sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

SAFRA 2007 - 2008

DENÚNCIA:
O ESTADO DEPLORÁVEL DAS RODOVIAS ESTADUAIS

Movimento iniciado pelos produtores do Sindicato Rural de Jataí visa alertar o governo para a necessidade urgente de melhorias em pelo menos quatro estradas que servem para o escoamento da safra de grãos.

-GO-184
-GO-206
-GO-302
-GO-050

Localização: região Sudoeste do estado de Goiás.

Por essas estradas escoam a produção agrícola, pecuária e industrial dos municípios de Jataí, Chapadão do Céu e outros, além de serem as vias de transportes de pessoas e ainda servirem para as transações comerciais ao ligarem os dois municípios com as cidades de Caçú, Serranópolis, Itarumã e Caiapônia.

PROBLEMAS VISTOS:
-Erosões;
-Má conservação;

-Trechos não pavimentados;
-Poças de lama.

Agravamento por causa da época de chuvas que vai até março.

JATAÍ, CELEIRO DE PRODUÇÃO:
Cidade deverá produzir 1,2 milhão de toneladas de soja e milho. Na safra 2005/2006 foi o maior produtor de milho e sorgo (proporcionalmente) do Brasil, 8º lugar na produção de soja e maior rebanho bovino de Goiás (mais de 350 mil cabeças).

ESTRATÉGIA:
Vai começar a colheita e escoamento da safra 2007/2008 e Jataí e Chapadão do Céu precisam de estradas em condições de suportar o intenso tráfego de veículos, leves e pesados, que estarão transportando a grande quantidade de grãos. Pela alta produtividade, só o município de Jataí é responsável por quase 1% da safra de grãos colhida no País.

MOTIVO:
A não realização de recuperação dessas estradas por parte do governo estadual poderá representar grande prejuízo aos produtores devido à dificuldade de condução de sua produção agrícola. A falta de manutenção já vem prejudicando e muito a viabilidade do transporte em Jataí, Chapadão do Céu e cidades vizinhas. A responsabilidade das obras estaria a cargo da Agência Goiana de Transportes e Obras-AGETOP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário