal Irresponsável”.
    O próprio editor do “Charlie Herbo”, o monsieur Stefannie Charbonnier, o “Charb”, sempre usou seu talento cômico para fazer humor ao sagrado (sim, quem iniciou os traços satíricos e desafiadores ao Islão no jornal foi ele, tanto que o mesmo já estava com sua "cabeça a prêmio"). Charb nunca conquistou nada. O próprio dizia que não tinha casa, nem esposa, nem filhos e que, por isso, não tinha medo de morrer... E ainda assinava uma coluna semanal onde dizia: “Charb Não Gosta de Gente”. 
Diante desse perfil, não seria melhor deixar ele, o Charb, descansar em paz?
    O governo francês, prevendo a tragédia, já havia feito vários pedidos para que o periódico satírico parasse com as provocações ao Islã. Em resposta, o editor Charb, praticamente, mandou o governo ir cuidar de sua vida.

    O governo francês deveria ter processado o jornal, com base em violação na lei de direitos de imagem para fazê-lo parar. A segurança pública estaria agradecendo a esta hora.

Tiragem super ampliada
    A tiragem era 60 mil exemplares. Agora, com toda essa onda, sairá, na próxima quarta-feira, dia 14/01, super ampliada em 3 milhões de exemplares e em 16 idiomas. No fundo, esse vuco-vuco está provando que pode se converter em uma grande jogada de marketing essa tragédia de 17 mortos (12 na sede do jornal, mais uma policial na rua e quatro reféns em um mercado judeu parisiense).
    ESGOTADA - A edição dos sobreviventes, com 3 milhões de exemplares esgotou-se rapidamente. Agora serão impressos mais 2 milhões para atender e demanda.


    “Quem ri hoje, chora amanhã”, diz o provérbio português.




terça-feira, 6 de janeiro de 2015

"Prorrogação apaga princípio de incêndio"


     Qualquer guarda ou policial de trânsito mais rigoroso tem apenas o período de algumas horas se ainda quiser aplicar multas à motoristas que forem pegos dirigindo sem o uso obrigatório do extintor veicular ABC. É que neste caso, "algumas horas", será o prazo para o governo editar e publicar a nova resolução determinando o adiamento por 90 dias de aplicações de multas para quem não possuir esse tipo de extintor no carro. Ontem mesmo, dia 5, o governo federal, através do Ministério das Cidades, tomou esse decisão de adiamento quando viu que estaria diante de um eminente "princípio de incêndio político e administrativo" provocado pelo vigor desse prazo final, dia 31/12/2014. O ministro Gilberto Kassab, comunicou ao Departamento Nacional de Trânsito-DENATRAN para aguardar por mais três meses o período de fiscalizações. Os extintores veiculares ABC, simplesmente, esgotaram do mercado em todo o País. Pelos próximos três meses, nenhum motorista poderá ser multado por não ter o extintor "ABC". A ausência do equipamento poderia render uma multa de R$ 127,69 e mais cinco de pontos de infração na carteira. Precisam substituir o produto donos de carros fabricados até 2009. Os carros feitos a partir de 2010 já têm o novo modelo. 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


POLÍTICOS ELEITOS AINDA NÃO SE MANIFESTARAM SOBRE SEGURANÇA

     Os políticos eleitos em Jataí ainda não se manisfestaram em apoio à comunidade pelo momento de insegurança pública. Neste início de 2015 só se fala de onda de assaltos e roubos em Jataí. Em seu primeiro boletim, enviado à imprensa na tarde da segunda-feira, dia 5 de janeiro, o Legislativo Municipal, divulgou ações dos vereadores em prol de construção de academia ao ar livre, redutor de velocidade, recuperação de trecho de rua e prazo para os comerciantes ficarem em dias com suas entregas. Só que nada de acenar com novos projetos ou emendas de leis municipais no tocante a Segurança Pública. O prefeito também ainda nada sinalizou a esse respeito. Até os deputados estaduais estão em silêncio e deixando o assunto para o âmbito das forças de segurança (polícias) e entidades classistas. Ainda não se viu manifestações nem em entrevistas e nem nos perfis dos mesmos nas redes sociais.

domingo, 4 de janeiro de 2015

Domingo de futebol amador e descanso


     Na continuidade da primeira rodada da Taça de Futebol de Campo Jataí 120 Anos, competição que abre o calendário anual esportivo de Jataí, mais dois jogos foram disputados no campo Alfredo Gori. No primeiro, o time do Combinado Sub-100/Cerâmica Líder goleou por 4 a 1 o Juventude e no segundo a ASEEV (Associação Esportiva Evangélica) virou e ganhou do time PSV (Para Sempre Vencedores) por 3 a 2 reeditando a final da Segunda Divisão do Amadorzão 2014 quando o PSV havia levado a melhor. No sábado já haviam sido realizadas as duas primeiras partidas. O destaque foi o jovem atacante Welington da ASEEV/Trialmoto que marcou os três gols de sua equipe, sendo os dois últimos verdadeiros golaços de arrancada em velocidade driblando a defesa adversária e tocando na saída do goleiro.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

COPA DO REI - Neste domingo, 4, também aconteceu a grande final da segunda edição da Copa do Rei de Futebol Soçaite, torneio evangélico iniciado em dezembro de 2014 com a participação de diversas congregações protestantes de Jataí. Na decisão, a igreja apostólica Fonte da Vida, empatou em 2 a 2 no tempo normal e levou a melhor nas penalidades sagrando-se campeã. O jogo foi disputado no campo Altos das Rosas, popular "Campo da Gomide".


sábado, 3 de janeiro de 2015

Extintores veicular ABC e o bê-a-bá do mercado



    A resolução 157 do Conselho Nacional de Trânsito-CONTRAN, de extintores de incêndio veicular, já é antiga, desde 22/04/2004, mesmo assim, até hoje os condutores estão despreparados. O prazo final foi dia 31 de dezembro de 2014, só que poucos são os que fizeram a troca. Nem mesmo o mercado está preparado para atender a demanda por esse item de segurança. Resultado: vai ter de se adiar os autos de infrações, por, pelo menos, um mês. Mas dependendo, pode-se adiar até mais. As fábricas de extintores terão de aumentar e acelerar suas produções, enquanto isso, a busca nas lojas especializadas será intensa.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Dom., 04/01/2014, 20h40min -
Em entrevista à programa de rádio, o segundo da linha de comando da 1ª Delegacia da PRF em Jataí, inspetor Jackson, disse que, infelizmente, não vai haver liberação para ninguém que for pego sem o extintor ABC e terá de multar sim. O motivo, para ele, seria que a resolução não é nova e que o brasileiro deixou para trocar só agora na última hora. São R$ 127,69 de multa e mais cinco pontos de infração na CNH.

DETALHES:
-Muita gente está criticando a situação dizendo que isso pode ser uma jogada para aproveitar da cultura comodista do brasileiro: deixa-se vencer o prazo, ninguém faz campanhas na mídia alertando, as lojas de extintores seguram as mercadorias para aumentar muito o preço depois e muita gente vai acabar ganhando com isso.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Polícia realiza ação surpresa na noite da sexta-feira


     Atendendo a clamor popular, as forças policiais de Jataí resolveram, em conjunto, realizar uma Ação especial na noite dessa sexta-feira, 2. Saindo da porta do complexo de delegacias, na praça Professor Maromba, um comboio formado por viaturas da Polícia Militar e Polícia Civil, percorreu vários bairros da periferia em uma batida surpresa. Composto por vários agentes e delegado, o comboio formou barreiras em alguns pontos estratégicos e abordou várias pessoas, principalmente, condutores de carros e motos. O objetivo era averiguar situação de documentação e apreender possíveis armas de fogo ou entorpecentes. Falando à imprensa, o delegado titular da 14ª Delegacia Regional de Polícia Civil, André Fernandes, que esteve à frente da Ação, disse que, com isso, a polícia deu uma resposta às reclamações da população local que vem sendo vítima de constantes assaltos e furtos e também porque há um sentimento de comoção depois do crime do comerciante “Chalana”, ocorrido na noite do dia 1º. Revelou, também, que essa seria uma atitude mais enérgica que poderá se repetir várias vezes este ano.

DETALHES:
-A polícia apelidou a Ação de "Operação Contra o Crime".
-A ação girou e se desdobrou para outros lugares além dos pontos estratégicos na periferia. No giro, algumas prisões e apreensões foram feiras.
-Em uma residência foi feita a prisão de Érica Vieira Moraes e a apreensão de um menor de 16 anos. Vários objetos provenientes de furtos, que estavam com os dois, foram recuperados, dentre eles uma moto de luxo.

EXTENSA NOTA DA SUBSEÇÃO DA OAB
A Subseção da OAB de Jataí, através de sua presidenta, Dra. Simone Oliveira Gomes, postou uma extensa nota no perfil do facebook comentando e detalhando tudo o que já foi feito em termos de audiência pública para se discutir melhorias na Segurança Pública da cidade.
A NOTA OFICIAL pode ser conferida no link.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Mais um crime de assassinato em 2015


    O crime foi registrado pela Polícia Militar no início da tarde deste sábado, 3, na Rua do Bosque, nº 455, bairro Jardim da Liberdade, na região vulgarmente conhecida como “Morro do Papagaio”. A vítima, Maxwell Filgueira Ribeiro, que residia anexa a um bar, estava ali jogando sinuca com o proprietário quando um elemento já conhecido do dono por anteriores relações conjugais, chegou, observou, pediu uma pinga e bebeu. Depois perguntou: “tem banheiro?” e pediu para usar. Quando voltou, se aproximou da mesa de sinuca, girou em sua volta e, sem qualquer discussão ou briga, sacou de uma arma da cintura e efetuou vários disparos contra Maxwell. O atirado teria saído correndo à rua e fugido a pé dobrando a esquina. A vítima cambaleou, mas, mesmo assim, reuniu suas últimas forças, correu para dentro de um dos quartos da casa e voltou caindo na sala e, sangrando muito, não mais se levantou. O dono do bar disse que ainda tentou acudir, mas não adiantou. A vítima era ex-presidiária e havia sido liberada do cárcere cerca de um mês antes.

    Acionada, a PM chegou, constatou o óbito da vítima, isolou a área até a chegada da perícia e tentou identificar o nome do autor como sendo "Andinho" ou "Landislau". Foram feitos patrulhamentos em sua busca. A partir daí, remeteu-se o caso para o delegado civil de plantão, Dr. Aguinaldo Coelho, que foi até o local para que se iniciassem as investigações.

    Com o objetivo de tentar descobrir quais os motivos levaram a esse crime, o polícia jataiense inicia o novo ano computando três crimes de assassinato, sendo que os dois primeiros foram os do “Chalana” no bairro Jardim Rio Claro e de um de seus assaltantes que, por coincidência, também residia no chamado “Morro do Papagaio”.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Registrada ocorrência de assalto ao posto Rio Claro

    Ocorrência teria sido registrada às 21h40min do sábado, 3 de janeiro de 2015, na noite seguinte à Ação especial das forças policiais de Jataí. O auto posto Rio Claro, da franquia Ipiranga e das lojas de conveniência AM PM, localizado na Rua Salgado Filho com Rua Samuel Grahan, bairro Planalto, na parte alta da cidade, teria sido assaltado. Um elemento de capacete na cabeça teria chegado para dois frentistas e, de posse de um revólver, anunciado um assalto. Apontando a arma para a cabeça de um deles, o assaltante teria obrigado-os a entregar todo os valores que dispunham. Em seguida, o criminoso teria levado-os para a loja de conveniência e, continuando a ameaça, obrigado o atendente a passar todo o dinheiro do caixa. Na sequência, saiu rapidamente. Um segundo elemento o aguardava em um tipo de veículo que não foi identificado com precisão, provavelmente uma moto. A PM, em viaturas, fez patrulhamentos.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


PRIMEIRO TORNEIO – Começou o primeiro torneio de futebol amador em Jataí. Chamada de Taça de Futebol Jataí 120 Anos, a competição reúne oito equipes locais e abre o calendário de promoções esportivas na cidade. O torneio se desenrolará durante todo este mês de janeiro de 2015 com jogos aos finais de semana. Na segunda-feira, 5, a noite, também acontecerá a abertura dessa mesma competição, só que na categoria de futsal na ginásio JK, popular Tatuzão.

RESULTADOS - Os placares desta sábado, 3, dos dois jogos de abertura da Taça de Futebol Jataí 120 Anos foram os seguintes: Coringa FC 2x2 Estofados Sinai e Ousadia FC 1x3 Rema Veículos/Pax Santa Fé. As partidas aconteceram no campo Alfredo Gori.

CHUVA NA CIDADE - Chuvas na tarde deste sábado, 3, em toda a cidade. Antes das 17 h, uma ventania já anunciava a tempestade que estava por vir, minutos depois o tempo fechou e caiu muita água.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Humberto Machado analisa sua gestão em 2014


    Em uma matéria da Rádio Difusora AM, no programa Rádio Jornal Difusora, levada ao ar nesta sexta-feira, 2, após às 11 h, o prefeito de Jataí, Humberto de Freitas Machado, fez algumas análises de sua gestão no ano que passou e falou do momento que a cidade está atravessando. Contundente em suas falas, o prefeito disse que a cidade não precisa, simplesmente, só crescer por crescer, mas sim melhorar sua qualidade de vida para ser destaque e ter importância no cenário estadual e até nacional. Seu pensamento foi claro: “Crescer não significa ter de deixar cair a qualidade administrativa. Crescer significa que a cidade tem que melhorar em si, e não apenas inchar sua população piorando sua qualidade de vida”. Humberto Machado ainda analisou outros aspectos, como a parte econômica, o aumento na taxa do IPTU, o avanço da cidade no Índice de Desenvolvimento Humano-IDH e ainda explicou os motivos da troca do secretário Municipal de Educação quando substituiu Rodrigo Franco por Izildinha Borba.

Resumo da análise do prefeito:

Crescimento econômico:
    O prefeito disse que Jataí cresceu quase 9% a nível estadual superando outros grandes municípios.

Mudança na pasta da Educação:
    A mudança foi motivada para se abrir um espaço maior à área pedagógica e tentar melhorar as notas das escolas municipais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica-IDEB. Dessa forma, Rodrigo Franco de Carvalho acabou sendo substituído por Izildinha Divina Borba Carvalho, pois essa teria o perfil mais adequado para a pasta, vez que a escola onde ela era diretora, a Escola Municipal Leopoldo Nonato de Carvalho, teve a melhor nota no IDEB em Jataí com 7.2, sendo essa, também, uma das maiores do estado. Com essa mudança, uma alteração hierárquica quase que geral acabou ocorrendo nos quadros da Secretaria Municipal da Educação-SME.

Aumento na taxa do IPTU:
    O aumento na taxa do Imposto Predial e Territorial Urbano-IPTU em 2014 foi motivo dos maiores protestos e até de demanda judicial devido a alguns reajustes terem chegado aos 800% em Jataí. O prefeito explicou que foi a inflação o motivo de tamanho reajuste, pois, as contas da Prefeitura teriam aumentado muito devido a rejustes de salários dos servidores, prestadores de serviço e de consumo de materiais. Essa medida teria sido para se evitar risco de colapso do Poder Público e paralisação de serviço básico de manutenção. Para o prefeito, a cidade, hoje, depende muito da Administração Pública em todos os sentidos e isso faz o orçamento ficar apertado.

Boa colocação no IDH:
    A cidade de Jataí está na 5ª posição entre os municípios goianos no Índice de Desenvolvimento Humano-IDH e na 420ª a nível nacional. O prefeito avaliou que isso é porque a Administração Pública vem fazendo um trabalho exemplar e investindo certo na estruturação do município com Postos de Saúde nos povoados, ampliação do hospital Centro Médico Municipal, além de deter muito boa renda per capita. Jataí também sairia na frente por gerar projetos de lagos e parques urbanísticos, realizar exploração de águas termais, possuir sistema de limpeza urbana decente, dar atenção permanente ao paisagismo urbano e atenção à zona rural com melhorias na conservação de estradas vicinais, além de possuir uma intensa atividade cultural e praças esportivas atrativas. O olhar do Poder Público voltado para essas melhorias é o que seria o ponto essencial para que tudo isso acontecesse. Humberto Machado disse ainda que o índice só não foi melhor por causa da área da Educação e das notas do IDEB.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Reação a assalto acaba em tiroteio. Um dos criminosos morreu.


    Tentativa de assalto aconteceu a um estabelecimento comercial, uma lanchonete tradicional conhecida como Chalana's Pastelaria, que fica localizada na Rua Deputado Costa Lima, bairro Jardim Rio Claro, em frente a Escola Municipal Leopoldo Nonato e próxima a Agência da Secretaria Estadual da Fazenda-AGENFA/SEFAZ. A ocorrência foi registrada às 23h30min da quinta-feira, 1º de janeiro de 2014.

    Tudo aconteceu quando, tarde da noite do feriado, o proprietário da lanchonete, de nome Rosivaldo Cezário de Abreu, 49, mas que atende por “Chalana”, havia se deslocado do interior de sua residência, que fica anexa, para o costumeiro preparo de massas de pasteis dentro de seu estabelecimento que estava fechado. Nesse instante, foi surpreendido com a chegada e invasão de dois elementos armados com revólveres que já o esperavam escondidos. Foi anunciado que era um assalto e exigiram dinheiro. Diante da alegação de que não tinha, os criminosos agiram com agressividade e começaram a maltratar o comerciante dando-lhes pancadas na cabeça. Câmeras de vigilância filmaram parte da ação. Em seguida, os assaltantes levaram o comerciante de volta para o interior da residência verde para continuar o assalto, dessa vez em busca de algum cofre e sempre com agressividade exigindo dinheiro: "Cadê o dinheiro, cadê?". Na casa estavam familiares do comerciante. Um grande cachorro preto estava no quintal e ficou enlouquecido. Depois de algumas rápidas vasculhadas nos móveis, um deles tentou tirar um anel do dedo da filha do comerciante mas encontrou dificuldade. Enfurecidos ameaçaram até cortar o dedo da moça. Foi então que resolveram tomar a atitude fatal: apontaram a arma para a cabeça da moça e disseram que se o comerciante não entregasse dinheiro eles iriam matá-la. Nessa hora, Chalana resolver atender. Chamou dizendo que iria pegar o dinheiro e abriu a gaveta de um mobiliário. Não havia dinheiro no móvel, mas sim um revólver 38 carregado. O comerciante, num gesto rápido e mortal, apontou a arma no coração do criminoso e disparou. Foi morte na hora. No mesmo instante também já alvejou o outro assaltante que, sentiu o disparo e também revidou. Sem se proteger, Chalana foi alvejado duas vezes na região do abdômen, popular barriga. Ele não sabia, mas teve um dos rins atingidos. O assaltante baleado ainda juntou suas forças e saiu em fuga. Alguém do lado de fora o esperava para escapar. O comerciante foi socorrido por um vizinho e levado para o Centro Médico Municipal.

    A polícia militar foi acionada. O corpo do assaltante morto foi periciado pela Polícia Técnico-Científica e recolhido pelo IML. No hospital, enquanto aguardava para se submeter a cirurgia, o comerciante e seu vizinho ficaram sabendo que um outro baleado já havia dado entrada para receber cirurgia. Esse então paciente acabou sendo identificado como sendo o outro assaltante que havia fugido do local do crime. Inclusive, o criminoso estava no hospital em companhia de parentes. Com a presença da polícia, acabou-se também identificando quem era o terceiro elemento que estava dando cobertura e conduzindo os assaltantes em um veículo Chevrolet Monza verde.

    Os assaltantes foram divulgados como sendo os irmãos, Rodolfo e Humberto de Jesus, 21, residentes do bairro Dom Abel. Humberto teria apontado a arma na cabeça da filha do comerciante e ameaçado atirar quando recebeu um disparo na altura do coração. Rodolfo foi o outro atingindo que revidou acertando o comerciante. A polícia militar fez declarações dizendo acreditar em envolvimento de um menor morador próximo do local. A delegada de Polícia Civil, Dra. Paula Daniela Ruza, é quem está à frente das investigações.


PLANTÃO, 
ÚLTIMAS INFORMAÇÕES:

02/01/2015, 15h30min - 
NÃO RESISTIU - O comerciante "Chalana" não resistiu a operação no hospital. Um de seus rins teve que ser retirado em uma cirurgia de risco. Seu corpo será velado no salão de luto da Funerária Alfaix, na Rua Dep. Manoel da Costa Lima, nº 830, setor Central. O assaltante que revidou e acabou tirando-lhe a vida ficou internado. Mesmo com cara de pessoa de maior idade, a polícia disse que trata-se de um adolescente.

02/01/2015, 15h35min - 
TENTATIVAS VIOLENTAS - Suspeita-se que os assaltantes sejam os mesmos que, neste fim de ano, desrespeitando o momento de expectativas, andaram realizando duas tentativas de assaltos a comerciantes e acabaram atirando nos mesmos sem qualquer reação. Em um atirou no pé e no outro atirou com a bala passando de raspão na cabeça. Mas ainda é investigação.

03/01/2015, 10h -
MULTIDÃO - Muita gente no velório do "Chalana". Uma multidão se aglomerou no salão social de luto e nas imediações da Funerária Alfaix, na Rua Dep. Manoel da Costa Lima, 830, setor Central, em Jataí. Alguém chegou a dizer que nunca tinha visto tanta gente naquele local.

03/01/2015, 10h5min -
TEVE VÁRIAS CHANCES - O assaltante morto na reação do "Chalana", o tal de Humberto de Jesus Silva, 21, tinha profissão com servente de obras, pedreiro, açougueiro, panificador, dentre outras. Ele tinha passagens pela polícia local e ficha criminal por tentativa de homicídio, tráfico e desacato. Também tem histórico quando era menor. Foi preso pela última no dia 15 de dezembro de 2014 de posse de um revólver com numeração raspada, o que é arma própria para crimes. Depois saiu e já foi cometer violentos assaltos na cidade até chegar nesse crime do Chalana. Chances na sociedade ele teve mas não quis aproveitar, ou seja, seus impulsos criminosos falaram mais alto. Pode se dizer que ele era um elemento do meio. A polícia havia dito que ele morava no bairro Dom Abel, mas outras pessoas revelaram que, na verdade, ele morava com seus familiares em um bairro um pouco abaixo, o Jardim da Liberdade, na região vulgarmente chamada de "Morro do Papagaio" em Jataí.

03/01/2015, 10h7min -
QUEREM COFRES - Os assaltantes desse crime são apontados como bandidos que sempre buscam por cofres.

03/01/2015, 10h10min -
FACILIDADES DE SOLTURA - O comando da Polícia Militar em Jataí disse que o aumento do número de assaltos na cidade é devido a inundação de elementos do meio e a impunidade promovida pela legislação, mais precisamente, pelo Código de Processo Penal, o ineficiente CPP brasileiro. Os elementos envolvidos são reincidentes e beneficiados pela facilidade de soltura.

03/01/2015, 10h15min -
COMO QUEBRAR A ONDA - Declarações do comando da PM local levantam outras questões. Se é verdade que há facilidade de soltura de suspeitos por parte do Código de Processo Penal brasileiro e articulações de elementos do meio para a prática de vários tipos de delitos, então por que não agir diretamente e insistentemente para desmontar os pontos de articulação? Seria preciso intervir em locais como praças públicas, bares suspeitos, festas de funk, baladas, pontos de encontros e exigir identificação de todos os motoqueiros, além de outras medidas restritivas. Entretanto, isso seria muito impopular e algo que poderia gerar protestos: haveria reclamações de que a liberdade de ir e vir estaria sendo restrita. Um exemplo é a ação da Força Tarefa da PM local que, quando age com rigor, faz cair a criminalidade em Jataí, mas acaba virando motivo de reclamação e a ação tem de recuar. A sociedade quer o fim da onda de crimes mas não quer se sacrificar. A apreensão e internação de menores envolvidos no meio também ajudaria a despencar de vez a criminalidade.

03/01/2015, 11h -
REAÇÃO NÃO. CONTRA-AÇÃO SIM - A dica da polícia, como sempre, é para que o cidadão ao se ver em uma situação de assalto a mão armada não reaja. O melhor é procurar conservar sua vida e sua integridade física, tanto sua quanto dos seus. Os especialistas em defesa pessoal também aconselham a tomar o máximo de cuidado em qualquer situação de risco. Em caso de assalto procure agir com calma e sem movimentos que possam confundir o bandido. Nessa hora ele está atento a tudo. Entretanto, se dispuser de condições e habilidade suficiente, que aja de forma consciente esperando o criminoso estar na chamada "condição de retorno", aquela em que ele já se apoderou do bem e estar indo embora, para poder fazer qualquer tipo de contra-ação. Dizem: "reação não, contra-ação sim". Espere você e os seus saírem da mira do criminoso e, se tiver no momento certo, aja com total precisão e velocidade, sempre se protegendo. Se não tiver condições não faça nada e chame a polícia o mais rápido anotando todas as características do elemento ou elementos. Descreva ao máximo. Outra coisa: sempre desconfie do envolvimento de terceiros e de pessoas com quem se teve contato anteriormente. Isso ajuda nas investigações. A orientação é dos maiores especialistas.

09/01/2015, 12h30min -
Capitão Silvio Rodrigues, da CPE de Jataí, revelou que o assaltante, Humberto de Jesus Silva, morto pelo comerciante Chalana, além de várias passagens, também é suspeito de um crime de latrocínio (roubo a pessoa seguido de morte da mesma) em cidade do Mato Grosso.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

O ano começa com a Festa do Réveillon 2014-2015







Fotos: 
Festa do Réveillon 2014-2015 vista da residência da família Dias, no bairro Granjeiro (em frente a sede da TV Anhanguera) em Jataí

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


     O ano de 2014 terminou às 23h59min do dia 31 de dezembro e, no segundo seguinte, à 0h1seg do dia 1º de janeiro abriu-se a contagem para o ano de 2015. Foi mais uma virada de ano, momento que traz muita empolgação, alegria e expectativa para toda a população. Para marcar essa virada, ou passagem de ano, as pessoas, como sempre, se juntaram em família, vestiram roupas especiais, compraram muita bebida e promoveram mais um estrondoso e barulhento espetáculo com fogos de artifício. Isso é a festa da virada, mais conhecida como Festa do Réveillon, tradição marcante de fim de ano logo após o natal. A expressão "Réveillon" (francesa) pode se entendida assim: momento do final de um ano para o início de outro. O sentimento é de renovação de esperanças e de uma verdadeira lavagem espiritual. Com isso também o ser humano dá provas de que está buscando conquistar uma nova chance para si mesmo.

     Em Goiás, por todo o estado, houve muita festa. No interior, em Jataí, não foi diferente com muita animação em clubes, ruas e residências. No clube da Associação Atlética Banco do Brasil-AABB, que promove a maior festa de Réveillon particular da cidade, teve a “Noite do Oscar” e muito agito com cerca mil convidados. Para animar povão, a Prefeitura Municipal promoveu, mais uma vez, o “Réveillon Popular” no parque JK, que nessa virada teve cerca de 3 mil pessoas e contou com show musical de Fagner Lopes e com o espetáculo pirotécnico de 15 minutos de queima de fogos no Mirante do Cristo.

     Acidente trágico – Depois dos festejos da passagem de ano, às 4h45min, foi registrado um grave acidente automobilístico envolvendo três veículos. Depois de ter ido levar sua namorada e quando retornava para a festa da qual havia saído, promovida no Hotel Bom Sucesso, o jovem Hugo Maximiliano Rodrigues Ferreira, 26, perdeu o controle de sua Toyota Hilux, saiu de sua pista, adentrou a pista contrária subindo o canteiro central e veio a se chocar com outros dois veículos, um Ford Ecosport e um Chevrolet Cruze. Ele estava sozinho. Esse acidente aconteceu na rodovia BR-158, há poucos km do perímetro urbano de Jataí e logo após o chamado parque de Exposição Agropecuária. Hugo, bastante conhecido no meio social, acabou capotando seu carro e, como estava sem cinto de segurança, foi lançado fora do carro e veio a óbito. O impacto deixou uma das cinco ocupantes do Ecosport, Milene Rocha Maciel, 21, em estado grave com perda de massa encefálica e fratura séria em um dos braços. O condutor do Cruze nada de mais grave sofreu apesar do estado de seu veículo ter ficado. Bombeiros e SAMU foram acionados e, no local, constataram o óbito de Hugo e a gravidade da outra vítima. Ambos foram encaminhados para o Centro Médico Municipal, mas Milene foi enviada para o hospital de urgências da vizinha cidade de Santa Helena, o HURSO, em condições críticas. Entretanto, desde às 14h30min, do dia 1º, um boletim médico dava-lhe morte cerebral. Seu corpo foi retornado para Jataí. Milene era filha da vendedora de semi joias, Alzenice Rocha e estava trabalhando no Centro Universitário de Mineiros-UNIFIMES da também vizinha cidade. O corpo de Hugo foi velado no Memorial Municipal de Luto Éxcimo Alfaix, em frente ao cemitério São Miguel.



PLANTÃO,
ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Sexta-feira, 2, às 18 h - 
AINDA SOBREVIVE - Informações dão conta de que a jovem Milene Rocha ainda não teria falecido e continuaria internada em estado delicadíssimo no hospital de Santa Helena. Mesmo com perda de massa encefálica e diagnóstico de morte cerebral, o que por si só já é uma especie de atestado de óbito, ela ainda estaria lutando pela vida. Informações desencontradas já davam a situação como entregue. Um exame atualizado do quadro clínica da paciente já foi solicitado.

Sábado, 3, às 19 h -
BALANÇO DO DPRF - O Departamento de Polícia Rodoviária Federal-DPRF em Jataí, aquele que sabe do que anda ocorrendo e como os motoristas estão dirigindo nas rodovias, divulgou, preliminarmente, o balanço das ocorrências de final de ano e réveillon. Só entre os dias 29/12 e 1º/01 foram três acidentes com 7 feridos, sendo que em um deles houve vítima fatal (o Hugo Gaguin). O balanço faz parte da "Operação Rodovida", de 12 de dezembro de 2014 a 3 de janeiro de 2015.

Domingo, 4, às 13 h -
MENSAGEM NO FACEBOOK - Em seu perfil no facebook, a mãe da vítima que está no HURSO em Santa Helena, Alzenice Rocha, postou uma mensagem neste domingo. Ela também estava no Ford Ecosport no momento do acidente e ficou ferida.
"Boa tarde a todos...eu estou sofrendo muito a minha dor é enorme,foi me passado pelos médicos que minha filha teve morte cerebral,mas não foi confirmado ainda...por isso acredito com todas as minhas forças que minha filha esta viva...ela esta lutando e eu quero minha filha de volta.Peço a todos que rezem por ela e que Deus na sua infinita misericórdia escute o meu apelo.E agradeço a todos que diretamente ou indiretamente estao me ajudando!!!".

Domingo, 4, às 21 h -
ÓBITO CONFIRMADO - Infelizmente, a jovem Milene Rocha, que seguia internada no HURSO de Santa Helena, não conseguiu evoluir em seu quadro de morte cerebral e os médicos comunicaram o fim de seus sinais vitais na tarde deste domingo.

Segunda-feira, 5, às 9 h -
VELÓRIO - O corpo de Milene Rocha foi trazido para Jataí e está sendo velado no Memorial Municipal de Luto Éxcimo Alfaix, em frente ao cemitério São Miguel, com sepultamento às 14 horas.

Quarta-feira, 7, às 13 h -
BALANÇO EM JATAÍ - O inspetor Jackson do DPRF, em entrevista à imprensa nesta quarta-feira, 7, divulgou o balanço final das ocorrências nas rodovias federais que cruzam Jataí de 12 de dezembro de 2014 a 3 de janeiro de 2015 ("Operação Rodovida"). Houve um total de 26 acidentes que deixaram 23 feridos e ocasionaram as já citadas 2 mortes.