quinta-feira, 27 de maio de 2010

INAUGURAÇÃO DA COSAN

A RENOVAÇÃO DO ÁLCOOL
O dia em que o Grupo Cosan concluiu e apresentou, oficialmente, as obras de sua unidade de Jataí-Goiás e comunicou: "É a mais moderna usina de etanol do mundo"
.

Empreendimento será responsável pela produção de cerca de 370 milhões de litros de etanol por safra quando estiver em pleno funcionamento

Informações à imprensa e release: Máquina de Notícias
Vilma Balint (vilma.balint@maquina.inf.br)
Carolina Barankiewicz (carolina.barankiewcz@maquina.inf.br)
Gilson Moreira (gilson.moreira@maquina.inf.br)

REPRODUÇÃO TOTAL DO BLOG ALVO NOTÍCIAS

Jataí, 27 de maio de 2010 – O Grupo COSAN, um dos maiores players mundiais do setor sucroalcooleiro, inaugurou nesta quinta (27) em Jataí (GO) a mais moderna usina de etanol do mundo. A cerimônia contou com a presença do governador de Goiás, Alcides Rodrigues Filho e o prefeito do município de Jataí, Humberto de Freitas Machado e outras autoridades, além do presidente do Conselho de Administração da Cosan, Rubens Ometto Silveira Mello, o presidente da Cosan S.A., Marcos Lutz e o presidente da Cosan Açúcar e Álcool, Pedro Mizutani.

A usina contou com investimento de aproximadamente R$ 1 bilhão, distribuídos entre áreas agrícola, industrial e administrativa, sendo que R$ 639 milhões deste montante foram contratados por meio de financiamento com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A capacidade instalada da nova planta permitirá a produção de 370 milhões de litros de etanol por safra.

A unidade também realizará a co-geração de energia elétrica proveniente do bagaço e da palha da cana, com potência instalada de 105 MW de energia elétrica. A companhia prevê ainda comercializar o excedente desta produção, em linha com sua missão de prover energia cada vez mais limpa e renovável para melhorar a vida das pessoas.

A chegada da COSAN no Centroeste contribuirá para acelerar o processo de desenvolvimento de Goiás, aumentando a geração de emprego e renda, priorizando a contratação de mão-de-obra local. A empresa utilizará nesta unidade a mais moderna tecnologia disponível empregada no campo e no processo industrial”, ressaltou o presidente do Conselho de Administração da COSAN, Rubens Ometto Silveira Mello.

Com os mais modernos equipamentos e técnicas industriais do mercado, a nova usina será responsável pela geração de aproximadamente 6 mil empregos diretos e indiretos quando estiver em pleno funcionamento. Desde sua chegada ao município, a Cosan tem contratado e treinado profissionais de Jataí para o trabalho em diferentes áreas da usina, e hoje a planta já conta com cerca de 1,5 mil funcionários diretos.

A unidade chegou ao Estado atraída pela infraestrutura e latente crescimento da região, que é umas das maiores produtoras de grãos do Brasil. Além disso, o município conta com parceiros estratégicos que garantem a excelência exigida pela empresa em todas as suas atividades. A produção de cana-de-açúcar, por exemplo, será realizada em grande parte através de fornecedores da região.

O escoamento da produção aproveitará os sistemas modais, utilizando hidrovia, rodovia e ferrovia. O álcool seguirá por hidrovia de São Simão (GO) até Anhembi (SP) ou Pederneiras (SP), onde será escoado pelos sistemas ferroviário e rodoviários até Paulínia (SP).

PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS – Em linha com sua política de responsabilidade social e ambiental, a Usina Jataí terá o corte de cana-de-açúcar mecanizado em praticamente 100% da colheita. Os resíduos provenientes da produção sucroenergética passam por um processo de gerenciamento para retornarem à área agrícola como fertilizantes do solo.

Além disso, a planta contará com diferentes recursos que visam à redução dos impactos ambientais, como caldeiras de maior eficiência, com pressão a vapor de 100 bars, a maior já utilizada por uma usina sucroalcooleira (as usinas comumente utilizam 21 bars ou 15 bars). A operação da unidade se dará por meio de circuito fechado de água, garantindo que ela seja tratada para retornar ao processo de produção, sem a necessidade de reposições constantes.

O município de Jataí recebe ainda uma unidade da Fundação Cosan, entidade responsável pela multiplicação de conceitos e práticas de responsabilidade social e sustentabilidade em cidades onde a Cosan está inserida de maneira direta. Com projetos educacionais e cursos semi-profissionalizantes, a fundação Cosan atende diretamente 1.000 crianças em cinco núcleos, incluindo os trabalhos já realizados em Jataí, com atividades que propiciam a convivência e o aprendizado, além de facilitar o acesso a diferentes fontes de cultura geral.

A implementação destas iniciativas em Goiás reflete a preocupação da companhia em agir de acordo com a sua missão de promover energia cada vez mais limpa e renovável para melhorar a vida das pessoas.

COSAN

Único player totalmente integrado do setor de energia renovável, a COSAN possui 23 unidades produtoras, das quais 21 no Estado de São Paulo e duas iniciando produção nas cidades de Jataí (GO) e Caarapó (MS), quatro refinarias e dois terminais portuários. Atua no varejo com as marcas União e Da Barra, no segmento de distribuição de combustíveis por meio da marca Esso e na produção de lubrificantes automotivos e industriais, com a marca Mobil.

.

BLOG ALVO NOTÍCIAS NA INAUGURAÇÃO DA USINA JATAÍ

Apoio: André Massamba e Tales Coelho
Recepção: Francis (assessoria de imprensa da Cosan)

DESEMBARQUES NO AEROPORTO
___________

Rubens Ometto contou com uma boa cobertura em Jataí. E os outros diretores também. Para cuidar da retaguarda e proteger os flancos, uma equipe de segurança e transporte veio direto de Piracicaba (SP) vigiar e observar os acontecimentos fortuitos e discretos no corre-corre da inauguração da Usina Jataí. Felizmente, bastou a eles usarem apenas o olhar clínico na situação. Na foto estão (a partir da esquerda), André Massamba (articulista de Jataí), engenheiro João Saccomano (coordenador agrícola da Cosan/Goiás) e os seguranças piracicabanos Nei, Décio, Pedro e Renê.

.

Espaço aéreo para dois eventos. Não era só a festividade de inauguração da Usina Jataí que fez a pista de 1.500 metros e o terminal de passageiros do aeroporto municipal Flávio Vilela ficarem bastante movimentados naquela manhã do dia 27 de maio de 2010 (quinta-feira). No mesmo dia o batalhão do Exercito Brasileiro também promovia seu evento e aguardava o pouso de um general e seu estado maior. Com tudo isso, no local podia se observar carros particulares, vans, veículos do corpo de bombeiros e pick ups do exercito em manobras de chegada e saída. Um morador da cidade, presente ao local, até comentou: "Há muito tempo nosso aeroporto não ficava movimentado assim".


sexta-feira, 21 de maio de 2010

CONCITEC

CONHECIMENTOS EM FUSÃO
Congresso de administração, contabilidade e logística mostra agilidade com informações e palestras dinâmicas
.






quinta-feira, 20 de maio de 2010

SALÃO NACIONAL

NOITE DE APRESENTAÇÃO
Museu de Arte Contemporânea de Jataí abre seu 9º Salão Nacional de Artes com os trabalhos selecionados
.



PALESTRA F.C.O.

DESPERTANDO PARA O FINANCIAMENTO
Comerciantes vão em peso conhecer a forma de se conseguir recursos pelo governo
.





quarta-feira, 19 de maio de 2010

MUSEU HISTÓRICO

ENTROU ÁGUA NA FESTA
Chuva foi "convidada" surpresa da cerimônia de 16 anos do Museu Histórico Francisco Honório de Campos
.




















.

terça-feira, 18 de maio de 2010

CINEMA POPULAR

MENINO DA PORTEIRA E DANIEL DESPERTAM PÚBLICO
Populares agradam com exibição de filme ao ar livre e prestigiam realização do instituto Icumam e patrocínio da Novo Mundo
.


segunda-feira, 17 de maio de 2010

CARA DO BRASIL

ELE, A VIOLA E DEUS!
Rolando Boldrin provoca risos, diverte o público saudosista e demonstra seriedade nos bastidores do centro de cultura e eventos de Jataí
.




TORNEIO SOÇAITE

DOIS DIAS DE DISPUTAS NA ADIJ
12 times disputaram e edição de 2010 do tradicional torneio relâmpago da Associação Desportiva Independente de Jataí
.


TÊNIS NA AABB

7º TORNEIO ANDRÉ ARANTES
Etapa regional de Jataí teve disputas, palestra com especilista francês e grande jogo na final da 1ª Classe masculina
.








sábado, 15 de maio de 2010

ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA

II FEIRA DA CULTURA NEGRA
Jataienses comemoraram os 122 anos da Léi Áurea através de uma promoção da Secretaria Municipal de Cultura no Calçadão da praça do Olho D'água
.
(ABRINDO OPORTUNIDADE A ANDRÉ MASSAMBA)
.

Em Jataí comemorou-se em alto estilo a data da libertação dos escravos no Brasil, conforme descreveu a Léi Áurea assinada em 13 de maio de 1888 pela princesa Isabel, ou melhor, Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança (nome completo da PRINCESA ISABEL). Foi quando realizaram em Jataí a II Feira da Cultura Negra pela Secretaria de Cultura - que afirmara não possuir nem a dotação orçamentária suficiente para realizar eventos, comentou o secretário Marcos Carvalho em uma emissora de rádio AM - este evento só foi possível porque houve uma parceria da prefeitura com a comunidade, e nisso, usou-se o calçadão da praça Olho D'água que fica bem ao lado do Centro Cultural Basileu Toledo (setor central), sede da Secretaria de Cultura. (ANDRÉ MASSAMBA)

.








PODERIA TER SIDO MELHOR
Como jataiense, sinto-me indignado em assistir a total falta de apoio do poder público municipal a esses vários setores culturais. Assistindo a feira de cultura negra observei que um dos cantores acabou sendo bastante prejudicado pela desorganização da montagem do som - e foi quando o cantor que é muito querido pela maioria da população, mal conseguiu mostrar ali a sua arte, sua música. Tudo porque o seu violão simplesmente não funcionou, não saiu o som, justamente na hora em que ele queria cantar para seu povo, se isso tivesse acontecido em uma outra cidade a prefeitura teria que lhe pagar uma imensa indenização em dinheiro para cobrir a desmoralização que o cantor passou perante seu público.
(ANDRÉ MASSAMBA)

.

O improviso e a total falta de planejamento em Jataí deve acabar, a população jataiense e principalmente os afro descendentes merecem mais respeito e atenção. Desde os tempos de BARÚ & ZÉ PALITO, uma das primeiras duplas da história de Jataí, muito pouco ou nada tem sido feito pelos cantores da nossa cidade. (ANDRÉ MASSAMBA)

.






Enquanto isso... Cidades como Rio de Janeiro recebem recursos que saem do Planalto Central aos bilhões - é um governo totalmente desgovernado que protege apenas as cidades dos litorais deste pais enquanto esquecem o interior. (ANDRÉ MASSAMBA)

POPULARES FIZERAM A FESTA
Foram colocadas barracas com todos tipos de produtos artesanais e parte da população compareceu e apreciou a delícia do caldo quentinho e ou acarajé.
(ANDRÉ MASSAMBA)
.

Porém, nota-se que há falta de interesse popular pela cultura nesses últimos anos, e este, um fenômeno que deve ser obervado pelos sociólogos. Na realidade, o povo necessita é estar mais presente nesses eventos culturais para fortalecer mais as suas próprias raízes - o que foi feito em Jataí debaixo de um frio intenso. Apesar de tudo, aconteceu um belo show do grupo de capoeira, hip-hop, de cantores da MPB, sertajena e do samba. A festa não teve hora para terminar, foi um evento importante para os jataienses e que abriu espaço para os artistas afro descendentes mostrarem a sua arte e a alegria em serem, acima de tudo, brasileiros de bem com a vida. (ANDRÉ MASSAMBA)
.

Na II Feira da Cultura Negra, assistimos a apresentação artística e às lindas músicas do LINDOMAR REZENDE, mais conhecido pelo nick de IRMÃO, depois um belíssimo show de música popular brasileira (MPB) com a super-afinada intérprete Adriana Moraes, ela que foi muito bem acompanhada pelo cantor BIRA - que estará fazendo recital no dia 17 de maio, segunda-feira 19h10 na abertura do I Congresso Regional de Ciências Sociais Aplicadas e Tecnologia, O Desafio da Era do Conhecimento. Vale a pena conferir. (ANDRÉ MASSAMBA)
.

PESQUISA HISTÓRICA: A Lei Áurea (Lei Imperial n.º 3.353), sancionada em 13 de maio de 1888, foi a lei que extinguiu a escravidão no Brasil. Foi precedida pela lei n.º 2.040 (Lei do Ventre Livre), de 28 de setembro de 1871, que libertou todas as crianças nascidas de pais escravos, e pela lei n.º 3.270 (Lei Saraiva-Cotejipe), de 28 de setembro de 1885, que regulava "a extinção gradual do elemento servil". Foi assinada por Dona Isabel, princesa imperial do Brasil, e pelo ministro da Agricultura da época, conselheiro Rodrigo Augusto da Silva. O Conselheiro Rodrigo Silva fazia parte do Gabinete de Ministros presidido por João Alfredo Correia de Oliveira, do Partido Conservador e chamado de "Gabinete de 10 de março". Dona Isabel sancionou a Lei Áurea, na sua terceira e última regência, estando o Imperador D. Pedro II do Brasil em viagem ao exterior. O projeto de lei que extinguia a escravidão no Brasil foi apresentado à Câmara Geral, atual Câmara do Deputados, pelo ministro Rodrigo Augusto da Silva, no dia 8 de Maio de 1888. Foi votado e aprovado nos dias 9 e 10 de maio de 1888, na Câmara Geral. A Lei Áurea foi apresentada formalmente ao Senado Imperial pelo ministro Rodrigo A. da Silva no dia 11 de Maio. Foi debatida nas sessões dos dias 11, 12 e 13 de maio. Foi votada e aprovada, em primeira votação no dia 12 de maio. Foi votada e aprovada em definitivo, um pouco antes das treze horas, no dia 13 de maio de 1888, e, no mesmo dia, levado à sanção da Princesa Regente. Foi assinada no Paço Imperial por Dona Isabel e pelo ministro Rodrigo Augusto da Silva às três horas da tarde do dia 13 de maio de 1888. O processo de abolição da escravatura no Brasil foi gradual e começou com a Lei Eusébio de Queirós de 1850, seguida pela Lei do Ventre Livre de 1871, a Lei dos Sexagenários de 1885 e finalizada pela Lei Áurea em 1888. O Brasil foi o último país independente do continente americano a abolir completamente a escravatura. O último país do mundo a abolir a escravidão foi a Mauritânia, somente em 9 de novembro de 1981, pelo decreto n.º 81.234. (ANDRÉ MASSAMBA)
.
André Massamba é filho de família tradicional em Jataí, ativista social e político, cronista, repórter, integrante de conselho de ciência e tecnologia e um dos fundadores do diretório local do DEMOCRATAS, além de ser pai da dupla Tiago Violeiro & Gabriel.
.
.

2ª SEMANA DE ENFERMAGEM

O BÔNUS E O ÔNUS DA FUNÇÃO
Evento 2010 da Universidade Federal de Goiás-Campus Avançado de Jataí-UFG-CAJ, mostra que futuros enfermeiros terão mais tecnologia a disposição e também mais cobranças

O evento foi realizado de 12 a 14 de maio e teve nove oficinas no Campus Riachuelo e duas palestras e uma mesa redonda no Centro de Cultura e Eventos Dom Benedito Domingos Cóscia.

.

Mesa redonda da quinta-feira, 13 de maio: equipe multiprofissional em saúde. Tema: Experiências, Avanços e Desafios. Palestrantes: professora ms. Ana Lúcia Rezende Souza, Dr. Huber Martins Vasconcelos Júnior, psocólogo Erico Douglas, professora Nádya da Silva Castro e professora ms. Valquíria Coelho Pina Paulino.

.

Alunos e professores do curso técnico em enfermagem do Colégio Estadual Marcondes de Godoy. Turma aproveitou a ocasião para assistir a mesa redonda da quinta-feira, 13 de maio.

.

No Centro de Cultura e Eventos Dom Benedito Domingos Cóscia, houve uma palestra no dia 12, uma mesa redonda no dia 13 e outra palestra no dia 14 de maio. Todas a partir das 19h30min.

.

Como forma de encerrar em grande estilo a 2ª semana de enfermagem, o curso, em parceria com o promotor Leandro Nunes, realizou um show com Marcos & Fernando no Parque de Exposições da cidade.

.

Após a palestra do dia 14, sexta-feira, o servidor do Fórum de Jataí, José Gabriel Antunes, foi convidado para palestrar sobre a importância do uso dos sinais de libra para os futuros enfermeiros. Se apresentaram junto com ele, as surdas-mudas, Daiana e Liliane.

.

Após o encerramento, todos os participantes puderam pegar certificado de conclusão.

.

Samantha, Maurício e Brunna, acadêmicos do curso de enfermagem da UFG-CAJ e participantes do projeto de extensão e cultura, Anjos do Riso, que visa começar, no mês de maio de 2010, trabalhos em hospitais da cidade com a Risoterapia, técnica que ajuda na recuperação de enfermos com o estímulo do riso.

.