terça-feira, 10 de abril de 2007

Negócios
O VÔO DA PERDIGÃO POR SOBRE JATAÍ
A pergunta que não quer calar: por que a Perdigão não veio para Jataí em 98? A verdade é que a indústria nunca teve planos concretos para essa cidade.

Agroindustrial Rio Verde-GO (vizinho a 100km): projeto Buriti de 1998

Agroindustrial Mineiros-GO (vizinho também a 100km): projeto de ampliação 2007

PROJETO BURITI:
A história de que a indústria Perdigão estaria interessada em escolher uma cidade da região Sudoeste para se instalar não passou de especulação política. Pelo menos é essa a conclusão que se chega quando se conhece a síntese do Projeto Buriti da empresa - projeto que justificou todo o processo de instalção de um complexo da indústria catarinense em Goiás. A Perdigão nunca teve intenções sérias de se instalar em Jataí naquela época. A idéia sempre foi se estabelecer em Rio Verde mesmo.
MOTIVOS - A Perdigão já era cliente de Rio Verde há muito tempo. A indústria sempre foi assídua compradora da produção de soja e milho rioverdense. A intenção do projeto era economizar os 1 mil km de distância entre o fornecimento da matéria-prima e a industrialização. O fato de Rio Verde ter a Cooperativa Comigo e seu esmagamento de soja foi preponderante na decisão. A Perdigão precisava muito disso. O governador da época, Maguito Vilela (político natural de Jataí) dizia, em seus discursos, do mérito em trazer essa grande indústria para Goiás. Na verdade a decisão seria essa mesma, com ou sem a ajuda do governo goiano. Inclusive os incentivos fiscais do governo, concedidos através de programas especiais para atração de indústrias, foi o que menos pesou (isso tá descrito lá, no Projeto Buriti).

LEIA O ESTUDO DE INTEGRAÇÃO A PARTIR DO PROJETO BURITI QUE FOI ELABORADO POR DOIS BANQUEIROS (BNDES) E SAIBA DOS REAIS MOTIVOS DA PERDIGÃO (para ler clique nos links - em PDF):



E-MAIL PARA ESTE BLOG: alvonoticias@gmail.com