sábado, 28 de março de 2015

DIA DE CERIMÔNIA DO CRA

Conselho de Administração empossa conselheiro e delegado em Jataí e dá mostras de franca recuperação

Tales Coelho, conselheiro de Jataí, e Samuel Albernaz, presidente executivo do CRA-GO, na cerimônia de posse do novo delegado da entidade realizada hoje de manhã câmara de vereadores.
   
     Sábado, 28/03/2015

    Muitos já ouviram falar de C.R.A. e até ficou se perguntando o que significa isso. Pois bem, C.R.A. é a sigla do Conselho Regional de Administração que é uma entidade a nível estadual representante do Conselho Federal de Administração-C.F.A. que, por sua vez, é o órgão que no Brasil regulamenta os profissionais formados em Administração (os bacharéis em Administração) bem como os tecnólogos dessa área. Por-se dizer que, em termos, a mesma importância que tem um registro na OAB para um bacharel em Direito, tem um registro no CRA para um bacharel em Administração. O CRA goiano tem sua sede em Goiânia e várias seccionais espalhados pelo interior do estado. Essas seccionais são chamadas pelos conselheiros de delegacias. Em 15 de outubro de 2014, foram realizadas Eleições para renovação de seu quadro (seis Conselheiros Efeitos e seis Suplentes) para um mandato de quatro anos (de 2015 a 2018). A Chapa 1, "CRA FORTE E RESPEITADO", ganhou e passou a ter a responsabilidade de auxiliar a gestão da entidade atuando junto à Diretoria Executiva da mesma. No caso, o conselho vai, inicialmente, atuar junto ao atual presidente executivo que é o experiente administrador Samuel Albernaz reeleito para ficar no comando em 2015 e 2016. Samuel Albernaz, assim como os presidentes anteriores, tem de buscar respaldo no Conselho para poder trabalhar. A gestão dele sucede a de João Divino de Brito tida como exitosa e salvadora das finanças do CRA de Goiás - para quem não sabia, a entidade goiana não estava fazendo o dever de casa e vinha somando quase R$ 1 milhão em Passivo Financeiro (dívidas) o que acabou deixando-a em muitas dificuldades até 2010, mas, atualmente, a situação reverteu-se e o CRA-GO está hoje gozando de um Ativo Financeiro (liquidez) de quase R$ 1,5 milhão.
     Dentre os novos conselheiros eleitos está o delegado do CRA em Jataí, Tales Coelho Gonçalves, administrador formado pela Unopar polo da cidade e agente público. Tales é consultor de empresas, especialista em gestão de pessoas e MBA em Gestão Pública, também é secretário do CRA Jovem e reconhecido militante em prol das causas do administrador no interior. Sua ascensão atende aos anseios dos chamados profissionais de nova geração emergidos na região sudoeste do estado. Outro detalhe que pode ter evidenciado o nome de Tales ao cargo de um dos conselheiros de Administração do Estado de Goiás é a ampliação do alcance do CRA nos principais polos universitários do curso de Administração, vez que Jataí conta com três faculdades dessa área.
     Em uma concorrida cerimônia realizada na manhã deste sábado, 28 de março de 2015, no plenário da câmara de vereadores, Tales e o próprio Samuel Albernaz, além de dois outros conselheiros do CRA, deram posse ao novo delegado do órgão na cidade, o administrador e empresário Belmiro Antônio Neto, o Belmiro do Supermercado Real. Inicialmente, o novo delegado ficará no cargo até o final do ano. Enquanto isso, Tales vai ajudar na intensificação dos trabalhos do Conselho em Goiânia e Brasília.

domingo, 22 de março de 2015






























































































    A Secretaria de Cultura de Jataí, através dos trabalhos do atual secretário, Marquinho Carvalho, cumprindo exigências legais dos estatutos das esferas culturais, promoveu a 4ª Conferência Municipal de Cultura para colocar em discussão o Plano Municipal de Cultura e eleger o Conselho Municipal de Política Cultural. O evento aconteceu no domingo, dia 21 de março de 2015, das 8 h às 18 h, no Centro de Cultura e Eventos Dom Benedito Domingos Coscia. Estiveram participando vários integrantes do meio artístico da cidade, como artistas visuais, dançarinos, atores, músicos, literatos, pesquisadores, coordenadores, diretores de entidades, dentre outros. Todos convocados para debater e interagir na política do setor cultural local. Nas etapas do evento, foram formados grupos específicos para discutirem e anotarem suas reivindicações, além de eleger, por maior indicação, um titular e um suplente para integrar o Conselheiro Municipal de Política Cultural, que é uma exigência legal. Os conselheiros eleitos, em um total de cinco, participarão de ações junto a classe cultural e elegerão um presidente entre si para atuar nos interesses coletivos junto à Secretaria de Cultura local. O único momento mais tenso foi quando houve um conflito ideológico entre os integrantes do grupo da Literatura e Biblioteca (Edvaldo Melo, Flomar Chagas, Marcos Henrique Martins e Pio Rezende) onde aconteceu uma discordância sobre quem seria o conselheiro. O grupo terminou sua reunião sem se definir. O jornalista e literato, Pio Rezende, indicava o fotógrafo e literato, Edvaldo Melo , enquanto que Marcos Henrique era irredutível na indicação da ex-professora e literata, Flomar Chagas. Resultado: houve até um bate boca e a definição teve que ser resolvida no plenário a vista de todos. Após as desistências Flomar, Edvaldo e Pio, apenas Marcos Henrique ficou como único representante tendo o voto da Flomar. O evento ainda contou com dinâmica visual ao exibir as propostas em um telão para análises, correções e votações nominais do chamado público plenário. Ao final, foram apresentados os conselheiros eleitos e recolhidas as propostas dos grupos que se fizeram representar na conferência.

Conselheiros eleitos:

Para representar o Teatro e Dança:
Titular: Murilo Ferreira Campos (dançarino street dance)
Suplente: Carlos Cesar Alves Silva

Para representar o Patrimônio e Cultura Popular:
Titular: Alípio Santana (diretor da Associação dos Músicos-ASSOMA)
Suplente: Pedro Henrique (capoeirista/Abadá-Capoeira)

Para representar a Música:
Titular: Genílson Santos (cantor gospel e diretor da Associação dos Músicos-ASSOMA)
Suplente: Alípio Rodrigues Neto (professor da UFG-CAJ)

Para representar as Artes Visuais e o Audiovisual:
Titular: Mariana de Paula (coordenadora do Cine Clube Nelson Pereira dos Santos e professora)
Suplente: Altino Felisbino Francisco-ALTINOFF (artista visual/pintor)

Para representar a Literatura e a Biblioteca:
Titular: Marcos Henrique Martins (membro da Fundação Educacional e do C.E.U.)
Suplente: (vago)

quarta-feira, 18 de março de 2015


















































Considerações:
"A VIDA É BÉLICA" NO MAC DE JATAÍ
Esta é para os entendidos de artes visuais, incentivadores dos artistas e amigos dos museus, além das turmas das escolas. Edney Antunes, um dos artistas que trouxeram e implantaram em Goiás a arte em grafite - revolucionando a imagem de poluição urbana que o grafite representava ainda em 1987 - abriu sua mais recente exposição individual "A VIDA É BÉLICA" no Museu de Arte Contemporânea-MAC de Jataí na terça-feira, 17 de março de 2015, às 20 h. A mesma já esteve aos olhos do público no Museu de Artes de Goiânia-MAG e ficará aberta à visitação até 10 de abril deste ano.

Entre aspas:
-"Na atual exposição, 'A Vida É Bélica', Edney apresenta trabalhos que fundem processos da pintura e do grafite, buscando, por meio da mescla, renovar muitas questões que vêm pesquisando ao longo de sua carreira." (Carlos Sena Passos)

-" Nessa exposição, Edney Antunes faz uma releitura divertida e criativa do mundo a partir de ícones da cultura pop, como a atriz Marylin Monroe, em situações inusitadas que nos remetem aos espantos do cotidiano. Há também trabalhos sobre marcas da moda, como Chanel, e personagens da literatura, como Dom Quixote e Sancho Pança." (do site da Prefeitura de Goiânia)

-"O artista plástico goiano Edney Antunes abre hoje, às 20 horas, no Museu de Arte Contemporânea de Jataí (MAC), a exposição A Vida É Bélica, que passou por Goiânia em junho do ano passado e marca os mais de 25 anos de carreira do grafiteiro e um dos idealizadores do Grupo Pincel Atômico. A mostra, que fica disponível para visitação até 10 de abril, é patrocinada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura. A curadoria é do professor, pintor e diretor do Centro Cultural UFG, Carlos Sena Passos. A entrada é franca." (no O Popular)

Curiosidade:
A inspiração artística acontece nos vários campos das artes e as vezes ela coincide de quesito de titulação. A Exposição do Edney Antunes não deve ser confundida com a música "A Vida É Bélica" (faixa nº 6 do CD "De Graça") do músico paulista, Marcelo Janece, canção, essa, já popular na internet.