segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Chuvas devem trazer o risco do caramujo gigante africano
A população jataiense deve ficar alerta. Além do mosquito da dengue, as chuvas devem trazer de volta o caramujo gigante africano. A Secretaria Municipal de Saúde (Vigilância Epidemiológica) já está a par da situação e explica que o aumento da infestação deste molusco se dá devido à intensificação das chuvas. O caramujo é um risco à saúde pública porque é hospedeiro intermediário de parasitas nematóides que causam doenças ao homem, além de ser uma praga agrícola. Ele está entre as espécies mais invasoras do Mundo. Surgiu devido a importação para ser um substituto do escargot. A comercialização não deu certo e eles se difundiram pelo litoral do Brasil e foram trazidos para Jataí.

A Secretaria Municipal da Saúde da Jataí vai reforçar a campanha contra a proliferação do caramujo gigante africano com a distribuição de folhetos e pontos de coleta (ilustração).


Folheto explicativo da Secretaria Estadual de Saúde (ilustração)


Esse filhote de caramujo gigante africano foi flagrado em Jataí quando saia do canteiro do jardim do laboratório Microlab e atravessava a calçada para a rua Castro Alves (sexta-feira, 09/11/2007) Foto: Sérgio Torres



Foto do vídeo que o site www.muitofirme.net (Eurico Dias) postou mostrando o que parece ser um caramujo gigante africando (grande mesmo) passeando na mão de uma pessoa (sem idetificação).
ALERTA: a secretaria de Saúde diz para não se tocar em um caramujo (apenas com luvas) pelo risco de doenças.


*Para ver as fotos ampliadas é só clicar sobre elas.

*Notícias anteriores você pode ver clicando nos links a direita

Contato com o blog Alvo Notícias (Sérgio Torres):
E-mail:
alvonoticias@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário