
EDUCADORES DA REDE MUNICIPAL CONCLUEM DOIS CURSOS
Murilo Braga Silva (Secretaria Municipal da Educação-SME)
Dois cursos com duração de um ano cada terminaram em meados de dezembro de 2007, com participação ativa de professores, coordenadores pedagógicos e gestores das escolas municipais, além da equipe da Secretaria Municipal da Educação. O primeiro foi este curso postado aí acima (PROGESTÃO), o outro é o seguinte:SABERES E PRÁTICAS DA INCLUSÃO: É um curso cujo objetivo é oferecer condições para que os gestores, os coordenadores pedagógicos e os professores possam identificar e atender às necessidades educacionais especiais de alunos presentes nas escolas de ensino regular, sendo capazes de auxiliar para que esses alunos consigam êxito em seus processos de aprendizagem.
Durante o ano, foram trabalhados sete módulos, cujos principais temas enfocados relacionam-se à construção de escolas inclusivas, à avaliação para identificação de necessidades educativas especiais, ao desenvolvimento de competências para o atendimento especializado aos alunos com deficiência mental, auditiva, física/neuromotora e visual, além dos alunos com altas habilidades/superdotação.
Todo o trabalho foi realizado pela equipe do Departamento de Apoio à Inclusão da Secretaria Municipal da Educação, sob a coordenação da psicopedagoga Wilma O. de Carvalho, com a participação de quatro outras psicopedagogas: Vânia S. Lopes Machado; Célia Regina B. Peres, Lúcia Helena R. de S. Coelho e Avelina da S. Barros; de duas psicólogas: Joselma J. Leite e Renata C. Saldanha; de seis intérpretes: Simone Weila da Silva, Cláudia da S. do Prado, Lidiane A. de F. Moncorro, Jarci S. P. Neves, Flávia F. Rodrigues e Leila A. Martins; de duas instrutoras: Daiana M. de Lima e Liliane A. Silva; e de uma fonoaudióloga: Lílian G. Cordeiro.
Para viabilizar a realização de todas as etapas do Curso, a Secretaria Municipal da Educação disponibilizou todo o material escrito e todo o material didático-pedagógico solicitado pela equipe responsável, incluindo diversos jogos que possibilitam o desenvolvimento de diferentes habilidades físicas psicomotoras e de raciocínio lógico, o que colabora significativamente com o processo de aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário