sábado, 14 de julho de 2007

RECUPERAÇÃO NA BR-158
GOVERNO INICIA AÇÃO PARA O TRÂNSITO PESADO
A malha asfáltica da BR-158, no acesso a Caiapônia passando dentro de Jataí (entrada pela BR-060) está sendo muito desgastada. A culpa é do trânsito pesado na rodovia.


Uma classica citação poética de Drummond de Andrade diz assim: "No meio do caminho tinha uma pedra. Tinha uma pedra no meio do caminho". Pois bem. Esse verso pode muito bem ser parodiado e encaixado na situação do trânsito de caminhões, carretas e bi-trens que trafegam pela BR-158, vindos da BR-060 passando pelo município de Jataí: "no meio do caminho tinha uma cidade. Tinha uma cidade no meio do caminho".
Em um fórum de debates e busca de respostas alguém fez a seguinte pergunta: Porque LULA liberou o tráfego dos bi-trens (caminhões de duas carretas) que acabam com as já intransitáveis estradas brasileiras? Como melhor resposta, a pessoa teve o seguinte: O Brasil sempre teve vocação para usar preferencialmente o transporte rodoviário. Apesar de sabermos que o transporte ferroviário é mais barato (e aqui, no caso local, pode-se lembrar do antigo projeto da ferrovia Norte-Sul), mais conveniente, dá melhores resultados, ele nunca foi visto com bons olhos (ou com boa-vontade política) pelos nossos governantes. O sistema ferroviário brasileiro está cada vez mais sucateado, abandonado, mal equipado e desprezado. A preferência pelo transporte rodoviário, porém, não é suficiente para que os governantes cuidem bem de nossas estradas, dotando-as de boa infra-estrutura, de pistas de rolamento suficientemente resistentes ao tráfego de carretas com grande tonelagem de carga, especialmente os chamados bi-trens. Ao contrário, o que se vê são estradas em péssimo estado de conservação, ostentando verdadeiras "crateras", sem sinalização horizontal, sem qualquer manutenção decente e necessária. O que o governo sabe fazer é alardear que "está recuperando as estradas brasileiras", mas na verdade está é "remendando" as estradas brasileiras com um asfalto de 5ª categoria, que à primeira chuva logo se desfaz. Essa é a atenção que o governo dá ao problema, cuja solução é de suma importância para o escoamento da produção nacional. Resumindo e finalizando: a culpa pelo caos das estradas não é do tráfego dos bi-trens, mas da incompetência do governo para solucionar o problema. A única observação aqui é se, de fato, Lula liberou esse tráfego de veículos pesados nas rodovias... (o texto continua)
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