quarta-feira, 19 de outubro de 2016

CUNHA É PRESO. MEDO, AGORA, SÃO AS DELAÇÕES

EDUARDO CUNHA FOI PRESO NA LAVA JATO E AGORA DECIDIRÁ O QUE FAZER



Por Sérgio Torres
Foto: José Cruz (da Agência Brasil) - Fotos Públicas

Quarta-feira, 19/10/2016, 13h40min
__________________________________________________

QUANDO OCORREU A PRISÃO DO EDUARDO CUNHA?
-Na inicio da tarde desta quarta-feira, 19.

QUEM MANDOU PRENDÊ-LO?
-Foi o juiz Sérgio Moro que, através de despacho/decisão, atendeu ao pedido de prisão preventiva por parte do Ministério Público Federal-MPF.

POR QUANTO TEMPO SERÁ A PRISÃO?
-Trata-se de prisão preventiva (prisão cautelar ou prisão provisória) e é por tempo indeterminado, podendo terminar amanhã mesmo ou até que se entenda que cumpriu um prazo de razoabilidade tendo em vista o andamento das investigações. Por sua vez, o Estado não pode ser moroso em sua parte para não gerar um constrangimento ilegal ao preso. A princípio, pode-se dizer que Cunha passará, pelo menos, 30 dias preso preventivamente, tempo, este, razoável. Entretanto, somando-se os prazos para as conclusões das diversas fases da investigação, é perfeitamente possível que ele passe 81 ou 90 dias presos sem que isso seja constrangimento ilegal.

AFINAL, A QUE SE REFERE ESSE PEDIDO DE PRISÃO PREVENTIVA?
-Refere-se a investigação de processo por propina. Eduardo Cunha é acusado de receber, por fora e indevidamente, valores para ajudar a favorecer em fechamentos de contratos de terceiros junto a Petrobras para a exploração de petróleo no Benin, na África, e de usar suas contas secretas na Suíça para esconder a origem do montante de dinheiro ganho. Na justificativa do MPF consta que Cunha, mesmo depois de ter sido cassado de seu mandato de deputado federal, ainda pode obstruir essas investigações contra ele na Operação Lava Jato. Assim, o pedido de prisão foi para que o investigado não continue a destruir provas, ocultar contas, transferir valores, intimidar testemunhas e nem tentar fugir do país, já que o mesmo tem, além de várias contas secretas no exterior, dupla cidadania (brasileira e italiana).

POR QUE O MEDO DE CUNHA DELATAR?
-Porque há um boato circulante de que Cunha teria dito que, se caso viesse a ser preso, cairia atirando como um metralhadora, ou seja, iria entregar outros políticos favorecidos pelos mesmos esquemas de propina em contratos de terceiros com a Petrobras.

QUAL O VALOR DAS CONTAS DE CUNHA CONGELADO PELA JUSTIÇA?
-R$ 220,6 milhões. Tudo isso suspeito de propina recebida nos esquemas de contratos de terceiros com a Petrobras. Quatro contas foram encontradas zeradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário