quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

ACONTECIMENTO DO DIA

PREFEITO TRANSFERE CARGO. PODER EXECUTIVO TEM NOVO COMANDO.
Solenidade de transmissão simbólica de cargo entre o prefeito de saída, Fernando Henrique Peres-FHP (PR) e o prefeito eleito e diplomado, Humberto Machado (PMDB), ocorreu hoje, quarta-feira, 31 de dezembro, às 9h. FHP fez a entrega simbólica das chaves da Prefeitura a seu sucessor. A solenidade ocorreu no prédio do Centro Administrativo Municipal e o ato simbólico foi feito lá mesmo no gabinete do chefe do Poder Executivo. Houve uma intensa movimentação de pessoas no local. A cerimônia oficial de transmissão de cargo e posse em definitivo do cargo público será feita amanhã, quinta-feira 1º de janeiro de 2009, a noite, na sede do clube da Associação Atlética Banco do Brasil-AABB, em ato que será uma grande concentração pública.
CERIMÔNIA DE POSSE
Poderes Executivo e Legislativo se renovam neste dia 1º. A Cerimônia de Posse e Transmissão de Cargos acontecerá na sede do clube da Associação Atlética Banco do Brasil-AABB em Jataí (dentro do Salão Social). Será a partir das 20h com solenidade dirigida pelo vereador mais votado, Gênio Eurípedes (PMDB). O evento marcará a despedida do prefeito Fernando Henrique Peres-FHP (PR) e seu vice, Adilson Moraes (PSDB), sendo também a ascensão de Humberto Machado e seu vice Reni Franco Garcia (ambos PMDB).
ROTEIRO – Inicialmente haverá a cerimônia de posse dos 10 vereadores eleitos (ou reeleitos) nas Eleições 2008. Em seguida haverá a cerimônia para posse dos cargos de prefeito e vice prefeito. O detalhe é que o prefeito e os vereadores de saída não são obrigados a se fazerem presentes ao evento. Logo após a cerimônia na AABB, os vereadores recém empossados se deslocarão para o prédio da Câmara Municipal para sessão solene de votação da nova mesa diretora para o biênio 2009-2010. A única chapa registrada é a que tem o vereador Gênio Eurípedes como presidente da mesa.
ÚLTIMO DIA DO ANO (31)
Será comemorado de forma normal em Jataí.
Não foi programado nenhum acontecimento de maior relevância para a cidade.
A única expectativa local é quanto à participação da corredora jataiense Sueli Pereira da Silva na 84ª Corrida Internacional de São Silvestre que acontece a tarde em São Paulo, às 16h45min.


segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

E-MAIL REPASSADO PELO ASSESSOR WILLIAN BORGES
ISSO A REDE GLOBO NÃO DIVULGA NUNCA ! ! !

Uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que está prestes a ser desativada por falta de acessos.
Imaginem um lugar onde você pode gratuitamente:

· Ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci ;
· Escutar músicas em MP3 de alta qualidade;
· Ler obras de Machado de Assis ou a Divina Comédia;
· Ter acesso às melhores historinhas infantis e vídeos da TV ESCOLA
· E muito mais....
Esse lugar existe!

O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso, basta acessar o site:
http://www.dominiopublico.gov.br/


Só de literatura portuguesa são 732 obras!
Estamos em vias de perder tudo isso, pois vão desativar o projeto por desuso, já que o número de acesso é muito pequeno. Vamos tentar reverter esta situação, divulgando e incentivando amigos, parentes e conhecidos, a utilizarem essa fantástica ferramenta de disseminação da cultura e do gosto pela leitura.

Divulgue para o máximo de pessoas!
É MELHOR FAZER PROPAGANDA DOS BBBs E DAS NOVELAS, POIS, O POVO ASSISTE E FICA BURRO, E ASSIM É MAIS FÁCIL DE SER ENGANADO!

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

E-MAIL RECEBIDO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
S.M.E. de Jataí
(Foto: Orquestra Municipal de Violeiros de Rio Verde em Jataí)
/
1° CD DA ORQUESTRA MUNICIPAL DE VIOLEIROS DE JATAÍ
/
Como forma de valorizar o trabalho voluntário feito pelos membros da Orquestra Municipal de Violeiros de Jataí, a Secretaria Municipal da Educação fez questão de elaborar um projeto e de increvê-lo na Lei de Incentivo à Cultura pleiteando recursos para a gravação de um CD do grupo, a fim de registrar e coroar um trabalho realizado há mais de cinco anos.O projeto foi analisado, discutido e aprovado pelo Conselho da Lei de Incentivo à Cultura, em reuniões realizadas nos dias 01 e 09 de dezembro de 2008, cuja verba deverá ser captada no início de 2009, quando também deverão ser encaminhadas as providências para o processo de feitura do CD, incluindo uma nova gravação, a masterização, a duplicação e a distribuição das cópias à comunidade.Essa é uma conquista muito grande para os componentes, o instrutor e a coordenadora da Orquestra de Violeiros de Jataí, que agradecem à Secretária Municipal da Educação Marli Freitas, à Secretária Municipal da Cultura Wania Carvalho e ao Prefeito Fernando Henrique Peres pelo empenho em manter o grupo em atividade e por viabilizar a gravação do CD.E, desde já, os membros do grupo convidam a população em geral para prestigiarem o evento de lançamento do CD, que conterá 17 músicas sertanejas, sendo 15 regravações e 02 músicas inéditas. A data e o horário do evento serão oportunamente divulgados.Todos do grupo estão se empenhando ao máximo para que o produto desse trabalho tenha uma ótima qualidade e uma ótima aceitação por parte do público.
/
Marli Freitas Nery Garcia
Secretária Municipal da Educação

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

E-MAIL RECEBIDO DA THE VIP'S MODEL
/
Data:19 de dezembro de 2008 15:45
Assunto: Miss Brasil Vip´s Juvenil 2008
/
Olá, sou Reginaldo Delarmi da agencia de modelos THE VIP´S MODEL de Goiânia. Gostaria de publicar algumas fotos da MISS BRASIL VIP´S JUVENIL 2008 da cidade de Rondonópolis -MT.
Ela concorreu no último dia 29/11 na etapa nacional do concurso Miss e Mister Brasil Vip´s, realizado pelo diretor de eventos Reginaldo Delarmi, categorias juvenil e adulto na cidade de Goiânia - Goiás.
Karla Nazário de 13 anos, estudante, já é o quinto titulo dela na área de concursos e ela estará fazendo uma turnê divulgando seu trabalho por todo o estado de Goiás.
/
Atenciosamente,
Reginaldo Delarmi.
contatos:(065) 9912-6450 e (062) 9663-5485




sábado, 20 de dezembro de 2008

DISTRIBUIÇÃO DE BRINQUEDOS NO NATAL DA O.V.G

Entre os milhares de beneficiados, esteve LÍLIAN APARECIDA SILVA MATOS, do lar, moradora do bairro Francisco Antônio e sua amiga de longa data, MÁRCIA DE JESUS SOUZA, também do lar, moradora do bairro Estrela Dalva. Ambas levaram seus quatro filhos para ganhar os brinquedos da OVG - Organização das Voluntárias de Goiás – entidade assistencialista do governo estadual. “Achei muito bom. Comprar brinquedos para quatro filhos pesa...A cada ano os brinquedos vêm melhor” disse Lílian satisfeita com a ação da OVG. “Pra mim foi bom, pois não tenho dinheiro para comprar mesmo”, declarou Márcia.








________________________________________________
/
E-MAIL RECEBIDO DE JOÃO MARCOS BAILÃO

DESABAFOS DE UM BOM MARIDO... TEM BASE!!!! RSRRSS


DESABAFOS DE UM BOM MARIDO
Luís Fernando Veríssimo

Minha esposa e eu temos o segredo pra fazer um casamento durar: Duas vezes por semana, vamos a um ótimo restaurante, com uma comida gostosa, uma boa bebida, e um bom companheirismo. Ela vai às terças-feiras, e eu às quintas. Nós também dormimos em camas separadas. A dela é em Fortaleza e a minha em São Paulo. Eu levo minha esposa a todos os lugares, mas ela sempre acha o caminho de volta. Perguntei a ela onde ela gostaria de ir no nosso aniversário de casamento. "Em algum lugar que eu não tenha ido há muito tempo!" ela disse. Então eu sugeri a cozinha. Nós sempre andamos de mãos dadas. Se eu soltar, ela vai às compras. Ela tem um liquidificador elétrico, uma torradeira elétrica, e uma máquina de fazer pão elétrica. Então ela disse: "Nós temos muitos aparelhos, mas não temos lugar pra sentar". Daí, comprei pra ela uma cadeira elétrica. Lembrem-se... O casamento é a causa número 1 para o divórcio. Estatisticamente, 100 % dos divórcios começam com o casamento. Eu me casei com a "Sra. Certa". Só não sabia que o primeiro nome dela era "Sempre". Já faz 18 meses que não falo com minha esposa. É que não gosto de interrompê-la. Mas tenho que admitir, a nossa última briga foi culpa minha. Ela perguntou: "O que tem na TV?" E eu disse "Poeira". No começo Deus criou o mundo e descansou. Então, Ele criou o homem e descansou. Depois, criou a mulher. Desde então, nem Deus, nem o homem, nem o Mundo tiveram mais descanso. "Quando o nosso cortador de grama quebrou, minha mulher ficava sempre me dando a entender que eu devia consertá-lo. Mas eu sempre acabava tendo outra coisa para cuidar antes, o caminhão, o carro, a pesca, sempre alguma coisa mais importante para mim. Finalmente ela pensou num jeito esperto de me convencer. Certo dia, ao chegar em casa, encontrei-a sentada na grama alta, ocupada em podá-la com uma tesourinha de costura. Eu olhei em silêncio por um tempo, me emocionei bastante e depois entrei em casa. Em alguns minutos eu voltei com uma escova de dentes e lhe entreguei. "- Quando você terminar de cortar a grama," eu disse, "você pode também varrer a calçada. "Depois disso não me lembro de mais nada. Os médicos dizem que eu voltarei a andar, mas mancarei pelo resto da vida". "O casamento é uma relação entre duas pessoas na qual uma está sempre certa e a outra é o marido..."

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

E-MAIL RECEBIDO DA A.B.I.D.C.
ABDIC - Associação Brasileira de Defesa do Indivíduo e da Cidadania.
>> Jornal Grito Cidadão <<
Rua da Grécia, 195, CEP: 29057-660, Barro Vermelho, Vitória - ES - Tel.: 27 3315-3694
A " ESQUERDA PALACIANA " NO BRASIL : “ AFINAL, ONDE ANDARÃO OS CELSOS LUNGARETTIS E OS LAERTES BRAGAS DA VIDA ?”
Por : Pettersen Filho (Carta ao Raymundo Araújo)
“ Caro Raymundo ; Agradeço o inestimável apoio demonstrado, desde o primeiro momento, quanto ao assunto em questão: " Decretado o AI-5 em Vitória "-Devo, aliás, informar que, ao lançar a Temática na Internet, o fiz por simples apego ao " Principio da Transparência e da Publicidade ", tão imprescindíveis ao " Administrador ", embora não seja eu um " Administrador ", mas, em razão de serem esses os pré-requisitos indispensáveis a tal " Ente ", que, enfim, é o Invocado , já que Promotor do Ato Administrativo confrontado...mais

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

E-MAIL RECEBIDO DE CARLOS MARIA SENNA JÚNIOR
(REVISTA AMIGOS WEB)
/
O ano vai chegando ao fim
/
É hora de balanços, de ver o que se aproveita de 2008, e o que se deve esquecer. Fizemos no numero passado algumas denuncias e como sempre grande repercussão, todas na página reportagem. Para 2009 vamos viajar mais, iremos muito mais vezes a Brasilia, trazer para todos o que pensam nossos congressistas, Vamos ver mais, e mais eventos, vamos continuar a fazer denuncias, e vamos sempre se posicionar diante dos fatos como o fizemos nesta semana na página opinião geral. Agora o principal vai ser a virada cultural, onde parceiros continuam chegando e a caravana aumenta a cada dia. No editorial sempre as metas do momento, e com tudo indo bem vamos fazer de 2009 o ano da afirmação, o ano da grande virada . 2009 o ano da Virada Cultural, que vai mudar hábitos e fazer com que os sonhos aconteçam de verdade. Agora vai lá e leia o numero 57 da Revista Amigos Web, e veja como fazer o sonho virar realidade.

http://www.revistaamigosweb.com/

____________________________________

E-MAIL RECEBIDO DA A.B.D.I.C.

/

ABDIC - Associação Brasileira de Defesa do Indivíduo e da Cidadania.

>> Jornal Grito Cidadão <<

Rua da Grécia, 195, CEP: 29057-660, Barro Vermelho, Vitória - ES - Tel.: 27 3315-3694

www.abdic.org.br

“ AI-5 EM VITÓRIA ” : JOAO COSER TENTA FECHAR JORNAL À FORÇA

Por : Pettersen Filho

Valendo-se, aparentemente, das “ Velhas Práticas ” abolidas, ainda na República Velha, que trouxeram, por via transversa, Getúlio Vargas ao “ Poder ”, o Prefeito de Vitória, João Coser , do PT – Partido dos Trabalhadores, acionou os seus Serviços de Fiscalização e Postura , o que poderia ser entendido, em principio, como um “ Ato Administrativo ”, corriqueiro e normal, se não fosse recoberto de caráter persiquitório e constritivo , enviando na tarde de ontem, 10/12, uma “ Equipe ” da Fiscalização Municipal à Sede da ABDIC – Associação Brasileira de Defesa do Indivíduo e da Cidadania , onde “ Notificou -a”- pela “ Suposta ” falta de Alvará de Licenciamento de “Portas Abertas” , fazendo, com isso, prevalecer aquela “Velha e Abominável Pratica”, tão recriminada pela República Nova: “Para os Amigos, Tudo. Para os Inimigos, Justiça!”...mais

http://www.abdic.org.br/index_def_consumidor.htm

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

ESCOLAS MUNICIPAIS ELEGEM NOVOS DIRETORES
Vida nova para a educadora MÁRCIA APARECIDA VILELA GUIMARÃES DE MORAES, diretora da escola municipal Isaías Soares (setor Granjeiro). Em sua escola concorreram a Chapa 1 com a professora Antônia para diretora e o professor Corival para vice e a Chapa 2 com a professora Lívia para diretora e a professora Simone para vice. Puderam votar todos os 55 funcionários, todos os 180 pais de alunos ou seus responsáveis e os 55 alunos a partir do 5º ano. No total votaram em torno de 279 pessoas no Isaías Soares. A própria diretora Márcia explicou que votar em eleições diretas para diretores das escolas foi um conquista dos professores e da comunidade escolar, pois antes os diretores das escolas só eram indicados pelo poder público. Cada chapa concorrente tem de ser composta por um candidato a diretor e outro a vice. As apurações são feitas nas próprias escolas e depois conferidas pela Secretaria Municipal de Educação. Os resultados são conhecidos no mesmo dia da eleição e as votações acontecem em todos os turnos de aulas. A posse dos novos diretores acontece dia 1º de janeiro e há cerca de 12 anos, começou a ter as eleições municipais nas escolas. Cada mandato era de dois anos e cada diretor só pode ser reconduzido ao cargo duas vezes. Com o novo estatuto, agora a eleição passou a ser a cada três anos. A próxima eleição municipal acontecerá em 2011.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

TEMPO EM DEZEMBRO

O clima deste início de mês de dezembro no Centro-Oeste apresenta-se com variáveis de temperatura, umidade e aspecto atmosférico. Em Goiás e na região do Sudoeste Goiano, o ano de 2008 vem predominando com clima seco e abafado. A temperatura sob sol escaldante varia de 29 a 35 graus (com média de 33 graus). As chuvas caem mas ainda não de forma intensa. Ventanias são comuns antes da chegada de nuvens negras e carregadas. Os raios, que fazem do Brasil, o país com maior incidência desse fenômeno no mundo, é sempre em grande quantidade.
(FOTOS: SÉRGIO TORRES)


Ventanias precedem à chegada de nuvens negras e carregadas. O tempo em Jataí está variando em quente, abafado e chuvoso.

O mês de dezembro é típico de chuvas. Esta época do ano vem sendo chuvosa e bem tropical.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

NOVA BANDEIRA

A Câmara Municipal, alertada pelo 41º BIMTz (Quartel do Exército Brasileiro) trocou a Bandeira Nacional ostentada em sua praça. Instituída pelo projeto de reforma e revitalização da Prefeitura Municipal (gestão FHP), a Praça da Bandeira estava em desacordo com a Constituição e com a Lei que não permite bandeira com defeito hasteada (badeira rasgada, danificada ou com cor desbotada). A câmara providenciou a troca por uma nova a de melhor qualidade e vai passar a anterior para o próprio 41º BIMTz cuidar de sua devida incineração. A metragem da bandeira da câmara é 3,10m (altura) por 4,50m (largura). Essa primeira troca de bandeira ocorreu na tarde da segunda-feira, 9 de dezembro de 2008, por volta das 14h30min e sem cerimônia cívica.
(FOTOS: SÉRGIO TORRES)

A susbtituição da bandeira será frenquente já que a mesma rasga-se pela ação do vento.

/


Vereador João Wesley (presidente da câmara) e vereador Gênio Eurípedes (postulante a presidente): conferindo a substituição da bandeira.

__________________________________________

E-MAIL RECEBIDO DO MÍDIA GIR

105 embriões com um única dose de Radar

Bela Vista de Goiás – Os primeiros resultados do "Arrastão de Fiv", realizado na Fazenda Santa Clara, no dia 30 de novembro de 2008, contabiliza 105 embriões com uma única dose de sêmen do touro Radar dos Poções. Mais detalhes no Blog Girbrasil.

GIRBRASIL - A mídia eletrônica do Gir Brasileiro.
Visite Girbrasil e saiba mais sobre o mundo do gir www.girbrasil.com.br

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

FIM DE TARDE

Fim de tarde em Jataí.
(FOTO: SÉRGIO TORRES)
__________________________________________________

E-MAILS RECEBIDO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO S.M.E. de Jataí

Da Secretária Municipal da Educação
Às empresas de comunicação
Assunto: CONVITE

Jataí, 08 de dezembro 2008

Senhor(a) Gestor(a),

Dando continuidade ao Curso de Contação de Histórias ministrado pela Professora Msc. Hercília Maria Fayão Beneti, do CAJ/UFG, foi realizado o trabalho com outro grupo de professores, desta vez os dos CMEIs e dos CEIs, cuja culminância dar-se-á com a apresentação do resultado das atividades realizadas durante o curso, dentre elas a contação de histórias pelos professores participantes.
O evento acontecerá no dia 10/12/2008, a partir das 13:00h, no auditório do CEFET, para o qual convidamos essa empresa de comunicação para registrar e divulgar mais uma ação em prol da melhoria do ensino nas instituições municipais de educação.
Agradecendo antecipadamente pela presença, despedimo-nos.

Ana Maria Cortez da Silva
Chefe do Departamento de Educação Infantil

Marli Freitas Nery Garcia
Secretária Municipal da Educação

PREFEITURA MUNICIPAL DE JATAÍ
SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO
Gabinete da Secretária Municipal da Educação
e-mail: semejajatai@correios.net.br
Tel. Fax - (064) 3632-4044

______________________________________________________

ALUNO DA REDE MUNICIPAL PREMIADO NA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Dentre os 6 milhões de inscritos na 1ª Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, apenas os textos de 150 alunos foram classificados para a final, após serem vencedores nas 4 etapas anteriores (escolar, municipal, estadual e regional). Um desses textos é de aluno da rede municipal de ensino de Jataí. Trata-se de Thacio Carvalho Pereira – 5ª série, da Escola Municipal Clobertino Naves da Cunha.O sucesso do texto do aluno Thacio começou antes mesmo de ser escrito. Começou com o interesse que o garoto demonstrava na realização das várias atividades promovidas pelo Professor Cleidimar França Lima, com o objetivo de preparar o grupo para melhor escrever sobre o tema proposto: “O lugar onde vivo”. Foram feitas visitas, entrevistas, pesquisas e estudos diversos sobre a história do lugar onde cada um vive, já que o texto deveria remeter-se a fatos de um lugar específico. No caso do aluno Thacio, o lugar retratado no texto foi o Povoado de Naveslândia, onde reside e estuda. De forma poética, falou sobre vários aspectos, como o surgimento e o crescimento do povoado, a situação atual, o povo que lá vive, os costumes, as questões ambientais e outros.Como finalista de um concurso nacional de tão grande abrangência, o aluno Thacio e a mãe Ana Lúcia, o Professor Cleidimar e a diretora da escola Professora Edevolides participaram do evento de premiação realizado em Brasília nos dias 1°, 02 e 03 de dezembro de 2008, com a presença do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, do Ministro da Educação Fernando Haddad, de artistas de renome nacional e de inúmeros outros ilustres convidados.Dos 150 finalistas, apenas 15 participantes da Olimpíada (15 alunos e 15 professores) receberam medalhas de ouro: 5 do gênero poesia; 5 de memória literária; e 5 de texto de opinião. Os demais receberam medalhas de prata, como é o caso do aluno jataiense – Thacio – que representou a região no evento.Essa premiação é gloriosa para o Município, pois em um universo tão grande de participação de alunos de todo o Brasil, ficar no grupo de 2° lugar é um fato de alta relevância e de muita honra para todos os habitantes da região, principalmente para a comunidade escolar da rede municipal de ensino de Jataí, mais especificamente para a comunidade da Escola Municipal Clobertino Naves da Cunha, situada no Povoado de Naveslândia.O texto que fez todo esse percurso e pelo qual o autor e o professor receberam a medalha de prata e outras premiações é O INFINITO É AQUI, que foi publicado nas páginas 48 e 49 do livro lançado com todos os textos finalistas da Olimpíada.Com essa publicação, o nome de Jataí, da Escola Clobertino Naves, do Professor Cleidimar e do aluno Thacio estão sendo levados a todas as regiões do país, mostrando que aqui também se faz educação de qualidade.Por essa valiosa conquista, a Secretária Municipal da Educação Marli Freitas e equipe parabenizam ambos os premiados, aluno e professor, e toda a equipe da Escola Clobertino Naves, que muito contribuiu, em todas as etapas, para o sucesso da participação da instituição no Concurso, ajudando, assim, a gravar o nome de Jataí na história da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.
Marli Freitas Nery Garcia
Secretária Municipal da Educação

sábado, 6 de dezembro de 2008

E-MAIL DA ASSESSORIA DO VEREADOR GÊNIO EURÍPEDES
Propostas de Gênio Eurípedes, com vistas à Presidência da Câmara de Vereadores de Jataí.

Fidelidade plena ao Regimento Interno da Câmara:
a) Rigor no horário das sessões;
b) Rigor no desempenho das Comissões. A cada dois meses, sugere-se, prestação de contas no expediente ordinário da Câmara.

Discutir e aprovar padronização de requerimentos e suas devidas justificativas:
a) Clareza;
b) Objetividade

Discutir a possibilidade de atendimento específico e social na Casa. Objetivando:
a) Ajudar os vereadores no encaminhamento dos pedidos populares;
b) Maior tempo dos vereadores para o ato puro e regimental de legislar.

Promover economias substanciais. Eliminar eventuais gastos supérfluos:
a) Viagens desnecessárias;
b) Auto-promoção na mídia. Estrelismo;
c) Criar o sistema de “quem acende apaga”. Há casos, por exemplo, de vereador ou assessor deixar o sistema de ar condicionado ligado no sábado, domingo e feriado, sem o menor remorso.

Estimular as andanças internas nos bairros e na Zona Rural:
a) Mensalmente – Câmara nos bairros
b) Bimestralmente – Câmara nas escolas rurais e com suas comunidades.

Determinar controle rigoroso no uso da telefonia da Câmara. Estimular que o sistema seja usado única e exclusivamente a serviço do Parlamento e jamais para negócios particulares:
a) É preciso dar exemplo de probidade;
b) Abusos levam à escassez.

Determinar controle rigoroso no uso da internet:
a) Uso exclusivo a serviço do Parlamento;
b) Proibir o uso lúdico;
c) Aplicar o sistema de travamento para navegações impróprias.

Toda segunda-feira, pela manhã, será enviada aos vereadores uma prestação de contas dos gastos da semana anterior, com cópias de notas fiscais e similares; no início do mês, prestação final dos gastos do mês anterior.

Abrir discussão para possível mudança de horário das sessões ordinárias. Ao invés das 14:00h sugerir seja o horário a partir de fevereiro às 20:00horas;
a) Com a mudança é possível que o povo participe mais;
b) O sol quente das 14:00h e o corrido horário comercial têm prejudicado a participação necessária do povo às sessões. O gasto turbinado com o sistema de ar condicionado etc, durante as sessões ao dia, cabe consideração.

Abrir novamente discussão para aprovação do já apresentado Código de Ética da Câmara Municipal:
a) O Código contribuirá para melhor disciplina entre os vereadores;
b) Já existe anteprojeto devidamente protocolado nesta Câmara, de autoria do vereador Gênio Eurípedes com dados acessórios do vereador João Wesley. Outras sugestões poderão ser acrescidas ao tempo da votação.

Pagar salários em dia, imediatamente após o recebimento dos repasses de Lei. A valorização salarial dos vereadores e dos servidores deve ser sempre discutida.

Reunião administrativa a cada 30 dias;

Abrir imediata discussão para a criação de um cargo gerencial administrativo de pessoal que observará horário e a eficiência funcional da Câmara, com relatório mensal para a Presidência. Há 78 servidores na Câmara e 30 à disposição dos vereadores. A vida laborativa dessa gente precisa de acompanhamento. Muitos trabalham, mas há excesso de liberdades, brincadeiras, falta de respeito e comprometimento com a coisa pública. Vereadores e Agentes Administrativos têm que mostrar seriedade no trabalho. O povo observa tudo! As propostas supracitadas poderão, se necessário, receber adequações conforme discussões e sugestões aprovadas por maioria. E mais: a questão já foi discutida e há avanços nesta área, porém um concurso público para tanto poderá ser imprescindível.

Procrastinação - Evitar delongas, adiamento nas votações. Se o projeto atende aos ditames da casa, que não seja procrastinado por força de discussões pequenas ou sem nexo. Praticidade e bom nível nas discussões.

UVG- A Câmara poderá se inscrever na União dos Vereadores de Goiás, com gastos aprovados pela maioria dos edis. Particularmente não pretendo tal inscrição. Os Presidentes Ediglan Maia, Soraia Rodrigues e João Wesley, não o fizeram. Conforme denúncia, a UVG é apenas caminho para legalizar diárias. A Constituição Federal, Leis Orgânicas Estadual e Municipal e o nosso Regimento Interno e a eficiência do nosso Departamento Jurídico, são suficientes para dirimir as dúvidas. Mas a inscrição poderá acontecer se a maioria votar a favor.

Verba de gabinete - Não há legalidade. Percebe-se equívoco na “venda” desta idéia. Se amanhã houver dispositivo legal, também serei favorável. Quem está “vendendo” esta idéia precisa explicar aos demais vereadores como se dará a prestação de contas dessa verba. Todo cuidado é pouco. Um ano ou dois anos de Presidência ou quatro anos de vereança comum pode resultar uma eternidade nas barras da Justiça. No entanto, sou plenamente a favor de melhor estruturação dos gabinetes, visando melhor desempenho do vereador. Assunto relevante e para ser discutido com o grupo.

Qualificação - oferecimento de cursos aos servidores da Área Administrativa de Execução Orçamentária, Financeira e Controle Interno para evitar problemas de gestão; e atualização administrativa aos agentes de gabinetes.
O mote de todas as propostas: dignificação do parlamento junto ao povo!
Peço-lhe, pois, o seu voto de apoio.

Muito obrigado!

Gênio Eurípedes
Vereador Pretendente
à Presidência da Câmara Municipal
de Jataí em 2009.
(Cel. 9606 0011)