quarta-feira, 2 de julho de 2008


ESCRITOR EM NOITE DE DUPLO LANÇAMENTO

D'Álvares autografando um de seus livros na noite de duplo lançamento

Reportagem: Sérgio Torres (Blog Alvo Notícias)
__________________________________________

Os dois livros lançados por D'Álvares
O escritor jataiense, D’Álvares (pseudônimo de Eleny Pereira Cabral) lançou dois livros de romance na noite da terça-feira, 1º de julho de 2008, em uma movimentada cerimônia no Centro Cultural Basileu Toledo França, no setor central de Jataí. Ambos foram produzidos com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e se chamam "PRIMEIRO CRIME" (do Século XXI) e "O GRANDE JURI - O CELULAR NO BANCO DOS RÉUS". Os livros têm o selo da editora do próprio D’Álvares e mostram toda a versatilidade e verve criativa de seu autor.

Público acompanha a cerimônia de lançamento
    O livro, "PRIMEIRO CRIME" (do Século XXI) - que não deve ser confundido com o livro de nome similar, "O Primeiro Crime - Elas São de Morte" da escritora carioca, Carmen Moreno, lançado pela editora Rocco em 2003 - é a ficção premiada no concurso "Fausto Ventura" promovido pela Academia Jataiense de Letras-AJL em 2007. Sua narrativa descreve, em 131 páginas, um bárbaro assassinato cometido por um megaempresário, homem culto, e, pontualmente, à zero hora e um milésimo de segundo do início do Século XXI. Toda a ação se passa no intervalo de seis horas. Com essa ideia, o livro fala do retrocesso da natureza humana e esmiúça o lado cruel, frio e sanguinário do ser humano.

   Já o livro, "O GRANDE JURI - O CELULAR NO BANCO DOS RÉUS", é um romance infantojuvenil que narra a situação trágica de um jovem estudante que acabou perdendo o pai devido ao uso do telefone celular no trânsito. A obra questiona e faz críticas ao uso de certas tecnologias em lugares indevidos, principalmente na escola e quando se estar dirigindo.

    Após a cerimônia houve momento social onde um coquetel com vários tipos de vinhos e comes e bebes foi oferecido ao público. Dentre amigos e convidados ilustres, também foi registrada a presença de membros da Academia Jataiense de Letras-AJL.

Valor do ambos os livros: R$ 20,00.
Onde podem ser encontrados: nas livrarias da cidade ou com o próprio autor




LEIA MAIS:                                       LEIA MAIS:                                        LEIA MAIS:                       
Toda a trajetória de vida do              Perfil do escritor e dicas de              Site da Academia Jataiense
Eleny Pereira Cabral                         três livros de D'Álvares                      de Letras-AJL

Academia de escritores






Biografia
                     
                               Resenhas
  





    

Um comentário:

  1. Em 27 de dezembro, de mil novecentos e sessenta e seis, na fazenda Campos Belos, Município de Jataí-GO, nasceu o poeta, contista e romancista Eleny Pereira Cabral − (D’Álvares), filho de Delcides José Cabral e Waldevina Marciano. Veio para Jataí em 1977, iniciou os estudos primários aos 12 anos de idade. Trabalhou no comércio local, prestou serviço militar em 1986, no 41 BIMTz, e ingressou, em seguida, no Seminário. Coordenou vários segmentos da sociedade, como Associação de Moradores; Grêmio Estudantil; Pastoral da Juventude dentre outros. Saiu do Seminário em 1990, assumiu a profissão de cabeleireiro, que aprendeu através da Federação das Escolas de Cabeleireiros e Similares do Estado de São Paulo, extensão em Rondonópolis-MT (Escola Danúbio). Eleny formou-se em Letras-Português pelo Campus Avançado da UFG, em Jataí, no ano de 1996 professor efetivo de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Médio Estadual e Pós-Graduado em Orientação Educacional, pela UNIVERSO e possui várias titularidades. No ano de 93, Eleny participou do Concurso de Contos “Professor Chiquinho”, promovido pele Biblioteca Pública Municipal de Jataí, tirando o 1º lugar com o conto “O Carpinteiro”, recebendo, pela primeira vez, prêmio em dinheiro (Três salários) por suas produções. Em 94, participou da fundação da Academia Jataiense de Letras, da qual foi o 1º secretário , presidente em 98, reeleito em 99 – ano em que se casou com Rosângela Zanuzzi; foi Diretor de Publicações em 2000-01; ocupa a Cadeira de nº. 04, de Érico Veríssimo e o cargo de 2º tesoureiro. Em 2002, venceu um concurso da Subsecretaria Regional da Educação, com o livro “Terra e Farda:”, que foi adotado em sete cidades. Em 2004, foi presidente do Conselho Municipal de Cultura e em dezembro de 2005, foi novamente eleito a presidente da Academia Jataiense de Letras, por mais dois anos. Quando no seminário, escreveu uma obra literária, de caráter religioso, porém não concluiu o livro. Já publicou TRANSCENDÊNCIAS – poesias; TERRA E FARDA: ANGÚSTIA – romance, já na 2ª edição; tem participação no livro CONCURSO DE CONTOS: CIDADE DE JATAÍ; publicou MARCAS DO TEMPO e diversos textos em jornais da região e é um dos escritores mais procurados para prefaciar livros. Eleny possui diversas obras inéditas − romances: “Regressão”; “Anos de Turbulências” e “O Grande Júri”. Contos: “A sucuri” e outros contos”. Poesias: Livro “Geometria dos Sonhos”.

    ResponderExcluir