terça-feira, 24 de junho de 2008

SUCESSOS LITERÁRIOS NAS LIVRARIAS DE JATAÍ


Mobilizar e comover multidões pelo mundo afora, a ponto de ter editores piratas se digladiando para publicar suas obras até mesmo num país de enormes contingentes de pobres e analfabetos, como o Egito, não foi algo que caiu do céu para Paulo Coelho. É verdade, o sonho de ser um escritor lido no mundo inteiro e de ter “fama, fortuna e poder” conduziu sua vida, de forma pertinaz, desde a adolescência. Mas esse sonho só começaria a se realizar em 1987, quando, já quarentão, publicou O Diário de um Mago. Em menos de um ano o autor havia vendido 40 mil exemplares do célebre relato de sua trajetória pelo Caminho de Santiago. As vendas seriam poderosamente alavancadas pelo segundo livro, O Alquimista, editado em 1988. No final do ano seguinte os dois juntos haviam batido na astronômica cifra de meio milhão de exemplares. O sucesso transformou Paulo Coelho em um nome nacional e abriu as portas de editoras nos Estados Unidos, da Europa e de outras paragens. Vinte anos depois de lançar seu primeiro livro fora do Brasil, ele seria o único autor vivo a ser traduzido em mais línguas do que William Shakespeare.
Até escrever o Diário de um Mago, porém, o garoto magricela criado nos bairros do Botafogo e da Gávea, no Rio, percorreria uma trajetória mirabolante. Aluno rebelde e relapso, sob os rigores de um pai severíssimo e implacável, acabou sendo internado à força por três vezes num hospício, e submetido a brutais sessões de eletrochoque. Confuso com sua própria identidade sexual, tomou a iniciativa de ir para a cama com homens, para só então decidir que aquele não era seu caminho. O jovem com tantas dificuldades para lidar com as mulheres na adolescência daria lugar, depois de adulto, a um colecionador de conquistas amorosas - algumas das quais transbordariam para a mídia. Fez de tudo nesse terreno, como participar de orgias e praticar sexo com uma garota num cemitério. Sua peculiar forma de encarar e relacionar-se com as mulheres não impediu, nem impede, que mantenha um sólido casamento de 28 anos com a artista plástica Christina Oiticica, de quem, assegura ele, nada nem ninguém fará “jamais” com que se separe. O homem que há mais de três décadas deixou a cocaína e há muitos anos não fuma maconha chegou a mergulhar fundo, e por muito tempo, no mundo das drogas, sem excluir praticamente nada. O tédio diante dos estudos formais, razão de seu permanente insucesso escolar, não impediu que Paulo se tornasse voraz consumidor de livros. A leitura indiscriminada, que incluía clássicos irretocáveis e bobagens sem valor, ajudaria sua incursão no mundo com que ele sonhava, e que começou pelo teatro infantil com pequenos papéis não-remunerados, para com o tempo arriscar-se a, já profissional, escrever e depois também dirigir e produzir pequenos espetáculos. Paralelamente, começou a viajar e arranjou bicos na imprensa alternativa - e foi como editor de uma revisteca underground que seria procurado por alguém que marcaria sua vida, o hoje mitológico roqueiro Raul Seixas, de quem viria a ser parceiro e letrista durante seis anos e 41 canções. Com isso ganhou mais fama, dinheiro e poder do que sonhara até então - e muito, muito menos do que ainda viria a ganhar.
Antes e durante a vigência da parceria com Raul, a ânsia permanente por novas experiências, de um lado, e sua tendência onívora à leitura, por outro, levaram-no a mergulhos assustadores. Ainda adolescente, flertou com o suicídio e acabou degolando um animal doméstico para que “o Anjo da Morte” tivesse alguma alma para levar que não fosse a sua. Já adulto, apoiou a decisão de uma namorada de se suicidar, traumatizada após abortar um filho dele. Ao transpor as fronteiras do misterioso universo das trevas ele chegaria a perigosos extremos e incorreria em práticas quase inacreditáveis, como ter como escravo, com contrato assinado, um jovem estudante que se iniciava no esoterismo. Fazia invocações ao demônio enquanto tomava banhos de ervas, e chegou a propor um pacto formal ao Diabo: entregar sua alma em troca de poderes absolutos. Sua carreira no satanismo chegou ao fim após um pavoroso e arrepiante episódio que durou doze intermináveis horas e que Paulo descreve como sendo seu encontro com o Demônio. A terrível visão, compartilhada pela namorada, representaria o início do retorno de Paulo à fé cristã incutida pelos rigorosos padres jesuítas do colégio em que fora educado. Ainda assim continuava acreditando ter encontrado formas de atingir o sobrenatural e agir sobre as forças da natureza, fazendo, por exemplo, ventar e chover com a força do pensamento.
O fato de ter sido um adolescente e depois um jovem adulto alienado e infenso à política não impediu que fosse preso duas vezes pela ditadura militar e, num terceiro episódio, seqüestrado pelo DOI-Codi, o mais brutal instrumento da repressão - o que lhe deixou profundas marcas e acentuou traços de uma ancestral paranóia. Outro tipo de perseguição, o da crítica brasileira, que, com raríssimas exceções, despreza seus livros e o trata como subliterato, não parece afetá-lo. Ele só se declara indignado quando as restrições a seu trabalho implicam menosprezo a uma entidade que cultiva com dedicação plena e paciência oriental: seus leitores. Para contrabalançar o desdém da crítica brasileira, não faltam a Paulo manifestações em sentido contrário para exibir. E não se fala, aqui, de sua eleição para a Academia Brasileira de Letras ou mesmo de condecorações indiscutivelmente honrosas que lhe foram conferidas no exterior, como a Légion d’Honneur da França, mas de um maciço, consistente elenco de elogios recebidos de críticos de dezenas de países, entre os quais o venerado escritor e semiólogo italiano Umberto Eco.
Esses fatos da vida de Paulo são apenas uma amostra modesta da trajetória extraordinária de um brasileiro cujo trânsito internacional só se compara ao de Pelé. Por um triz, no entanto, nada disso teria sido possível, pois Paulo nasceu morto. (texto extraído de fonte na net)
[
O MAGO
-AUTOR: Fernando Morais
-GÊNERO: Biografia
-EDITORA: Planeta
-PÁGINAS: 630
-INÍCIO DE VENDAS: 5 de junho de 2008
-VALOR: R$ 59,90

Um homem desconhecido tenta salvar da morte um suicida. Ninguém sabe sua origem, seu nome sua história. Proclama aos quatro ventos que as sociedades modernas se converteram num hospício Global. Com uma eloqüência cativante, começa a chamar seguidores para vender sonhos. Ao mesmo tempo em que arrebata as pessoas e as liberta do cárcere da rotina, arruma muitos inimigos. Será ele um sábio ou um louco? Este é uma romance que nos fará rir chorar e pensar muito. (texto extraído de fonte na net)

O VENDEDOR DE SONHOS
-AUTOR: Augusto Cury
-GÊNERO: Romance-Ficcção
-EDITORA: Academia da Inteligência
-PÁGINAS: 296
-INÍCIO DE VENDAS: 25 de junho de 2008
-VALOR: R$ 29,90

domingo, 22 de junho de 2008

ENTREVISTA




UM ALENTO PARA CIDADES SEM CINEMA




A MARCA DA AÇÃO DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA

Após cinco anos sendo realizado na vizinha cidade de Rio Verde, o evento Encontrão Diocesano, em sua 10ª edição, voltou a ser realizado em Jataí, sede da Diocese que atinge 27 cidades sob o julgo religioso da Igreja Católica. A decisão veio após uma votação unânime em conselho e serviu como forma de apoiar o crescimento da Renovação Carismática na cidade. O Encontrão é a reunião anual de todos os grupos de oração da Diocese para falar aos fieis da importância da oração e celebrar a criação da Igreja na data de Pentecostes. O evento também prega os benefícios da comunhão na vida cotidiana das pessoas bem como ressalta a necessidade de se estar sempre buscando um grupo de oração dentro da Igreja Católica. É a ação da Renovação Carismática que visa motivar os fieis a estarem procurando cada vez mais a benção através da fé. Maria da Paixão Tavares Mendes é coordenadora da Renovação Carismática da Diocese de Jataí, conselheira diocesana e foi a coordenadora desse 10º Encontrão Diocesano. Com 50 anos de idade, a religiosa, desde criança, tem a vida dedicada ao catolicismo. Ela explicou que o evento costuma ser sempre agendado para acontecer no dia Pentecostes que é 50 dias após a Páscoa. Segundo ela, o bispo da Diocese de Jataí, Dom Aloísio Hilário de Pinho, vê que o povo (suas ovelhas) está realmente buscando a Igreja e, com essa busca, ele mesmo fica muito esperançoso. "Se você não está em uma caminhada dentro da Igreja você está disperso até de seu pastor e Dom Aloísio, como nosso pastor maior, tem dado uma grande credibilidade para a Renovação Carismática. Ele acredita no trabalho da renovação".
Do 10º Encontrão participaram 14 cidades, dentre elas, São Simão, Cachoeira Alta, Itarumã, Cacú, Maurilândia, Montividiu, Mineiros, Portelândia, Chapadão do Céu, Santa Rita, Rio Verde, Serranópolis e Jataí. O movimento de Renovação Carismática da Diocese de Jataí possui à frente mais de 300 integrantes e tem mobilizado mais de 3 mil fieis. O Encontrão Diocesano também acontece em outras cidades da região e desde 2003 vinha sendo realizado na vizinha cidade de Rio Verde. O evento da Renovação Carismática é dotado de estrutura para receber centenas de pessoas. Este ano, os organizadores utilizaram duas escolas para alojamentos (Serafim de Carvalho e Emília Ferreira de Carvalho), assistência de saúde (médicos e Corpo de Bombeiros) segurança (polícia militar), além de outros recursos da própria Diocese.
ESTRUTURA - Os fieis que chegam para o evento encontram muita fé, paz de espírito e também muita alegria e euforia. O público, variando de crianças, jovens e adultos, sente até certo conforto com a estrutura dotada de praça de alimentação (lanchonete), refeição (almoço), comércio de artigos diversos, apresentação de bandas com músicas católicas (louvor e adoração) e outros. "Eu falo que os jovens estão com uma alegria sadia. Não tem bebida, nem cigarro, nada. É uma alegria sadia mesmo pois há uma banda animando com muita unção", disse a coordenadora Maria de Paixão. A abertura foi feita na sexta-feira 20, às 20 hs, com a Santa Missa feita pelo padre Everaldo (diretor espiritual da Renovação Carismática) e com a recepção das delegações. No sábado, 21, teve o Encontrão dos fieis no ginásio Vilelão para momentos de oração e louvor e uma missa com o padre Vicente. O encerramento foi no domingo, 22, com o bispo Dom Aloísio. Dessa forma, o Encontrão Diocesano, nas palavras da coordenadora, constitui-se em acontecimento de oração, louvor, adoração, animação e alegria jovem.


Paroquiano de Rio Verde disse que Encontrão foi para consagrar Jataí
[
Integrante da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Rio Verde e a há 12 meses como um dos coordenadores da Renovação Carismática da Diocese de Jataí, José Fleury achou que os vários eventos que aconteceram na cidade nesses dias (festas juninas, visita do governador do estado e outras) concorreram mas não prejudicaram a presença dos fieis no Encontrão. "Nós decidimos em conselho que esse ano o Encontrão seria em Jataí por causa da sede da nossa Igreja e a casa de Dom Aloísio (bispo). Escolhemos o mês de junho porque o ano passado foi em junho. Mesmo com o monte de eventos em Jataí, Deus ajudou que deu muita gente no Encontrão. Nós ficamos satisfeitos. Foi muito bom e atendeu às expectativas".
Sobre o fato dos últimos cinco encontrões terem sidos realizados em sua cidade e agora em Jataí, José Fleury teve a seguinte impressão: "Essa decisão foi tomada pelo conselho para consagrar Jataí, porque hoje a Renovação Carismática cresce muito dentro da cidade e a gente resolveu assim, até para dar um apoio a esse crescimento."

DEPOIMENTO
Rosa Silva Martins: "Carismáticos são sempre sorridentes"
[
Fiel católica e há 10 anos participando da Renovação Carismática, Rosa Silva Martins disse que este foi o seu primeiro Encontrão Diocesano em Jataí, pois antes só havia participando dos encontrões em Rio Verde. Rosa disse ter achado uma maravilha. "É muito bom, uma maravilha para quem quer renovar, restaurar, conhecer mais a nossa Igreja Católica, conhecer mais a fé, restaurar na fé e participar da Renovação Carismática. Só assim nos vamos valorizar a Igreja Católica, só assim nós vamos dar valor a Eucaristia: é assim através da renovação. Só assim nós chegaremos... ao Céu".
Quanto à participação das pessoas no evento, ela achou que todos ficaram muito felizes: "Estão felizes, totalmente felizes porque os carismáticos são pessoas felizes. Você entra e olha no rosto de cada um. Se você vê aquele que estiver com o rosto meio fechado é porque veio apenas por curiosidade. Mas se você vê no rosto dos carismáticos, mesmo que com sofrimento, mesmo sendo a trabalho, mesmo com esse friozinho (nos dias o clima estava meio frio), eles estão sempre sorridentes, porque o próprio nome fala: carisma. Carisma e Deus. Eles são os conquistados pela simpatia e carisma porque aqui nós estamos buscando a ser santo. Olhe nas camisetas e vê: ‘sede santo assim como Jesus é’".

NOVO CD DE GRUPO CRISTÃO CATÓLICO

A Banda Missão Fonte de Luz tem 10 anos de existência. Com origem no Santuário de Trindade (hoje Basílica do Divino Pai Eterno), a banda integra o movimento de Renovação Carismática e está com um novo CD de músicas cristãs católicas. O líder dos músicos é o vocalista Juliano e eles tem popularidade nas cidades de Quirinópolis (onde já se apresentaram duas vezes), Indiara, Itapaci, Nerópolis, Jaraguá e também em Jataí. O novo CD da banda, intitulado VIDA NOVA, foi lançado em Goiânia em março de 2008 e está sendo apresentado em eventos religiosos nas cidades onde a banda é convidada. Em Jataí o CD foi apresentado no 10º Encontrão Diocesano dos dias 20, 21 e 22 de junho (ginásio Vilelão) e agradou ao público. São 12 faixas e mais uma interativa (bônus) cantando muito louvor e fé e propagando o Espírito Santo aos fieis. A Banda Missão Fonte de Luz tem os seguintes integrantes: Luciano (bateria), Jadson (guitarra), César (violão), Carlinhos (teclado), Charles (contrabaixo), Fábio (vocal), Fernanda (vocal), Michele (vocal) e Juliano (vocal).
[
CONHEÇA AS FAIXAS DO NOVO CD VIDA NOVA
1- Deus Está Olhando Você
2- Vamos Juntos Pro Céu
3- Vida Nova
4- Nasci Para Te Adorar
5- Se Entregue a Cristo
6- Sagrada Comunhão
7- Sede de Entrega
8- Um Novo Coração
9- Força do Alto
10- Colo de Mãe
11- Deixa Eu Te Amar
12- Amigo, Presente de Deus
Faixa Interativa (bônus): Você É De Deus
Participações Especiais:
Adriana, Padre Cleidimar (Canção Nova) e Tatiane (A Nossa Canção).
GRAVAÇÃO: Estúdio Fant Music

sábado, 21 de junho de 2008

ENTREVISTA

ALVO NOTÍCIAS: Quais as leis que implantaram os cursos da UEG em Jataí?
SILVA FILHO: A Lei que autorizou a implantação da UEG em Jataí foi a Lei nº 2.621 de 14 de junho de 2005. Essa Lei autorizada a celebração do convênio e a realizar transferência de 1% do orçamento anual para a universidade. Em cima dessa lei foi feito o Convênio nº 18 de 2 de agosto de 2006. Nesse Convênio estabelece o que está previsto em Lei: o repasse de 1% do orçamento e, em uma negociação entre Prefeitura e Reitoria, passou a ser 1% do ICMS. Baseado nesse caso, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) mandou o ofício de nº 3402/2007 encaminhado diligência contra o Município. Essa diligência considerava, através do processo 23284/2007, o convênio irregular e desautorizava o repasse vinculado a 1% do orçamento. O Tribunal de Contas dos Municípios considerou inconstitucional esse repasse.

ALVO NOTÍCIAS: O orçamento do Município e o ICMS seriam uma coisa só?
SILVA FILHO: O ICMS é do Município. Então você não pode vincular repasse à Receita. O tribunal considerou inconstitucional. Baseado nisso, foi feito o primeiro Termo Aditivo do convênio e assinado no dia 30 de maio de 2007. Esse primeiro Termo Aditivo, ao invés de estipular 1%, estipulou R$ 20 mil mensais em repasse, sendo que esse repasse é em investimentos. E esses investimentos ficam no Município...

ALVO NOTÍCIAS: Não pode ser em dinheiro?
SILVA FILHO: Não é em dinheiro. É em investimentos. Essa é a história da implantação da UEG que foi autorizada em 2005 pela Câmara Municipal através da Lei 2. 621.
Inicialmente nós fomos para o CAIC. A Prefeitura...

(continua...)



sexta-feira, 20 de junho de 2008

NOTICIANDO E COMENTANDO

POLÍTICA
Administração atual:
-Consolidou a Perdigão;
-Foi a São Paulo buscar as usinas Cosan S/A e o Grupo Cabrera;
-Também trouxe a Elcana Energética;
-Foi a Alagoas buscar a Usina Cançanção do Sinimbú.
CONSEQUENCIAS:
-Movimentação imediata no comércio local;
-Crescimento do prefeito FHP nas pesquisas devido ao movimento no mercado (junto a comerciantes, claro).
(FHP acha que o povo não deve interromper esse ritmo de crescimento e impulso de desenvolvimento)
Só que esse ritmo, no primeiro momento, está mais para sufoco do que desenvolvimento.
Pura jogada eleitoreira, pois não há planejamento algum para sustentar esse impulso de crescimento. Aliás, FHP não tem experiência em termos de industrialização de uma cidade por meio da cana-de-açúcar.

OBS.: FHP vem divulgando muito na mídia o SAMU (em parceria com o Estado e a Federação). E por que não divulgar a Universidade Estadual de Goiás-UEG (em parceria com o Estado)? A UEG de Jataí possui dois cursos que são únicos em Goiás (Tecnologia em Alimentos e Tecnologia em Logística).
É mesmo! O prefeito está mal na fita com os acadêmicos da UEG porque prometeu fazer melhorias na unidade e não cumpriu (se bem que ele deve está pensando que melhor do que mostrar educação superior é mostrar ambulâncias atendendo e salvando pessoas acidentadas e a beira da morte).

(...comentários continuam)

SURGE MAIS UM DESTAQUE NO MERCADO DE MODELOS


O modelo Paulo Henrique Lourenço estará representando o estado de Goiás no concurso Top Model Pacific World que acontece nesse próximo dia 28 de junho (sábado) na capital Vitória (Espírito Santo). Paulo Henrique é modelo da The Vip’s Model de Goiânia e tem 19 anos, 1,92m de altura, 81kg e surgiu vindo da cidade de Rio Verde (Sudoeste goiano).

CHARGE DO MÊS

SAIU NO JORNAL LIBERAIS
A charge deste mês do jornal jataiense Liberais é sobre o quadro político atual de Jataí. Fazendo uma alusão a situação meio incômoda do engenheiro civil e ex-prefeito Humberto Machado (PMDB) junto ao Tribunal de Contas dos Municípios-TCM (o tribunal havia rejeitado duas prestações de contas de Humberto referente a projetos de busca de recursos junto ao governo federal para obras de construção de um centro cultural e um mini-hospital), a charge brinca com a estratégia de seu partido em não declarar quase nenhum apoio a ele nessa situação. No desenho humorístico, Humberto está no mar, literalmente, a ver navios. O remo “SERVIÇOS PRESTADOS” (Humberto realizou inúmeras obras na cidade e conta com elas para poder voltar ao Poder Executivo em 2009) está na água. A bóia DEMOCRATAS (Humberto está em parceria total com esse partido) chega como ajuda a ele para chegar até a ilha PREFEITURA. Da ilha ele é observado por um TUCANO e, à distância, tem o pescador da canoa PHS (Partido Humanista da Solidariedade). Vigiando atentamente a presa, está o tubarão FHP (o atual prefeito Fernando Henrique Peres - PR – está empenhado junto ao TCM para que se impeça Humberto Machado de concorrer esse ano).

MUNDO DA BELEZA TAMBÉM FAZ INTERCÂMBIOS



No último dia 17 de junho, terça-feira, a capital Goiânia, teve a grata satisfação de estar recebendo, pela segunda vez, o Mister Santa Catarina 2008, Josiel Prim. Foi, novamente, um momento de encantamento e admiração. Modelo exclusivo da The Vip´s Model Assessoria de Goiânia, Josiel Prim tem 22 anos e faz parte de um “casting” de modelos que estão fazendo intercâmbios de trabalhos entre os estados. Atualmente, são vários os modelos viajando à trabalho e conhecendo os pontos turísticos e culturais de cada estado e região do Brasil.

sábado, 14 de junho de 2008

REITOR VEIO A JATAÍ PARA ASSEMBLÉIA

13º dia da greve dos alunos da UEG

Veio a tona: falta de planejamento provocou a crise
Tudo começou quando o prefeito FHP colocou um homem de confiança dele (funcionário público municipal) para dirigir a instituição estadual.



VÍDEO DA REUNIÃO:

quarta-feira, 11 de junho de 2008

11º dia da greve dos alunos da UEG

Membros do D.C.E. chegaram em Jataí na noite dessa terça-feira, 10 de junho e reuniram com os alunos do movimento na porta da unidade da UEG. Na quarta-feira, 11 de junho, o D.C.E. ficou de procurar o prefeito FHP e na quinta-feira, 12, os membros do diretório ficaram de se reunir com os alunos na porta da unidade da UEG e depois voltarem para Anápolis.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

E AGORA FHP?

9º dia da greve dos alunos da UEG

A greve teve início dia 28 de maio de 2008, quarta-feira, quando alunos dos cursos de Tecnologia em Alimentos e Tecnologia em Logística (únicos da UEG no estado de Goiás) se recusaram a freqüentar as salas de aulas até que suas reivindicações fossem atendidas por parte da direção da instituição. Os alunos fizeram uma lista de itens necessários e fundamentais para o bom andamento dos cursos e melhoria da qualidade das aulas, dentre eles a construção de um laboratório para o curso de Tecnologia em Alimentos e a molhoria da biblioteca para atender o curso de Tecnologia em Logística. Os alunos também cobram da Prefeitura de Jataí o repasse de R$ 20 mensais que deveria estar sendo usando para realizar as obras do laboratório e investido na melhorias da estrutura da unidade da UEG local. As reivindicações foram entendidas como justas por parte do diretor José Severino da Silva Filho. A grande questão é o que acontece com os R$ 20 mil mensais que deveriam estar sendo repassados à unidade da UEG de Jataí?