terça-feira, 4 de setembro de 2007

Política
representante da ala jovem do PT vê futuro sucessor de Lula

O militante, Josiel Dias da Silva, 24 anos, pode até ser discreto em seu trabalho, mas é de muita capacidade técnica e simpatia. Sendo o atual secretário geral da Comissão Provisória do Partido dos Trabalhares (PT) de Jataí, Josiel também responde pela juventude do partido na cidade e passou a ser o assessor e representante do deputado estadual Luis César Bueno (PT-Goiânia) na região.

ALVO NOTICIAS: O PT tem quatro possíveis nomes a sucessão presidencial de Lula. Você sabe dizer quais são esses nomes?
JOSIEL: Foi discutido no 3º Congresso que o PT vai ter candidato em 2010, mas também não descartou a possibilidade de talvez, quem sabe, estar fazendo aliança com partidos da base aliada. O PT, nas campanhas do partido, sempre apresentou nomes a presidente da república. Há bons nomes no partido que podem ser representantes como candidatos do PT, nomes que vão ser destacados, no momento ideal, para serem analisados e serem os candidatos do PT se acaso não houver uma aliança com nenhum outro partido. Mas temos bons nomes, inclusive o da Marta Suplicy que é um nome forte que o PT tem a nível de Brasil, principalmente na região de São Paulo, tem Mercadante, o Ricardo Berzoini e outros.

ALVO NOTICIAS: Tem uma analista (Raquel...) que diz que o Lula deve apostar no Ciro Gomes. É isso mesmo? Está sabendo?
JOSIEL: Não estou sabendo, mas acho o Lula é um bom estrategista e isso mostra porque ele foi reeleito com uma votação expressiva. O Lula vai saber, no memento ideal, qual é o melhor para ele estar fazendo as ações. O Ciro Gomes é um nome que está trabalhando com ele no governo e fazendo um bom trabalho. Agora, vai depender como o diretório nacional e o presidente Lula vão fazer essa análise para estar fazendo a escolha, se coloca ele ou não. Mas isso vai ser uma ampla discussão ainda.

ALVO NOTICIAS: Você acha que Ciro é um bom nome para suceder o presidente Lula?
JOSIEL: Ciro é um nome que já disputou eleições presidenciais e mostrou que tem uma boa desenvoltura para estar concorrendo às eleições e é um nome que não tem envolvimento em corrupção. A gente vê várias pessoas envolvidas em vários esquemas e o Ciro Gomes faz um trabalho transparente que ninguém consegue enxergar nada que ele faça de errado. Então ele é um nome bom assim como existem vários outros nomes bons. Mas essa questão vai ter de ser analisada chegando perto das eleições. Existem vários nomes bons, não só do Ciro, mas de outras pessoas da base aliada do governo Lula.

ALVO NOTICIAS: Mas você acredita também que pelo fato do presidente Lula ser um estrategista, como você mesmo disse, essa previsão no nome de Ciro Gomes não poderia ser uma certa jogada do presidente em estar querendo levar a continuidade da Presidência da República para o Nordeste?
JOSIEL: Acontece é que o governo Lula vem fazendo um trabalho muito bom no Brasil inteiro e esse trabalho, para dar certo, precisa que tenha um sucessor que venha a fazer a continuação desse trabalho, entendeu? E o Ciro, como outras pessoas que são da base do governo Lula, se acaso saírem candidatos com o apoio do PT e do Lula, vai ter que ter o intuito de continuar esse trabalho que o Lula vem desempenhando no Brasil. O Nordeste é uma região muito precária, acho uma região que precisa de ajuda pela seca, pela falta de empregos e por tudo o que acontece. Então, se for o Ciro Gomes ou se for outro presidente, acho que o Nordeste tem que ser olhado com bons olhos por quem quer seja o presidente que o Lula apoiar à próxima sucessão.

ALVO NOTÍCIAS: O PT vai fazer eleições internas em dezembro (2007)...
JOSIEL: Isso, vai ser dia 2 ou dia 16.
ALVO NOTÍCIAS: E nessas eleições internas, por parte do diretório municipal de Jataí, já tem uma definição sobre a nova diretoria?
JOSIEL: Sim temos. Estamos formando a nossa equipe de trabalho para disputar o PED (Processo de Eleições Diretas) em dezembro que vai ser dia 2 ou dia 16 e já temos todos os participantes de uma Comissão Provisória, mas já estamos trabalhando em uma chapa para concorrer às eleições e mostrar aos filiados do PT essa chapa. E partir de dezembro, com a vitória, fazer um trabalho para o PT conseguir uma votação boa no ano que vem nas Eleições. O companheiro Lucenildo Gouveia, o “Nildo” vai encabeçar a chapa como presidente, o Auro Alves vai se candidatar como vice, eu vou continuar na secretaria do partido, o companheiro Alípio vai continuar na tesouraria e os outros companheiros vão se imbuir em outras secretarias do partido para disputar o PED em dezembro.
ALVO NOTICIAS: Bom, o PT fez um congresso recentemente, só que encerrou sem discutir o Mensalão. Como a ala jovem vê essa questão do Mensalão?
JOSIEL: Pois é, a juventude, hoje, vê a política...muitos jovens até tem um certo desinteresse pela política porque vê na televisão, nos jornais, no rádio várias matérias sobre corrupção e a cada dia só aumenta e a juventude acaba, de certa forma, se desinteressando pela política por causa desses escândalos que acontecem em Brasília e que repercutem em todo o Brasil. Esse 3º Congresso do PT serviu para discutir assuntos muitos importantes para o partido, como o socialismo petista, o modo petista de governar e várias outras ideologias internas que o PT tem através das tendências. Essa questão do Mensalão, ela tem que ser discutida na Justiça como já está sendo discutida. O PT definiu, em seu 3º Congresso que vai estar criando um código de conduta no partido, então, quem é petista e for envolvido em corrupção ou algum outro desvio de conduta, esse indivíduo será punido pelo partido, seja com a desfiliação ou exclusão do partido ou seja com outras penalidades que vão ser definidas pelo diretório nacional. O Mensalão teve pouca discussão até porque o diretório nacional tinha várias outras coisas interessantes para estar discutindo e a questão do Mensalão está sendo investigada e os culpados estão sendo aí mostrados na imprensa. O Partido dos trabalhadores tem hoje uma certa moral em relação aos outros partidos porque, tem sim pessoas que se desviaram em certas condutas e fizeram algumas coisas irregulares, mas o que o PT faz de diferente em relação aos outros partidos é que o PT dá liberdade para a polícia fazer toda a investigação e ainda colabora com a Justiça. Então essa é que é a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário