EXPAJA 2010
Prefeito de Jataí anuncia realização da Pecuária 2010 sem o show de rodeio

     Shows, palestras e uma nova roupagem. Assim o prefeito Humberto Machado (na fotomontagem) anunciou que seria realizada a 38ª Exposição Agropecuária de Jataí-EXPAJA no Parque de Exposição Agropecuária, de 6 a 12 de setembro de 2010. Houve um novo modelo de exposição uma vez que aquilo que vinha sendo realizado, até então, na visão do prefeito, já estava passando uma imagem um pouco cansativa aos organizadores e aos produtores rurais. Pesou também o fato da Prefeitura Municipal e o Sindicato Rural (organizador) terem analisado outras festas, como a Agrishow em Ribeirão Preto (SP) e a Tecnoshow Comigo em Rio Verde (cidade vizinha). As duas entidades perceberam que as outras exposições fazem sucesso mesmo sem realizar espetáculos de rodeios ou eventos artísticos durante a noite - apenas durante do dia - proporcionando, mesmo assim, grandes comercializações de produtos e tendo muita tecnologia repassada aos produtores através de dinâmicas de palestras e minicursos. As festas analisadas também destacam-se pela boa exposição de maquinário agrícola ao público visitante.
     Humberto Machado demonstrou ter passado a entender que o produtor e o empresário rural de de sua cidade necessitam estar mais ligados ao mundo globalizado para que possam competir com uma visão mais moderna de agronegócio e de mercado. Segundo ele, ficar defasado com relação aos acontecimentos e às informações é fato que já vem sendo superado. O prefeito ressaltou ainda que também busca, com essa iniciativa, provocar mais dinheiro circulando em sua cidade, pois assim a economia iria crescer. Através de eventos como este, disse Humberto, a prefeitura estaria buscando valorizar ainda mais o homem do campo e que em Jataí a base da economia é a produção agropecuária, sendo, mais notadamente, a grande produção de soja, milho, criação de gado e ordenha leiteira, além de várias outras atividades rentáveis que faz sua cidade ter um dos maiores PIBs do interior goiano.


Sem Rodeio Show como experiência. Se der certo será permanente

     O prefeito de Jataí deixou bem claro que o produtor não pode ficar só a mercê de festas, shows e rodeios em uma exposição agropecuária. A pretensão é fazer uma EXPAJA aonde haverá exposições de mercadorias e captação de informações sobre às últimas novidades no mercado mundial. Antes de realizar a exposição ele acreditava que em 2010 poderia haver uma guinada já que, pela primeira vez, os portões estariam sendo abertos ao público todos os dias sem cobrança de ingresso. Outras atrações seriam às palestras com instrutores a nível nacional. Alguns convidados das universidades de Lavras e Viçosa (MG), ESALQ (Piracicaba-SP) comporiam a grade da programação e o rol de palestrantes selecionados por uma universidade local para dar qualidade a exposição. Os temas proferidos seriam variados e girariam em torno de produção animal e vegetal e o nome seria 1ª FEIRA TECNOLÓGICA DE JATAÍ. Tudo isso para ajudar aos negócios dos produtores do município e ao currículo dos estudantes de Agronomia, Veterinária, Zootecnia e Biologia de Jataí. A 38ª EXPAJA, na idéia do prefeito, ainda contaria com tradicionais atividades, como torneio leiteiro - com alta premiação-, leilão de gado de corte e estandes de maquinários e experimentos. Humberto Machado ainda se mostrou satisfeito por estar podendo unir duas coisas: festa e repasse de informações de ponta. Dando certo isso, a proposta seria permanente.


Sem rodeio mas com shows musicais na edição 2010 

     Três shows artísticos musicais foram definidos para a 38ª EXPAJA e aconteceram a noite: João Carreiro & Capataz (dia 7), Di Paullo & Paulino (dia 10) e Janaynna (dia 11). Também houve a participação de cantores locais (artistas da terra) selecionados pela organização. Não foram shows grandiosos, devido aos valores contratados, mas Humberto Machado acreditava que não ficariam a desejar em termos de entretenimento. Ele achou que, dessa forma, pôde atender às duas correntes do espetáculo: produtores rurais com incentivo ao crescimento e população com animação e entretenimento.
     Referente a Rodeio Show, o prefeito havia explicado que não deveria acontecer na EXPAJA 2010 por questões financeiras. Nem mesmo outras pessoas quiseram ariscar a realizar o espetáculo por conta própria. Agências também não quiseram fazer nada nesse sentido. Como o Poder Público não autorizou os custeios dessa programação, nenhuma outra entidade quis fechar parceria para promover um Rodeio Show apenas com arrecadação de bilheteria. Ironicamente, foi por esse mesmo motivo que os portões estiveram abertos livremente ao público.


Expaja 2010 teve três atrações musicais que balançaram o visitante

A 38ª Expaja não ficou só nas feiras e nas palestras técnicas. Também houve atrações artísticas que animaram o povo festeiro. Foram elas:

 
Dia 7 de setembro (terça-feira): JOÃO CARREIRO & CAPATAZ


    De 8 a 9: ARTISTAS LOCAIS  

CÉLIO & MARCOS
LUCAS MARQUES & GUILHERME
ALESSANDRO & GUSTAVO


Dia 10 (sexta-feira): DI PAULLO & PAULINO


Dia 11 (sábado): JANAYNNA


    Dia 12: BANDAS CRISTÃS   



____________________________________________________________



Programação da primeira feira tecnológica da Expaja

A novidade que o prefeito Humberto Machado ajudou a promover na Expaja 2010, juntamente com a diretoria do Sindicato Rural, foi a 1ª Feira Tecnológica de Jataí que contou com 17 palestras técnicas em três dias (8, 9 e 10 de setembro). Confira pelo folder:





VEJA TAMBÉM:



Um comentário:

  1. Ainda bem que a experiência não seu certo. Rodeio é show meu caro.

    ResponderExcluir