quarta-feira, 28 de maio de 2008



O PAPEL DE INTERESSE E OMISSÃO DA IMPRENSA

“Jataí, a cidade dos empregos e da industrialização”
“Administração municipal: investindo forte no bem-estar do povo”

A imprensa não vem fazendo sintonia com a população de Jataí. A maioria dos veículos de comunicação, demonstrando estarem compromissados com contratos de publicidade e espaços para divulgação do poder público em trocas de verbas, tem se deixado ocupar com os anúncios das ações da atual administração da cidade. Isso a nível de prefeitura, claro. As emissoras rádios, a TV, quase todos os jornais, as revistas e pelo menos um site da internet trazem, em seus conteúdos, fartos recheios de noticias falando bem e divulgando varias ações do Executivo municipal. Aqui vale o trabalho de assessoria de comunicação da Prefeitura em um procedimento que e repetido por, praticamente, todas as prefeituras desde que a imprensa passou a depender e buscar recursos dos cofres públicos. Esses espaços, tanto em forma de entrevistas, informes especiais ou mesmo matérias pagas, traduz-se na fase conclusiva das pretensões do prefeito Fernando Henrique Peres, o FHP (PR) em continuar como chefe do poder executivo ate 2012. Com a retórica de “Jataí, o maior canteiro de obras de Goiás”, o mandatário tem feito seu alvoroço eleitoral para tentar cooptar o apoio de lideranças políticas e, ao mesmo tempo, plantar uma imagem de esforçado e competente na mente do eleitor que vai a urna eletrônica em outubro de 2008. Assim, ele conseguiria superar o quadro negativo que ele mesmo deixou florescer e criar raízes na concepção popular. É um verdadeiro bombardeio aos ouvidos e aos olhos do jataiense, com anúncios pró-gestão FHP. Na cidade, qualquer entrevista com membros ligados a atual administração, tem, por obrigação, dizer o nome (chancela) do “prefeito Fernando”. É apoio pra cá... Graças ao apoio pra lá...e aí vai. Alguém poderia questionar: tá, mas o que tem de errado ou condenável nisso? Os veículos só estariam aproveitando para ganhar algum dinheiro com a ambição natural do governante. Mas é justamente aí que mora o perigo, pois, o mesmo espaço que é combinado para se fazer as divulgações falando bem da administração não e usado pelos mesmos veículos para mostrar o outro lado da moeda, ou seja, as deficiências que os políticos tem em gerir o dinheiro público com justiça social. Isso porque, notadamente, a gestão FHP sempre buscou trabalhar de uma forma que viesse a favorecer mais aos interesses do próprio FHP. Se estar falando, agora, em industrialização, empregos e bem-estar e porque isso lhe favorece politicamente.

AS RECENTES MATÉRIAS POLÍTICAS DA IMPRENSA
Quem liga o rádio em Jataí nos horários jornalísticos pode conferir que há certa tendência na transmissão das notícias. Os apresentadores chegam a ler matérias e notas de jornais impressos quando estes mesmos trazem textos polêmicos e revelações bombásticas contra, principalmente, os partidos de oposição à atual administração. E são vários os veículos que estão nesse embalo, desde as rádios até a internet. E isso sendo imprensa local, regional ou estadual. O jornal Tribuna do Planalto falou do atual momento político de Jataí. O jornal Opção (Goiânia) trouxe notas dizendo que o ex-prefeito Humberto Machado (PMDB), favorito na corrida eleitoral da cidade, não vai conseguir concorrer em 2008 porque tem problemas no Tribunal de Contas dos Municípios-TCM e estaria descapitalizado (como se fosse difícil para os políticos conseguirem levantar recursos). Os jornais goianienses, O Popular e Diário da Manhã (os maiores do estado de Goiás), também deram seus pitacos na disputa em Jataí. A coluna local Resumindo (Itamar Cordeiro, assessor de FHP) e o próprio jornal Folha do Sudoeste, dos irmãos sócios, José Renato Assis (assessor do governo estadual) e FHP, também estão gastando muita munição em favor da atual administração pública (nesse caso, matérias em beneficio de si próprio publicadas no próprio jornal). Desses, o Folha do Sudoeste é um caso específico, pois, além de ser um órgão pertencente ao prefeito e a um dos assessores do governador, tem uma interessante estória recente: nele, desde as eleições municipais de 2004, está vetado a publicação de charges e caricaturas (humor) e foi, contrariando a lógica, enfraquecido em sua estrutura administrativa com a dispensa de funcionários e a retração da periodicidade (antes de “Fernando da Folha” ganhar, estava sendo semanário, depois, passou a ser mensal e agora quinzenal). O falatório é esse. No caso da imprensa local e regional que estão falando em favor da atual administração publica, deve se levar em conta a influência financeira e os contatos jornalísticos do prefeito FHP e seus articulistas. Já as de Goiania e até uma de Brasília que divulgam matérias e notas claramente em favor do PR em Jataí, deve se acreditar nas articulações do irmão do prefeito, José Renato Assis, que é um emérito plantador de textos na imprensa escrita (há muito tempo, algumas cartas na seção Carta do Leitor de seu jornal saem com textos tendenciosos escritos por ele mas com assinaturas de outros nomes).


APOIO DE POLITOS SIM. DO POVO NÃO

Questionamento: “Vai votar no prefeito Fernando este ano?”
Resposta: “Não”

Na contramão da política festiva e eleitoral do prefeito FHP (PR) está o opinião popular. Enquanto a mídia, de um modo em geral, vem tentando vender uma imagem positiva e sarada da administração pública da cidade (“Jataí, o maior canteiro de obras de Goiás e um dos maiores do Brasil”, com diz o chefe do Executivo), o povo, em sua grande maioria, ainda não engoliu isso e nem compartilha dessa mesma opinião. Para alguns outros lideres políticos, a gestão que FHP vem desenvolvendo é boa e satisfaz a comunidade jataiense, tanto que, ao serem sondados e buscados, manifestaram seus apoios a reeleição do prefeito. Um dos exemplos é o deputado federal da vizinha cidade de Mineiros, Leonardo Vilela (PSDB), presidente regional de seu partido, que declarou, via imprensa e em conversações políticas, sua pretensão nesse sentido. Só que, no caso de seu partido decidir por lançar candidatura própria a prefeito em Jataí, sua posição deverá ser mudada ou ele poderá ficar em situação embaraçosa. O ex-governador e senador até 2014, Marconi Perillo (PSDB), considerado por muitos, como a maior liderança política de Goiás na atualidade (mesmo arranhado pelas recentes denúncias de corrupção e fraude nas eleições 2006), deverá também estar ao lado do prefeito FHP se seu partido não lançar candidato próprio para concorrer com ele este ano. O governador Alcides Rodrigues Filho, o Cidinho (PP), que tem em sua equipe o jataiense Francisco Gedda (presidente da Metrobus de Goiânia) e o irmão de FHP, o jornalista José Renato Assis (secretário extraordinário) é outro que também estará apoiando a reeleição de FHP se seu partido não resolver lançar um nome para que concorra com ele. Cidinho, junto com Marconi Perillo, está respondendo por acusações de corrupção e fraude nas ultimas eleições. O deputado federal Sandro Mabel, presidente estadual do PR, acredita que FHP ainda vai virar nas pesquisas e vencer as eleições 2008 em Jataí. Grande parte, talvez a maioria, dos partidos políticos com diretórios ou com diretorias executivas na cidade também tendem a fechar apoios com o atual prefeito. Quem estará certo: os políticos ou o povo? Com toda essa possível adesão a seu nome, FHP poderá vir a ser o rosto de candidato a prefeito mais visto nos santinhos durante esta próxima campanha eleitoral. Só não deverá ser bem visto pela grande parcela do eleitorado, ou seja, seu verdadeiro patrão. As inúmeras reclamações contra a gestão FHP continuam altas mesmo com todo o “barulho” que ele vem fazendo na mídia. São reclamações que pipocam sempre nos espaços livres da imprensa mas que também são sempre amenizadas pelas editorias dos próprios veículos. Quem fizer um levantamento sério na cidade vai ver que, mesmo com os anúncios de instalações de usinas como a Cosan, Sinimbu, Cabreira e mais investimentos por parte da indústria Perdigão, continua forte a imagem negativa de FHP perante o povo de um modo em geral. E motivos para isso o prefeito dá.

UM PMDB LOCAL ESFALECIDO
O Partido do Movimento Democrático Brasileiro-PMDB foi o mais atuante de Jataí há décadas. Acostumado ao poder durante quase 30 anos, o partido esta vivendo, agora, o lado da oposição. O PMDB local vem assistido, calado, ao “alvoroço 2008” de mídia do prefeito FHP e deixando a população sem uma voz firme contra esse espécie de “política de dar nó” praticada pela atual gestão pública. Enquanto FHP fala e fala...O PMDB está quase mudo. O massacre de mídia do prefeito tem sido total. O placar e 10 a 1. A ação mais contundente do PMDB foi quando uniu-se com o PSDB em 2007 para tentar provocar um inédito impeachement no poder Executivo. Sem sucesso. Em uma das primeiras reuniões do partido visando o ano eleitoral (em 2007), no plenario da Câmara Municipal, um dos assuntos abordados (pelo vereador Gênio Euripedes) foi uma dívida do partido ainda referente as últimas eleições. Seria, então, a falta de caixa e escassez de recursos o motivo do mudismo do PMDB local? Hoje o PMDB esta calado. Não se escuta a eloqüência de integrantes como Gildo Freitas, José Carlos “Zé da Horta”, a paixão de Sultan e as bênçãos de Maguito Vilela. Hoje o PMDB não está no poder e por isso não tem secretários como Pierre Sobrinho Lopes, Mariza Magalhães, Neio Lucio Zaiden Carvalho, Adenones, Amilton Quirino, Valter Pedro e tantos outros. A voz mais ouvida no PMDB local tem sido a do deputado federal Leandro Vilela, presidente do diretório. Tudo isso reflete na ainda tímida pré-campanha de Humberto Machado, vice-presidente do diretório, que tem como norte apenas seu próprio trabalho já realizado pela cidade e como maior aliado o diretório do partido Democratas (ex-PFL). O PMDB, nas palavras de Humberto Machado é um partido grande e que em Jataí tem 1.100 filiados, além da executiva. Humberto, aparentemente, está sem o apoio dos caciques políticos, mas, com certeza, está com o apoio que realmente interessa: o do eleitor.

sábado, 24 de maio de 2008

UM DRAMA EM REALISMO DIGITAL
Ficou bom! Gostei! Essa foi a opinião geral do público que assistiu a pré-estréia (dia 9 de maio, das 21 hs as 22:55 hs, no Cefet) e a estréia (dia 10 de maio, às 19 hs, no ISG) do filme Alucinação - O Submundo das Drogas, do teatrólogo João Rodrigues. Através de uma bem cuidada pesquisa e muita sensibilidade na abordagem do tema, algo tão grave e presente no cotidiano de nossas sociedades, o filme contém cenas de emoção e ação em realismo impactante criado pela tecnologia de filmagem digital. O resultado dessa concepção artística é uma pancada no estômago e uma mensagem de alerta para jovens, pais e um pedido de reforço no combate as drogas por parte das autoridades competentes. A trama toda se passa na cidade de Jataí (um entroncamento de rodovias federais e rota de trafico pesado de drogas vindas de varias regiões e do exterior). O filme não poderia ser nenhuma alucinação de seu diretor. Méritos para a consciência dele. Mas tem defeitos? Tem. Só que isso já era esperado pelo fato do mercado local das produções cinematográficas se pouco desenvolvido.
PRÉ-ESTRÉIA – No final da pré-estréia do filme, na sexta-feira, 9, os atores do elenco estavam atônitos (ainda não tinham visto o trabalho): João Rodrigues não deixou que nenhum dos participantes visse as cenas durante a etapa de edição (quem viu antes tinha enxergado pouco). Ele não havia mostrado nem para sua esposa, Joana Lina. O “cast” do Abelharte-Produções Artísticas estava assim mesmo: perplexo e apreensivo. Depois, ficaram eufóricos e estupefatos ao assistirem a si próprios na projeção representando os personagens do filme. Também era grande a expectativa do publico em ver este filme local que levou cerca de um ano e meio para ficar pronto. As pessoas presentes eram seletos convidados (membros da imprensa, algumas autoridades políticos, certos funcionários públicos, determinados educadores, intelectuais, estudantes, comerciantes dentre outros). Atendendo a convite, essas pessoas ocuparam por completo às cerca de 200 cadeiras do auditório do Cefet e também saíram atônitas e emocionadas com o espetáculo cinematográfico que viram e com a performance de João Rodrigues e sua trupe. Alucinação-O Submundo das Drogras é uma hora e 55 minutos de estória. O cotidiano do filme está mais presente em nosso dia-a-dia do que podemos pensar.

COMO É O FILME E PORQUE ELE E TAO INTERESSANTE
O filme Alucinação pode ser definido como “em busca de uma sensação prazerosa através de artifícios químicos”. Possui recursos técnicos de filmagem e de captação de áudio todo em sistema digital. Tem muitas tomadas externas (ambiente urbano), cenas de veículos em movimento, participação de policiais de verdade e locações em vários pontos da cidade (usando as fachadas dos prédios e ruas como plano de fundo). A escola onde transcorre parte da ação e real (escola estadual Emilia Ferreira de Carvalho). O barzinho da cena do aniversario existe mesmo (restaurante e churrascaria Chapa Quente). Outros lugares também são reais, portanto, nada de cenários previamente montados. Os planos são longos (quase nada de closes nos rostos), os temas musicais (com funk, rock e mpb) dão muita emoção a trama. O acabamento final resulta em muito realismo nas cenas. O público se emociona com o drama do personagem principal e com o tema musical. No final do filme ainda há depoimentos reais o que acaba dando uma sensação de documentário.
PERSONAGENS PRINCIPAIS – Para essa produção não foi contratado nenhum artista famoso ou profissional renomado. O grupo é todo local e foi selecionado através de oficinas e testes específicos com o próprio João Rodrigues. O filme possui um elenco grande como o de uma novela, mas a trama gira em torno do personagem principal que é o jovem Eduardo “Dudu” (vivido por João Rodrigues) e seu ingresso no mundo das drogas através do grande traficante regional Jonas (César Bernazoli). Dudu tem como melhor amigo o também jovem Davi (Luziano de Oliveira) demonstrando ser um filho bem tratado pela mãe. Sedutor, Dudu se deixa envolver pela paixão da jovem Bruna (Talita Araújo). Quando ele está sendo perseguido, entra em cena o delegado do caso que pretende encontrá-lo antes dos bandidos. Ao todo são 46 nomes nos créditos finais, fora as participações especiais e colaboradores. E olha que Alucinação, a peça de teatro, só tem João Rodrigues (monólogo).
DESTAQUES DO FILME – São vários os destaques da produção de João Rodrigues. Vale, novamente, ressaltar o trabalho de pesquisa para a elaboração do roteiro. Nos recursos há locução em “off” e o filme inicia-se com flash back. As tomadas de plano aberto acabam exigindo um pouco da memória e concentração dos atores. A observações com detalhes e pormenores dá um tom vivo e forte à trama. As preocupações da mãe de Dudu, os professores em sala de aula e o depoimento da diretora da escola ao delegado passam muito realismo nas cenas. Além disso, tem um chocante e inesquecível velório e o posterior enterro no cemitério (real) e a coragem de João Rodrigues que, na pele do personagem principal Dudu, toma banho nú, fuma drogas e desfalece em cena.
DEFEITOS – Mas não e só méritos que tem o filme. A produção também tem sua cota de pecados e defeitos técnicos. O áudio, por exemplo, capta muitos ruídos e barulho do ambiente atrapalhando e interferindo em diálogos. Com a necessidade inesperada em mudança de uma das atrizes no começo do filme, há certa confusão no nome da personagem que faz a amada de Dudu (Cristina ou Bruna?). Na parte de edição também há muitos defeitinhos e cortes que precisariam ter sido feitos, mas que não foi possível eliminar em tempo. João Rodrigues, em nome da produção, explicou que tentou reeditar o áudio em um estúdio profissional, mas que não obteve êxito e com relação à edição das cenas, eles acabaram ficando sem o editor chefe que havia iniciado os trabalhos.
SURPRESAS – O filme também tem suas surpresas e fatos curiosos por trás da produção. O ator César Hernandes Santos Bernazoli, que vive o traficante Jonas, na vida real é microempresário, presidente de bairro, coordenador de centro de alcoólicos anônimos-Cerea e(pasmem!) agente de proteção ao menor (Conselho Tutelar), ou seja, sua atividade e proteger jovens da corrupção e dos males sociais como às drogas. A idéia foi de João Rodrigues que o convidou para viver essa situação controversa na tela. Cesar gostou da “sensação”. “Foi minha primeira experiência como ator”, disse. E quanto a produção do filme? “Eu nem esperava chegar onde chegamos. Nós nos doamos. Na minha concepção foi nota 10”, arrematou César. Outro que também viveu situação interessante foi o ator Luziano Oliveira na pele do jovem Davi (melhor amigo de Dudu). Quando foi escalado por João Rodrigues, ele sentiu um frio na barriga e certo calafrio. Pudera. Luziano já viveu, em sua vida real, drama parecido com o do filme. Ele que já foi viciado em drogas (diversos tipos) travou uma batalha pessoal para se livrar do vício. Para Luziano, o roteiro do filme é um pedaço da realidade. Ele falou que entrou no submundo do vício, no passado, por motivos financeiros. “Era um dinheiro fácil. Fui influenciado por amigos e achava uma aventura”. Luziano revelou que foi perseguido por outros usuários e traficantes e teve que fugir da cidade um certo tempo. E como conseguiu se livrar do submundo? Em sua revelação à imprensa, Luziano disse que foi por causa de sermões de certo senhor: “Sempre acreditei no impossível. Certa vez eu estava fumando e um senhor chegou e me deu conselhos. Vi aquilo como um desafio e resolvi provar que podia sair daquele mundo das drogas e, de fato, consegui superar”. O ator ainda falou que, quando reencontrou com o senhor, foi perguntado por ele, sem saber da superação, sobre como ia sua vida e que respondeu que tinha se livrado das drogas. Os dois, então, se emocionaram, se abraçaram e ficaram comovidos.

ALUCINAÇÃO – O SUBMUNDO DAS DROGAS
AS 10 CENAS PRINCIPAIS?
1ª)
Dudu recebe uma “carona-armadilha” de Jonas e ganha um chiclete recheado com uma substância química viciante e tem visões alucinadas dentro do carro do traficante (imagens se contorcendo). É a caracterização da ALUCINAÇÃO. Abobalhado, Dudu ainda diz “la no seu hotel quero beber alguma coisa...um trem...”
2ª) Dudu toma banho no hotel com cenas de quase nudez.
3ª) Dudu experimentando um cachimbo de crack (em várias cenas). Muito real e impactante.
4ª) A cena quente da sedução e beijo na boca resultando em sexo entre os personagens Dudu e Bruna. Detelhe: a sugestão partiu da própria esposa de João Rodrigues, a atriz Joana Lina.
5ª) Jonas, usando uma barra de ferro, assassina um rival na venda de drogas e manda colocar fogo no corpo da vítima.
6ª) Dudu, sob efeito de drogas, assassina seu melhor amigo (Davi) dentro de sua própria escola e onde era o melhor aluno.
7ª) Velório de Davi com o ator sendo tampado em um caixão de verdade. Detalhe: na cena, a tampa do caixão caiu no rosto do ator na hora de fechar.
8ª) O aspecto feio de Dudu quando vira fugitivo.
9ª) Dudu preparando cachimbo de crack: coloca a droga dentro, acende e fuma junto com um outro viciado achado por ali no bosque.
10ª) Dudu, sozinho, depressivo e angustiado, tem um ataque convulsivo e entra em estado de coma. Será que morreu?

CRONOLOGIA?1- Chegada do traficante Jonas em Jataí (por uma das BRs);
2- O esforçado, bom filho e bom aluno Dudu têm prova na escola;
3- A primeira reunião de Jonas com seu bando em um barzinho;
4- A festinha surpresa de aniversário que os amigos de Dudu fazem pra ele;
5- Jonas, na festinha, apronta uma armadilha e alicia Dudu;
6- Os dias seguintes em que Dudu experimentou droga pela primeira vez;
7- Jonas viaja de avião e deixa um de seus homens (Betão) encarregado dos serviços;
8- Dudu já é viciado em drogas e dá trabalho;
9- Jonas volta a Jataí;
10- Dudu e Bruna transam;
11- Jonas assassina rival com uma barra de ferro;
12- Davi e avisado pela avó que teve pressentimentos ruins;
13- Dudu já está alterado e vivendo no submundo das drogas;
14- Dudu, armado, tem alucinações e assassina seu melhor amigo na escola e foge;
15- Davi e velado e enterrado no cemitério;
16- Delegado com jeito de durão entra em cena e coloca sua equipe de agentes para investigar o caso Dudu tomando depoimentos na delegacia (Dudu é fugitivo);
17- Meses depois surge, em cena, Dudu, de aspecto feio e pedindo comida na rua;
18- Dudu pratica roubos para sobreviver e manter o vício;
19- A polícia da batidas. Jonas vê sua esposa e seu bando sendo presos e foge;
20- Jonas assassina um de seus homens (Betão) no trevo da saída da cidade;
21- Dudu usa drogas, fica triste e sozinho, tenta se entregar a polícia, tenta cometer suicídio e tem um ataque convulsivo em uma construção e entra em coma. Teria morrido?
22- Corpo de Dudu é achado pela polícia após uma ligação anônima;
23- No final, uma surpresa da trama;
24- Depoimentos reais;
25- Fim.









Filme Alucinação: a estréia dos filmes 100% locais

Não dá para falar no bom filme Alucinação – O Submundo das Drogas sem antes fazer uma ressalva a um outro filme que foi produzido antes mas que nem pôde ter sido lançado. Trata-se do filme da manequim e modelo Jacqueline Nery, denominado “Uma Agente em Perigo”. A ressalva aqui não se trata de destacar qualidades no filme de Jacqueline em si (até mesmo pelo fato de que ele ainda nem pôde ter sido visto pelo público), mas pela sua criatividade e ousadia. Quem primeiro teve a iniciativa de produzir um filme contemporâneo 100% local foi Jacqueline Nery, abrindo caminho para que agora chegasse o teatrólogo João Rodrigues nos dando a grata satisfação de ver estrear o Alucinação e sua proposta de transformar uma peça de teatro em longa de cinema. O filme de João chega trazendo à tela um pouco da paisagem urbana de Jataí em um roteiro recheado de drama e ação. O resultado final pode até dar a João Rodrigues o ar de cineasta, mas, acima de tudo, demonstra, mais uma vez, o valor dos artistas e intelectuais locais, que não se importam em enfrentar barreiras e dificuldades (técnicas e estruturais) para fazer filme de valor no interior.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

ENCONTRO DE ATORES CRIADORES DA FETEG
POR NORVAL BERBARI
A Federação de Teatro do Estado de Goiás-FETEG em parceria com o grupo Teatro Ritual apresenta o "ENCONTRO DE ATORES CRIADORES" com workshops, espetáculos, debates, diálogos públicos e cabarés artísticos entre os dias 18 de junho e 5 de julho de 2008. Os espetáculos serão divididos pelos temas: “O Ator e Suas Antropologias” e “A Arte do Palhaço”. Os temas estão presentes em duas mostras do Encontro: Mostra Corpo Ritual e Mostra Corpo Cômico.
O evento tem o patrocínio do Prêmio de Teatro Miryam Muniz 2007 concedido à Feteg e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura concedido ao grupo Teatro Ritual e conta com a presença de grandes mestres nacionais e internacionais da Arte de Ator e do Palhaço, entre eles a presença de Eugênio Barba, Iben Nagel Rasmussen e Julia Varley do Odin Teatret da Dinamarca (grupo com 40 anos de existência, a maior referência mundial em Antropologia Teatral e na Arte de Ator), os palhaços Chacovacci da Argentina e Pepe Nuñes da Espanha, além dos cariocas do Centro Teatral Etc e Tal, do palhaço Zabobrim (Ésio Magalhães) do Barracão Teatro de Campinas e do grupo Udi Grudi de Brasília que completou 25 anos. A presença marcante da Cia. Mundu Roda de São Paulo e do ator-bailarino Kleber Damaso, de Pernambuco.
Os goianos marcam presença com a estréia de Travessia – Parte 2: De Tão Longe Venho Vindo, com o grupo Teatro Ritual, o grupo Cabesa de Vaca com Bodas, o Circo Lahetô com seu show circense e o grande homenageado do Encontro completando 15 anos de existência: o grupo Zabriskie Teatro, pioneiro na Arte Clownesca no Estado de Goiás.
Além dos tradicionais Festivais da Feteg serão realizados, dentro da programação, o 10º Festival de Poesia Encenada e o 5º Festival de Cenas Curtas de Teatro nos Cabarés Artísticos, onde os melhores escolhidos pelo público e por um júri técnico, serão premiados. A reflexão e a formação são o foco principal presente no Fórum Sobre Teatro Físico com os temas já citados além do III Seminário do Ensino de Arte direcionado à arte-educadores da rede pública. Será um grande evento para toda a classe artística da cidade, repartindo experiências, conhecimento e arte.
Artistas cênicos (palhaços, atores, performers, dançarinos, etc) de todo o Brasil podem se inscrever nos workshops até dia 7 de junho. Informações no site http://www.teatroritual.com.br/.



PROGRAMAÇÃO:

ESPETÁCULOS TEATRAIS
MOSTRA CORPO RITUAL – O ATOR E SUAS ANTROPOLOGIAS

Dia 18 de junho de 2008, quarta-feira:
20:00 no Teatro Colégio Marista
COQUETEL DE ABERTURA DO ENCONTRO
Homenagem aos 15 anos do Grupo Zabriskie Teatro e apresentação de toda a programação 2008.
21:00 no Teatro Colégio Marista
O DIA QUE JUPITER ENCONTROU SATURNO
Coro Cênico do Ciranda da Arte (GO)

Dia 19 de junho de 2008, quinta-feira:
21h no Galpão da UFG:
BODAS
Grupo Cabesa de Vaca (GO)

Dia 20 de junho de 2008, sexta-feira:
no Teatro Colégio Marista:
A DONZELA GUERREIRA
Grupo MunduRodà (SP)

Dia 21 de junho de 2008 (sábado):
às 21h Teatro Goiânia Ouro:
ESTRÉIA!: TRAVESSIA-PARTE II: DE TÃO LONGE VENHO VINDO
Grupo Teatro Ritual (GO)

Dia 22 de junho de 2008 (domingo):
às 20hs no Teatro Goiânia Ouro:
NEGRO DE ESTIMAÇÃO
Kleber Lourenço (PE)

Dias 22 e 29 de junho de 2008 (domingo):
às 17hs no Zabriskie Teatro:
SEGREDOS
Grupo Zabriskie Teatro (GO)

Dia 25 de junho de 2008 (quarta-feira):
no Teatro Goiânia Ouro:
ESTRÉIA!: O MARINHEIRO
Grupo Zabriskie Teatro (GO)

MOSTRA CORPO CÔMICO EM AÇÃO – MÍMICA, PALHAÇO E POESIA
Dia 26 de junho de 2008 (quinta-feira):
21hs na Tenda Lahetô no Goiânia Ouro:
LAHETO CIRCO SHOW
Grupo Circo Lahetô

Dia 27 de junho de 2008 (sexta-feira):
20hs na Tenda Lahetô no Goiânia Ouro:
O CIRCO DO SÓ EU
Grupo Barracão Teatro (SP)
21hs no Teatro Goiânia Ouro
FULANO & SICRANO
Centro Teatral e ETC e Tal (RJ)

Dia 28 de junho de 2008 (sábado):
20hs no Teatro Goiânia Ouro:
O CANO
Grupo Circo do Udi Grudi (DF)
21h30 na Tenda Lahetô no Goiânia Ouro:
CUIDADO, UM PALHAÇO RUIM PODE ARRUINAR SUA VIDA!
Palhaço Chacovacci (ARGENTINA)

CABARÉS

Dia 21 de junho de 2008 (sábado):
à partir das 23h30 o Café Teatro Goiânia Ouro
CABARÉ DA MEIA NOITE I

5º FESTIVAL DE CENAS CURTAS DE TEATRO DA FEDERAÇÃO DE TEATRO DE GOIÁS - FETEG

Dia 28 de junho (sábado):
a partir das 23h30 no Café Teatro Goiânia Ouro
CABARÉ DA MEIA NOITE II

10º FESTIVAL DE POESIA ENCENADA DA FEDERAÇÃO DE TEATRO DE GOIÁS - FETEG

ATIVIDADES FORMATIVAS

III SEMINÁRIO DO ENSINO DE ARTE CIRANDA DA ARTE

Dia 18 de junho de 2008 (quarta-feira):
das 8hs às 18hs no Auditório do Colégio Maria Auxiliadora


FÓRUM SOBRE TEATRO FÍSICO

LINHA DE PESQUISA: O ATOR E SUAS ANTROPOLOGIAS

Dia 24 de junho de 2008 (terça-feira)


às 18hs no Cine Ouro
Mesa com Eugênio Barba, Julia Varley e Iben Nagel Rasmussen
às 20hs no Teatro Goiânia Ouro
O TAPETE VOADOR
Demonstração técnica com a atriz Julia Varley do Odin Teatret (DINAMARCA)

no Teatro Goiânia Ouro
BRANCA COMO O JASMIM
Demonstração técnica com a Atriz Iben Nagel Rasmusen do Odin Teatret (DINAMARCA)


LINHA DE PESQUISA: O CORPO CÔMICO EM AÇÃO

Dia 19 de junho de 2008 (quinta-feira):


às 18hs no Cine Goiânia Ouro
Tema: 15 ANOS DE ZABRISKIE – PIONEIRISMO DA ARTE DO ATOR CRIADOR E DO CLOWN EM GOIÁS
Mesa com Ana Cristina Evangelista, Alexandre Augusto Roberta Rox e Natasha Witkowski e Ciça Ribeiro.

Dia 26 de junho de 2008 (quinta-feira):


às 18hs no Cine Goiânia Ouro
Tema: RISO E POESIA – A MÍMICA E A ARTE DO PALHAÇO COMO CONSTRUÇÃO DE UM CORPO CÔMICO
Mesa com os mímicos-palhaços do Centro Teatral e Etc e Tal e o palhaço Zabobrim (Ésio Magalhães)

Dia 27 de junho de 2008 (sexta-feira):


às 18hs no Cine Goiânia Ouro
Tema: PALHAÇO E POESIA – FRONTEIRAS ENTRE O RISO E O ESCÁRNIO
Mesa com os palhaços do Udi Grudi e o palhaço argentino Chacovacci

Dia 3 de julho de 2008 (quinta-feira):


às 18hs no Cine Goiânia Ouro
Tema: E O PALHAÇO O QUE É – DIALÓGO SOBRE A ARTE CLOWNESCA
Com o palhaço espanhol Pepe Nuñes

WORKSHOPS

De 16 a 20 de junhode 2008 (segunda a sexta-feira):


das 9h às 13h no Espaço Vivace
TREINAMENTO TÉCNICO DO ATOR COM ELEMENTOS DO CAVALO MARINHO
COM O GRUPO MUNDURODÁ (SP)
12 vagas

Dia 24 de junho de 2008 (terça-feira):


das 08 às 18h no Teatro Goiânia Ouro
O ATOR E SUAS ANTROPOLOGIAS
COM EUGÊNIO BARBA DO ODIN TEATRET (DINAMARCA)
30 vagas

Dia 23 e de 25 à 28 de Junho de 2008 e de 2 a 5 de julho de 2008:
Das 9hs às 13hs no Espaço Vivace
INTENSIVÃO DE PALHAÇO (CORPO CÔMICO EM AÇÃO):
COM PALHAÇO CHACOVACCI (ARGENTINA) E PÉPE NUNEZ (ESPANHA)
12 vagas

OS WORKSHOPS SÃO GRATUITOS COM VAGAS LIMITADAS PREENCHIDAS CONFORME ORDEM DE INSCRITOS.

Norval Berbari
PRESIDENTE DA FETEG
(062) 3224-4458 ou (062) 9244-2751
10º FESTIVAL DE POESIA ENCENADA DA FETEG 2008
POR NORVAL BERBARI

O 10º Festival de POESIA ENCENADA da FETEG acontecerá no Café Goiânia Ouro no dia 28 de julho a partir das 23:59 horas integrando o "Cabaré da Meia Noite" evento da programação do ENCONTRO DE ATORES CRIADORES - IV FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DO CORPO RITUAL e vai reunir e premiar artistas de todo o Estado de Goiás e de outros Estados através de apresentações de “POESIAS”, que tenham duração de até 10 minutos. Poderão participar grupos teatrais amadores, profissionais que se apresentarão e serão avaliados por profissionais experientes do teatro de Goiás. O festival pretende movimentar o cenário teatral de Goiás e do Brasil, dando oportunidade aos artistas amadores e profissionais para desenvolverem, aperfeiçoarem e apresentarem seus trabalhos, seja como ator, autor, diretor e tudo mais sobre a criação teatral. Pretende-se ainda, promover uma confraternização entre artistas do Estado, incentivar o surgimento de novos talentos, além de promover a troca de idéias e experiências entre todos.
AS INSCRIÇÕES - As inscrições poderão ser feitas até o dia 6 de junho de 2008(sem prorrogação) através da diretoria da Feteg ou no endereço: Rua 100 nº 75, setor Sul, Goiânia-GO, com pré-inscrição pelo e-mail: feteg2005@yahoo.com.br (assunto: INSCRIÇÃO POESIA ENCENADA).
PREMIAÇÃO - Os jurados escolherão os melhores, que receberão troféus, nas categorias:
figurino,
maquiagem,
sonoplastia/trilha sonora,
atriz,
ator,
direção,
melhor poesia/texto inédito,
melhores poesias encenadas (1º e 2º lugar),.

Troféus e prêmios em dinheiro:
Melhor Poesia Encenada – R$ 1.000,00;
Segunda Melhor Poesia Encenada – R$ 500,00;
Melhor Ator – R$ 250,00 e
Melhor Atriz – R$ 250,00.


5º FESTIVAL DE CENAS CURTAS DA FETEG 2008

A 5ª edição do FESTIVAL DE CENAS CURTAS DE TEATRO DA FETEG acontecerá no Café Goiânia Ouro no dia 21 de julho de 2008 a partir das 23:59 horas integrando o "Cabaré da Meia Noite" evento da programação do ENCONTRO DE ATORES CRIADORES - IV FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DO CORPO RITUAL e tem como objetivo descobrir novos talentos no cenário teatral de Goiás e estimular a criação e a produção dos diversos grupos teatrais existentes na cidade de Goiânia e no Estado de Goiás.
INSCRIÇÕES - As inscrições só serão aceitas mediante apresentação completa de documentos até o dia 6 de junho de 2008 - na rua 100, nº 75, setor Sul, Goiânia GO. Podendo ser feita a pré-inscrição através do e-mail: feteg2005@yahoo.com.br com o assunto inscrição de CENA CURTA.
TEMA - O tema é "o corpo cômico", podendo apresentar cenas sobre qualquer assunto de forma cômica. Serão aceitos textos e roteiros conhecidos e/ou inéditos. O Festival de CENAS CURTAS, além de incentivar a encenação de cenas sem texto literário (escrito) e a encenação de bons textos com uma visão contemporânea, pretende abrir espaço para que novos escritores e roteiristas divulguem seus próprios trabalhos.
PREMIAÇÃO - O Festival irá oferecer premiação em troféu aos melhores nas categorias:
• Melhor Atriz
• Melhor Ator
• Melhor Direção
• Melhor Texto Inédito (se houver mais que cinco concorrentes)

Melhor Mise en Scène (Utilização Espacial):
• 3º Melhor Encenação/Cena Curta
• 2º Melhor Encenação/Cena Curta
• Melhor Encenação/Cena Curta
(Além do troféu, a melhor cena curta receberá o prêmio em dinheiro no valor de R$ 500,00)
• Os troféus serão entregues aos melhores, na mesma solenidade, logo após as apresentações do dia.
*Cada cena selecionada se encarregará, obrigatoriamente, pela venda de 5 ingressos (sendo 2 inteiras e 3 meias), ao valor de R$ 20,00 a inteira e R$ 10,00 a meia (antecipados). Na bilheteria os ingressos custarão R$ 30,00 inteira e R$ 15,00 meia.

Norval Berbari
PRESIDENTE DA FETEG
(062) 3224-4458 ou (062) 9244-2751

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Carta aos senhores advogados
POR MUNSUETO DE CASTRO

Precisamos realizar uma marcha nas ruas de nossas cidades, protestando contra a demora no atendimento de nosso Poder Judiciário. A OAB precisa organizar esse tipo de evento. Não é possível a nossa Justiça, em todos os campos, atender à população com tanto marasmo, vindo a gerar demora da punição de muitos criminosos e na solução de muitos outros problemas jurídicos, de interesse de milhões de pessoas. Temos conhecimento de que fóruns de muitas cidades pelo Brasil afora estão abarrotados de processos, com falta de espaço fisíco, falta de material de trabalho, falta de funcionários e, principalmente, de juízes. Precisamos chamar a atenção de nossos governantes a fim de que atentem para a solução desse grande problema. A Ordem dos Advogados do Brasil ( OAB ) deve chamar o povo e fazer uma manifestação para que nossas autoridades repensem o atendimento do nosso Poder Judiciário.
Monsueto Araujo de Castro
Rua João de Miranda Melo, 544 - bairro Mogi Moderno - Mogi das Cruzes - São Paulo -CEP : 08717-420 - Telefone ( 11 ) 4796-2551

sexta-feira, 9 de maio de 2008

A nova pesquisa do GRUPOM
.

A Grupom Consultoria e Pesquisa foi criada em 8 de agosto de 1972 por um grupo de estudantes de administração da Universidade Católica de Goiás-UCG. O nome Grupom foi inicialmente escolhido para denominar o Grupo Universitário de Pesquisas, Opinião e Mercadologia, que, com a ajuda de professores da universidade, foi pioneiro na realização de trabalhos censitários, pesquisas e consultoria no estado de Goiás.

O Grupom está realizando, em Jataí, a primeira pesquisa eleitoral feita por um grande instituto em 2008. São perguntinhas curtas e simples de intenção de voto para prefeito e vereador. Para prefeito, os nomes apresentados inclui os do deputado federal Leandro Vilela (PMDB) e do vice-prefeito Adilson Moraes (PSDB), deixando o do presidente da Câmara Municipal, vereador João Wesley (PP) de fora (mais uma vez). A especulação Humberto vrs Leandro Vilela no PMDB volta a ser o burburinho da questão.

A pesquisa do GRUPOM traz cinco nomes para prefeito, pela ordem: Adilson Moraes (PSDB), Bia (PT), Humberto Machado (PMDB), Fernando da Folha (PR) e Leandro Vilela (PMDB).

A liderança, nos primeiros números, está sendo como já esperado, de Humberto Machado, o preferido do povo em geral e nos bairros por causa de seu passado de empreendedor e da decepção com a postura do atual prefeito Fernando Henrique Peres, o FHP (PR).

Em segundo lugar vem o atual prefeito Fernando Henrique Peres, o Fernando da Folha (aqui no blog chamado de FHP) que tem melhor desempenho junto aos comerciantes e pequenos empresários por causa do aumento da demanda no comércio provocado pelos novos trabalhadores das usinas de cana-de-açúcar.

A pesquisa só vacila ao deixar de fora o nome de Eula Corina de Lima Bento (PHS), que, por levantamentos e consultas do blog Alvo Notícias, teria a herança certa de intenções de votos do ex-prefeito Mauro Antônio Bento.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

A pequena Miss Goiás
.
Desde que foi eleita Miss Goiás Mirim 2007, no dia 14 de novembro do ano passado, em evento promovido por Leôncio Nunes na Mansão Boulevard em Goiânia, a pequena e graciosa Cláudia Dickel, 8 anos, tem vivido um sonho.

Eleita Miss Jataí Mirim em maio de 2007 e, posteriormente, Miss Goiás Mirim, Cláudia estará passando faixa para sua sucessora no Miss Jataí nesta sexta-feira, 9 de maio, na edição 2008 desse concurso de beleza infantil.

O sonho da pequena Miss Goiás não terminará aqui. Pelo contrário, vai continuar e ainda maior. No próximo dia 13 de julho de 2008 ela deverá estar em Curitiba (Paraná) representando seu estado no Miss Brasil Mirim 2008 (versão de Danilo D’ávila) onde estará concorrendo com outras pequenas misses de todo o País buscando uma boa participação.

Quem é a Miss Goiás Mirim 2007-2008:

NOME: Cláudia Daniela Dickel da Silva
IDADE: 8 anos
MANEQUIM: 1,45m (altura); 29,7kg (peso); 72cm (quadril); 61cm (cintura); 64cm (busto) e 35 (calçado)
OLHOS: azul marinho
CABELOS: loiros

CIDADE: Jataí
PAIS: Claudiomiro da Silva e Elaine Dickel
ESCOLA: Escola Municipal Leopoldo Nonato de Oliveira
SÉRIE: 3º ano (ensino fundamental)
HÁBITO: leitura da bíblia

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Desfile do aniversário da cidade
JATAÍ , “PRINCESINHA DO SUDOESTE”: 113 ANOS DE HISTÓRIA

O Município de Jataí, emancipado politicamente em 1895, estará completando 113 anos no dia 31 de maio de 2008, motivo pelo qual estará sendo homenageado com desfile cívico-escolar-militar.

A proposta da Prefeitura Municipal para este ano é fazer uma homenagem calorosa, apresentando pessoas e representando fatos importantes e relevantes na construção e no desenvolvimento do Município ao longo da sua existência, pretende-se, com isso, mostrar que todos os habitantes, de todos os tempos, colaboram com o progresso do lugar onde vivem e que Jataí está vivenciando uma grande valorização de seu potencial, tanto econômico quanto turístico, educacional, ambiental, social e político.

A proposta de enredo do desfile foi apresentada a representantes dos vários segmentos sociais, na última segunda-feira, 5 de maio, no auditório da Prefeitura, quando a Secretária Municipal da Educação, Marli Freitas, coordenadora geral do desfile, expôs, juntamente com a equipe, a seqüência sugerida, com o tema: JATAÍ: DAS RAÍZES À MODERNIDADE.

Como se tratava de uma “proposta”, houve a abertura para que os participantes dessem sugestões de modificações em partes da seqüência, tanto no que se refere a acréscimos quanto a supressões. Houve uma boa aceitação da proposta pelos participantes da reunião.

(Fonte: assessoria de comunicação da SME)

terça-feira, 6 de maio de 2008

Miss e Mister Goiás Vip’s 2008

O site fotográfico thevipsmodel.com de Goiânia, está promovendo a primeira edição de seu concurso Miss e Mister Goiás Vip´s 2008 (para modelos fotográficos). A idéia é quase um concurso virtual e servirá para alavancar o site.

O thevipsmodel.com é uma revista eletrônica destinada ao todos os públicos, com conteúdo jornalístico e de entretenimento, cujo carro-chefe são os ensaios fotográficos masculinos e femininos. Todos os meses, o site é atualizado com dois novos ensaios inéditos e novas matérias. Seu objetivo é unir o útil ao agradável. O útil é divulgar e ajudar novos modelos a se tornarem conhecidos na área e também a conseguirem trabalhos no mercado. E o agradável é fornecer ao público o conteúdo de uma revista digital masculina e feminina com ensaios fotográficos. O diretor geral é Regis Delarmi (The Vip’s Model Assessoria).

O concurso acontecerá no próximo dia 31 de maio, no Umuarama Plaza Hotel em Goiânia. As inscrições estão abertas com vagas limitadas para candidatos do sexo masculino e feminino de 15 a 30 anos.

A premiação será uma viagem de uma semana para Porto Seguro (Bahia)com todas as despesas pagas. Isso, claro, para quem ficar em primeiro lugar masculino e feminino. Haverá colocações até o 5º lugar.

Mais informações e formas de inscrição pelo site:
www.thevipsmodel.com pelo e-mail: thevipsnabalada@hotmail.com ou pelo fone: (062) 9663-5485

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Curiosidade no CHAT
















Rally Eco Goiás 2008

No próximo dia 17 de maio, sábado, acontece a terceira edição do Rally Eco Goiás, evento regular anual promovido pela TV Rio Claro de Jataí (afiliada a Organização Jaime Câmara/Rede Globo).

As inscrições do rally estão acontecendo e não há limite no número de participantes (no rally de 2007 houve 60 duplas inscritas). As categorias são 4x4, 4x2, Graduados e Jipe. São aceitos um piloto e um navegador por carro.

A largada será dada ainda de manhã na cidade de Mineiros, a partir da Paetto (concessionária Fiat), com trajeto passando pela cidade de Serranópolis (parada para almoço na casa Paroquial) e chegada em Jataí com local ainda em definição (possivelmente na Avenida Rio Verde).

O percurso da prova, que é medido por técnicos do Cefego (Clube Esportivo dos Fora de Estradas de Goiás), chega a 220 km em estradas vicinais e rurais e repletas de areias, poeira e obstáculos (trilha ecológica). Haverá passagens próximo ao Parque Nacional da Emas, dentre outros.

domingo, 4 de maio de 2008

Outono trouxe frente fria

A temperatura mudou para baixo.

Frente fria chegou no início da noite dessa sexta-feira, 2, em todo o estado de Goiás. Em Jataí o tempo registrou brisa fria com novoeiro.

O sábado, 3, amanheceu enevoado registrando 12 Cº. Frente fria veio do Sul e a umidade relativa do ar chegou a 95%.

Jataí é onde se registra as maiores medições de temperatura baixa no Estado com picos chegando até a 3 graus negativos nos períodos mais intensos.

A estação do outono iniciou-se às 2:48 hs do dia 20 de março de 2008 . Sendo uma estação de transição entre o verão e inverno, verificam-se características de ambas, ou seja, mudanças rápidas nas condições de tempo, maior freqüência de nevoeiros e registros de geadas em locais serranos das regiões Sudeste e Sul.

sábado, 3 de maio de 2008

Dilson Almeida e o emprego

Palestrante estará de volta a Jataí

Depois do êxito de participantes em sua palestra de motivação PROSPERIDADE-FAZENDO MAIS COM MENOS (dia 3 de abril de 2008 na AABB) ele volta no próximo dia 17 com uma nova palestra-show e uma nova proposta: COMO CONSEGUIR SEU EMPREGO E MANTER-SE NELE.

A palestra-show de Dilson Almeida é vendida pela equipe Sttimulus Treinamento Empresarial. Na primeira palestra do mês de abril, os promotores de vendas, Alex Alves, Denílson, Marcos Paulo e Shania conseguiram levar mais de 300 pessoas ao salão da AABB para cerca de cinco horas de treinamento. Agora o desafio é repetir a proeza.

Dilson Almeida é natural de Primavera do Leste (Mato Grosso) e trabalha há 9 anos em vários estados ministrando seminários e palestras em vendas, liderança avançada para vendedores, comunicação humana e estratégia empresarial. Atua em feiras, conferências, congressos e simpósios. Autor do livro “O Vendedor Imbatível”, já desenvolveu trabalhos como líder pela Honda, Yamaha, Volkswagen do Brasil e outras.

Suas palestras são voltadas para pessoas do meio comercial e transmitem energia, otimismo, conhecimento e buscam desenvolver a auto-estima. Segundo seus cálculos já treinou mais de 100 mil pessoas.

Para assistir a palestra-show de Dilson Almeida, dia 17, das 15 hs às 20 hs no auditório do Rio Claro Hotel, o interessado pagará R$ 40,00 até sábado, 10 de maio (depois é R$ 70,00).

Mais informações: http://www.sttimulus.com.br/

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Filme Alucinação será lançado dia 10Peça de teatro vira filme.


Será neste próximo dia 10 de maio, sábado, o já esperado lançamento do filme Alucinação – O Submundo das Drogas, do teatrólogo João Rodrigues.

Com produção toda local (atores, cenários, locações, filmagem e edição) o filme é a adaptação para as telas e vídeos da premiada peça Alucinação (monólogo) do grupo jataiense Abelharte.

Escrita, dirigida e interpretada por João Rodrigues, a peça fala de um jovem que se perdeu no mundo das drogas e das conseqüências do vício na vida de uma pesoa além de levar uma mensagem de conscientização. Com um texto forte e dramático, esse monólogo já foi apresentado em Jataí, no festival de teatro de Goiás (Goiânia-Martim Cecerê) e até no Rio de Janeiro quando João Rodrigues se mudou para buscar oportunidade nas televisões nacionais.

Vendo grande potencial da peça para o cinema, João Rodrigues entrou com um projeto junto à Secretaria Municipal de Cultura e conseguiu alavancar recursos para realizar essa produção inédita que movimentou o mercado das artes cênicas na cidade.
LANÇAMENTO: SÁBADO, 10 DE MAIO EM CERIMÔNIA NO AUDITÓRIO DO ISG, A PARTIR DAS 19:30 hs

_________
SINOPSE:

ALUCINAÇÃO: O SUBMUNDO DAS DROGAS
... Eduardo (Dudu) um jovem carismático, honesto, filho e aluno exemplar, admirado e querido por todos. Conhece no dia do seu aniversário um traficante (Jonas), que após ganhar a confiança do jovem e com o objetivo de expandir o seu négocio induz Dudu ao vício, transformando sua vida em verdadeiro inferno... E após tornar-se um assassino, o jovem trava uma luta com sua consciência tentando deixar o vício, cabendo então a sua mãe (Dona Maria) e aos amigos, torcer para que a polícia o encontre antes dos traficantes, pois só assim ele terá uma nova chance para recomeçar...

quinta-feira, 1 de maio de 2008

1º de maio movimentado

O feriado do dia 1º de maio em Jataí transcorreu em clima fúnebre pelo velório do ex-bispo diocesano da paróquia local (1961-1999) e bispo emérito, Dom Benedito Domingos Vito Coscia. A rádio Difusora AM (emissora católica) transmitiu homenagem a Dom Benedito o dia todo.

Muitos trabalhadores aproveitaram seu dia de diversas formas: ficando em casa com a família descansando, indo a clubes, esticando até o pólo turístico Vale do Paraíso e lago-praia Bom Sucesso ou mesmo indo para fazendas e beira de rios praticando a tradicional pescada.

Mas nem tudo ficou parado ou esteve fechado neste dia 1º de maio. O centro comercial da cidade foi movimentado. O supermercado Bretas, por exemplo, abriu normalmente. A Feira da Noite das quintas-feiras na Praça Tenente Diomar Menezes funcionou em seu horário habitual. Grande parte das lanchonetes, sorveterias e bares tiveram funcionamento normal. Agências bancárias estiveram funcionando em seus auto-serviços de caixa eletrônico. Pela Avenida Goiás pessoas indo e vindo fazendo compras. No trânsito foi até flagrante alguns motoristas e pilotos furarem o sinal vermelho como em dias comuns.

O clima variou durante o dia. Pela manhã e até o meio da tarde fez sol e temperatura moderada. Às 15:10 hs choveu e o clima ficou nublado.

A Prefeitura decretou ponto facultativo nesta sexta-feira, 2, e muita gente deverá aproveitar para esticar o período de descanso até domingo, 4, e só voltando ao trabalho na segunda-feira, 5.

Neste dia 1º também aconteceu alguns fatos importantes: o início oficial da 1ª etapa da campanha de vacinação anti-aftosa (de 1º a 31 de maio), o lançamento da Operação Dia do Trabalhador da Polícia Rodoviária Federal-PRF, o início do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências-SAMU em Rio Verde e a Caminhada da Hipertensão em Jataí