quarta-feira, 12 de março de 2008

PT DIVIDIDO

Foi da ala do Nildo Gouveia idéia para instalação de Restaurante Popular
A iniciativa do petista Nildo Gouveia em batalhar para ver instalado na cidade uma unidade de Restaurante Popular vem cercada de badalação, expectativa e certo reboliço político. O motivo é a forma e o momento em que estão acontecendo os trabalhos visando esta instalação. Sendo uma idéia muito importante para o trabalhador local, Nildo Gouveia acredita no sucesso do empreendimento. Não há o que duvidar do potencial da cidade de Jataí que possui uma população de mais de 80 mil habitantes (segundo o IBGE) e conta com seus diversos restaurantes normais sempre cheios durante o horário de almoço. A iniciativa do Nildo Gouveia, que acabou ficando com a vice-presidência do diretório depois das eleições internas do PT (PED nacional), também é um contra-ataque e um recado à presidenta vencedora Bia.
Para começar, a idéia do Nildo Gouveia foi lançada no final de 2007 e só agora, em ano eleitoral, começou a ser anunciada na mídia. Outra coisa é o fato do Nildo liderar uma ala dissidente do PT local que passou a apoiar a reeleição do atual prefeito Fernando Henrique Peres-FHP (PR), em contrapartida às pretenções da Bia em vir a apoiar uma candidatura do ex-prefeito Humberto Machado (PMDB). O que também é de causar reboliço junto a outros partidos políticos de oposição é o trabalho de recolhimento de assinaturas (abaixo assinado) que o grupo do Nildo Gouveia vem fazendo a título de apelo e participação popular. Esse abaixo assinado pretende chegar a 30 mil assinaturas e é argumento de reforço para que idéia do Restaurante Popular seja apresentada a Câmara Municipal e se transforme em projeto de Lei. A idéia é mesmo ótima: uma vez em funcionamento, o Restaurante Popular oferecerá almoço a R$ 1,00 - os restaurantes comuns costumam oferecer refeição até a R$ 4,99 o kilo.
Esta idéia já foi apresentada ao prefeito FHP e foi aceita. Posteriormente também deverá ser apoiada pelo governo estadual. Inclusive a atual administração municipal vem realizando um levantamento para disponibilizar um imóvel no centro da cidade e fazendo planos de entregar a obra no aniversário da cidade, dia 31 de maio de 2008. Foi do Nildo Gouveia também, através da campanha do PT-PMDB em 2004, a iniciativa que trouxe para a cidade uma unidade da Farmácia Popular.




Restaurante para grandes centros urbanos
De acordo com o Ministério de Desenvolvimento Social-MDS, Restaurantes Populares são Unidades de Alimentação e Nutrição destinadas ao preparo e à comercialização de refeições saudáveis, oferecidas a preços acessíveis à população, localizada preferencialmente em grandes centros urbanos de cidades com mais de 100 mil habitantes.
O público beneficiário dos restaurantes é formado por trabalhadores formais e informais de baixa renda, desempregados, estudantes, aposentados, moradores de rua e famílias em situação de risco de insegurança alimentar e nutricional. O Programa Restaurante Popular está integrado à rede de ações e programas do Fome Zero, uma política de inclusão social estabelecida em 2003 pela Presidência da República, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome. Possui comida balanceada, preparada por nutricionistas e servida num local agradável, sem filas e limpo.
O MDS apóia a instalação de Restaurantes Populares através do financiamento de projetos de construção, reforma e adaptação de instalações prediais, aquisição de equipamentos permanentes, móveis e utensílios novos. Os estados, municípios e o Distrito Federal, interessados na parceria para implantação do programa, devem participar do processo de seleção pública, divulgado por meio de editais, atendendo aos critérios estabelecidos no manual do programa, publicado anualmente no endereço eletrônico do Ministério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário