segunda-feira, 28 de julho de 2008

ESTIMATIVA PRETENCIOSA




PRINCIPAIS FATORES:
-Postura humilde de Humberto Machado
-Grande rejeição (recorde) do prefeito FHP
-Pouca apresentação das idéias de Victor Priori
-Grande verborragia da candidata Bia
[
NA FALTA DE PESQUISA, USA-SE ESTIMATIVA
Uma estimativa inicial aponta os números prováveis para prefeito nas Eleições 2008 em Jataí e, ao mesmo tempo, perfaz uma impressão do quadro político na cidade. Feita tendo por base enquetes de Orkuts e blogs, consultas populares individualizadas e bate papos políticos, a ESTIMATIVA demonstra que, se as eleições fossem em julho de 2008, o candidato Humberto Machado obteria cerca de 55% dos votos, o prefeito FHP cerca de 18%, o novato Victor Priori em torno de 15% e a petista Bia 7%. Nulos e brancos deveriam somar 5%. Tudo no universo de 59.342 eleitores deste ano. Como a campanha política está começando agora, a estimativa passará por movimentações normais, com a verificação de alternâncias nos números (para mais ou menos) e amostra dos números reais assim que sair a primeira pesquisa.

ANÁLISE:
-O ex-prefeito Humberto Machado tem se mostrado mais humilde e sem polêmicas. Suas declarações vêm procurando transmitir idéias mais objetiva e consistente (as chamadas “vão de encontro”).
-O atual prefeito FHP, mesmo com índice de rejeição extremamente alto, ainda desfrutaria de 18% das intenções de voto, o que pode ser considerado positivo para ele. Em algumas classes, FHP apresenta bom desempenho.
-O novato Victor Priori demonstra, claramente, que ainda está buscando o posicionamento de campanha. Até agora o candidato se destacou apenas por declarar intenção de gastar R$ 7 milhões em sua empreitada (recurso para concorrer em Goiânia).
-Já a estratégica e falante Bia ainda estaria na condição de mera figurante entre os quatro candidatos. A petista também tem grande rejeição.


BASE DA ESTIMATIVA:
-Enquetes de orkuts (várias)
-Enquete de blogs (várias)
-Chat
-Consultas populares individuais (inúmeras)
-Bate papo do dia-a-dia (assunto político)

OBS.:
-No caso do prefeito FHP a estimativa também comparou os números da avaliação de seu governo apontados na pesquisa do Serpes em 2007.
-Os números finais são estipulados pelas médias das várias consultas.

DO T.R.E.:
Essa amostragem se insere no CAPÍTULO V (DISPOSIÇÕES FINAIS) da Resolução Nº 22.623/2007, ARTIGO 15 e não se trata de divulgação de pesquisa eleitoral (como descrito no ARTIGO 33 da Lei Nº 9.504/97), mas de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, a qual não utiliza método científico para sua realização, dependendo apenas da participação espontânea do interessado, ou, nesse caso aqui, de pura busca de informações nas enquetes da internet.

sábado, 26 de julho de 2008

Errou, paga 10.
Eu procurei o comitê do partido Democratas ontem, 25 de julho, para entrevistar o coordenador da campanha do Humberto Machado e descobrir que, infelizmente, os “ranços” políticos ainda não acabaram por completo do lado desse homem público. Uma campanha política tem que ser conduzida com rigor, seriedade, paixão, mas com muita ATENÇÃO também. Nenhum dos POSTS que tenho aqui no Blog são capazes de denegrir a imagem do candidato Humberto, bem como nenhum pode ser usado por partidos de outras coligações para atacar o ex-prefeito. Quem está trabalhando para eleger Humberto Machado deve se atentar para os veículos de mídia que estão buscando fazer um trabalho isento e também sério de cobertura nestas Eleições 2008. O Blog Alvo Notícias se inclui nessa categoria.

REUNIÕES
Os partidos políticos locais e suas várias coligações realizam reuniões internas no dia de hoje, sábado, 26, pela manhã.

terça-feira, 22 de julho de 2008

PR INAUGURA COMITÊ DE CAMPANHA

(Clique na foto para ampliar)
COLIGAÇÃO SITUACIONISTA PEGA O PRÉDIO DA BARROSO
O diretório do Partido da República-PR e a coligação JATAÍ, PROGRESO PRA VALER, inauguraram hoje, 22 de julho, seu comitê geral de campanha eleitoral. Na ocasião, foi registrado a presença de todos os candidatos da coligação (vereadores, vice-prefeito e prefeito). O comitê estará aberto a partir desta quarta-feira, 23, a disposição de todas as pessoas que forem buscar materiais dos candidatos. Também haverá uma equipe para iniciar a contratação de cabos eleitorais, conforme explicou Vinícius Luz, coordenador geral da campanha à reeleição do candidato Fernando Henrique Peres, ou prefeito FHP. Vinícius exclareceu os pontos sobre a inauguração (detalhe, Vinícius Luz é membro filiado ao PSDB local): “Temos hoje uma estrutura que está iniciando, em primeiro momento, com os carros de som (propaganda volante) e no decorrer dos próximos dias a campanha vai tomando corpo e irá tomando às ruas. Os candidatos a vereadores, provavelmente, nesta quarta-feira, já estarão recebendo seus santinhos. Hoje já ficou pronto os santinhos do candidato a prefeito e vice. No decorrer desta semana outros materiais, como adesivos, também deverão ficar prontos para distribuição.”
Vinícius também falou do horário de funcionamento do comitê: “Começará às 7 hs da manhã, até porque às equipes de rua, quando estiverem formadas, deveram ser organizadas antes de saírem, e ficará aberto até o horário que for necessário: no final da tarde ou início da noite e o dia que tiver uma movimentação maior, provavelmente, vai até mais tarde.”
Com relação a possibilidade do comitê atender pessoas e anotar pedidos, Vinícius deixou bem claro que isso não poderá acontecer: “Não, porque isso, na verdade, fere a legislação eleitoral. O comitê estará aberto para dar apoio e suporte logístico aos candidatos da coligação e à população em geral que deseje obter material de campanha: santinhos, adesivos, cartazes, folders...Mas pedidos, de forma alguma.”

Estrutura do prédio do comitê
O prédio do PR e de sua coligação é amplo e está de frente a Praça Lambari (centro da cidade). Ocupando as instalações da antiga Barroso (tradicional loja de produtos agropecuários), o imóvel conta com amplo estacionamento e acredita-se que seja cerca de 400 m2 de área disponível. Nele, há sala de depósito, sala de reunião, sala para administração de campanha, banheiros e copa. “Temos um comitê muito bem estruturado com espaço amplo para, inclusive, fazermos reuniões com nossos candidatos e com parte da população. Então é uma estrutura interessante que vai nos proporcionar tocar a campanha com muita tranqüilidade”, ressaltou Vinícius Luz.
E com relação a ele ser membro do PSDB? Vinícius disse que, antes, prefere apoiar o prefeito FHP.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

PANFLETAGEM É LANÇADA NAS RUAS

(Clique na foto para ampliar)
[
A política em Jataí dá os primeiros sinais da “guerra” que poderá virar. Nesta segunda-feira, 20 de julho, a população e os transeuntes das ruas do centro da cidade, encontraram, jogados, panfleto com recorte de matéria falando mal do candidato a prefeito, Humberto Machado. Com o título de JATAÍ: HUMBERTO CORRE RISCO DE TER CANDIDATURA BARRADA, o panfleto tem o título do JORNAL OPÇÃO ( de Goiânia) com data de 1 a 7 de junho de 2008 e não consta a identificação do autor (ou autores) de sua "esparramada" pela cidade. Este panfleto também fica em desacordo com o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) proposto pelo Ministério Público em Jataí no último dia 16 de julho.

quarta-feira, 2 de julho de 2008


ESCRITOR EM NOITE DE DUPLO LANÇAMENTO

D'Álvares autografando um de seus livros na noite de duplo lançamento

Reportagem: Sérgio Torres (Blog Alvo Notícias)
__________________________________________

Os dois livros lançados por D'Álvares
O escritor jataiense, D’Álvares (pseudônimo de Eleny Pereira Cabral) lançou dois livros de romance na noite da terça-feira, 1º de julho de 2008, em uma movimentada cerimônia no Centro Cultural Basileu Toledo França, no setor central de Jataí. Ambos foram produzidos com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e se chamam "PRIMEIRO CRIME" (do Século XXI) e "O GRANDE JURI - O CELULAR NO BANCO DOS RÉUS". Os livros têm o selo da editora do próprio D’Álvares e mostram toda a versatilidade e verve criativa de seu autor.

Público acompanha a cerimônia de lançamento
    O livro, "PRIMEIRO CRIME" (do Século XXI) - que não deve ser confundido com o livro de nome similar, "O Primeiro Crime - Elas São de Morte" da escritora carioca, Carmen Moreno, lançado pela editora Rocco em 2003 - é a ficção premiada no concurso "Fausto Ventura" promovido pela Academia Jataiense de Letras-AJL em 2007. Sua narrativa descreve, em 131 páginas, um bárbaro assassinato cometido por um megaempresário, homem culto, e, pontualmente, à zero hora e um milésimo de segundo do início do Século XXI. Toda a ação se passa no intervalo de seis horas. Com essa ideia, o livro fala do retrocesso da natureza humana e esmiúça o lado cruel, frio e sanguinário do ser humano.

   Já o livro, "O GRANDE JURI - O CELULAR NO BANCO DOS RÉUS", é um romance infantojuvenil que narra a situação trágica de um jovem estudante que acabou perdendo o pai devido ao uso do telefone celular no trânsito. A obra questiona e faz críticas ao uso de certas tecnologias em lugares indevidos, principalmente na escola e quando se estar dirigindo.

    Após a cerimônia houve momento social onde um coquetel com vários tipos de vinhos e comes e bebes foi oferecido ao público. Dentre amigos e convidados ilustres, também foi registrada a presença de membros da Academia Jataiense de Letras-AJL.

Valor do ambos os livros: R$ 20,00.
Onde podem ser encontrados: nas livrarias da cidade ou com o próprio autor




LEIA MAIS:                                       LEIA MAIS:                                        LEIA MAIS:                       
Toda a trajetória de vida do              Perfil do escritor e dicas de              Site da Academia Jataiense
Eleny Pereira Cabral                         três livros de D'Álvares                      de Letras-AJL

Academia de escritores






Biografia
                     
                               Resenhas
  





    

terça-feira, 1 de julho de 2008

GREVE NACIONAL DE FUNCIONÁRIOS DOS CORREIOS

Funcionários iniciaram movimento de greve em vários estados desde às primeiras horas da manhã desta terça-feira, 1º de julho. Em Jataí, o movimento foi feito pelos carteiros. Segundo Josué Wanderley de Aquino, OTT (Operador de Transbordo e Triagem) da agência dos Correios local e diretor sindical (representante dos funcionários grevistas), os motivos da greve é pela PCCS (Plano de Cargos, Carreira e Salário) e participação dos funcionários nos lucros da empresa. “A empresa quer implantar esse PCCS e os funcionários não estão concordando muito porque sentem que o setor de distribuição está sendo prejudicado”, declarou Josué. O outro motivo é devido a um acordo não cumprido pela ECT (Empresa de Correios e Telégrafos) referente à participação nos lucros (de abril a junho de 2008) que a empresa não tomou posicionamento. A greve a é nível nacional. “Encontra-se, hoje, dezessete estados paralisados, inclusive Goiás”, confirmou Josué.
Em Jataí, o departamento dos carteiros ficou com um efetivo de 70% paralisado nesta terça-feira. Os 30% em atividade foi apenas para a manutenção dos serviços de encomendas urgentes, Sedex e Telegramas. Assim, segundo Josué, o movimento ficou de acordo com a Lei. Também esteve agendado uma reunião com a direção da empresa em Jataí para acontecer ainda hoje até às 20 hs. Se houver acordo a greve termina, se não houver, a greve continua.

NOVO GOL JÁ COMEÇA A SER VENDIDO EM JATAÍ

O pedido é para que se esqueça tudo o que se sabe sobre o Gol. O carro que começou hoje a ser vendido em Jataí (1º de julho) guarda muito poucas coisas do campeão de vendas. Só restaram o nome e as lâmpadas, garante a Volkswagen. Com certeza, trata-se da mudança mais radical do modelo em seus 28 anos de existência.
Para começar, ele nasce sobre uma nova plataforma. É a mesma que serve o Polo e o Fox, mas com requintes extras. A suspensão dianteira e a coluna de direção mudaram. O Gol, enfim, está moderno. Acabou aquele volante torto e a posição de dirigir afundada atrás do painel. O espaço interno está maior e o porta-malas foi mantido. Os preços, de acordo com a marca, serão mantidos nas versões 1.0 e subirão um pouco nas 1.6.

SUSTENTANDO UMA CANDIDATURA DO PT


A CONVENÇÃO MAIS CONCORRIDA


O MAIORAL DAS COLIGAÇÕES


COMEMORANDO A GRANDE PRODUÇÃO